prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Política’

EM VITÓRIA DA CONQUISTA, WAGNER AFIRMA QUE “OS PREGADORES DA VIOLÊNCIA ESTÃO SENDO ABANDONADOS”

O senador Jaques Wagner (PT) afirmou, nesta quarta-feira (25), após participar de uma carreata em Vitória da Conquista, ao lado do candidato Zé Raimundo (PT) e da vice-prefeita Luciana Oliveira (PCdoB), que o confronto político na Capital do Sudoeste da Bahia “está muito claro”.

“De um lado temos alguém que acredita que a ofensa e a truculência podem prosperar na sociedade. Do outro lado, alguém que é afeito ao diálogo, a educar pessoas, até porque é um professor. A diferença é da água para o vinho”, afirmou o petista.

Wagner lembrou que o Partido dos Trabalhadores sempre pregou o respeito ao próximo dentro da democracia e o combate à intolerância. “Os pregadores da violência estão sendo abandonados. Começou agora nos Estados Unidos, com as eleições, e lá tinha um presidente pregador, do conflito o tempo todo”, lembrou.

Ainda de acordo com o senador baiano, a fotografia em Conquista é a mesma em Feira de Santana, São Paulo, Porto Alegre, Recife e diversas outras cidades onde candidatos e candidatas ligados aos partidos de esquerda no Brasil estão com chances reais de vitória no segundo turno das eleições municipais.

“Não vou falar do prefeito atual, mas a fotografia em São Paulo com Boulos e Erundina é a síntese de que tudo que penso na vida. A experiência e serenidade de um lado e a volúpia de um jovem querendo fazer. Essa é a combinação perfeita. A renovação”, defendeu.

Em Vitória da Conquista, Zé Raimundo, com 70 anos de idade, prefeito por dois mandatos [2002-2008] e deputado estadual por três legislaturas, dividirá suas experiências com sua vice-prefeita, Luciana Oliveira, de 37 anos. Filiada ao PCdoB, Luciana é jornalista e militante das causas das mulheres, juventude e cultura.

“Temos tudo para ganhar a eleição aqui. Peço, mais uma vez, o voto ao povo de Conquista para o 13 porque, sem dúvida alguma, Conquista será do jeito que o povo daqui gosta: respeitando a todos e cada um tocando a sua convicção”, aposta Wagner.

Eleições 2020: PSOL denuncia ‘gabinete do ódio’ na campanha de Herzem

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) divulgou nesta terça-feira (24) uma nota pública repudiando “fake news” que estariam sendo “disseminadas por um grupo político vinculado à candidatura do prefeito Herzem Gusmão, inclusive sendo estas disseminadas por agentes públicos comissionados em seu governo”, segundo a nota.

O direção local do partido afirma que o professor Omar Costa Ribeiro, Mariana Aragão, o vereadore eleito Alexandre Xandó, a professora Aliny Souza, Professor Cláudio Carvalho e outros estão sendo vítimas do “gabinete do ódio” em Vitória da Conquista. “Defendemos e seguimos firmes em nossa posição a favor do Estado de Direito, crendo que a justiça existe para ser acionada e utilizada quando necessário”.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), neste momento em que atravessamos o Segundo Turno eleitoral, vem a público manifestar total repúdio às fake news que vêm sendo disseminadas por um grupo político vinculado à candidatura de Herzem Gusmão, inclusive sendo estas disseminadas por agentes públicos comissionados em seu governo. O PSOL manifesta total e incondicional apoio, solidariedade e disposição a fazer frente a todos os ataques que vêm sofrendo diversas pessoas da militância social e política da cidade de Vitória da Conquista por partidários de uma forma de fazer política baseada na disseminação de Fake News, na difamação, no atentado à moral, na perseguição e outras formas de intimidação e ameaças. Àqueles que não suportam e não sabem disputar democraticamente o poder, resta a força da lei e os instrumentos legais cabíveis, e estes serão utilizados por nosso partido. O “gabinete do ódio” em sua versão “suíça baiana” não terá sossego, e a cada fake news disseminada muitas ações e responsabilizações serão buscadas até compreenderem que não vivemos em um Estado paralelo de barbárie, mas vivemos, prezamos e trabalhamos para a conservação e aprimoramento do Estado de Direito, democrático, livre e diverso.

Conforme o dia de votação do segundo turno das eleições municipais se aproximam, aumenta o desespero dos que estão acostumados ao poder local e aos seus desmandos, a divulgação de fake news cresce consequentemente, e esta é uma tática conhecida dos que se beneficiam e se promovem por meio da mentira, da calúnia e da difamação de seus opositores. Não nos calaremos, estaremos sempre prontos a combatê-las e não pouparemos esforços para responsabilizar seus autores e reestabelecer a verdade. Essas pessoas que não trazem consigo qualquer limite ou valor ético terão pelas vias legais a resposta e os limites que precisam.

Por fim, o PSOL reafirma sua solidariedade e apoio a Omar Costa Ribeiro, a Mariana Aragão, a Alexandre Xandó, a Professora Aliny Souza, ao Professor Cláudio Carvalho e a todos(as) demais que tenham ou estejam sendo vítimas do “gabinete do ódio” em sua versão “suíça baiana”. Defendemos e seguimos firmes em nossa posição a favor do Estado de Direito, crendo que a justiça existe para ser acionada e utilizada quando necessário.

Eleições Conquista: Rede Sustentabilidade declara apoio às candidaturas de Zé Raimundo e Luciana no 2º turno

Na última segunda-feira (23/11), através de sua direção estadual, o partido Rede Sustentabilidade anunciou apoio à Coligação Conquista do Futuro, encabeçada por José Raimundo Fontes (PT) e Luciana Oliveira (PCdoB). Em reunião com os candidatos, o presidente do Partido dos Trabalhadores Conquista (PT), Isaac Bonfim, e o dirigente estadual do PCdoB, Élvio Magalhães, o partido apresentou uma carta de intenções programáticas com foco na educação, cultura e meio ambiente, que serão incorporadas ao programa de governo de Zé Raimundo e Luciana.

Estiveram presentes no encontro José Itamário, dirigente estadual da Rede, Leone Gomes, candidato a vice-prefeito na chapa de Maris Stela Schiavo, e Marilan Coelho. Em nota divulgada pelo partido, a Rede orienta os seus filiados a não apoiarem a candidatura do atual prefeito, Herzem Gusmão (MDB), devido ao seu alinhamento com as políticas antidemocráticas do presidente Jair Bolsonaro e o descaso com a cidade nos últimos quatro anos.

A candidata a vice-prefeita, Luciana Oliveira, disse estar confiante na força da Coligação que já conta com o apoio de 14 outros partidos no 2º turno. “Nossa campanha, desde o primeiro turno, foi muito propositiva e construída na coletividade. Nessa reta final, estamos contando com o apoio de vários partidos que se uniram a nós. Estamos muito felizes com mais esse reforço da Rede. Juntos vamos construir um futuro melhor para a nossa cidade”.

Eleições 2020: “Conquista não quer seguir o caminho do ódio e da violência”, defende Rui Costa

O governador da Bahia, Rui Costa retornou a Conquista, nesta segunda-feira (23), para participar de mais um ato político ao lado de Zé Raimundo e sua vice-prefeita Luciana Oliveira (PCdoB). Na última sexta (20), Rui já tinha participado de diversas atividades de campanha na “Suíça Baiana”.

Reeleito governador da Bahia com 63,20% válidos dos eleitores de Vitória da Conquista nas eleições de 2018 e gestão aprovada por cerca de 81% dos conquistenses [A Tarde/Potencial], Rui Costa utiliza sua popularidade intensificando ainda mais sua participação na campanha de Zé Raimundo, que venceu o 1º turno das eleições.

Após carreata na Zona Oeste com Zé Raimundo, governador diz que a Suíça Baiana merece um governo de união, paz e diálogo

Em entrevista, após participar de uma carreata na Zona Oeste da cidade, o governador defendeu “a união de homens e mulheres de bem” para tirar o Brasil da atual situação que se encontra. “Ódio e violência não levam nem o país e nem Vitória da Conquista a lugar nenhum. Infelizmente, a atual gestão tenta copiar, mas o povo de Conquista não quer seguir esse caminho e está deixando claro nas ruas que quer união, paz, entendimento, diálogo com o governo do Estado, com o setor produtivo e eu estou assumindo esse compromisso. Guerra e disputa só levam a sofrimento e prejuízo de todos. Diálogo, paz e trabalho é o que gera riqueza e renda, e é isso que nós queremos para Vitória da Conquista”, afirmou Rui.

Para o segundo turno das eleições, Zé Raimundo passou a contar em sua chapa com apoio de 14 partidos, a maioria após uma forte articulação do governador: PSD, PP, PSOL, PCdoB, PDT, PSB, PL, PTC, Avante, Podemos, Pros, Cidadania, Solidariedade e Rede Sustentabilidade. Do leque de legendas aliadas, o petista já conta com 11 dos 21 vereadores eleitos para a próxima legislatura.

Após carreata na Zona Oeste com Zé Raimundo, governador diz que a Suíça Baiana merece um governo de união, paz e diálogo

Reeleito governador da Bahia com 63,20% válidos dos eleitores de Vitória da Conquista nas eleições de 2018 e gestão aprovada por cerca de 81% dos conquistenses [A Tarde/Potencial], Rui Costa (PT) intensificou ainda mais sua participação na campanha do candidato a prefeito pelo PT, Zé Raimundo, e vice-prefeita Luciana Oliveira (PCdoB), que venceram o 1º turno do pleito municipal e lideram as pesquisas de intenções de votos na segunda etapa da corrida eleitoral.

O líder baiano retornou a Conquista, nesta segunda-feira (23), para participar de mais um ato político ao lado dos prefeituráveis. Na última sexta (20), Rui já tinha participado de diversas atividades de campanha na “Suíça Baiana”, como fez questão de observar durante discurso em um dos eventos que contou com a presença de diversas lideranças políticas e partidárias locais e estaduais na ampla coalização formada após os resultados da primeira etapa da disputa pela prefeitura da terceira maior cidade do estado.

Em entrevista após participar de uma carreata na Zona Oeste da cidade, o governador defendeu “a união de homens e mulheres de bem” para tirar o Brasil da atual situação que se encontra.

“Ódio e violência não levam nem o país e nem Vitória da Conquista a lugar nenhum. Infelizmente, a atual gestão tenta copiar, mas o povo de Conquista não quer seguir esse caminho e está deixando claro nas ruas que quer união, paz, entendimento, diálogo com o governo do Estado, com o setor produtivo e eu estou assumindo esse compromisso. Guerra e disputa só levam a sofrimento e prejuízo de todos. Diálogo, paz e trabalho é o que gera riqueza e renda, e é isso que nós queremos para Vitória da Conquista”, afirmou Rui.

Para o segundo turno das eleições, Zé Raimundo passou a contar em sua chapa com apoio de 14 partidos, a maioria após uma forte articulação do governador: PSD, PP, PSOL, PCdoB, PDT, PSB, PL, PTC, Avante, Podemos, Pros, Cidadania, Solidariedade e Rede Sustentabilidade. Do leque de legendas aliadas, o petista já conta com 11 dos 21 vereadores eleitos para a próxima legislatura.

HOJE DIA 23/11 as 15horas CORRERIA DOBRADA NO BAIRRO BRASIL VEM COM ZÉ E RUI

Eleições 2020: Rui Costa participa de nova carreata nesta segunda-feira (23) em Conquista

Na última sexta-feira, 20, o governador esteve na cidade em outra caravana.

O governador da Bahia, Rui Costa, vem pela terceira vez em Vitória da Conquista para participar de mais uma carreata ao lado do deputado e candidato Zé Raimundo e sua vice, Luciana. A concentração será no Parque Lagoa das Flores, a partir das 15h,  limitada a 60 carros devido às normas do TRE-BA.

Durante o período de campanha, Rui Correria tem destacado a importância de uma prefeitura que dialogue e atue em parceria com o Governo do Estado. Realidade que não faz parte dos moradores de Vitória da Conquista, há quatro anos. “O sentimento é de que Conquista pode muito mais. Eu sinto falta de ter alguém aqui, no município, que a gente possa dialogar, que a gente possa fazer projetos e planos, executar ações conjuntamente”, comenta o governador.

Candidata a vereadora mais jovem do Brasil é eleita em Várzea da Roça-BA.

No último domingo, 15 de novembro de 2020, foi consagrada a vitória de Talyta de Si de Neca (PT), vereadora mais jovem do Brasil.

A jovem foi eleita em Várzea da Roça-BA, com 610 votos. Segunda posição no ranking dos mais bem votados. Em 2021, ela assumirá uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores da cidade.

“Hoje o peito bate feliz em saber que fiz história. Sempre tive em mim a vontade de revolucionar, e hoje consegui”, disse Talyta.

Agradecimentos

Agradeço a minha família por todo apoio, aos amigos pela fidelidade, a minha equipe pela força e ao povo pela confiança.

Não venci sozinha. Venci com um grupo de pessoas que sonhavam em possuir um novo representante na Câmara Municipal. Sonhavam com uma nova política.

Uma mulher com 18 anos e 5 meses, 1m e 51cm chegar onde cheguei, é de comemorar muito. Mas, essa vitória não é apenas minha, é de todos aqueles que me apoiaram do início ao fim.

Obrigada à todos!

A luta continua.”

Talyta de Si de Neca

Onze prefeitos na BA foram eleitos com menos de 100 votos de diferença dos adversários; veja lista

[Onze prefeitos na BA foram eleitos com menos de 100 votos de diferença dos adversários; veja lista]
 17 de Novembro de 2020 às 09:14  Por: Divulgação/TSE  Por: Diego Vieira

A máxima de que, em uma democracia, cada voto pode fazer a diferença, nunca fez tanto sentido para candidatos de algumas cidades baianas. Ao todo, 11 eleitos para o cargo de prefeito no Estado receberam menos de 100 votos a mais que os concorrentes.

A votação mais apertada ocorreu em Sebastião Laranjeiras, no sudoeste da Bahia. Dr. Pedro (PSB) foi eleito para assumir a prefeitura nos próximos quatro anos. Ao fim da apuração, ele teve 2.868 votos no total, apenas seis votos a mais do que a segunda colocada, Dr. Luciana (PL), que recebeu 2.862 votos. O duelo entre médicos teve a menor diferença de votos registrada nos municípios baianos nas Eleições deste ano. O vencedor obteve 50,05% dos votos, enquanto a adversária ficou com 49,95%.

Em outras duas cidades, menos de 30 eleitores foram suficientes para definir a disputa.

No município de Santa Terezinha, Agnaldo Andrade (PSD) derrotou Zé de Zila (PP) por uma diferença de 23 votos. Ao fim da apuração, Agnaldo teve 49,07% dos votos. Foram 3.432 votos no total. Enquanto o adversário ficou com 48,74% (3.409 votos).

Em Presidente Tancredo Neves, 26 votos separaram o primeiro do segundo colocado. Toin do Bó (PP) foi eleito prefeito para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, ele teve 6.801 votos contra 6.775 de Quinha (Republicanos).

Na cidade de Mulungu do Morro, a eleição foi decidida pela diferença de 31 votos. Edimario Boaventura (PSB) foi eleito com 50,18% dos votos. Foram 4.205 votos no total. O segundo colocado, Acácio (PT), obteve 49,82% (4.174 votos).

Já em Várzea do Poço foi preciso uma quantidade um pouco maior de votos para decidir o futuro da cidade. Carneiro (PC do B) venceu a candidata Simone (DEM) por uma diferença de 48 votos. Carneiro 2.762 votos ( 50,44%). A opositora ficou com com 49,56% (2.714 votos).

Três eleitores a mais definiram as eleições em Santa Cruz da Vitória. Eleito novo gestor municipal. Professor Maurício (PSDB) derrotou Jackson Bonfim (PT). O primeiro 1.850 votos no total, enquanto o segundo ficou com 1.799.

A apuração também foi emocionante em Mirangaba. Por lá, 53 votos separaram o vencedor do segundo colocado. Ao fim da apuração, Dirceu Ribeiro (PSD) ficou com 36,46% (3.384).Já Adilson do Banco (PDT) obteve 35,89% (3.331).

Edione (PP) foi eleita a nova prefeita de Jaguaquara com 47,14% dos votos. Foram 11.685 votos no total. A candidata derrotou Raimundo do Caldo (PSD), que ficou em segundo lugar com 46,91% (11.627 votos), ou seja, 58 eleitores de diferença.

Outras cidades

Itiúba- diferença de 79 votos

Zé do Rádio (PP)- 10.263  votos (48,33%)
Dra Cecilia (PC do B)- 10.184 votos (47,96%)

Macaúbas- diferença de 82 votos

Aloisio (DEM)- 11.414 votos (47,60%)
Amelinho (PT)- 11.332 votos (47,26%)

Barro Alto- diferença de 88 votos

Orlando Amorim (PL)- 4.446 votos (50,50%)
Dadê (PSB)- 4.358 votos (49,50%)

ZÉ COCA NOVO PREFEITO ELEITO DE JEQUIE DEU A LETRA JORGE LUIZ CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL EM 2022