:: ‘Bahia’
Prefeito de Mata de São João, do União Brasil, comemora parceria com Jerônimo.
A manhã desta quarta-feira (19) foi marcada pela declaração do prefeito de Mata de São João, Bira da Barraca (União Brasil), que comemorou a união de seu governo ao governo de Jerônimo Rodrigues (PT). A declaração foi dada durante discurso na cerimônia de inauguração do retrofit do Hotel Sol Grand Premium, em Costa do Sauípe, o maior resort de praia do Brasil, com um investimento de R$ 90 milhões.
Bira da Barraca é sucessor de João Gualberto, ex-deputado e ex-presidente do PSDB na Bahia, uma das lideranças da oposição ao governo do Estado. A prefeitura de Mata de São João, município ao qual pertence a Praia do Forte, é uma das joias do Netismo na Região Metropolitana. A aproximação de Bira com o PT pode embolar o jogo eleitoral no município, em 2026.
“Vamos estar juntos e de mãos dadas para a gente fazer uma Mata de São João melhor”, disse Bira na presença do vice-governador, Geraldo Júnior, executivos da Aviva, plataforma de entretenimento responsável pela administração do complexo, secretário de Turismo, Maurício Bacellar, secretários, vereadores e vereadoras do município de Mata de São João.
Ontem (18), no Centro de Operações e Inteligência (COI), o prefeito Bira da Barraca, esteve reunido com seu staff, vereadores e presidente da Câmara de Mata de São João, discutindo ações em parceria com o governo do Estado, como fizeram mais de 50 prefeitos desde janeiro deste ano.
Mais investimentos – Durante a solenidade o governador e as autoridades conheceram as obras que estão em andamento e futuras entregas. As obras do Hot Park, que ocupará 100 mil m² com mais de 20 atrações e será dividido em 5 áreas tematizadas foram vistas de perto pelos presentes. O parque que terá investimento de R$350 milhões tem expectativa de gerar cerca de 2.150 entre empregos diretos e indiretos em toda a região e contribuirá com mais de R$ 521 milhões de impostos em 10 anos. São mais de R$ 52 milhões, em média, a cada ano, injetados na economia.
Governador recebe prefeito de Riachão das Neves para alinhamento de projetos para o município e entrega ambulâncias, kit hospitalar e ônibus escolar
Necessidades para a infraestrutura, abastecimento de água, saúde e educação foram algumas das apresentadas pelo prefeito de Riachão das Neves, do oeste baiano, durante reunião com o governador Jerônimo Rodrigues, no gabinete oficial, em Salvador, nesta terça-feira (18). Durante a escuta ao município, foram entregues, por meio das Secretarias da Saúde (Sesab) e da Educação (SEC), duas ambulâncias, um kit de estabilização hospitalar e um ônibus escolar.
“Conversamos sobre pavimentações de rodovias, construção de escolas, hoje a prefeitura já leva duas ambulâncias e um ônibus. O Governo do Estado dá as mãos ao município para que possamos, nos próximos quatro anos de sua gestão, cuidar do povo de Riachão das Neves”, disse o governador ao prefeito, em reunião.
Estão entre as necessidades apresentadas pelo prefeito, a construção de uma ponte, de um sistema de abastecimento de água, do portal da entrada da cidade, de um colégio de tempo integral e outras obras para a saúde e para a infraestrutura. Para o prefeito Moa Nascimento, uma oportunidade de investir em grandes obras para a população da cidade do oeste.
“Temos muitos desafios, mas a parceria do Governo do Estado com Riachão das Neves vem nos ajudando. Uma reunião produtiva, em breve o governador vai na nossa cidade inaugurar algumas obras, que estão bastante avançadas, e anunciar outras para melhorar a situação do nosso município”, sinalizou o prefeito de Riachão das Neves.
Desde janeiro, o governador Jerônimo Rodrigues e seu secretariado têm realizado reuniões de alinhamento com os novos gestores municipais. Ao todo, já foram 61 prefeituras atendidas desde o começo do ano. Durante os encontros, os titulares das secretarias também apresentam obras entregues e projetos encaminhados pelo Governo da Bahia em cada cidade recebida.
Jerônimo Rodrigues reúne mais de 40 prefeitos em Itabuna
O encontro ocorreu durante agenda extensa do governador que vai passar 4 dias na região sul da Bahia
O governador Jerônimo Rodrigues montou acampamento na região sul do Estado e iniciou nesta quinta-feira (13) uma agenda de quatro dias na região. Mostrando força política e uma grande articulação reuniu mais de 40 prefeitos, em jantar promovido pelo gestor da cidade, Augusto Castro (PSD) que terminou na madrugada desta sexta (14).
A agenda contou com a presença do ministro Rui Costa, do ex-deputado e presidente do Avante, Ronaldo Carleto, do novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, além de ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais e lideranças de toda a região.
O número expressivo é reflexo dos recorrentes atendimentos realizados pelo chefe do Executivo, sob articulação da Secretaria de Relações Institucionais (Serin).
Em Itabuna, o governador realizou diferentes entregas nas áreas da saúde, infraestrutura e segurança, contabilizando um total de R$ 342,3 milhões de obras concluídas e em andamento, nos últimos dois anos.
Bahia reduz tempo de espera por consultas e se destaca na assistência à saúde
A Bahia figura entre os estados com menor tempo médio de espera para consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS), com 12,5 dias, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde publicados pelo jornal O Globo neste domingo (16/03). O tempo de espera no estado é significativamente menor do que a média nacional de 57 dias e muito abaixo do registrado no Distrito Federal, que lidera o ranking com 150,3 dias de espera.
O resultado coloca a Bahia como o segundo estado com menor tempo de espera do país, ficando atrás apenas do Piauí, que registrou 10,8 dias. Enquanto isso, todas as unidades da federação do Sul e Sudeste apresentam números superiores aos dos estados nordestinos, demonstrando o avanço da regionalização da saúde na Bahia.
O desempenho da Bahia na redução do tempo de espera é resultado de uma estratégia consolidada de descentralização do atendimento especializado, com a implementação das policlínicas regionais de saúde. Atualmente, 26 policlínicas estão em funcionamento no estado, ampliando o acesso da população a exames e consultas especializadas. Desde sua implantação, as unidades já realizaram mais de 7 milhões de atendimentos, reduzindo a necessidade de deslocamentos para grandes centros urbanos e diminuindo a sobrecarga em hospitais.
O modelo de policlínicas regionais permite que os baianos tenham acesso a especialistas em áreas como cardiologia, ortopedia, endocrinologia e neurologia, além de exames de alta complexidade, como tomografias, ressonâncias magnéticas e ultrassonografias.
A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, destacou a importância desse modelo na melhoria dos indicadores da saúde pública:
“A redução no tempo de espera para consultas especializadas é um reflexo do compromisso do Governo da Bahia com a ampliação do acesso à saúde. As policlínicas regionais estão garantindo que os baianos tenham atendimento rápido e próximo de suas casas, reduzindo desigualdades e promovendo uma saúde pública mais eficiente e resolutiva.”
Além das policlínicas, a Bahia tem investido na ampliação da infraestrutura hospitalar, construção de novas unidades de saúde e fortalecimento da atenção básica. O estado também tem se destacado na digitalização dos processos de regulação e na melhoria da gestão dos fluxos assistenciais, garantindo maior eficiência na marcação de consultas e exames.
Feiras de Saúde aceleram atendimentos e fortalecem a prevenção
Para reduzir a demanda reprimida e garantir assistência ágil à população, o Governo da Bahia já realizou 106 Feiras de Saúde nos últimos dois anos, beneficiando mais de 900 mil pessoas. O projeto, reconhecido pela população como um serviço essencial, tem sido fundamental para complementar a rede pública de saúde, agilizando atendimentos represados e fortalecendo a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças.
Nas feiras, a população tem acesso a diversos serviços, incluindo consultas de triagem para cirurgias de catarata, encaminhamento para a cirurgia e limpeza de lentes para quem já passou pelo procedimento (Yag Laser). Também são oferecidos atendimento odontológico, preventivo ginecológico, avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia, além da imunização contra a Covid-19 e vacinas de rotina. O projeto disponibiliza ainda testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, exames como ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raio-X e laboratoriais, além de encaminhamentos para cirurgias eletivas. A iniciativa reforça o compromisso do governo estadual com a ampliação do acesso à saúde e a redução das filas de espera no SUS.
Os números do Ministério da Saúde confirmam que a Bahia está no caminho certo ao garantir atendimento especializado no menor tempo possível. A estratégia do governo estadual tem sido referência para outras regiões, consolidando a Bahia como um dos estados que mais investem na regionalização da saúde e na melhoria da assistência à população.
Agenda Cultural | Festival de Inverno Bahia é confirmado e tem datas definidas em Vitória da Conquista

Ao contrário do que divulgaram, o Festival de Inverno Bahia tem data definida: 22, 23 24 de agosto. Assim como nos anos anteriores, o evento vai ser realizado no Parque Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (17), pela Bahia Eventos e Salvador Produções, que realizam juntas a produção do evento. Apesar disso, as atrações da 19ª edição do festival ainda não foram anunciadas. Em anos anteriores o Festival teve apresentações de Maria Bethânia, IZA, Marisa Monte e Samuel Rosa. As atrações serão divulgadas ao longo dos próximos meses. Nesta edição, as produtoras prometem trazer um novo olhar para o evento, com grandes atrações, experiências diferenciadas e uma estrutura inovadora.
Nome de Andréa Castro cresce no cenário político e atrai apoios para 2026

O nome de Andréa Castro está ganhando cada vez mais força na política baiana. Durante a visita do governador Jerônimo Rodrigues (PT) a Itabuna, a primeira-dama mostrou toda sua habilidade política, circulando entre prefeitos, ex-prefeitos e deputados, consolidando ainda mais sua presença no cenário regional.
Nos bastidores, a notícia de sua pré-candidatura a deputada estadual foi recebida com entusiasmo pelo governador, o que já é um sinal claro de apoio. Além disso, Andréa tem chamado atenção de vários partidos, recebendo até um convite especial de Ronaldo Carletto, presidente do Avante, durante um almoço em Almadina.
Com articulação forte e crescente reconhecimento, Andréa Castro se firma como um dos nomes mais promissores para a próxima eleição estadual. Se antes seu nome era cogitado, agora já é visto como uma candidatura de peso.
É COM MUITO PESAR QUE COMUNICAMOS O FALECIMENTO DE RE MUITO CONHECIDO NA CIDADE DE POÇÕES
É COM MUITO PESAR QUE INFORMAMOS O FALECIMENTO RICARDINO CHAVES DA AMARAL CONHECIDO COMO RE NESSA TARDE DE SÁBADO SEGUNDO INFORMAÇÕES TEVE UM INFARTO FOI ENCAMINHADO A UPA POÇÕES ONDE VEIO A ÓBITO RE É UMA PESSOA MUITO CONHECIDA NA CIDADE DE POÇÕES FOI MOTO TAXISTA POR MUITO TEMPO E ESTAVA TRABALHANDO NA PREFEITURA DE POÇÕES COMO MOTORISTA DE AMBULÂNCIA FICA NO PESAR A FAMÍLIA E AMIGOS NESSE MOMENTO TRISTE MAIS TARDE TRAREMOS MAIS INFORMAÇÕES
Itabuna avança na saúde com ampliação do Hospital de Base e novo Centro de Hemodiálise

A região Sul ganhou mais um dia de entregas e ampliação dos serviços com investimentos na área da saúde. O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) foi ampliado e a nova estrutura foi entregue nesta sexta-feira (14), pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e da secretária da Saúde, Roberta Santana. A obra realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) recebeu um investimento de mais de R$ 56,3 milhões e equipamentos da Sesab. A unidade, referência macrorregional para 22 municípios da região, agora conta com mais 20 leitos de UTI, seis novas salas cirúrgicas, adequação da área de imagem com a implantação de um novo tomógrafo e raio-X, e a ampliação da emergência, que passa a contar com oito leitos de observação, três leitos de sala vermelha e quatro leitos de sala amarela.

Com a ampliação, a capacidade de cirurgias eletivas aumentará de 60 para 300 procedimentos mensais, um crescimento de 400% no volume de procedimentos realizados. Além disso, 185 novos profissionais foram contratados para reforçar a equipe de assistência, incluindo 25 médicos. A secretária Roberta Santana ressaltou o investimento em novos serviços e a continuidade da ampliação em breve. “Hoje, com mais essa ampliação, chegamos a um hospital municipal com um total de 40 leitos de UTI 100% equipados. São salas cirúrgicas novas montadas com toda a tecnologia para garantir o melhor acesso. Aqui já foram realizados mais de 24 mil atendimentos e com a implementação de tomógrafos de alta tecnologia e o serviço de colonoscopia implantado, atenderemos muito mais. Nós vamos requalificar também outra parte em breve”, destacou.
Na ocasião, o governador realizou uma visita guiada e conheceu as instalações do hospital. De acordo com Jerônimo Rodrigues, as agendas consecutivas no município representam um avanço na saúde que deve impactar na agilidade e ampliação da assistência. “O atendimento já inicia neste sábado. Para se ter uma ideia, as pessoas do Centro de Hemodiálise não precisarão mais esperar por tanto tempo, pois estamos aos poucos resolvendo a situação. Sempre haverá uma fila, mas o que realmente vai mudar é a agilidade com que os hospitais do nosso país vão atender essas demandas. A regulação funciona de forma que, se um hospital não tiver capacidade ou leitos disponíveis, ela redistribui o paciente para uma unidade que tenha os recursos necessários. Um exemplo disso é Itabuna, onde temos trabalhado para otimizar o fluxo.”
Emocionado, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, agradeceu ao prefeito de Itabuna pela homenagem, que consistiu em dar o nome de sua mãe, Maria Luzia Costa dos Santos, ao Centro Cirúrgico da cidade. Durante seu discurso ele ainda pontuou, “um novo prédio com novos equipamentos, equipamentos sofisticados, equipamentos iguais aos equipamentos dos hospitais privados que tem na Bahia e no Brasil. Com equipamentos de tomografia e ressonância de ponta. Então as pessoas que buscam ou precisam desse hospital, não só irão encontrar instalações adequadas, como o acolhimento dos profissionais qualificados que estão aqui”.
Para a moradora de Itabuna e administradora, Jussara Andrade, o novo hospital só fortalece a saúde do município e beneficia a população. “Eu moro em Itabuna há muitos anos e posso dizer que essa ampliação do Hospital de Base é um marco pra nossa região. Agora temos uma estrutura muito melhor pra atender a gente e eu me sinto mais segura, sabendo que o atendimento médico vai ser mais rápido e eficiente. Isso faz toda a diferença, não só pra mim, mas pra todos que dependem do sistema de saúde pública”, comemorou. Já o prefeito da cidade, Augusto Castro, exaltou o trabalho e o esforço do governo estadual e federal em beneficiar a população com investimentos na saúde. “Um hospital de alta complexidade que salva diariamente muitas vidas. Só agradecer por esse avanço na saúde da região. Agradecer ao querido governador Jerônimo, ao ministro Rui Costa ele que tem feito um grande trabalho em defesa da Bahia e dos baianos. E a Bahia tem, cada dia, feito investimento em várias áreas, principalmente a área da saúde. Um grande equipamento público que não só passou por uma ampliação, mas um novo hospital que os moradores recebem hoje”, completou o prefeito.
*Outras entregas*
Durante a visita foram realizadas outras entregas importantes para a região. Por meio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o governador entregou duas ambulâncias para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
Esta sexta-feira marcou o segundo dia de agenda do governador na cidade. Na quinta-feira, Jerônimo Rodrigues inaugurou o Novo Centro de Hemodiálise Dr. Renato Borges da Costa – 2ª etapa das Obras do Hospital São Lucas, que recebeu investimento de R$ 8,1 milhões, e entregou a ampliação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água. Ainda nesta sexta-feira, o governador segue no município e se reúne na AABB com empresários do chocolate.




Bahia Preso em Boipeba vereador suspeito de tentativa de feminicídio, em SAJ, após 19 dias foragido
O vereador Edivan de Jesus Santos (União Brasil), conhecido como Morão, foi preso na tarde desta quarta-feira (12) no distrito de Boipeba, no município de Cairu, no Baixo Sul. Ele estava foragido há 19 dias após ser acusado de tentar matar sua companheira com golpes de faca e um pedaço de madeira em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano.
A prisão foi realizada pela polícia em uma residência onde Morão estava escondido. Segundo o delegado Fábio Santos, o vereador recebeu voz de prisão no local e, após a captura, foi transferido para Santo Antônio de Jesus, onde passará por exame de corpo de delito e audiência de custódia.
A tentativa de feminicídio ocorreu no dia 22 de fevereiro, no bairro Salgadeira. De acordo com a Polícia Civil, a vítima, uma mulher de 41 anos, relatou que foi brutalmente agredida durante uma discussão no imóvel do casal. O crime teria sido motivado por ciúmes.Após a agressão, a vítima recebeu atendimento médico e solicitou uma medida protetiva. Além disso, a polícia acompanhou a retirada de seus pertences da casa onde morava com o vereador.
Diante da gravidade do caso, a Justiça decretou a prisão preventiva de Morão no dia 24 de fevereiro. No mesmo dia, sua assessoria protocolou um pedido de licença de 120 dias na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, aprovado por unanimidade.
Posicionamento da Câmara Municipal
Em nota oficial, a Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus repudiou qualquer forma de violência contra a mulher e afirmou estar acompanhando o caso com atenção e responsabilidade.
“Embora a situação não esteja diretamente relacionada ao exercício do mandato, a Presidência segue atenta ao andamento do caso. Confiamos no trabalho das autoridades para que a investigação transcorra com rigor e imparcialidade, garantindo o devido processo legal”, diz um trecho da nota.
A prisão do vereador reforça a importância do combate à violência doméstica e da atuação rigorosa das autoridades para garantir justiça às vítimas.










