:: ‘Bahia’
Governador Jerônimo Rodrigues anuncia novo secretário de Comunicação
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou nesta segunda-feira (31) a nomeação do publicitário Marcus Vinicius Di Flora como novo titular da Secretaria de Comunicação (Secom). Com mais de 25 anos de experiência na área de comunicação e pesquisa de opinião, Di Flora já atuou em diversos setores da administração pública e em projetos no setor privado.
“Escolhi hoje o novo secretário de Comunicação, que terá a missão de dar publicidade aos atos do Governo da Bahia, prestar contas de nossas ações e manter um relacionamento respeitoso com a mídia. Fiz o convite a Marcus Di Flora, que há mais de 25 anos atua na comunicação e na gestão pública, e ele aceitou”, destacou o governador.
Ao longo de sua trajetória, Di Flora ocupou cargos estratégicos na comunicação de órgãos municipais e federais. Participou da equipe de transição do Governo Federal em 2002 e assumiu funções de liderança na comunicação do governo entre 2003 e 2005. Posteriormente, atuou no setor financeiro, coordenando estratégias de marketing.
“Encaro esse desafio com confiança, pois acredito que é uma grande oportunidade. Com minha experiência em planejamento e gestão, faremos o melhor possível para atender à dinâmica intensa que o governador Jerônimo propõe, tanto na comunicação quanto em toda a ação de governo”, afirmou o novo secretário.
Nos últimos anos, Marcus Vinícius Di Flora dedicou-se à comunicação institucional e ao marketing político, coordenando pesquisas eleitorais em campanhas presidenciais e prestando consultorias na área. Seu trabalho mais recente envolveu a formulação de estratégias de comunicação para campanhas eleitorais no Rio de Janeiro.
AO VIVO Governador Jerônimo Rodrigues conversa com o presidente da Fundação Palmares, João Jorge, e a atriz baiana Suelen Maria no Fala Jero!
O podcast Fala, Jero! desta segunda-feira (31) promete um debate especial em comemoração aos 476 anos de Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues receberá dois importantes convidados: João Jorge Rodrigues, presidente da Fundação Cultural Palmares, e Suelen Maria, atriz baiana.
João Jorge Rodrigues é baiano de Salvador, advogado formado pela Universidade Católica do Salvador com mestrado pela Universidade de Brasília, tem longa trajetória na luta por igualdade racial. Foi um dos fundadores do bloco afro Olodum, onde atuou por 40 anos, e presidiu a Fundação Gregório de Matos, responsável pela gestão cultural de Salvador. Atualmente à frente da Fundação Palmares, João Jorge continua seu trabalho em defesa da cultura e dos direitos da população negra.
A atriz Suelen Maria completa a mesa de debates, trazendo a perspectiva artística e da juventude baiana. O encontro discutirá as ações do Governo do Estado em Salvador, abordando temas como cultura, mobilidade urbana, infraestrutura, habitação e os desafios para o desenvolvimento da capital.
A transmissão ao vivo acontece às 19h30 pelos canais oficiais do governo no YouTube e Instagram. O público poderá participar enviando perguntas durante o programa. Acompanhe: https://www.youtube.com/watch?v=ldUUlbRAS2g
Pé-de-Meia: cidade da Bahia tem mais benefícios pagos do que aluno matriculado
Uma das principais iniciativas do terceiro mandato do presidente Lula, o Programa Pé-de-Meia, que tem o objetivo de reduzir a evasão escolar no ensino médio, enfrenta problemas de implementação com pagamentos indevidos e descumprimento dos critérios de renda. Em várias cidades, o número de beneficiários supera o número de alunos matriculados, como em Riacho de Santana (BA), Porto de Moz (PA) e Natalândia (MG), onde há divergências entre os dados do Ministério da Educação (MEC) e das escolas locais.
Na cidade baiana de 35 mil habitantes localizada a cerca de 500 quilômetros de Salvador, 1.231 pessoas receberam o benefício, segundo o Ministério da Educação (MEC). No entanto, a direção do único colégio público que atende ao ensino médio na cidade disse ao Estadão, por telefone, que há no momento 1.024 alunos matriculados. A Secretaria de Educação do Estado da Bahia disse que seriam 1.677 alunos. Já o MEC fala em 1.860 no Colégio Estadual Sinésio Costa, que conta com 15 salas de aula.
Dos estudantes que receberam o benefício, 456 são menores de 18 anos, inscritos no ensino regular; e 775 maiores, que cursam o ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), justamente onde estão a maioria dos pagamentos indevidos. Os pagamentos somam ao todo na cidade R$ 1,75 milhão no mês de fevereiro.
Foram identificados também pagamentos a professoras e servidores públicos que receberam o benefício destinado a famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa. O MEC reconheceu falhas nos dados enviados pelas Secretarias de Educação estaduais e afirmou que trabalha para corrigir as inconsistências.
Na cidade de Elísio Medrado (BA) há 742 beneficiários do Pé-de-Meia, mas, de acordo com a direção do colégio estadual da cidade, tem apenas 355 matrículas, menos da metade dos que receberam o benefício. O MEC disse inicialmente que a cidade teria 1.145 alunos de ensino médio, depois constatou um erro da Secretaria de Educação baiana, que juntou os alunos de Elísio Medrado com os de Cocos (BA).
O MEC diz que Elísio Medrado tem 390 alunos e 224 beneficiários do Pé-de-Meia. “Os números de 2024 tinham estudantes de Elísio e Cocos registrados em Elísio Medrado. Em função disso, os dados da planilha disponível no portal serão atualizados com as informações retificadas pela rede na próxima janela de correção, prevista em lei”, disse a pasta.
O Pé-de-Meia é pago a estudantes de famílias de baixa renda, com valores mensais de R$ 200 e bônus de R$ 1 mil no final de cada ano letivo. O programa alcançou mais de 4 milhões de estudantes no mês de fevereiro e tem maior impacto nas regiões Norte e Nordeste. Especialistas apontam que, embora o programa seja positivo, faltam ações complementares, como melhorias na infraestrutura das escolas e ampliação das vagas em tempo integral. O custo anual do programa é estimado em R$ 12,5 bilhões.
COLISÃO DE CARRETA E VAN DEIXA 11 MORTOS NO INTERIOR DA BAHIA
Uma van e uma carreta colidiram na BR-242, em Ruy Barbosa, município da região da Chapada Diamantina, na Bahia. O acidente matou 11 pessoas, todas passageiras da van. Os motoristas dos dois veículos sobreviveram.
A batida ocorreu neste domingo (30), por volta das 18h, próximo ao distrito de Zuca. Nove vítimas morreram no local. Uma adolescente de 16 anos chegou a ser levada para um hospital, mas faleceu na unidade.
O secretário de Administração de Ruy Barbosa, Renan Freitas, informou que uma pessoa, que também viagem na van, está desaparecida em meio aos destroços do acidente e é procurada pelo Corpo de Bombeiros. Outro passageiro segue interno em um hospital da região.
Todas as vítimas moravam em Ruy Barbosa. No momento da tragédia, voltavam de um final de semana de lazer em um sítio, na cidade de Boa Vista do Tupim, na mesma região. Elas foram identificadas como Flávio Silva Boaventura; Franciele Boaventura; Enoi Silva Boaventura; Ana Lúcia Rocha de Oliveira; e Samuel Oliveira.
E, ainda, Isael Oliveira; Eloisa Boaventura Dias; Luciene Boaventura de Oliveira; Sofia Boaventura; e Romário Matheus.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) prestou solidariedade às famílias das vítimas. “Estou em oração pelas famílias e amigos das vítimas. Determinei que o Governo do Estado preste todo o apoio necessário neste momento tão difícil. Que a solidariedade e o cuidado sigam guiando nossos passos”, escreveu o gestor em uma rede social.
Nascido em Ruy Barbosa, o senador Otto Alencar (PSD) também se manifestou. “Neste momento de dor, manifesto meu profundo sentimento de solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus, em sua infinita bondade, conforte a todos. Compartilho meu sentimento de pesar com seus entes queridos e com todos aqueles que, junto comigo, passam por esse momento doloroso em minha cidade”, concluiu o parlamentar. Com G1.
É lançada em Salvador a 1ª Associação Baiana de Transtornos Alimentares Na Bahia, pacientes esperam até 2 anos por tratamento especializado
Diante do cenário em que cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil são acometidas por transtornos alimentares, um grupo de profissionais baianas decidiu virar o jogo. O Grupo de Atuação em Transtornos Alimentares da Bahia (Gatab), que começou como um simples grupo no WhatsApp em 2022, transforma-se agora em associação oficial, com lançamento marcado para esta quinta-feira (27), às 19h30, com um coquetel especial e a presença de autoridades, profissionais da área da saúde e representantes de instituições parceiras na Associação Baiana de Medicina, no Auditório Altamirando Santana, em Salvador.
O coquetel marca o início de um projeto que pretende reunir profissionais que trabalham com transtorno alimentar, promover educação continuada e atualização, conscientização dos transtornos alimentares e, até o fim do ano, realizar ações, entre elas a caminhada de conscientização dos transtornos alimentares, agendada para junho. A presidente do Gatab, a dra Ana Paola Robatto conta que “tudo começa com uma alteração no padrão alimentar com o objetivo de ser mais saudável e que é visível, mas pode tornar-se o que a gente chama de comer transtornado e/ou um transtorno alimentar, ex.: vou fazer um jejum intermitente…”, explica a psiquiatra que vai apresentar, durante o evento de lançamento da associação imagens, dados e histórias referentes ao panorama dos transtornos alimentares no Brasil e no mundo.
Em um consultório no bairro da Pituba, a psicóloga e vice-presidente do Gatab Maria Emília Pimentel atendeu, em 2022, três casos graves de anorexia nervosa que marcariam para sempre a sua trajetória profissional. “Eram adolescentes que chegaram ao meu consultório depois de peregrinar por diversos serviços. Uma delas havia esperado 22 meses por atendimento especializado”, recorda. A angústia daqueles meses a levou a criar um grupo no WhatsApp com colegas psiquiatras, nutricionistas e psicólogas – gesto aparentemente pequeno que daria origem ao Gatab, hoje a primeira associação baiana especializada em transtornos alimentares.
O que começou como uma troca de mensagens entre profissionais transformou-se, em pouco mais de dois anos, em um movimento que reúne profissionais e prepara-se para iniciar um ambicioso projeto com objetivos de capacitação e apoio à comunidade. De acordo com a psiquiatra e especialista em transtornos alimentares, Ana Paola Robatto, as expectativas são boas. “Continuar atualizando, realizando a educação continuada e, futuramente, capacitando profissionais e levando para as comunidades orientação e tratamento para pessoas que não tenham acesso adequado. Esses transtornos merecem cuidados, pois podem tornar-se muito graves e até levar a pessoa à morte”, afirma Robatto.
Enquanto preparam os últimos detalhes para o grande dia, o grupo composto por 17 mulheres de áreas interdisciplinares refletem sobre a jornada: “Sabemos que é um trabalho de formiguinha, mas cada profissional que capacitarmos pode salvar dezenas de vidas. Na Bahia, onde o acesso ao tratamento especializado é tão limitado, isso faz toda a diferença”.
Sobre o GATAB
Associação baiana sem fins lucrativos com o propósito de unir profissionais e estudantes interessados na área dos Transtornos Alimentares. Através de ações de prevenção, assistência e recuperação dos Transtornos Alimentares, tem o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de saúde da população.
Serviço
📅 Data: 27/03/2025
⏰ Horário: 19h30
📍 Local: Auditório Altamirando Santana – Rua Baependi, 162, Ondina, Salvador/BA
🎟️ Evento para convidados e imprensa
Contatos para entrevistas:
Fiuza Comunicação – camileila@gmail.com.br / (71) 9 8242-9774
Governador Jerônimo Rodrigues sanciona lei que garante reajuste salarial para professores da rede estadual
O pagamento do novo piso salarial de R$ 4.965,24, para os docentes com jornada de 40 horas semanais, será feito a partir de maio.
O governador Jerônimo Rodrigues sancionou, nesta terça-feira (25), a lei que estabelece o reajuste salarial para os professores da rede pública estadual da Bahia. A medida, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa no dia 18 de março, assegura um novo piso salarial de R$ 4.965,24 para os docentes com jornada de 40 horas semanais, sem considerar outros benefícios que compõem a remuneração. O valor representa cerca de 2% a mais do que o Piso Nacional do Magistério, fixado pelo Ministério da Educação (MEC) em R$ 4.867,77. O primeiro pagamento com o reajuste será feito a partir de maio.
A sanção da lei reforça o compromisso do Governo da Bahia com a valorização dos profissionais da educação. Durante o ato, Jerônimo Rodrigues destacou a relevância desse avanço para a categoria. “Esse reajuste é mais um passo na construção de uma educação pública cada vez mais forte. Valorizar os professores é essencial para garantir uma formação de qualidade para nossos estudantes”, afirmou o governador.
A secretária da Educação, Rowenna Brito, ressaltou que a medida faz parte de um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da carreira do magistério. “O reajuste não é apenas uma questão financeira, mas um reconhecimento da importância dos professores na construção de uma educação pública de qualidade. A valorização dos profissionais reflete diretamente na melhoria do ensino e da aprendizagem”, pontuou.
Para Rui Oliveira, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), o reajuste acima do piso nacional representa uma conquista significativa para a categoria. “É um momento de celebração para os professores, coordenadores pedagógicos e todos os profissionais da educação. Esse avanço é resultado do diálogo e da luta coletiva. Ter um piso acima do nacional reforça a valorização da nossa profissão”, destacou.
A nova lei beneficia 22.435 profissionais entre professores, professores indígenas e coordenadores pedagógicos, além de 11.315 contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) e 16.315 servidores inativos em condições equivalentes aos padrões iniciais da Carreira do Magistério. O investimento total será de R$ 386 milhões no exercício financeiro de 2025. Além disso, a legislação prevê a implantação de uma nova tabela salarial a partir de fevereiro de 2026, respeitando o valor nominal do piso nacional fixado pelo MEC.
O reajuste é fruto do diálogo permanente entre o governo e a categoria, conduzido pelas Secretarias da Educação (SEC), da Administração (Saeb) e de Relações Institucionais (Serin). As negociações contaram com a participação ativa da APLB, que aprovou a proposta durante assembleia realizada no dia 7 de março.
Prefeito do União Brasil se propõe a deixar o partido para apoiar Jerônimo Rodrigues.
O prefeito de Santa Maria da Vitória, Tonho de Zé de Agdônio, eleito em 2024 para o segundo mandato pelo União Brasil, se colocou à disposição para sair do partido, o principal de oposição na Bahia, para apoiar o governador Jerônimo Rodrigues em 2026. “Às vezes tivemos posições contrárias na política, isso faz parte, mas estou disposto a sair do partido para somar com o senhor. Nosso projeto é a sua eleição”, disparou Tonho.
Desde o início do ano, o governador recebeu 65 prefeitos de diversos partidos no gabinete. Tonho foi o sétimo do União Brasil recebido pelo governador e o quinto a aproveitar a oportunidade para oferecer apoio, apesar de o governador deixar claro que a reunião tinha como pauta investimentos e necessidades dos municípios. Na lista os prefeitos de Mata de São João, Cairú, Sítio do Mato e Buerarema, também se comprometeram com Jerônimo para 2026.
Com 39 prefeitos eleitos em 2024, o partido de ACM Neto já perdeu o apoio de mais de 10% dos eleitos. Aliados do governo dizem que esse número é maior quando incluídos prefeitos de outros partidos da base de Neto. Já a oposição, reage afirmando que os prefeitos vão, mas não levam os votos, algo que o histórico das eleições na Bahia mostra que não é verdade.
Jerônimo chama ACM Neto de “blogueiro” após ataques nas redes sociais
”
Durante o lançamento de ações para a celebração do aniversário de Salvador, nesta terça-feira (25), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), avaliou a força do seu grupo político, chamou o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), de “blogueiro” e disse que o adversário soltou a mão da oposição.
“Eu prefiro ver o nosso grupo mais forte [do que a oposição mais fraca]. Eu quero avaliar dessa forma. O que eu tenho ouvido, se é de dar uma palavra sobre a oposição. O líder da oposição soltou a mão da oposição. O ex-prefeito, ele não tem esse trato que a gente tem de cuidar, de zelar, de fazer os contatos e se aproximar. Redes sociais é importante, mas ele, o blogueiro, ficou no blog e não desceu para o interior do estado. Ele não visita os municípios, ele não acolhe os que ajudaram a ele na campanha. Então, nós temos uma política diferente. Temos uma política de acolher os que votaram em nós, a gente não pode soltar a mão e aqueles que sabem, que é muito difícil governar o município, mas que tenha dinheiro, eu tiro por mim. Um governo do estado sem o apoio do governo federal, é muito difícil trabalhar. Nesses meio bilhão aqui de aniversário de Salvador tem dinheiro aqui que é do PAC, recursos federais, por exemplo, na área de encostas”, afirmou.
Jerônimo ponderou que os 20 anos de gestão do PT no estado da Bahia exigem com o passar do tempo uma oxigenação natural, não só da oposição, mas do próprio movimento partidário.
Rui já pegou um esforço para que pudéssemos superar oito anos de Wagner. Eu tô pegando 16 anos de superação nossa do grupo da gente. Então, isso é natural. Depois eu posso também destacar que a ausência do presidente Lula naquele período da saúde dele acabou criando um prejuízo com a imagem do presidente Lula. Ele saiu de cena, ele não tava dando entrevista, não tava viajando, não tava fazendo entregas, ele ficou ali excluso para tratamento de saúde. E aquilo ainda coincide com os fakes ou informações que não ajudaram no fortalecimento da imagem no que diz respeito ao PIX. A própria eleição do Congresso Federal, da Câmara, acaba tendo um desgaste ali. A gente sabe quando tem uma eleição na Assembleia acaba tendo ali um puxa, estica que tem um prejuízo. Isso também ajudou. A própria eleição mundial, as eleições mundiais acabam fortalecendo o movimento contrário à nossa concepção de sociedade”, disse.
Jerônimo acredita que a avaliação do presidente Lula acaba influenciando na sua avaliação, aqui, no Estado. “Nós estamos muito colados. Se o Lula cai na pesquisa, me puxa. Se o Lula sobe, me puxa para cima. Então isso também eu faço avaliação esse aspecto. Mas o retorno do Lula, a presença, por exemplo, agora no Japão, na China, isso dá gente um ar de busca de recursos, de negócios, os investimentos nossos continuaram. Então, eu creio também que algumas pautas do desgaste, por conta, inclusive de uma segurança pública, que a gente vem fazendo, vem investindo, mas acaba não colando com a realidade do que nós estamos fazendo, isso acaba tendo uma avaliação que puxa a gente para cima ou para baixo”, contou.
Eu creio que nós estamos num momento muito ascendente, os contatos com novos prefeitos que não votaram, inclusive em mim, essa aproximação nos dar uma boa sensação, não é de conforto. A política não tem conforto. A política é sempre assim. Eu tenho, hoje, inclusive uma boa relação herdada de Wagner, de Rui e eu melhorei a relação com os prefeitos, com os movimentos sociais, com os mandatos dos deputados estaduais e federais animados, para que a gente possa continuar com a reeleição, a eleição de novos e a reeleição dos que aí estão”, continuou.
O governador acredita que a recuperação da aprovação do governo Lula irá contribuir para a melhoria dos indicadores. “Eu espero que o presidente Lula retome esse lugar, de grandeza que ele é, do político que ele tem sido a referência nossa para ajudar a gente e os deputados federais, o trabalho dos senadores a serem puxados para a melhoria das indicadores”, concluiu.
Professores de Salvador reclamam de salários baixos e ameaçam parar atividades
Os professores da rede municipal de Salvador denunciaram ao BNEWS o susposto descumprimento do piso salarial da categoria. Atualmente, os educadores recebem, em média, cerca de R$ 2.800,00 nas escolas públicas do município, enquanto o Ministério da Educação (MEC) reajustou em 6,27% o Piso Salarial Profissional Nacional do magistério público da educação básica, estabelecendo o valor mínimo de R$ 4.867,77 para 2025.
No dia 17 de fevereiro, o Coletivo de Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Salvador enviou à Secretaria Municipal da Educação (Smed) uma solicitação de reajuste do piso. No entanto, sem retorno da pasta, os professores realizaram um protesto no dia 12 de março em frente à sede da secretaria.
As principais reivindicações do ato foram o pagamento do piso salarial e a auditoria das contas da educação municipal. Segundo Denise Souza, coordenadora do coletivo, a categoria pretende acionar o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB) para convocar uma assembleia e discutir a possibilidade de greve, caso o diálogo não avance.
Souza destacou que os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) poderiam ter sido utilizados para o aumento salarial nos anos anteriores. Segundo relatório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em 2021, o valor repassado pelo fundo apresentou superávit.
A Lei n° 14.113, de 2020, que regulamenta o Fundeb, determina que pelo menos 70% dos recursos anuais do fundo sejam destinados ao pagamento dos profissionais da educação básica em exercício.
O MEC estabelece que o piso salarial é o valor mínimo que professores devem receber no Brasil, e a legislação prevê o reajuste anual do valor. Em Salvador, no ano passado, houve um reajuste de 8% para os cargos efetivos do magistério público, elevando os vencimentos para R$ 2.845,26.
Jerônimo Rodrigues anuncia mudanças nos comandos de forças da Segurança Pública do estado
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta segunda-feira (24), mudanças no comando de quatro forças da Segurança Pública do estado: Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Departamento de Polícia Técnica (DPT).
O nomes dos novos gestoras foram anunciados em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, mas as exonerações só serão publicadas oficialmente no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (25).
O governador tratou as mudanças como normais e destacou que não se trata de falta de confiança. “Agradeço por esses dois anos e quatro meses de companhia. Expresso a minha total confiança, e, como vocês sabem, aqui não tem nenhuma situação de desconforto. É natural que essas secretarias, volta e meia, a gente precise modificar. Não tem nada de desconfiança. Pelo contrario, caminharei junto aos quatro a qualquer momento”, disse.
Confira as mudanças:
Delegado-geral da PC: Heloísa Campos de Brito é substituída por André Augusto de Mendonça Viana substitui
Delegada-geral adjunta da PC: Elaine Nogueira da Silva é substituída por Márcia Pereira dos Santos
Comandante-geral da PM: Paulo José Reis de Azevedo Coutinho é substituído por Antônio Carlos Silva Magalhães
Subcomandante-geral da PM: Nilton Cézar Machado Espíndola é substituído por Antônio Nascimento Lopes
Comandante-geral dos Bombeiros: Adson Marchesine é substituído por Aloísio Mascarenhas Fernandes
Subcomandante-geral dos Bombeiros: Jorge Eduardo Piauhy De Araújo é substituído por José Antônio Reis substitui
Diretor-geral do DPT: Ana Cecília Cardoso Bandeira é substituído por Osvaldo Silva
Diretor-geral adjunto do DPT: Zidalva de Souza Moraes é substituído por Maurício Mendes







Durante o lançamento de ações para a celebração do aniversário de Salvador, nesta terça-feira (25), o governador da Bahia, 

