:: ‘Política’
Mais de 23 milhões de eleitores estão aptos a votar voluntariamente em 2022
Dos mais de 156 milhões de pessoas aptas a participar do processo eleitoral em outubro de 2022, ao menos 23,34 milhões de eleitores e eleitoras atenderão ao compromisso cívico por vontade própria, já que não são obrigados a votar. As informações são da Agência Brasil.
A Constituição Federal estabelece o voto facultativo, ou seja, opcional, para os jovens de 16 e 17 anos de idade; pessoas com 70 anos ou mais e também para analfabetos. Só os eleitores que declaram não saber ler, nem escrever, ultrapassam os 6,33 milhões de pessoas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um número que representa cerca de 4% de todas as pessoas em condições legais de votar.
De acordo com o último censo populacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, a taxa de analfabetismo entre a população de 15 anos ou mais tinha caído de 13,63%, em 2000, para 9,6%, totalizando 13.933.173 em 2010. Pelos dados disponibilizados pelo TSE, este ano, o maior número de eleitores que se autodeclararam analfabetos no momento do alistamento eleitoral tem entre 70 a 74 anos de idade, superando as 730 mil pessoas.
Além dos analfabetos, há, entre os dito eleitores espontâneos, 815.063 pessoas com 16 anos de idade e outros 1.301.718 que já completaram 17 anos. Juntos, os dois grupos somam 2.116.781 eleitores. Um número cerca de 50% superior aos 1.400.617 registrados em 2018.
Já o total de eleitores e eleitoras com mais de 70 anos de idade aumentou de 12,02 milhões, em 2018, para 14.893.281, em 2022. Destes, 184.438 têm mais de 100 anos – dentre os quais, 45,4 mil não sabem ler ou escrever.
Jornal Nacional entrevistará candidatos à Presidência da República
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/l/f/hZP3KBQwuKnd4tJsfgSQ/bonner-e-renata-joao-cotta-globo.jpg)
William Bonner e Renata Vasconcellos na bancada do Jornal Nacional — Foto: João Cotta/Globo
Na semana de 22 de agosto, o Jornal Nacional dá início a uma série de entrevistas com candidatos à Presidência da República. William Bonner e Renata Vasconcellos vão conduzir as entrevistas, ao vivo, direto dos estúdios da TV Globo, no Rio.
A conversa com cada candidato será transmitida por TV Globo, Globoplay e g1. As íntegras de todas as entrevistas ficarão disponíveis no Globoplay e no g1.
Foram convidados os cinco candidatos mais bem colocados na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Instituto Datafolha em 28 de julho: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante).
Um sorteio realizado em 1º de agosto com representantes dos partidos definiu as datas e a ordem das entrevistas. Neste encontro, as cinco candidaturas foram informadas de que o prazo final para confirmação da presença terminava em 4 de agosto.
Num primeiro momento, o candidato Jair Bolsonaro (PL) não confirmou ter aceitado as regras da entrevista. Apesar de saber desde as entrevistas do g1 e da GloboNews que as sabatinas seriam feitas nos estúdios da Globo, a assessoria de Jair Bolsonaro (PL), na quarta-feira (3) e na quinta (4), condicionou a concessão da entrevista a que ela fosse realizada no Palácio da Alvorada. Depois das eleições de 2014, porém, a Globo decidiu que sempre realizaria as entrevistas de todos os candidatos à Presidência da República em seus estúdios, de forma a demonstrar que todos os candidatos são tratados em igualdade de condições. A regra não foi contestada pela assessoria de Bolsonaro quando das entrevistas no g1 e na GloboNews. A Globo rejeitou o pedido da assessoria. Diante das regras anunciadas reiteradas vezes, a Globo rejeitou inicialmente o pedido.
ATUALIZAÇÃO 1: a assessoria do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, informou à Globo, na manhã desta sexta-feira (5), que ele decidiu comparecer aos estúdios da emissora no Rio de Janeiro para a realização das entrevistas com os candidatos à presidência no Jornal Nacional. Em e-mail enviado no fim da noite de quinta-feira a assessoria manifestava a disposição de Bolsonaro de conceder a entrevista, mas no Alvorada, alegando que “em função da campanha e de compromissos assumidos anteriormente, a agenda presidencial impossibilita a ida ao RJ, no dia 22 de agosto”. Como as regras, anunciadas diversas vezes, previam a realização das sabatinas do g1, GloboNews e JN nos estúdios da emissora, a Globo reiterou que a entrevista não poderia ser realizada em Brasília e considerou que o convite fora recusado. Na manhã de sexta, porém, a assessoria explicou que o e-mail tinha apenas o objetivo de manifestar uma preferência, mas que o candidato não se recusava a ir ao Rio de Janeiro para a entrevista. Sendo assim, a Globo confirma a entrevista de Jair Bolsonaro no próximo dia 22 no Rio de Janeiro. Todos os outros candidatos também aceitaram as regras.
ATUALIZAÇÃO 2: a entrevista de Ciro Gomes foi antecipada para o dia 23 de agosto, terça-feira, após a retirada da candidatura de André Janones (Avante), anunciada dia 4. A mudança garantirá que as entrevistas sejam exibidas todas na mesma faixa horária, uma vez que quarta, 24 de agosto, data inicial da entrevista do candidato Ciro Gomes, o Jornal Nacional será exibido mais cedo. A ordem das entrevistas é a mesma que foi sorteado em 1º de agosto, sem prejuízo para os demais candidatos.
A ordem das entrevistas ficou assim:
- 22/8 (seg) – Jair Bolsonaro (PL)
- 23/8 (ter) – Ciro Gomes (PDT)
- 25/8 (qui) – Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
- 26/8 (sex) – Simone Tebet (MDB)
Filiada a partido bolsonarista, Ana Coelho diz ainda não ter voto definido para presidente
Foto: Jefferson Peixoto / Ag. Haack / Bahia Notícias
A empresária Ana Coelho (Republicanos), escolhida para vice na chapa de ACM Neto (União) ao governo da Bahia, afirmou que ainda não tem um voto definido para a eleição à presidência da República.
“A gente ainda está conversando. Eu ainda vou analisar muito para entender”, disse a presidente do Grupo Aratu.
Apesar do Republicanos, partido dela, já ter fechado apoio ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL), Ana Coelho preferiu citar como opções duas outras candidatas à presidência: Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União).
“Posso até adiantar que simpatizo muito com as duas mulheres, Simone e Soraya, mas hoje eu ainda não tenho meu voto”, finalizou Ana.
Além do Republicanos ser da base de apoio do atual presidente, o tio da empresária, o ex-governador e atual prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (União), chegou a declarar apoio a Bolsonaro em 2021. O marido dela, deputado estadual Tiago Correia (PSDB), também declarou “voto útil” para o presidente da República em 2022
ACM Neto confirma Ana Coelho como candidata a vice-governadora em sua chapa

O pré-candidato ao governo do estado ACM Neto (União) confirmou, na tarde desta quinta-feira (4), a empresária Ana Coelho (Republicanos), presidente do Grupo Aratu, como vice em sua chapa para as eleições de 2022.
A escolha de Ana Coelho foi feita durante reuniões ocorridas nos últimos dois dias, após outros nomes despontarem como favoritos, como os deputados federais Marcelo Nilo (Republicanos) e Adolfo Viana (PSDB), além do ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União). Até esta quarta-feira (3), a empresária não aparecia no bolão de apostas sobre quem seria ocuparia a vaga de vice na chapa do ex-prefeito de Salvador.
Em pronunciamento feito à imprensa nesta tarde, ACM Neto exaltou a importância da escolha de uma mulher para vice e ressaltou a juventude da chapa formada por ele para o pleito de outubro. “Eu sou o mais velho”, disse ele, lembrando que Ana Coelho e Cacá Leão (PP), seu candidato ao Senado, são mais jovens que ele.
“Até hoje, não tivemos nenhuma vice-governadora no estado. Portanto, a primeira vice-governadora, quebrando paradigmas”, afirmou ACM Neto.Segundo ACM Neto, apesar da palavra final ter sido dele, a escolha de Ana Coelho como vice-governador partiu do Republicanos, através do presidente estadual do partido, o deputado federal Márcio Marinho.
“A decisão de apresentação do nome [de Ana Coelho] coube ao presidente do Republicanos, Márcio Marinho. Ele poderia ter escolhido outros caminhos, mas decidiu por esse. Ana é do Republicanos, se filiou ao partido compreendendo que poderia ter alguma oportunidade, como de fato aconteceu”, relatou ACM Neto.
Além de presidente do Grupo Aratu, Ana Coelho é esposa do deputado estadual Tiago Correia (PSDB) e sobrinha do ex-governador do estado Nilo Coelho, atual prefeito de Guanambi, no Sudoeste do estado. Nilo foi eleito como vice de Waldir Pires em 1986 e assumiu a gestão estadual após a renúncia do então governador.
A família de Ana Coelho é sócia de ACM Neto em um fundo imobiliário que possui negócios em Praia do Forte, na Região Metropolitana de Salvador; e em Trancoso, no Extremo Sul da Bahia. Recentemente, o grupo adquiriu o Palácio dos Esportes, na Praça Castro Alves
Pacheco reafirma ‘plena confiança’ no processo eleitoral
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reforçou nesta quarta-feira (3), a “plena confiança” no processo eleitoral no país. A fala foi feita durante abertura da primeira sessão plenária da Casa, após o recesso parlamentar.
“As urnas eletrônicas sempre foram motivo de orgulho nacional e trouxeram nestes 26 anos de uso no Brasil transparência, confiabilidade e velocidade na apuração do resultado das eleições. Elas têm se constituído em ferramenta poderosa contra vícios eleitorais muito frequentes na época do voto em papel. Representam, portanto, um verdadeiro aperfeiçoamento institucional”, disse Pacheco.
O discurso do presidente da Casa vem em um momento polêmico em relação as urnas por conta de ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral do país.
Pacheco também fez menção especial a candidatos e autoridades do país, pedindo que trabalhem pela “contenção de ânimos”. Aproveitou também para reiterar que as eleições asseguram a legitimidade do poder político, a ser reconhecida assim que proclamado o resultado das urnas.
“Nossas instituições são fortes. Mas somente permanecerão a selos se continuarem a contar adesão convicta dos cidadãos brasileiros a cujo bem-estar estão destinadas. Se vivemos hoje em um estado de direito e um estado democrático que nós conhecemos como estado democrático de direito é porque lutamos no passado por esse ideal”, disse Pacheco em discurso.
Ainda durante discurso, o congressista ressaltou que cabe ao Poder Judiciário, em especial à Justiça Eleitoral, cuidar das eleições, e não a outras instituições.
“É ao poder Judiciário que incumbe cuidar das eleições através de um sistema eleitoral baseado nas urnas eletrônicas, de confiabilidade já apurada, a garantia à democracia brasileira, à sociedade brasileira, que no dia 1º de janeiro de 2023 aqui estaremos no Congresso Nacional a dar posse ao presidente da República eleito pelas urnas eletrônicas no nosso país, seja qual for o eleito”, declarou.
Ao final de sua fala, Pacheco pediu que os esforços sejam direcionados para buscar soluções que tragam prosperidade para o país. “Que o debate político tenha um escopo de de dignidade para a nossa população. Que o tom eleitoral seja sério baseado em verdade, baseado em boas propostas”, finalizou o presidente da Casa.
Foto: Roque de Sá/ Agência Senado
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reforçou nesta quarta-feira (3), a “plena confiança” no processo eleitoral no país. A fala foi feita durante abertura da primeira sessão plenária da Casa, após o recesso parlamentar.
“As urnas eletrônicas sempre foram motivo de orgulho nacional e trouxeram nestes 26 anos de uso no Brasil transparência, confiabilidade e velocidade na apuração do resultado das eleições. Elas têm se constituído em ferramenta poderosa contra vícios eleitorais muito frequentes na época do voto em papel. Representam, portanto, um verdadeiro aperfeiçoamento institucional”, disse Pacheco.
O discurso do presidente da Casa vem em um momento polêmico em relação as urnas por conta de ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral do país.
Pacheco também fez menção especial a candidatos e autoridades do país, pedindo que trabalhem pela “contenção de ânimos”. Aproveitou também para reiterar que as eleições asseguram a legitimidade do poder político, a ser reconhecida assim que proclamado o resultado das urnas.
“Nossas instituições são fortes. Mas somente permanecerão a selos se continuarem a contar adesão convicta dos cidadãos brasileiros a cujo bem-estar estão destinadas. Se vivemos hoje em um estado de direito e um estado democrático que nós conhecemos como estado democrático de direito é porque lutamos no passado por esse ideal”, disse Pacheco em discurso.
Ainda durante discurso, o congressista ressaltou que cabe ao Poder Judiciário, em especial à Justiça Eleitoral, cuidar das eleições, e não a outras instituições.
“É ao poder Judiciário que incumbe cuidar das eleições através de um sistema eleitoral baseado nas urnas eletrônicas, de confiabilidade já apurada, a garantia à democracia brasileira, à sociedade brasileira, que no dia 1º de janeiro de 2023 aqui estaremos no Congresso Nacional a dar posse ao presidente da República eleito pelas urnas eletrônicas no nosso país, seja qual for o eleito”, declarou.
Ao final de sua fala, Pacheco pediu que os esforços sejam direcionados para buscar soluções que tragam prosperidade para o país. “Que o debate político tenha um escopo de de dignidade para a nossa população. Que o tom eleitoral seja sério baseado em verdade, baseado em boas propostas”, finalizou o presidente da Casa.
Pedido do União para PT retirar candidatura na Bahia trava negociação

União Brasil pediu retirada da candidatura do PT na Bahia e apoio a ACM Neto na negociação que envolve saída de Bivar da corrida ao Planalto
A disputa entre ACM Neto (União Brasil) e Jerônimo Rodrigues (PT) ao Governo da Bahia pode dificultar um possível acordo entre as legendas, já que a condição para Luciano Bivar desistir do Planalto seria a declaração de apoio do PT a ACM Neto.
Lula sinalizou com a possibilidade de a bancada do PT apoiar a candidatura de Bivar a reeleição, na chapa de Danilo Cabral (PSB), em Pernambuco, podendo, inclusive, assumir a presidência da Câmara.
As conversas entre o PT e o União Brasil chegaram ao governador de São Paulo, Rodrigo Garcia. O União fez pressão nos últimos 10 dias para indicar o vice do tucano, mas não houve acordo. Garcia se voltou para o MDB e busca uma vice mulher para preencher a chapa. É do interesse do PT enfraquecer a candidatura de Garcia, considerado um adversário mais difícil do que Tarcísio de Freitas no segundo turno.
A coluna de Guilherme Amado, no Metrópoles, trouxe a informação que um dos entraves seria um pedido do União Brasil para a retirada da candidatura de Jerônimo na Bahia, além da declaração de apoio do ex-presidente a ACM Neto.
Ainda segundo o colunista, as tratativas são mantidas entre Haddad e o vice-presidente do União Brasil, Antonio de Rueda, que têm boa relação. Lula deu aval para as conversas irem adiante.
Rui sobe tom e diz que possível acordo de Lula com ACM Neto é ‘fake news’
O governador Rui Costa subiu o tom contra os rumores que apontam que o União Brasil teria pedido a retirada da candidatura de Jerônimo Rodrigues ao Governo da Bahia em troca do apoio do partido a Luiz Inácio Lula da Silva
Segundo o governador, o que foi publicado na imprensa ao longo da semana não passa de notícia falsa, que estaria sendo forçada pelo grupo de ACM Neto (União), principal adversário de Jerônimo na disputa e lidera as pesquisas de intenções de voto.
“Tem gente que fugiu de disputar as eleições de 2018 porque ficou com medo e agora não tá querendo entrar em campo. Não está querendo disputar eleição. Toda hora fica plantando notícia falsa. Não tem jeito, se quiser ser governador tem que disputa eleição. Não é plantando fake news que ele vai ser governador da Bahia”, disparou Rui, sem mencionar o ex-prefeito de Salvador.
Na entrevista coletiva, o petista voltou a associar Neto ao presidente Jair Bolsonaro (PL). “Não é fácil, quem não conhece a Bahia e quem caminhou ao lado de Bolsonaro agora dizer que não tem nada a ver com o Bolsonaro”, afirmou.
Em nota enviada ao Uol, o União Brasil confirmou que mantém o diálogo com o PT na Bahia, mas que não abre mão da candidatura de Luciano Bivar à Presidência da República . Já o presidente estadual do PT, Éden Valadares, negou que haja algum diálogo
Convenção oficializa candidatura de Jerônimo Rodrigues ao governo; saiba detalhes

Realizada em Salvador, convenção oficializa candidatura de Jerônimo Rodrigues ao governo
A convenção do Partido dos Trabalhadores (PT) que oficializará a candidatura de Jerônimo Rodrigues ao governo da Bahia ocorre na manhã deste sábado (9 horas), no Parque de Exposições, em Salvador.
Além do candidato ao governo, a convenção oficializará as candidaturas de Otto Alencar (PSD), ao cargo do Senado, e do presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (MDB) ao cargo de vice-governador. Também estarão presentes ao evento os senadores Jaques Wagner (PT) e Ângelo Coronel (PSD). O evento é aberto ao público em geral.
Com relação a polêmica que envolveu a possibilidade de retirada de candidatura do PT da Bahia como forma de garantir o apoio nacional do União Brasil a Lula (PT), a ala petista rechaçou a possibilidade.
Otto ressalta lealdade ao PT e cutuca Leão: ‘Não saí por uma desculpa esfarrapada’
Candidato à reeleição ao Senado, Otto Alencar (PSD), alfinetou o ex-aliado João Leão (PP), em coletiva de imprensa na manhã deste sábado (30), no Parque de Exposições de Salvador, durante lançamento de Jerônimo Rodrigues na disputa pelo Governo da Bahia.
“Já tenho 12 anos seguindo esse caminho e não seria na hora da eleição que iria deixar de seguir por uma desculpa esfarrapada como muitos fizeram. Nós vamos derrotar quem deslizou e está ao lado deles. Vamos ganhar bem e eleger Jerônimo governador a Bahia com força e coragem como Rui Costa fez”, disse o senador.
Em meados de março deste ano, os progressistas deixaram a base governista após 14 de aliança. Leão entrega a carta de demissão do cargo de secretário estadual de Planejamento Leão e foi seguido pelos demais filiados ao PP que faziam parte do primeiro e segundo escalão, entre eles o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal, que ocupava a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Góes
Convenção do PCdoB-BA em Salvador confirma projeto eleitoral 2022

O Comitê Estadual do PCdoB na Bahia realizou, nesta sexta-feira (29/07), em Salvador, a convenção eleitoral, que aprofundou os debates sobre o projeto para as eleições deste ano. Na oportunidade, os (as) dirigentes comunistas confirmaram as estratégias elaboradas para a disputa do pleito de outubro, no estado.
Serão três candidaturas à Câmara Federal: de Alice Portugal e Daniel Almeida, que buscam a reeleição, e de Manoel Messias; e treze candidaturas à Assembleia Legislativa: a reeleição dos atuais quatro deputados, Olívia Santana, Bobô Tavares, Fabrício Falcão e Zó Lima, e outros nove nomes.
Também concorrerão a vagas na Assembleia: Ajax Tavares, Dart Clair Cerqueira, Cacique Aruã, Helio Ferreira, Jessica Silva, Mario Martinelli Júnior, Patrícia Vieira Lima, Rui Oliveira e Tobias dos Santos. Os nomes apresentados estiveram no evento e defenderam suas candidaturas.
O presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, explicou que o projeto eleitoral confirmado foi fruto de intensos debates durante os últimos dois anos, levando em consideração as dificuldades do contexto político. “Não é fácil lançar uma candidatura própria, mas chegamos a um projeto político e eleitoral que tem a consciência da retomada do desenvolvimento do nosso País”, disse.
Davidson ainda agradeceu à direção pelo empenho e abdicação na construção da proposta que o PCdoB vai levar às eleições. Ele também conclamou a militância comunista a se empenhar na campanha, para que o resultado das urnas supere as expectativas, como aconteceu em 2018.
“Prevemos a eleição de quatro deputados estaduais, mas podemos, quem sabe, chegar a cinco. Queremos reeleger nossos dois deputados federais, mas podemos eleger mais um. É possível, se nos mobilizarmos como mobilizamos na última eleição”, acrescentou o presidente do PCdoB-BA.
O vice-presidente do Partido, Geraldo Galindo, lembrou do aniversário de 100 anos da organização comunista no Brasil, neste ano, e pediu à militância engajamento nas eleições, para que o resultado seja mais um motivo de celebrar o centenário. “Nesse pique de comemorações, eleger nossas candidaturas, Lula e Jerônimo é uma necessidade para combater a escalada golpista do nosso País”.
A atividade também contou com a presença dos prefeitos Tiago Dias (Jacobina), Leandro Bergue (Macururé) e Marcos Palmeira (Remanso), e de diversos vereadores, representados por Augusto Vasconcelos (Salvador) e Luciana Tavares (Lauro de Freitas).
Majoritária
A convenção estadual também discutiu as táticas da federação Brasil da Esperança, que o PCdoB integra, junto com o PT e o PV. Na ocasião, foi confirmada a coligação com os outros partidos que compõem a chapa majoritária, composta por Jerônimo Rodrigues (PT), candidato a governador; Geraldo Júnior (MDB), vice; e Otto Alencar (PSD), candidato à reeleição ao Senado.
Jerônimo Rodrigues esteve presente no evento do PCdoB e defendeu a importância de fortalecer as bancadas comunistas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, para aumentar a força da esquerda na Bahia. “É fundamental que os mandatos do PCdoB sejam fortalecidos, o que reflete também nos mandatos de vereadores e prefeitos do Partido”, disse.
O pré-candidato a governador ainda defendeu a necessidade de continuar o projeto de gestão popular na Bahia, iniciado por Jaques Wagner, em 2007. “Esse é um momento histórico para a retomada da esperança. […] Nós vamos continuar no caminho de expandir as políticas públicas, de fortalecer o diálogo com os movimentos social e sindical. Nós teremos um governo participativo”.
A convenção da chapa majoritária, que vai confirmar as candidaturas de Jerônimo, Geraldo e Otto, vai acontecer neste sábado (30), no Parque de Exposições de Salvador, a partir das 9h.









