prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Bahia’

Patrimônio da Bahia: Fundação José Silveira detém os melhores indicadores no tratamento da tuberculose do país

Nesta sexta-feira (21/02), o Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT), unidade que deu origem à Fundação José Silveira (FJS), comemora 88 anos de uma trajetória marcada pela dedicação no combate à tuberculose. Criado pelo Professor José Silveira, um visionário que uniu conhecimento científico e compromisso social, o IBIT se destaca nacionalmente por sua eficiência no tratamento da doença.

Os resultados mostram uma taxa de sucesso terapêutico de 87,2% e apenas 3,7% de abandono do tratamento. Estes índices superam as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, que considera como aceitáveis uma taxa de cura de 85% e um abandono de até 5%.

Inovação e avanços no combate à tuberculose

A pesquisa contínua, como a realizada pelo IBIT, é fundamental para desenvolver novas ferramentas de diagnóstico e tratamento, promovendo a redução da mortalidade. Tais recursos também contribuem para alcançar, no futuro, a erradicação da doença. “É com imensa alegria que comemoramos os 88 anos do IBIT, quase um século de luta contra a tuberculose, quase um século do imenso legado deixado por José Silveira e sua esposa, Ivone Silveira”, celebrou Dr. Geraldo Leite, presidente da FJS.

ATENÇÃO-10 perigosos traficantes fugiram do presídio

Dez detentos fugiram do Centro de Detenção Provisória de Viana 2 (CDPV2), localizado na Região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo.

Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) confirmou a fuga e informou que as buscas pelos foragidos estão em andamento. Equipes da Polícia Militar e de outras forças de segurança estão mobilizadas na tentativa de recapturar os fugitivos.

Ainda não foram divulgadas informações sobre como os detentos escaparam ou suas identidades. A Sejus afirmou que está investigando as circunstâncias da fuga e adotará medidas para reforçar a segurança na unidade prisional.

Delegada detalha investigação sobre morte de adolescente que injetou líquido de borboleta Investigação descarta desafio da internet e aponta que o adolescente injetou a substância por conta própria. Polícia aguarda laudos periciais para esclarecer a causa da morte.

image 1 band fm conquista

Em entrevista ao Jornal Band News nesta terça-feira (18), a delegada da Polícia Civil, Karla Rodrigues, detalhou o andamento da investigação sobre a morte de Davi Nunes Moreira, de 14 anos. Segundo a delegada, a polícia teve conhecimento do caso por meio do levantamento cadavérico e de informações fornecidas por vizinhos.

“Esse jovem de 14 anos amassou uma borboleta, misturou com água e injetou o líquido na própria perna. A perna começou a inchar, e ele foi encaminhado ao Hospital de Planalto. Depois, devido à gravidade do caso, foi transferido para Vitória da Conquista, onde veio a óbito”, explicou a delegada.

Sobre a dinâmica familiar, Rodrigues destacou que o pai do adolescente cria os filhos sozinho. “Nosso trabalho inclui ouvir os familiares e também os médicos que prestaram atendimento ao jovem. A mãe também será chamada para depor, pois ela não convivia com ele”, afirmou.

WhatsApp Image 2025 02 18 at 13.14.49 band fm conquistaA delegada reiterou que essa situação é inédita e negou qualquer relação com um suposto desafio da internet. “Em conversa com os vizinhos, foi relatado que Davi tinha o hábito de pegar insetos e guardá-los em potes. Também soubemos que ele acreditava que poderia se transformar em super-herói, influenciado por filmes como Homem-Aranha”, pontuou.

Alerta para os pais

Rodrigues enfatizou a importância da atenção dos pais ao comportamento dos filhos. “Os pais precisam estar atentos ao que os filhos fazem e ao que consomem na internet. Muitos adolescentes passam longos períodos sozinhos em casa, e é essencial que os pais acompanhem suas atividades e interesses”, disse.

Ela destacou que é necessário verificar o que as crianças e adolescentes guardam em seus quartos e quais são seus hábitos. “O caso nos mostra como é importante dialogar com os filhos e compreender seus pensamentos e influências. A fantasia pode se tornar um risco quando não há orientação adequada”, alertou.

Investigação em andamento

A Polícia Civil continua coletando provas e aguardando os resultados dos exames periciais para esclarecer a causa da morte. “A seringa usada pelo jovem foi recolhida para análise. Os laudos periciais serão fundamentais para esclarecer os detalhes da tragédia”, explicou Rodrigues.

A Polícia Civil tem um prazo de 30 dias para concluir o inquérito. No entanto, a polícia pode prorrogar esse prazo, dependendo dos resultados da necropsia. “Precisamos aguardar os laudos periciais para uma conclusão precisa sobre a causa da morte”, afirmou a delegada.

Medidas preventivas

Para evitar situações semelhantes, a Polícia Civil, em parceria com outros órgãos, está estudando formas de conscientização. “Estamos trabalhando para garantir que casos como esse não se repitam. A educação sobre os riscos dessa prática será uma das frentes de trabalho”, concluiu Rodrigues.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que, seguindo as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM), não divulgará mais informações sobre o caso, a fim de preservar o sigilo médico e a privacidade da equipe envolvida.

PLANALTO: MORRE O JOVEM DAVI NUNES-PREFEITURA EMITE NOTA DE PESAR.

A cidade de Planalto foi tomada por uma onda de tristeza na noite desta quinta-feira (13) com a notícia do falecimento de Davi Nunes Almeida, jovem morador do bairro Maracujina.

Davi estava internado em um hospital de Vitória da Conquista devido a complicações de saúde que não foram divulgadas. Seu falecimento trouxe grande pesar à comunidade, que se une para prestar solidariedade aos familiares e amigos.

Neste momento de dor, a Prefeitura de Planalto publicou uma nota de pesar, expressando seus mais profundos sentimentos e solidariedade aos entes queridos de Davi. As informações sobre o velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.

ATENÇAO- MARIA CONCEIÇÃO DA SILVA 57 ANOS MORADORA DE BRUMADO-BA ESTA DESAPARECIDA SEGUNDO INFORMAÇÕES DEVE ESTA EM VITORIA DA CONQUISTA MAIS INFORMAÇÕES NA MATÉRIA

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA FRAUDES EM LICITAÇÕES NA BAHIA

Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, nas cidades de Feira de Santana, Conceição do Jacuípe e Salvador

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União – CGU, deflagram, na manhã desta quarta-feira (12/2), a Operação Antares, com o objetivo de cumprir mandados judiciais decorrentes de investigação relativa a irregularidades na contratação de empresa para locação e manutenção de equipamentos médico-hospitalares, no município de Conceição do Jacuípe/BA.

 A investigação detectou que a Prefeitura de Conceição do Jacuípe realizou procedimento de Dispensa de Licitação, em 2021, para contratação de empresa para locação de equipamentos médico-hospitalares pelo valor de R$ 420 mil, e mesmo havendo previsão contratual de que a empresa vencedora deveria prover a manutenção dos equipamentos locados, foi também realizada outra Dispensa de Licitação para contratação de empresa para executar manutenção dos aparelhos locados, pelo valor de R$ 106.800,00, sagrando-se vencedora a mesma empresa que locou os equipamentos.

Apurou-se que houve conluio e direcionamento para a contratação da empresa vencedora dos certames, pois as empresas que apresentaram propostas nos procedimentos licitatórios pertencem a um mesmo grupo familiar.

Foi também realizado, no mesmo ano de 2021, um Pregão Presencial para locação dos mesmos equipamentos que já tinham sido objeto da Dispensa de Licitação, no valor de R$ 837.600,00.

Os procedimentos licitatórios com mesmo objeto se repetiram no ano de 2022, gerando um custo para o município superior a R$ 333 mil.

Na data de hoje, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, nas cidades baianas de Feira de Santana, Conceição do Jacuípe e Salvador.

Os investigados irão responder pelos crimes de responsabilidade de prefeito, fraude a licitação, além de corrupção ativa e passiva e lavagem de capitais.

Deputado Estadual Fabrício Falcão envia ônibus-escolar para Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

A frota do Transporte Escolar da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista foi reforçada com a entrega de um novo ônibus de 29 lugares na terça-feira (11). A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade afirmou: “Hoje estamos entregando mais um ônibus escolar para os nossos alunos e esse inclusive com ar-condicionado para trazer mais conforto para o nosso alunado.” Lemos destacou a qualidade da Educação em Vitória da Conquista: “A educação é a mola propulsora de uma sociedade, mas a educação se faz com transporte escolar de qualidade, merenda de qualidade, material didático, professores qualificados, escolas com estrutura física adequada, é isso que nós estamos fazendo no município.”

O veículo foi viabilizado por uma emenda do deputado Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil, articulada pelo vereador Antônio Ricardo Pereira dos Santos, o Babão, também do PCdoB,

“A gente entende a preocupação da prefeita Sheila com a educação e compartilhamos desse desejo de oferecer o melhor para as nossas crianças, seja no transporte, na merenda, no material”, destacou o parlamentar.  A secretária adjunta Selma Maria de Oliveira Silva acrescentou: “Mais um ônibus que vem para aumentar e reforçar a nossa frota, que agora está com 48 veículos, fazendo com que o nosso aluno seja bem transportado.” Ela também ressaltou a acessibilidade do novo veículo. “Ele vem contribuir com a acessibilidade das crianças que necessitam de um olhar diferenciado, um olhar mais cuidadoso, e que já é um grande número na nossa Rede Municipal de Ensino”, completou.

TCM-APROVADAS CONTAS DE MAIS SEIS PREFEITURAS BAIANAS UMA DELAS POÇÕES

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, na sessão desta terça-feira (11/02), emitiram pareceres prévios recomendando às câmaras de vereadores a aprovação com ressalvas das contas de mais seis prefeituras baianas, uma relativa ao exercício de 2020 e as demais referentes ao ano de 2023.

As prefeituras que tiveram as contas aprovadas, de 2023, são dos municípios de Macajuba, sob gestão de Luciano Pamponet de Souza; de Santo Antônio de Jesus, cujo responsável foi Genival Deolino Souza; de Ibirapuã (Calixto Antônio Ribeiro); de Poções (Irenilda Cunha de Magalhães); e de Sento Sé (Ana Luiza Rodrigues da Silva Passos).

Após a aprovação dos votos, os conselheiros relatores imputaram multas aos gestores nos valores de R$2 mil (Santo Antônio de Jesus e Sento Sé) e R$1,5 mil (Ibirapuã e Poções).

Em relação à prestação de contas da Prefeitura de Macajuba, tendo em vista a ocorrência apenas de falhas formais, os conselheiros deixaram de imputar multa ao gestor e fizeram apenas uma advertência para que a administração adote providências no sentido de evitar a reincidência das impropriedades apontadas.

Cabe recurso das decisões.

Recurso ordinário – na mesma sessão, os conselheiros acataram o recurso apresentado pelo ex-prefeito de Valença, Ricardo Silva Moura, em relação as contas de 2020 da prefeitura.

Essas contas foram rejeitadas inicialmente em razão da contratação de pessoal sem a realização de concurso público ou de provas e títulos; e em decorrência do não pagamento de multas em titularidade do gestor impostas pelo tribunal.

Foi verificado que o gestor fez o pagamento das multas pendentes, no entanto, resta o saldo residual formulado pelos juros, que será devidamente atualizado até a data do efetivo pagamento.

Já em relação a admissão de pessoal, o gestor apresentou justificativa alegando dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, período em que a prefeitura decidiu realizar as contratações com base em avaliações curriculares. Isto, além de apresentar demonstrativo indicando que 70,48% das contratações temporárias foram destinadas às áreas essenciais da Educação e Saúde, seguidos pela Assistência Social (11,09%).

Os conselheiros reconheceram a excepcionalidade do momento, fundamentados na Lei Complementar nº 173/2020 que proibiu a realização de concursos públicos no período analisado, “permitindo apenas reposições e contratações temporárias em hipóteses específicas”.

Deste modo, os conselheiros conheceram e deram provimento ao recurso, reformulando o parecer de rejeição para aprovação com ressalvas, reduziram a multa de R$ 10 mil para R$2 mil, além de suprimir a representação ao Ministério Publico Estadual.

JEQUIÉ: SEM TRANSPORTE COLETIVO E SEM CAFÉ DA MANHÃ NAS ESCOLAS Semana começa com desafios para quem precisa de transporte coletivo para estudar, trabalhar, ir ao médico, fazer compras. Paralização do transporte coletivo está gerando prejuizos para a população.

As aulas nas redes de ensino municipal e estadual de Jequié começaram hoje, e a cidade está lidando com os desafios impostos pela ausência de transporte público municipal. Para uns, a falta de ônibus coletivo. Para aproximandamente 9 mil alunos da rede municipal de ensino, as aulas começam sem o café da manhã nas escolas, importante reforço alimentar que foi cortado pela gestão municial, desde 2021.

O transporte de estudantes para as escolas municipais localizadas na sede e nos distritos ocorre de maneira regular, sem interrupções. Porém, para os trabalhadores, jovens, adultos e idosos, haverá uma semana de desafios para se locomover, especialmente para aqueles que dependem do transporte coletivo urbano.

Em virtude de dificuldades para manter suas operações, a COOBMA, empresa vencedora da Licitação e que possui a licença para oferecer o serviço de transporte público decidiu suspender suas atividades na sexta-feira, 07/02, recolhendo todos os seus veículos para a garagem e deixando a comunidade sem opções de transporte coletivo.

Com o objetivo de resolver o impasse, a administração municipal de Jequié instaurou a Intervenção Pública na empresa COOBMA e assumirá a administração do sistema de transporte urbano por meio da Sumtran – Superintendência Municipal de Trânsito.

Em uma coletiva de imprensa, o prefeito de Jequié anunciou que a Sumtran recebeu autorização para adquirir 10 ônibus novos, com o objetivo de modernizar o sistema de transporte público da cidade. Ele também garantiu que em breve, os moradores de Jequié poderão contar com um transporte público de qualidade, utilizando veículos novos equipados com ar-condicionado e todas as características necessárias para um transporte seguro e eficiente.

Com a intervenção, ainda não está claro se a prefeitura de Jequié ficará responsável por toda a operação da empresa interditada, o que inclui custos e encargos administrativos, além dos salários dos cooperados que trabalham para a cooperativa.

BOA NOVA-Morre Karine Mota, aos 25 anos fica nosso profundo pesar a família e amigos

É com pesar que o POCOES24HORAS informa o falecimento de Karine Mota Santos das Virgens, de 25 anos. Ela faleceu na madrugada do último domingo (9), após ser transferida para o Hospital Roberto Santos, em Salvador.

Karine estava internada há 17 dias na UTI do Hospital Prado Valadares, em Jequié, aguardando transferência para a capital. A remoção foi realizada na noite de sábado (8), por volta das 22h. Apesar dos esforços médicos, Karine, carinhosamente conhecida como “Kari”, não resistiu.

Residente no Bairro Paraíso, no Distrito de Valentim, município de Boa Nova, sua morte gerou grande comoção entre familiares, amigos e moradores da comunidade, que lamentam sua partida precoce. Homenagens e mensagens de solidariedade estão sendo compartilhadas nas redes sociais.

Informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas pela família. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos