:: ‘Bahia’
Exportações baianas têm queda de 0,96% em fevereiro
No segundo mês de 2025, as exportações baianas somaram US$ 753,5 milhões, com queda de 0,96% ante o mesmo mês do ano anterior. As importações alcançaram US$ 650,8 milhões, também registrando recuo de 0,81%. No bimestre, as exportações acumularam US$ 1,58 bilhão, redução de 10,1%, e as importações chegaram a US$ 1,53 bilhão, alta de 13,3% sempre no comparativo interanual.
Os dados do mês mostram que o fator determinante para o desempenho negativo foi a queda de 7,5% nos preços dos produtos exportados pelo estado na comparação com fevereiro de 2023, ao passo que o volume embarcado aumentou 7%. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan), a partir da base de dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
As exportações agropecuárias baianas subiram 37,7% em fevereiro, puxadas já pelos embarques da esperada safra recorde de soja e pelo boom do café. A indústria de transformação e a indústria extrativa registraram queda de 16% e 36,8%, respectivamente, o que já dá pra sinalizar o comportamento das exportações em 2025: crescimento da agropecuária sustentado pelo aumento da safra estimada em 6,7%, mas com preços mais baixos, e menor crescimento da indústria tanto por conta da política monetária restritiva como pela perda de ritmo da economia global, causadas pelos muitos impulsos conflitantes do governo Trump, que tornaram incertos os rumos da economia americana e, com ele, os da economia mundial, envolta em ameaças de guerra comercial.
As exportações brasileiras para a China, principal destino dos produtos baianos, caíram 5,1% em fevereiro, perante um ano antes. Já as vendas totais para a Ásia cresceram 11%.
Na mesma base de comparação, as vendas para os EUA recuaram 15,5%, mas para a América do Norte subiram 10%, devido a demanda do Canadá por ouro, pneumáticos e ferro ligas. Para a União Europeia as vendas também caíram 8,7%. A surpresa ficou por conta das exportações para o Mercosul, que registraram alta de 122,5%, devido a importações em grande volume de óleo diesel pela Argentina, que chegaram a 32 milhões de toneladas em fevereiro.
Pelo lado das importações, houve aumento de 26,8% nas compras de produtos intermediários, queda de 64,7% na importação de combustíveis e expansão de 57% nas de bens de capital e de 17,7% nas de bens de consumo.
Houve queda de 29% no volume de compras externas do estado em fevereiro, ao passo que os preços dos produtos importados subiram 39,8%, principalmente de cacau, fertilizantes, borracha e de máquinas e equipamentos.
Com os resultados de fevereiro, a balança comercial do estado obteve um superávit acumulado de US$ 47,4 milhões, abaixo 88,3% do obtido em igual bimestre de 2023, enquanto que a corrente de comércio atingiu US$ 3,11 bilhões, com leve aumento de 0,08% no comparativo interanual.
Polícia Civil deve mudar de chefia; veja quem pode substituir Heloísa Brito As mudanças partem de uma estratégia do governador Jerônimo Rodrigues (PT), para renovar a pasta
A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, deve ser mais uma baixa na cúpula da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Informações obtidas pelo Portal A TARDE apontam que ela deve deixar o cargo em breve, na onda de mudanças que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) planeja fazer nas próximas semanas para oxigenar a pasta.No momento, dois nomes despontam como os favoritos para o posto. O primeiro deles é o de André Viana, que comanda a Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Norte/Leste). Outra possibilidade que surge é o de Arthur Gallas, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom). Já o cotado para assumir a subsecretaria da corporação é Jorge Figueiredo, atual presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia da Bahia (ADPEB/Sindicato).
Heloísa Brito foi a primeira mulher a assumir o posto na Bahia. Ela foi nomeada para a função em dezembro de 2020, quando o então governador Rui Costa (PT) promoveu a última mudança nos principais cargos da SSP no estado.Além da delegada-geral, as chefias das demais forças de segurança devem passar por alterações. Com isso, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Adson Marquesini e a diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Ana Cecília Bandeira, deixarão seus postos em um futuro não muito distante.
Currículo extenso
Heloísa Campos ingressou na Polícia Civil em 1996, quando foi servir na Delegacia Territorial (DT) de Ubaíra. Em abril de 2002, assumiu a titularidade da 3ª DT do Bonfim. No mesmo ano, em dezembro, foi titular da 12ª DT (Itapuã) e, no ano seguinte, em maio, liderou a 6ª DT (Brotas).
Além disso, a delegada-geral também foi diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), em fevereiro de 2011, e passou a ser corregedora-chefe da Corregedoria da Polícia Civil (Correpol) em fevereiro de 2013, onde ficou até assumir o cargo de delegada-geral adjunta, em junho de 2017. Desde julho de 2019 ocupava a diretoria da Academia da Polícia Civil (Acadepol), onde atuou na formação da nova turma aprovada no concurso da instituição, realizado em 2018.Em maio de 2024, Heloísa tomou posse da presidência do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC). Seu mandato segue até janeiro de 2026.
CONTAS DE MAIS SEIS PREFEITURAS SÃO APROVADAS
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, na sessão desta terça-feira (11/03), recomendaram às câmaras de vereadores a aprovação com ressalvas das contas de mais seis prefeituras baianas, todas relativas ao exercício de 2023.
As prefeituras que receberam o parecer prévio pela aprovação com ressalvas são dos municípios de Pedrão, sob responsabilidade de Sosthenes Serravalle Campos; de Quijingue, sob gestão de Weligton Cavalcante de Gois; de Caculé (Pedro Dias da Silva); de Ibirataia (Ana Cléia dos Santos Leal); de Ouriçangas (Antônio Dias Marques); e de Formosa do Rio Preto (Manoel Afonso de Araújo).
Após a aprovação dos votos, os conselheiros relatores imputaram multas aos gestores nos valores de R$2 mil (Ibirataia) e R$1 mil (Formosa do Rio Preto, Pedrão e Quijingue), com exceção do gestor de Ouriçangas e Caculé, que receberam o parecer pela aprovação com ressalvas, sem aplicação de multa.
Cabe recurso das decisões.
CONTAS DE 2023 DE RIACHÃO DO JACUÍPE SÃO REJEITADAS
A prestação de contas da Prefeitura de Riachão do Jacuípe, de responsabilidade do prefeito José Carlos de Matos Soares, relativas ao exercício de 2023, teve parecer pela rejeição aprovado pelos conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. A recomendação feita à câmara municipal foi proferida na sessão desta terça-feira (11/03) pelos conselheiros que aprovaram, ainda, a aplicação de multa de R$3 mil ao gestor.
As contas foram rejeitadas pelos conselheiros em razão da não complementação – até o final de 2023 – dos valores não aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino municipal nos exercícios de 2020 e 2021, em descumprimento ao disposto na Emenda Complementar nº 119/2022. E também em virtude de irregularidades em diversas contratações diretas de atrações artísticas para os festejos juninos, mediante inexigibilidades com antecipação de pagamento, desacompanhado da devida justificativa e desprovidos dos atributos de economicidade e razoabilidade.
Em relação à não aplicação dos recursos em educação nos exercícios de 2020 e 2021, “a Emenda Constitucional não penalizou os gestores naqueles anos, em virtude das dificuldades inerentes ocasionadas pela Pandemia do Covid-19”. No entanto, o saldo deveria ter sido restituído até o final de 2023, o que não ocorreu.
As contas da prefeitura de Riachão do Jacuípe apresentaram um déficit orçamentário de R$3.588.340,37, vez que a receita arrecadada alcançou R$105.690.634,12 e as despesas executadas somaram R$109.278.974,49.
A administração investiu 25,47% dos recursos na manutenção e desenvolvimento do ensino no município, cumprindo, assim, o mínimo de 25% estabelecido no artigo 212 da Constituição Federal. Ainda sobre as obrigações constitucionais e legais, a prefeitura investiu 74,79% dos recursos do Fundeb no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério, atendendo o mínimo legal de 70% e aplicou em ações e serviços de saúde 31,29% dos recursos específicos, superando o mínimo de 15%.
Já a despesa total com pessoal representou 52,95% da Receita Corrente Líquida, em atendimento ao limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Após a aprovação do voto, os conselheiros imputaram multa ao gestor – através de Deliberação de Imputação de Débito – no valor de R$3 mil, além de apresentar determinações à atual gestão municipal para que adote medidas a fim de reverter o desequilíbrio fiscal.
Cabe recurso da decisão.
NOTA DE REPÚDIO!O PREFEITO DE BOA NOVA LUCA DE AETE
A Prefeitura de Dário Meira manifesta seu total repúdio ao ato arbitrário praticado na manhã de hoje (06/03) pela Prefeitura de Boa Nova, que impediu mais de 50 alunos de acessarem a Escola Municipal Maria José Rabelo, localizada na Fazenda Santa Tereza, divisa entre os municípios de Dário Meira e Boa Nova.
A ação, realizada por guardas municipais de Boa Nova sob ordens do prefeito Lucas de Aete que também esteve presente no local, interditou a unidade escolar sem qualquer aviso prévio ou justificativa plausível, prejudicando diretamente os alunos, seus familiares e toda a comunidade escolar. Ressaltamos que a escola está situada no território de Dário Meira, e os alunos são regularmente matriculados na rede municipal de ensino de nosso município.
Diante da gravidade da situação, a prefeita Mari esteve pessoalmente no local, expressando sua indignação e reafirmando que não aceitará tal medida arbitrária. A gestão municipal tomará todas as providências cabíveis para garantir o direito à educação das nossas crianças e adolescentes, preservando a autonomia de Dário Meira sobre a escola e assegurando que os alunos não sejam prejudicados por atitudes autoritárias e injustificadas.
Educação é um direito fundamental, e não permitiremos que qualquer interferência política ou administrativa coloque em risco o acesso dos nossos estudantes ao ensino de qualidade.
Prefeitura de Dário Meira
Cuidando da Nossa Gente
Ex-vereadora de Salvador critica ação da PM que resultou em 12 mortos na Fazenda Coutos
A ex-vereadora Laina Crisóstomo, integrante do coletivo Pretas por Salvador, utilizou suas redes sociais para criticar a ação da PM que resultou em 12 mortos na Fazenda Coutos. Em sua publicação, ela comparou o episódio à Chacina do Cabula, ocorrida em 2015, na qual também foram mortos 12 homens.
“10 anos se passaram, e novamente 12 corpos caem com a conivência da polícia que mais mata no Brasil, uma instituição marcada por um histórico perverso, ensinada e incentivada a matar, seguindo os moldes da ditadura militar desde os tempos de ACM, o velho.”
A ex-vereadora compartilhou uma série de reportagens que abordam o caso. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que uma quantidade de armamento pesado foi apreendida com o grupo, e que todos os homens envolvidos tinham ligação com uma facção criminosa.
PLANTÃO POLICIAL-Doze mortos em Fazenda Coutos 3
O bairro de Fazenda Coutos 3, no Subúrbio, foi palco de um intenso tiroteio na madrugada e manhã desta terça-feira (4). A informação foi confirmada por fontes do IB.
Os tiros começaram por volta das 3h e continuaram até aproximadamente 10h. “Rolou em vários locais, mas onde ouvimos mais forte foi no ‘Téo’. Todo mundo assustado”, relatou um morador ao IB.
De acordo com informações apuradas pelo Informe Baiano e confirmadas com fontes da PM, após o reforço do policiamento na região do Teotônio, em Fazenda Coutos 3, equipes realizavam rondas na tarde desta terça-feira, (04) quando encontraram diversos traficantes armados em uma festa. Houve confronto, e, pelo menos 12 suspeitos foram baleados.
Todos os feridos no confronto foram socorridos e encaminhados ao Hospital do Subúrbio, mas não resistiram.
Carnaval movimenta R$ 12 bilhões e gera oportunidades para empreendedores na Bahia Formalização de negócios pode garantir renda além do período festivo, destaca especialista
O Carnaval de 2025 deve gerar um impacto econômico de mais de R$ 12 bilhões no Brasil, um crescimento de 2,1% em relação ao ano anterior, segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Bahia, um dos epicentros da festa, espera receber mais de 3,5 milhões de turistas, injetando cerca de R$ 7 bilhões na economia estadual, conforme informações da Secretaria Estadual de Turismo (Setur).
Em Salvador, uma das principais capitais do Carnaval brasileiro, o evento deve atrair aproximadamente 850 mil visitantes, um crescimento de 6,5% em relação a 2024, com um impacto econômico estimado em R$ 1,8 bilhão. Segundo levantamento do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, os turistas nacionais devem gastar, em média, R$ 6.864,40 na cidade, enquanto os visitantes internacionais devem ter um gasto estimado de R$ 4.888,47, incluindo passagens e hospedagem.
Setores impulsionados pela folia
No contexto nacional, bares e restaurantes lideram as receitas do período carnavalesco, com previsão de arrecadação de R$ 5,4 bilhões, seguidos pelos serviços de transporte, que devem movimentar R$ 3,3 bilhões, e pela hospedagem, com R$ 1,3 bilhão em faturamento. O evento também deve gerar mais de 32,6 mil empregos temporários, com destaque para o setor de alimentação, que concentrará mais de 22,8 mil vagas.
Com o aquecimento da economia durante a folia, pequenos empreendedores encontram oportunidades para crescer, especialmente nos segmentos de moda, alimentação e turismo. No entanto, segundo Rafael Caribé, CEO da Agilize Contabilidade, empresa que nasceu em Salvador, a chave para manter o faturamento ao longo do ano está na formalização dos negócios.
“O Carnaval abre portas para quem quer empreender, mas é fundamental pensar no futuro do negócio. Formalizar-se garante acesso a crédito, emissão de notas fiscais e a possibilidade de expandir as atividades para além do período festivo”, afirma o CEO.
Além disso, ele reforça que mesmo em negócios voltados para um período específico, como o Carnaval, a profissionalização é um fator essencial para gerar credibilidade e diferenciação no mercado.
“Mesmo em um negócio sazonal, atuar com profissionalismo faz toda a diferença. Quem trata o cliente com seriedade, oferece um produto ou serviço de qualidade e tem uma operação organizada aumenta as chances de fidelizar consumidores e gerar novas oportunidades, seja para outros eventos ou mesmo para um negócio fixo no futuro”, explica Caribé.
Com um crescimento expressivo no número de turistas estrangeiros e uma perspectiva positiva para os próximos anos, o Carnaval segue como um dos eventos mais lucrativos do país, reforçando a necessidade de que pequenos empresários busquem formas de estruturar e expandir seus negócios para além da temporada de festas. “Empreender vai além de aproveitar uma boa oportunidade. Quem se formaliza pode transformar um negócio sazonal em fonte de renda fixa, explorando novos mercados e mantendo o crescimento ao longo do ano”, finaliza Caribé.
Trabalhador morre esmagado por um rolo compactador em Conquista

Um operador de rolo compactador – cuja identidade ainda é desconhecida – morreu esmagado pelo equipamento, na tarde desta sexta-feira (21), na obra da Avenida Presidente Vargas, zona leste de Vitória da Conquista. Segundo pesquisa na internet, um rolo como o que atingiu a vítima pesa entre 6,5 e 10 toneladas.
Testemunhas relatam que ele se desequilibrou e ficou na linha de passagem do maquinário descontrolado. A vítima morreu na hora. A polícia técnica foi acionada para acompanhar a polícia civil no levantamento cadavérico. Conteúdo em atualização.










