:: ‘Política’
“O ex-prefeito queimou a língua”, dispara Florence após fala de ACM Neto

Deputado federal Afonso Florence (PT-BA) afirmou que quem está tentando enganar as pessoas é o pré-candidato ao Governo da Bahia
O deputado federal, Afonso Florence (PT-BA), fez coro à fala do colega congressista, Robinson Almeida (PT-BA) e atacou o pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), após o ex-prefeito de Salvador ter dito que o PT estaria fazendo pressão em prefeituras pelo interior durante o período eleitoral.
“O ex-prefeito queimou a língua”, disparou Florence, em declaração ao BNews, ao pontuar que a licitação da pavimentação está publicada no Diário Oficial do dia 04 de maio.
“O Governo Rui asfaltou cerca de 15 mil Km de estradas. O governo Jerônimo, na parceria com Lula, concluirá o programa de pavimentação das estradas baianas iniciado por Wagner e ampliado por Rui”, afirmou o parlamentar.
O petista lembrou ainda que, no passado, os governos carlistas, ao longo de trinta anos, não pavimentaram a ligação entre Matina e Riacho de Santana, assim como outras rodovias estaduais.
“Alias, aconteceu o mesmo com Lula, que encontrou as BRs esburacadas, e as recuperou. Bolsonaro, que foi apoiado pelo ex-prefeito, está deixando as estradas federais esburacarem”, disse Florence.
Por último, o congressista chamou o ex-prefeito de Salvador de “cara de pau” por ter encontrado “uma estrada que vai ser recuperada, tripudiando da necessidade do povo, e tentando enganar as pessoas”.
Na manhã de hoje, ACM Neto acusou o PT, em um evento na região sudoeste da Bahia, e ameaçar prefeituras pelo interior do estado, no período eleitoral, para ter acesso a convênios e recursos que serão destinados às melhorias da infraestrutura das cidades baianas.
“Agora, começaram a assinar convênios com várias prefeituras e, inclusive, ameaçando prefeitos, dizendo: o prefeito que não ficar com o candidato oficial, não vai ter o convênio assinado, nem o recurso liberado. Em outros casos, publicando licitações para fazer obras que eles, no máximo, vão conseguir colocar o canteiro e mandar trazer algumas máquinas. Mas isso faz parte da velha estratégia de tentar enganar, iludir as pessoas”, disse ele, na ocasião.
Conquista: PT alega que Sheila Lemos ainda pode ser cassada

Conforme diretório municipal do partido em Conquista, ação principal do partido – uma AIME – contra Sheila Lemos aguarda julgamento
Apesar de ter saído vitoriosa em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), ainda pode ter o mandato cassado.
Nesta quarta-feira (8), o Diretório Municipal do PT no sudoeste baiano esclareceu que ainda há uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) em andamento e pendente de julgamento.
Uma audiência de instrução marcada para o próximo mês de julho, quando serão ouvidas as testemunhas apresentadas pelas partes.
“Trata-se de uma AIME (Ação de Impugnação de Mandato Eletivo) em que há amplo acervo de provas sobre o uso da máquina administrativa que foi colocada a serviço da reeleição do então prefeito, que revela explícitos abusos de poder político e econômico e contém provas de captação ilícita de voto”, afirmou Isaac Reis, presidente municipal do PT.
“O Partido dos Trabalhadores confia na procedência da Ação, uma vez que as danosas práticas denunciadas não apenas infringiram a legislação eleitoral, como também violaram gravemente a soberania popular, atingida pelos ilícitos perpetrados pela chapa Herzem/Sheila”, completou o dirigente.
O Diretório Municipal acrescentou que a primeiro pleito, a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) teve como objetivo apurar abuso de poderes político e econômico. Um panorama diferente da ação principal, a de Impugnação de Mandato Eletivo, que ainda aguarda julgamento.
“Na peça inicial da Ação de Investigação, foi requerida a concessão de liminar para ordenar a busca e apreensão do material irregular, já que esse seria o único meio de produzir a prova necessária para instruir o processo”, afirmou Isaac.
“Contudo, na época, o Juiz da 39ª Zona Eleitoral entendeu que a medida pleiteada não seria cabível e, assim, a negou, o que inviabilizou a pretendida produção antecipada de prova, resultando no julgamento pela improcedência da AIJE, fato ocorrido no último dia 06 de junho”, finalizou.
Sessão em câmara de vereadores é marcada por ‘ovadas’ e secretário é retirado pela polícia na Bahia
G1 – A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Luís Eduardo Magalhães, cidade no oeste da Bahia, foi marcada por muita confusão entre a população e os políticos, na noite de quarta-feira (11). O secretário municipal do Meio Ambiente chegou a ser retirado do plenário por policiais militares.
A reunião começou por volta das 19h. A população acompanhou a sessão e lotou a câmara. Durante a votação de uma pauta, houve muitas manifestações e gritos por parte dos moradores. Por causa do barulho, alguns vereadores tentaram falar na plenária, mas não conseguiram.
Um grupo que acompanhava a votação passou então a arremessar ovos nos vereadores. O principal alvo foi o presidente da Câmara, Fernando Fernandes. Segundo algumas pessoas que participaram da sessão, ele queria mudar o regimento da casa. A pauta da votação não foi especificada pela Câmara.
A confusão começou porque o movimento do presidente foi de encontro ao que os apoiadores do prefeito da cidade, Júnior Marabá, querem. A tensão entre os poderes legislativo e executivo, em Luís Eduardo Magalhães, começou depois que o prefeito e o vice passaram a se desentender.
Equipes da Polícia Militar foram acionadas e tentaram conter a multidão. Uma bala de borracha foi disparada pelos policiais, para controlar o tumulto. Ninguém ficou ferido. O secretário do Meio Ambiente, Renato Faedo, foi retirado pelos militares, após invadir a plenária.
Por meio de nota, o presidente da Câmara de Vereadores informou que será registrado um boletim de ocorrência nesta quarta-feira (11), por meio do procurador da Câmara. A prefeitura também disse, em nota, que houve truculência na retirada do secretário, e que a ação “não condiz com a postura correta de um órgão público”.
A sessão foi retirada do ar, até que a população esvaziasse a casa. Do lado de fora, os moradores de Luís Eduardo Magalhães fizeram um protesto e gritaram palavras de ordem contra os vereadores. A PM também se posicionou por nota, e disse que um reforço maior está sendo providenciado para a próxima sessão, que ainda não tem data definida.
Pesquisa Ipespe: Lula tem 44% e Bolsonaro 31%; Ciro soma 8% e Doria apresenta 3%

Um levantamento realizado pelo Instituto Ipespe e encomendado pela XP Investimentos, divulgado nesta sexta-feira (6) aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a disputa presidencial com 44% das intenções de voto no cenário estimulado. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que soma 31% e busca a reeleição.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência com 8% das intenções de voto e João Doria, ex-governador de São Paulo (PSDB) tem 3%. A pesquisa aponta ainda o deputado federal André Janones (Avante) com 2%. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos. A senadora Simone Tebet (MDB) e o cientista político Luiz Felipe d’Avila (Novo) têm 1% cada um e empatam tecnicamente com Doria e Janones. A sindicalista Vera Lucia (PSTU), o ex-deputado José Maria Eymael (DC) e o deputado Luciano Bivar (União Brasil) não pontuaram. Brancos e nulos somam 8% e não sabem, 2%.
Para o levantamento, o instituto entrou em contato por telefone com 1.000 entrevistados, de 16 anos ou mais, entre os dias 2 e 4 de maio. O nível de confiança é de 95,5%. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-03473/2022.
Na pesquisa espontânea, Lula aparece na dianteira com 38% dos votos e Bolsonaro tem 29%. No caso de um eventual segundo turno, no cenário Lula e Bolsonaro, o petista soma 54% e o presidente 34%. Nenhum, branco e nulo 12%.
“Quem pisa em mármore vai achar que todo mundo pisa”, diz Jerônimo Rodrigues ao alfinetar ACM Neto
O pré-candidato ao governo do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), alfinetou o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB), ao fazer comparações entre as chapas. “O governador Rui Costa fala sobre que a gente defende a realidade que vive. A humildade permeia nossa prática”, disse o petista na manhã desta terça-feira (03), em entrevista a Rádio Oeste.
Jerônimo ainda fez apontamentos sobre diferenças dele com o seu principal rival na corrida pelo Palácio de Ondina. “Quem nasce e pisa em mármore e tapetes e carpetes chineses vai achar que todo mundo pisa assim. Nós que pisamos em terra, olhamos para todos”, disse.
Nova pesquisa mostra goleada de Lula em antigo reduto de Bolsonaro

Uma nova rodada de pesquisa eleitoral – neste caso, da Ipec, fundada por antigos executivos do instituto Ibope – revela uma goleada de Lula em Bolsonaro no Espírito Santo, importante reduto bolsonarista em 2018.
Segundo o levantamento feito presencialmente, o petista tem, atualmente, 45% das intenções de votos no estado, contra 32% do atual presidente.
Para se ter uma ideia, Bolsonaro venceu as últimas eleições no Espírito Santo em assombrosos 64 dos 78 municípios do estado, o que representa 82,05% do total de cidades capixabas.
Ainda tratando sobre a última eleição, o presidente da extrema-direita obteve 63,06% dos votos válidos, enquanto Haddad, candidato do PT à época, marcou 36,94%.
Agora, na recente pesquisa Ipec, realizada entre os dias 26 de abril e 2 de maio, Lula obteve essa importante dianteira de 13%, no levantamento estimulado, ou seja, quando os nomes dos candidatos são apresentados para os eleitores.
Já na ocasião de mudança para a questionário espontâneo, no qual os candidatos não são apresentados aos eleitores, Lula cai sete pontos, marcando 38% e Bolsonaro três pontos, cravando 29%. Ou seja, a diferença entre os dois passa a ser menor, de 9%.
Ciro Gomes e João Doria também pontuaram na Ipec. Na estimulada, aparecem com 4% e 2%, respectivamente.
A medida já foi anunciada dentro do partido que, inicialmente, tomou um baque com a decisão
O vice-governador da Bahia, João Leao, deve anunciar nos próximos dias o seu filho Cacá Leão como pré-candidato ao Senado. Pesou na decisão o estado de saúde do pepista e a chave de renovação etária da chapa de ACM Neto (União) ao governo do Estado.
A medida já foi anunciada dentro do partido que, inicialmente, tomou um baque com a decisão, mas já amadureceram a ideia. Leão, contudo, não fica de fora do pleito. Ele deve tentar uma vaga para a Câmara Federal.
João Leão, conforme já noticiado pelo BNews, ainda não havia conseguido colar na imagem de ACM Neto ao ponto reagir na pesquisa com a queda de braço com Otto Alencar. O Plano C, antes aventado, agora está em curso.
“Meu compromisso é com o povo pobre deste país”, diz Lula em encontro com mulheres na Brasilândia (SP)

Foto: Ricardo Stuckert
Durante um encontro na manhã de hoje, 30, com associações de mulheres das Zonas Norte e Oeste de São Paulo, na Vila Brasilândia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a segurança alimentar das camadas mais humildes da população será uma das suas principais prioridades caso volte a governar o Brasil. A fome foi uma das reclamações mais frequentes das mulheres que falaram durante o evento.
“A fome e o desespero que muitas vezes recaem nas nossas casas só são sentidos por quem vive ali. A gente não tem coragem de dizer que está com fome, a gente não gosta de dizer que é pobre. A gente não nasce para ser pobre, a gente nasce pra ter oportunidade. Todo mundo quer ter uma casa, todo mundo quer trabalhar, todo mundo quer comer carne no almoço e na janta, comer um café reforçado. se vestir bem, ter um sapato de qualidade. A gente não sonha em ser pobre e não briga para ser pobre, a gente briga para melhorar de vida”, destacou. “Qual é o pecado de querer ter uma casa boa?”
Para o ex-presidente, a situação de quem passa fome no Brasil precisa ser analisada com cuidado e carinho por parte de quem governa o país, já que é responsabilidade do Estado criar as condições para que todos possam se alimentar e se desenvolver.
“A gente queria discutir um tema que está muito em voga. Vocês sabem que quando nós estávamos no governo, nós conseguimos acabar com a fome neste país. Vocês estão lembrados que quando eu tomei posse em 1º de janeiro de 2003, eu disse no meu discurso que, se quando terminasse meu mandato, eu tivesse conseguido levar o café da manhã, o almoço e a janta para todas as casas dos brasileiros, eu teria realizado a obra da minha vida”, disse Lula.
Inflação alta
Segundo Lula, a má situação vivida pela maior parte do povo brasileiro hoje está diretamente ligada à péssima gestão do atual governo, especialmente na parte econômica, onde os preços dos alimentos, serviços e outros itens de necessidade não param de subir. E o principal responsável por isso é o próprio governo.
“O que a gente está passando neste país não é porque somos um país pobre. É porque falta vergonha na cara de quem governa este país”, declarou. “A inflação está alta e metade dela é de preços controlados pelo governo: luz elétrica, gasolina, óleo diesel, gás de cozinha. Quando aumenta a gasolina, vai aumentar o seu feijão. Quando aumenta o óleo diesel, vai aumentar o pão. O gás custa 10% de um salário mínimo”.
Ao lado do ex-presidente, dois carrinhos de supermercado, um cheio e outro quase vazio, mostravam a diferença da quantidade de produtos da cesta básica que podiam ser comprados com a mesma nota de 100 reais em 2010, último ano de seu mandato, e em 2022. Para ele, melhorar a vida do povo brasileiro é um ponto fundamental para que a economia possa sair do atoleiro atual.
“Não existe outra razão para eu me colocar como candidato a presidente da República. Fui considerado o presidente mais importante, o presidente que mais fez escolas técnicas, universidades, não precisaria voltar. Mas eu tenho um compromisso. E o meu compromisso não é com banqueiro, não é com empresariado, não é com fazendeiro. O meu compromisso é com o povo pobre deste país, que tem que ser respeitado”, afirmou Lula











