prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Política’

Eleições 2020: Participação de mulheres aumenta, mas como vice

A participação feminina cresceu nas eleições municipais deste ano nas 26 capitais do país. No entanto, as mulheres aparecem mais como vice nas chapas que disputam as prefeituras. No Brasil a presença como candidatas ao cargo de prefeita não evoluiu após quatro anos

Em Vitória da Conquista, a única mulher na disputa pela Prefeitura é Maris Stella (Rede). Este ano temos 03 mulheres candidatas à vice-prefeitas: Luciana Oliveira (PCdoB) com o candidato Zé Raimundo (PT), Ariana Mota (PRTB), vice de David Salomão (PRTB) e Sheila Lemos (DEM) com Herzem Gusmão (MDB).

Fonte: TSE

 

Em Vitória da Conquista, dos 454 registros de candidaturas ao parlamento e executivo, apenas 31,5% é de mulheres, contra 68,5% de homens

Este ano 31,5% das candidaturas ao parlamento e executivo é de mulheres, isso significa apenas 0,01% a mais que na eleição anterior, que em compensação tinha menos candidatos, 401. A quantidade de mulheres ao cargo de vice-prefeita é a mesma do pleito anterior, no entanto em 2016 eram 8 candidatos a prefeito e agora são 7.

Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral e estão disponíveis na internet. O site destinado a divulgar candidaturas e contas eleitorais (http://divulgacandcontas.tse.jus.br) reúne informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral.

FALTA REPRESENTATIVIDADE?

As mulheres são maioria do eleitorado no Brasil. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 52% dos brasileiros aptos a votar são do sexo feminino, cerca de 77 milhões.

Porém, das 26 capitais brasileiras, apenas três possuem prefeitas. São elas Teresa Surita (MDB), chefe do Executivo de Boa Vista, em Roraima, Cinthia Ribeiro (PSDB), atual prefeita de Palmas, no Tocantins, e Socorro Neri (PSB), que está à frente da prefeitura de Rio Branco, no Acre.

Cinthia e Socorro, no entanto, foram eleitas em 2016 como vice e viraram prefeitas somente em 2018, quando os prefeitos renunciaram com a intenção de disputar as eleições daquele ano para governador de seus estados.

Na eleição deste ano, três capitais sequer possuem candidatas: Manaus, no Amazonas, Belém, no Pará, e São Luís, no Maranhão. A capital que mais apresenta a opção feminina para o cargo em 2020 é o Rio de Janeiro, com seis candidatas.

PELO BRASIL

Comparação da participação de mulheres nas eleições para as prefeituras das 26 capitais

2016

206 candidatas
• 38 mulheres candidatas como prefeita (18,1%)
• 58 mulheres candidatas como vice (27,7%)

Panorama geral (candidaturas para prefeituras e Câmaras Municipais de todos os municípios do Brasil)
• Mulheres – 31,9%
• Homens – 33,2%

2020

314 candidatas
• 56 mulheres candidatas como prefeita (17,8%) – redução de 0,3%
• 131 mulheres candidatas como vice (41,7%) – crescimento de 14%

Panorama geral (candidaturas para prefeituras e Câmaras Municipais de todos os municípios do Brasil)
• Mulheres – 31,9%
• Homens – 33,2%

ANALISTA EXPLICA

Na análise da cientista social da PUC-SP, o preconceito explica o fato da participação das mulheres não ter aumentado nestas eleições.

Porque não há aumento na participação feminina nas eleições municipais como candidatas a prefeita?
Há um preconceito dentro dos partidos em investir em candidaturas femininas, tanto na questão de financiamento, como de tempo e apoio. Mesmo com as ações afirmativas, que obrigam os partidos a investirem pelo menos 30% de recursos nas mulheres, vemos que ainda há muita resistência interna. Fora que a mulher já tem a dupla jornada de trabalho e cuidar dos filhos, o que acaba as afastando da política.

O aumento da participação como vice é importante?
Sim. Esse crescimento é uma grande conquista para as mulheres que conseguem participar das negociações e se colocar para concorrer a um cargo é importante na estrutura política. Claro que ainda estamos longe da representatividade ideal, mas a tendência é que melhore a partir da luta dentro dos partido

Fonte: TSE e Metro Jornal

IGUAÍ: DE FORMA MUITO CALOROSA, RONY MOITINHO É RECEBIDO POR MULTIDÃO EM IBIPORANGA

120869640_3436589886398864_1691378636894783912_o

O Prefeito Rony Moitinho acompanhado do seu Vice Aurelino, de seus vereadores e de sua comitiva, visitaram ontem (04) o distrito de Ibiporanga.

Acompanhado de uma multidão, o povo de Ibiporanga deu uma resposta muito positiva enquanto ao trabalho que vem sendo prestado e realizado na sua gestão.

Rony visitou várias casas, recebeu o apoio de inúmeras lideranças, e definitivamente escancarou o que muitos já sabiam que 90% do povo do distrito aprovam seu trabalho e querem que o gestor continue administrando a cidade.

Pesquisa Ibope também aponta Bruno Reis na liderança pela prefeitura de Salvador; confira os números

[Pesquisa Ibope também aponta Bruno Reis na liderança pela prefeitura de Salvador; confira os números]

Pesquisa Ibope desta segunda-feira (5) aponta o candidato Bruno Reis (DEM) como favorito na disputa pela prefeitura de Salvador. O levantamento ouviu 602 pessoas, entre 29 de setembro e 5 de outubro. O nível de confiança é de 95% e margem de erro de 4 pontos percentuais.

A pesquisa, encomendada pela TV Bahia, aponta no cenário estimulado – quando os nomes dos candidatos são citados -, Reis com 42%. Pastor Sargento Isidório (Avante) tem 10%; Olívia Santana (PCdoB) e Major Denice Santiago (PT) aparecem empatadas com 6%; Bacelar registra 5%; Cézar Leite (PRTB) tem 3%; Hilton Coelho (PSOL) 2%; enquanto Celsinho Cotrim (PROS) e Rodrigo Pereira (PCO) registram 1 %.

Hoje nas 20 horas primeira Live da candidata a prefeita da cidade de POÇOES do 65 dona Nilda

Fisioterapeuta e ativista em defesa dos animais, Fabrício Gardelin, lança sua campanha nas redes sociais

Hoje inicio minha campanha eleitoral como candidato a vereador de Poções. Será um desafio para mim, mas sei que com o apoio de vocês vou conseguir. Meu grande objetivo é buscar melhorias para a população e principalmente a aqueles seres indefesos no qual atuo de maneira voluntária há mais de 15 anos. Meu nome é Fabricio Gardelin, tenho 34 anos, sou Fisioterapeuta e ativista da causa animal, e peço humildemente o seu apoio, meu numero é 22.322.

Zé Raimundo sai na frente com 34%, contra 29% de Herzem à prefeitura de Vitória da Conquista, diz pesquisa

Segundo o levantamento, o petista tem 34% das intenções de voto, contra 29% do emedebista. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na sequência, está o vereador David Salomão (PRTB), com 9%. Depois, aparecem Maris Stella (Rede) e Cabo Herling (PSL), cada um deles com 2%; além de Romilson Filho (PP) e Professor Ferdinand (PSOL), com 1% cada.

Dos entrevistados, 16% afirmaram não saber em quem votar e 8% disseram que irão votar em branco ou anular.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BA-00046/2020. O nível de confiança é de 95%. Foram realizadas 600 entrevistas por telefone, das quais 526 na sede (57 bairros/localidades) e 74 nos 11 distritos do município.

Rejeição

Os dois líderes na corrida eleitoral são também os mais conhecidos do eleitorado conquistense, conforme o levantamento – somente 4% afirmaram não conhecer suficientemente bem o prefeito para opinar e 8% disseram o mesmo em relação ao ex-prefeito da cidade.

A rejeição a Herzem, entretanto, é bastante superior à do adversário. O emedebista é o segundo com a maior rejeição (48%), atrás apenas de Salomão (51%). Zé Raimundo tem o menor índice (39%) nesse ponto. A candidata da Rede tem a segunda menor rejeição (40%), seguida por Romilson e Ferdinand, cada um com 42%, e pelo Cabo Herling, com 46%.

Na pesquisa espontânea, quando não são citadas as candidaturas na entrevista, o equilíbrio entre os primeiros colocados é ainda maior: Zé Raimundo foi citado por 22% e Herzem por 21%. Salomão obteve 3%, enquanto Romilson, Stella e Herling tiveram 1%, cada um. O candidato do PSOL não pontuou. A Tarde

Nesse cenário, 42% disseram ainda não ter candidato e 10% afirmaram que votarão em branco ou nulo.

Questionados se iriam aos locais de votação caso a eleição fosse hoje, 84% dos entrevistados responderam de maneira afirmativa.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BA-00046/2020. O nível de confiança é de 95%. Foram realizadas 600 entrevistas por telefone, das quais 526 na sede (57 bairros/localidades) e 74 nos 11 distritos do município.

Rejeição

Os dois líderes na corrida eleitoral são também os mais conhecidos do eleitorado conquistense, conforme o levantamento – somente 4% afirmaram não conhecer suficientemente bem o prefeito para opinar e 8% disseram o mesmo em relação ao ex-prefeito da cidade.

A rejeição a Herzem, entretanto, é bastante superior à do adversário. O emedebista é o segundo com a maior rejeição (48%), atrás apenas de Salomão (51%). Zé Raimundo tem o menor índice (39%) nesse ponto. A candidata da Rede tem a segunda menor rejeição (40%), seguida por Romilson e Ferdinand, cada um com 42%, e pelo Cabo Herling, com 46%.

No entanto, apesar da rejeição a Herzem ser consideravelmente maior quando comparada com os números de Zé Raimundo, o diretor da Potencial Pesquisa, Zeca Martins, não vê “uma facilidade ou caminho muito aberto” para o petista na disputa.

Martins destaca que, por ter a prefeitura na mão, Herzem pode “conseguir desenvolver um trabalho que seja percebido e minimizar rejeição, ou buscar os indecisos”, mesmo faltando pouco tempo para a realização do 1º turno, que está marcado para o dia 15 de novembro.

“Acho que vai ser uma disputa boa, até porque Zé Raimundo também já foi testado. As duas gestões serão colocadas à prova”, afirma o diretor da Potencial.

Em 2016, Herzem foi eleito prefeito de Vitória da Conquista no segundo turno, em disputa justamente contra Zé Raimundo. Na ocasião, o emedebista teve 57,58% dos votos válidos, contra 42,42% do candidato do PT.

Antes disso, a cidade foi administrada por 20 anos pelo Partido dos Trabalhadores. A gestão petista municipal foi iniciada em 1997, com Guilherme Menezes. Reeleito em 2000, ele deixou o cargo em 2002 para concorrer a deputado federal. Em seu lugar, assumiu o vice, Zé Raimundo, que venceu a eleição seguinte, de 2004. Na eleição de 2008, Menezes voltou à prefeitura, permanecendo por mais oito anos.

Lideram a disputa em Vitória da Conquista o ex-prefeito Zé Raimundo (PT), com 34%, e o atual, Herzem Gusmão (MDB), com 29% | Foto: Plinio Figueiredo | Divulgação

AGORA É OFICIAL DONA NILDA CANDIDATA A PREFEITA PELO 65 POÇOES BAHIA UMA MULHER PREPARADA E QUERREIRA

ADESIVAÇO HOJE DIA 30/9 A PARTIR 16 :55 NO CENTRO BOM JESUS DA SERRA

Prefeito e presidente da Câmara de Mucuri são acusados de abuso de autoridade e de poder político

[Prefeito e presidente da Câmara de Mucuri são acusados de abuso de autoridade e de poder político]

OPartido Socialista Brasileiro (PSB) propôs uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral pedindo a inelegibilidade do prefeito e candidato à reeleição em Mucuri, Dr. Carlos Simões), do candidato a vice-prefeito, Saulo Souza Santos, e de Alexandre Deolinda Seixas, presidente da Câmara de Vereadores de Mucuri, também candidato à reeleição. Além deles, a ação pede investigação contra a Coligação Pra Fazer Muito Mais e Partido Social Cristão (PSC).

De acordo com a denúncia, o prefeito e o presidente da Câmara vêm se valendo do poder institucional para atingir fins ilegítimos, mediante indevida intervenção do Município e da Câmara Municipal, “por intermédio de seus órgãos de advocacia pública, em feito eleitoral de natureza criminal, que não envolve a municipalidade em qualquer dos seus polos processuais, com a inconfessável e exclusiva intenção de alijar do pleito eleitoral um de seus partícipes, justamente o candidato lançado ao pleito majoritário, na condição de titular, pelo Partido Investigante”. O candidato a vice consta na ação porque a peça processual visa a inelegibilidade da chapa do prefeito.

O que houve, na prática, é que Paulo Alexandre Matos Griffo, candidato a prefeito pelo PSB, sofreu condenação criminal. Por ter considerado a condenação injusta, sobretudo no que se refere à dosimetria da pena, o candidato manejou uma Revisão Criminal (8025307-04.2020.8.05.0000) perante o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) com objetivo de desconstituir a sua condenação.

O problema, segundo os advogados de Paulo, é que foram usados recursos da prefeitura e da Câmara Municipal: “Eis que de repente, num arroubo incontido, inicialmente surge naqueles autos recurso de embargos de declaração manejados pela Câmara Municipal de Mucuri, que jamais compôs a relação processual, em face de decisão do Desembargador Júlio Travessa, Relator do caso, que se declarou suspeito por motivo de foro íntimo”.

A denúncia salienta que houve um “estranho movimento processual, de uma Casa Legislativa, em uma revisão criminal que não lhe envolve de modo algum”. “Nada obstante, a vigilância das assessorias jurídicas dos Investigados, remuneradas com recursos públicos, sobre uma ação que envolve exclusivamente seu adversário político e o Ministério Público, era tamanha que em pleno domingo, dia 20 de setembro, às 22:35h, a Câmara Municipal, utilizando-se de seus serviços de assessoria jurídica, manejou os já mencionados embargos de declaração, que não tinham outro pedido que não o absurdo de pretender que o Magistrado declinasse as suas razões de foro íntimo geradoras de suspeição”, consta na inicial.

A ação da Câmara, segundo o denunciante, teve objetivo de atrasar a análise do recurso e, com isso, inviabilizar a procedência da revisão criminal a tempo de permitir o deferimento do registro de candidatura do candidato da oposição, Paulo Alexandre Matos Griffo.

Além de ter usado a estrutura da Câmara, o prefeito de Mucuri também teria se utilizado da procuradoria do município para atender a interesses pessoais: “Não satisfeitos em seu intento imoral, a próxima ação caberia à Procuradoria Geral do Município, de titularidade do Bel. Cáriston Santos Freitas Marçal, que, logicamente sob as ordens de seu superior direto, o primeiro Investigado, promoveu pedido de intervenção no feito, por legitimação anômala, e apresentando verdadeira peça defensiva nos autos. Por óbvio tampouco o Município é detentor de legitimidade para figurar como interveniente de qualquer tipo nos autos de revisão criminal, especialmente considerando que não teve qualquer papel processual na ação penal originária”.

De acordo com o advogado Rafael Mattos, representante do PSB, a ação se trata de abuso de poder político com utilização da máquina pública de advocacia para atacar adversário político com interesses pessoais e objetivo de influenciar nas eleições.

“Na verdade se trata de ação de investigação judicial eleitoral por abuso de poder político e de autoridade. É uma das modalidades de abuso previstas na Lei dás Inelegibilidades, a famosa Lei da Ficha Limpa. A ação foi movida visando a apuração da utilização dos serviços de advocacia pública com a finalidade de prejudicar adversário político, com a intervenção em processo judicial que não tem nem o Município nem a Câmara como partes. Porém, apesar da ausência de legitimidade, os dois poderes, executivo e legislativo, vêm apresentando intervenções no processo de revisão criminal, que corre exclusivamente entre Paulo Griffo e o Ministério Público, no sentido de tumultuar o feito. Além disso, os serviços de advocacia e procuradoria montaram um verdadeiro acampamento digital de vigilância sobre o processo em referência, com mais de uma centena de acessos de advogados renumerados pelo poder público, aos autos digitais do processo, em poucos dias”, afirmou ao BNews.

Diante do fato, a ação pede que seja aberta investigação judicial para apurar o abuso do poder politico e de autoridade por parte dos do prefeito, vice-prefeito e presidente da Câmara. Pede, também, que seja intimado um representante do Ministério Público Eleitoral para acompanhar o andamento processual e se manifestar em momento oportuno. Procurada pelo BNews, a prefeitura, através de sua assessoria de comunicação, disse estar ciente da ação e se limitou a responder que: “depois da contestação utilizaremos os argumentos para uma resposta”. A Câmara Municipal foi procurada pela reportagem através do telefone que consta na página oficial e de sua página no Facebook, mas sem sucesso.

AGORA É OFICIAL!!!!

Hoje iniciamos oficialmente a nossa campanha. Queremos o melhor para #Boa Nova, esse é o nosso compromisso de CONTINUAR com o trabalho que estamos realizado nos quatros cantos do município. Vamos seguir trabalhando em todas as áreas e melhorando cada vez mais a Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte, Lazer, infraestrutura e transportes. Garanto à todos os bonovenses que dedicação, humildade, respeito ao próximo e trabalho não faltará. Venha fazer parte desse projeto por uma Boa Nova cada vez melhor!
Que DEUS abençoe à todos!