prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Política’

Pesquisa CNT: Lula e Bolsonaro crescem, mas petista mantém liderança em disputa presidencial

Pesquisa CNT: Lula e Bolsonaro crescem, mas petista mantém liderança em disputa presidencial

Foto: Reprodução / Flickr Lula Oficial

Tanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceram no último levantamento promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Divulgada nesta sexta-feira (16), a pesquisa aponta que Lula tem 43,4% das intenções de votos e Bolsonaro 34,8%.

 

Na sequencia do formato estimulado está Ciro Gomes (PDT) com 5,6%, Simone Tebet (MDB) com 4,7% e Soraya Thronicke (União) com 0,7%. Ainda pontuaram Felipe Dávila (Novo) com 0,3%, Vera Lúcia (PSTU) com 0,2%, Padre Kelman (PTB) com 0,1% e Sofia Manzano (PCB) com 0,1%. Indecisos são 6% e branco ou nulo são 4,1%.

 

Já no formato espontaneo, Lula tem 39,3% seguido por Bolsonaro com 31,6%. Ainda foram mencionados Ciro Gomes com 3,6%, Simone Tebet com 2,3%, outros com 0,9%. Brancos e nulos somaram 4,8% e indecisos são 17,5%. 

 

Outro dado apontado pela pesquisa é que 80,7% dos entrevistados indica que a decisão do voto em determinado candidato é definitiva. Já 19,3% sinalizaram que podem mudar de candidato até as eleições. 

 

Ao todo foram feitas 2.002 entrevistas, entre os dias 12 a 14 de setembro de 2022. A margem de erro: 2,2 pp com nível de confiança: 95%. O registro foi formalizado no número BR 06984/2022.

Mentira: Lula não debochou de enfermeiros e sempre defendeu piso para a categoria Volume de fake news contra ex-presidente deve crescer até as eleições de 2 de outubro

Lula tem um longo histórico de defesa da categoria de enfermagem – Divulgação

Uma das mais recentes fake news que circula em grupos bolsonaristas é que o ex-presidente Lula teria debochado de enfermeiros, após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter suspendido o piso salarial da categoria. A mentira que circula desde o domingo foi desmentida na manhã desta segunda (5) no site oficial do atual candidato presidencial do PT.

A mensagem falsa, de que Lula teria dito que enfermeiros “só servem para servir sopa” circula em grupos de Whatsapp e Telegram. Ela se enquadra na categoria “aleatória” de fake news, segundo classificação do site de checagem Verdade na Rede. Nesse tipo de mentira, os autores usam um tema do noticiário de forma deturpada.

:: Conheça 7 tipos de notícias falsas espalhadas pelo “Gabinete do Ódio” :::

O tema em questão foi a decisão divulgada no domingo (4) do ministro do STF Luís Roberto Barroso que suspendeu o piso por 60 dias para que os setores público e privado expliquem o impacto econômico da medida.

Ao contrário do que diz essa a postagem, Lula sempre defendeu os profissionais da enfermagem e o piso para a categoria, que foi uma vitória conquistada após muito empenho de parlamentares da esquerda. No dia 12 de maio deste ano, Lula declarou:

“Hoje é dia da enfermagem, uma categoria profissional que esteve bravamente na linha de frente do combate a covid, mesmo diante de constantes ataques do atual governo. Nossa saúde e seus profissionais precisam ser valorizados e tratados com respeito.”

Há meses liderando em todas as pesquisas de intenção de voto para presidente, Lula é alvo constante de fake news e esse volume de mentiras deve crescer até a votação do dia 2 de outubro. Para checar se alguma declaração do ex-presidente é verdadeira ou não, a melhor forma é acompanhar suas redes sociais e sites especializados em checagem de fatos.

Rui provoca ACM Neto e diz que Jerônimo vai dar ‘liberdade’ para Bruno ‘governar Salvador’

Rui provoca ACM Neto e diz que Jerônimo vai dar 'liberdade' para Bruno 'governar Salvador'

Foto: Anderson Ramos / Bahia Notícias

A menos de um mês do primeiro turno das eleições de 2022, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), decidiu alfinetar o candidato ao Palácio de Ondina, ACM Neto (União), na manhã desta segunda-feira (5). Durante a entrega de 20 ônibus elétricos, Rui falou sobre as linhas de ônibus de Salvador que seriam administradas pelo governo do Estado e sinalizou para a desistência do prefeito Bruno Reis (União) por uma suposta interferência do ex-gestor municipal.

 

“Ele [ACM Neto] podia dar uma chance ao Bruno [Reis] pelo menos. Ele quebrou o sistema de transporte de Salvador, ele foi testado e reprovado como péssimo gestor de transporte da capital, se alguém foi testado e reprovado foi ele. Deixa o Bruno governar e a gente conversar, permita que ele converse comigo, porque até agora ele começou a conversar e eu gastei sábado, domingo, passei em casa fazendo roteiro, mostrei ao prefeito, estava tudo acordado. Ele sinalizou inclusive que queria entregar os corredores de ônibus para o Estado e eu disse que aceitava”, disse Rui durante conversa com a imprensa.

 

“Eu a ele que não queria atropelar, chamar uma reunião com os empresários por cima da prefeitura, eu respeito o poder local e não quero mudar de postura porque você é de um partido diferente do meu, eu quero respeitar o município de Salvador. Então eu não chamei nenhuma reunião formal com os empresários. Eu disse ‘vamos fazer uma reunião juntos?’. E ele disse ‘eu vou pensar’, e toda vez que ele dizia isso eu lia de outra forma: ‘Eu vou consultar’. E ele disse para mim que estava ok o sistema e depois voltou atrás. Eu fiquei muito chateado e liguei para ele, ele botou a culpa nos empresários. Para o candidato eu digo: deixe o prefeito governar. O Wagner me passou o governo e nunca me atrapalhou, nunca me exigiu nada, diferente dele [ACM Neto]”, acrescentou.

 

O governador chegou a revelar uma conversa que teve com Bruno Reis no Dois de Julho, em Salvador. De acordo com Rui, o atual prefeito da capital baiana não tem autonomia para a tomada de decisões na gestão municipal.

 

“Eu brinquei com o prefeito no Dois de Julho e disse: ‘você vai ganhar sua liberdade no dia 2 de outubro, porque com Jerônimo eleito ele vai ganhar a liberdade de poder governar Salvador, que hoje ele não tem. Eu estou falando sério, eu não vou ficar aqui batendo no prefeito, eu não sou de agredir as pessoas. Mas ele infelizmente mostra sua fidelidade ao ex-prefeito, mas tudo ali tem que rezar para São Lucas, São Bernardo, ajoelhar para todos os santos para poder fazer as coisas. Masculino e feminino, Nossa Senhora do Rosário e o coitado do prefeito não consegue fazer nada sem pedir autorização. Eu só ouço relato que ele está tomando grito do ex-prefeito toda hora, coitado. Agora então que começou a despencar nas pesquisas parece que os gritos aumentaram”, provocou.

Mais de 156 milhões de eleitores vão às urnas no dia 2 de outubro, afirma TSE

Mais de 156 milhões de eleitores vão às urnas no dia 2 de outubro, afirma TSE

Foto: Nelson Jr./ ASICS/ TSE

No dia 2 de outubro os eleitores escolherão representantes para os cargos de deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.

 

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 156.454.011 brasileiras e brasileiros distribuídos entre 5.570 cidades do país, incluindo o Distrito Federal e Fernando de Noronha, e 181 localidades no exterior.

 

Ainda segundo o TSE, para estas eleições foi registrado um aumento de 6,21% do eleitorado em comparação com a última eleição geral, realizada em 2018, quando 147.306.275 pessoas estavam habilitadas para votar.

 

O eleitorado brasileiro é majoritariamente composto por mulheres. Elas correspondem a 52,65% do total apto a votar nas Eleições 2022. Já os homens somam 47,33% dos votantes.

 

Faixa etária

Este ano, serão 2.116.781 eleitores jovens, que têm 16 e 17 anos; e 14.893.281 eleitores com mais de 70 anos, cujo voto é facultativo. Somam-se ao grupo de eleitores idosos 184.330 votantes que possuem 100 anos ou mais. Pessoas na faixa dos 25 aos 44 anos correspondem a 40,72% dos eleitores.

 

Deficiência ou mobilidade reduzida

O eleitorado com deficiência no Brasil e no exterior corresponde a 0,81% do total de votantes. Ao todo, 1.271.381 pessoas declararam ter deficiência ou mobilidade reduzida, sendo 642.441 mulheres; 628.827 homens; e outras 113 sem informação relativa ao gênero.

 

Nome social

Por falar em gênero, desde 2018, pessoas transgênero, transexuais e travestis podem solicitar à Justiça Eleitoral a inclusão do nome social no título de eleitor. Naquele ano, 7.945 eleitores exerceram esse direito. Agora, esse número cresceu para 37.646 pessoas com nome social, um aumento de 373% em relação às últimas eleições gerais. Desses mais de 37 mil votantes, 20.129 se identificam com o gênero feminino e 17.517 com o masculino.

 

Colégios eleitorais

São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados que representam os três maiores colégios eleitorais do Brasil, respectivamente. São Paulo concentra 22,16% de todas as pessoas aptas a votar em 2022. Logo em seguida vem Minas Gerais, com 10,41%; e Rio de Janeiro, com 8,2% do total de eleitores do país.

Roraima, Amapá e Acre são os estados que representam os três menores colégios eleitorais. Em Roraima votam 0,23% do total de eleitores, enquanto no Amapá estão 0,35% e no Acre 0,38% do eleitorado.

 

Vagas disponíveis

No Congresso Nacional são 540 vagas disponíveis, sendo 513 para deputada ou deputado federal e outras 27 para senadora ou senador.

Nas Assembleias Legislativas são 1.035 cadeiras em disputa, distribuídas em 26 Unidades da Federação. Já para a Câmara Legislativa do DF serão eleitos 24 parlamentares.

Para os cargos do Poder Executivo serão escolhidos 27 governadores e um presidente da República.

 

Servidores e Mesários

A realização de eleições para eleger representantes políticos é uma conquista assegurada pela Constituição Federal.

 

Em todo país, mais de 22 mil servidoras e servidores da Justiça Eleitoral trabalham para garantir que esse direito possa ser exercido. Além disso, são mais de três mil juízas e juízes e três mil promotoras e promotores, que atuam em 28 tribunais eleitorais; 2.637 zonas e 496 mil seções eleitorais, instaladas inclusive nas aldeias de povos originários.

 

Neste ano, 1,7 milhão de mesários foram nomeados para trabalhar nas seções eleitorais espalhadas pelo país. Entre eles, 52% foram convocados pela Justiça Eleitoral a realizar o trabalho, enquanto 48% se candidataram para atuar voluntariamente no dia da eleição.

Em Paripiranga, Jerônimo Rodrigues reafirma confiança em vitória no 1º turno

Em Paripiranga, Jerônimo Rodrigues reafirma confiança em vitória no 1º turno

Foto: Divulgação

O candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi recebido com um grande evento de campanha neste domingo (4) em Paripiranga. O petista criticou ainda o ex-prefeito ACM Neto (União) por utilizar uma concessão pública, como a TV Bahia, para se beneficiar na campanha eleitoral.

 

“Vocês podem perceber que o lado do tanto faz está tão desesperado que não finge nem mais separar os empreendimentos privados da disputa política. O ex-prefeito, aquele que fica em cima do muro e não assume Bolsonaro, usa de uma concessão pública para administrar seu site de campanha. Não sabe separar o público do privado, é mais um absurdo que ele comete”, criticou Jerônimo.

 

“Ainda assim, com todo respeito à oposição, que está aí conhecendo a Bahia pela primeira vez, pisando fora da capital, eu reafirmo aqui que nós vamos vencer no primeiro turno”, afirmou Jerônimo. “Eu vou cuidar da Bahia com o presidente Lula ao meu lado”, continuou o petista.

 

O petista ressaltou ainda que, apesar do cenário nacional desfavorável, com o retorno do Brasil ao mapa da fome e altas taxas de desemprego e inflação, a sua gestão irá atuar para sanar estes problemas na Bahia e garantir desenvolvimento econômico e social para todo estado.

 

“A minha marca será a inclusão, nós vamos lutar contra a fome, o desemprego e a inflação. Vamos expulsar esses males da Bahia e do Brasil, ao lado de Lula”, complementou.

 

O prefeito de Paripiranga, Justino Neto (Pros), afirmou que Jerônimo é um homem que é a cara do povo e que já se provou como gestor competente para assumir a gestão estadual. Segundo ele, o petista terá votação recorde no município.

 

“Jerônimo terá 80% dos votos aqui em Paripiranga. Ele tem a cara do povo, a história do povo, representa o povo, não nasceu em berço de ouro e chão de mármore. Eu tenho certeza de que ele terá uma gestão ainda melhor que a de Rui Costa, que já fez muito pela Bahia e por Paripiranga”, declarou o prefeito.

 

“É como eu venho dizendo: o Brasil tem jeito e a Bahia tem lado. A Bahia não está do lado deles, o lado de lá que destruiu o país junto com Bolsonaro, o ex-prefeito fez campanha, indicou aliados para cargos aqui na Bahia e agora finge que não é com ele. A Bahia está do lado de quem gostar de cuidar de gente, da comida na mesa, do emprego, dos investimentos em Saúde e de quem realmente olha para a população e tem a política como missão, não como apoio para interesses privados e enriquecer”, garantiu Jerônimo.

 

Neste domingo, além de Paripiranga, Jerônimo ainda participa de carreatas nas cidades de Adustina, Fátima, Cícero Dantas, Sítio do Quinto, Jeremoabo e Coronel João Sá.

A PREFEITA DONA NILDA ESTEVE COM O GOVERNADOR RUI COSTA O CANDIDATO A GOVERNADOR JERONIMO RODRIQUES E O CANDIDATO AO SENADO OTTO ALENCAR[ VEJAM O VIDEO]

João Roma aponta covardia de ACM Neto por fugir de debates

João Roma aponta covardia de ACM Neto por fugir de debates

Foto: Divulgação

O candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), apontou a covardia do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), por fugir dos debates entre os candidatos ao governo.

 

“É importante destacar que a o debate nacional entre os candidatos a presidente teve um recado para o debate de governadores da Bahia, porque para presidente todo mundo foi, já aqui na Bahia teve um covarde que não foi porque não tem tratado a população com respeito, tem sido covarde na política”, disse o candidato, nesta quarta-feira (31).

 

Roma salientou que “o mínimo que [um candidato] deve oferecer é verdade e transparência para a população. O que é que ele faz? Se omite dos debates, exerce total covardia não só na política, mas nas relações pessoais. Basta ver o que ele faz com os adversários e até com os aliados políticos: uma postura plenamente covarde. Não é isso que me motiva na vida pública”, declarou Roma.

 

Roma também rejeitou a hipótese levantada pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, que ele poderia ser o “vice natural” de ACM Neto (UB) na chapa ao governo estadual do ex-prefeito de Salvador se não tivessem rompido politicamente. “Bruno Reis não pode me medir pela régua dele. Por acaso, ele perguntou se eu teria interesse de ser vice?”, questionou Roma.

 

“Eu sempre tive muita vocação para a política e para a vida pública e eu acho que nós temos que ser movidos por desafios. A política não é profissão, política é vocação que vem do latim ‘vocare’ que significa chamado do Senhor. Então nós estamos nesse propósito para defender a população, nós temos que defender o que nós acreditamos”, pontuou Roma.

 

O ex-ministro da Cidadania deixou claro que qualquer escolha sua estaria vinculada ao apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). “E ele [ACM] disse que não queria conta com Bolsonaro”, ressaltou o candidato apoiado pelo presidente da República. O candidato do PL salientou disse que é justamente neste ponto que ele se afasta completamente do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), que também “não sabe se é carne ou se é peixe” e dissimula suas opiniões, tentando atrair votos de bolsonaristas e petistas, o que, segundo o ex-ministro, é um desserviço à democracia.

 

Roma apontou que o ex-prefeito é “refém do politicamente correto” que sempre busca saber o que vão pensar antes de emitir uma opinião ou saber o que as pessoas querem ouvir isso. “É justamente a anti-liderança. Isso é a antítese do que o líder deve fazer. E isso não me aproxima. Eu já disse que quero distância e quero mesmo. Porque ele representa o que eu não acredito mais na política”, justificou João Roma.

 

O candidato a governador pelo PL disse que tanto ACM Neto quanto Jerônimo Rodrigues, candidato do PT ao governo, representam as duas faces da mesma moeda nas práticas de perseguição, empreguismo e ‘toma lá dá cá’. “Se a pessoa desse uma curtida em uma foto minha na internet, era punido na Prefeitura de Salvador. Então depois ele [ACM Neto] está reclamando que Rui Costa só libera convênio porque a pessoa grava vídeo com o Jerônimo?”, indagou.

Soraya Thronicke é beneficiada com R$ 95 milhões em emendas do orçamento secreto

Soraya Thronicke é beneficiada com R$ 95 milhões em emendas do orçamento secreto

Foto: Reprodução / Band

A senadora Soraya Thronicke (União-MS), candidata à presidência da República, indicou R$ 95,2 milhões em emendas parlamentares do orçamento secreto nos últimos três anos, conforme levantamento realizado pelo jornal Estado de S. Paulo. A parlamentar era aliada do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas rompeu após discordâncias com relação à condução do governo federal durante a pandemia de Covid-19.

 

Além de Soraya, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) apadrinhou R$ 19,2 milhões em emendas secretas em 2020. Ela concorre ao cargo de vice-presidente na chapa de Simone Tebet (MDB), que tem classificado o orçamento secreto como o “maior esquema de corrupção do planeta” e que declara não ter recebido nenhum valor.

 

O orçamento secreto consiste na liberação de verbas federais para deputados e senadores sem transparência. Não é possível saber quais parlamentares o governo atendeu e quais foram os critérios para o pagamento, a não ser que eles queiram informar. O esquema começou a funcionar em 2020, com R$ 20,1 bilhões, e chega a R$ 16,5 bilhões neste ano, período de eleições.

 

A liberação se tornou um dos maiores escândalos do governo Bolsonaro e chegou a ser barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado, mas foi destravada após reação do Planalto e da cúpula do Congresso.

 

As verbas são carimbadas pelo relator-geral do Orçamento no Congresso e entram em uma rubrica marcada tecnicamente como “emendas RP-9″. Formalmente quem aparece como autor da indicação da verba para determinada localidade é o relator-geral do Orçamento, mas, na verdade, a destinação dos recursos para redutos eleitorais segue pedidos feitos por parlamentares, cuja identidade não é possível verificar. O governo, por sua vez, libera o dinheiro para comprar apoio político no Legislativo.

Ex-prefeito Gazzo oficializa apoio ao candidato a governador da Bahia, ACM Neto

Nesta terça-feira (30) o candidato a governador da Bahia, ACM Neto, recebeu o apoio do ex-prefeito de Bom Jesus da Serra, Edinaldo Meira Silva (Gazzo). Filiado ao PSD (partido da base de Rui Costa), o ex-prefeito preferiu seguir o mesmo caminho de vários prefeitos e ex-prefeitos do partido e decidiu apoiar ACM Neto, que é líder nas pesquisas de intenção de voto.

Gazzo foi prefeito do município por 3 vezes (2005-2008) – (2009-2012) – 2017-2020. O ex-vereador Flávio e o deputado estadual Paulo Câmara também participaram da reunião no escritório de ACM Neto em Salvador.

IPEC: Estável, Lula mantém liderança e venceria eleição presidencial no 1º turno

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto na corrida presidencial de 2022, de acordo com números da nova pesquisa do Ipec, contratada pela TV Globo e divulgada nesta segunda-feira (29). O petista se manteve estável, mantendo os 44% de preferência que obteve no levantamento divulgado no último dia 15 de agosto.

 

Jair Bolsonaro (PL), atual presidente da República, também se manteve estável, com 32% das intenções de voto. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) subiu um ponto percentual e chegou a 7% da preferência, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB) saiu de 2% para 3%.

 

Felipe D’Ávila (Novo), que não pontuou na pesquisa anterior, chegou a 1% nesta semana. Já Vera Lúcia (PSTU), que teve 1% há 14 dias, agora não conseguiu pontuar. Os demais candidatos ficaram com 0%.

 

Brancos e nulos eram 6% e agora somaram 7%, enquanto os indecisos eram 7% e são 6% no novo levantamento.

 

Conforme os números divulgados nesta segunda-feira pelo Ipec, Lula venceria a eleição presidencial no primeiro turno caso ela acontecesse hoje, pois a soma da pontuação dos adversários (43%) não ultrapassa os 44% alcançados pelo petista.

 

O Ipec entrevistou 2.000 eleitores entre os dias 26 e 28 de agosto em 128 municípios do Brasil. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01979/2022.