:: ‘Bahia’
Jornalista da Rede Bahia faz desabafo sobre ansiedade: “mais de uma semana que não durmo
A jornalista Giana Mattiazzi, da Rede Bahia, apareceu em seu perfil oficial do Instagram nesta terça-feira (7), para fazer um desabafo sobre um problema de saúde que tem enfrentado há algum tempo e que atinge alguns brasileiros: a ansiedade.
Em um vídeo compartilhado do feed, Giana destacou que a ansiedade vem em momentos inesperados. “É engraçado que quem passa por isso, passa a qualquer momento. A ansiedade, ela vem não só quando a gente tá triste ou com algum problema. Ela aparece quando a gente menos espera, sabe?”, começou.
Eu tô há mais de uma semana que eu não durmo. Na verdade, eu pego no sono porque eu tomo melatonina ou algum remédio pra dormir, só que eu acordo de madrugada e aí eu fico sem dormir. Acordo duas e meia, três da manhã e não durmo mais. E aí é claro que isso reflete no resto do dia, porque aí você acaba ficando cansada mais cedo, perde o pique para fazer algum exercício físico.”, contou sobre o reflexo na sua produção diária.Depois disso, ela destacou que tem acompanhamento, mas ainda sim, sofre com o problema. “ E eu faço terapia e eu faço acompanhamento com psiquiatra. Então assim, eu graças a Deus tenho condições de ir atrás de coisas para me fazer bem. E ainda assim eu sofro com isso, sabe? Então, enfim, eu queria trazer isso aqui hoje, jogar aí, porque eu acho que sempre que eu coloco alguma coisa aqui, as pessoas me dão uma resposta e acho que uma pessoa vai ajudando a outra, porque eu sei que muita gente está sofrendo com ansiedade e… E por mais que se cuide e faça coisas que dêem prazer, e vá pra academia, e vá, sei lá, andar na praia, ou vá fazer qualquer coisa, vai relaxar em casa, nem que seja tomar um chazinho, cuidar de uma plantinha. Mas mesmo a gente fazendo tudo isso, às vezes a ansiedade retorna. A gente fica naquele período bem complicado. E é isso, é isso que eu queria dizer aqui, desabafar, sei lá, eu acho que isso me ajuda”, concluiu.
HOMICIDIO NESSA TERÇA FEIRA A TARDE EM POÇÕES BA NA ENTRADA DO VISTA BELA
A violência voltou a assustar pocoes. Na tarde desta terça-feira (7) um jovem foi assassinado a tiros na entrada Bairro Joaquim Mascarenhas .
Na rua fo Supermercado Nunes , em um crime que causou grande movimentação no local.
De acordo com informações de testemunhas, foram ouvidos pelo menos seis disparos de arma de fogo. A vítima estava em uma motocicleta quando foi atingida e morreu ainda no local.
A Polícia Militar foi acionada, isolou a área e aguarda a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que fará a remoção do corpo e a perícia.
Até o momento, não há informações sobre a autoria ou motivação do crime. O caso será investigado pela Polícia Civil de Poções
INDENTIFICADO JOVEM ACHADO MORTO HOJE EM POÇÕES SEGUNDO A FAMILIA ESTAVA DESAPARECIDO DESDE DE SEGUNDA FEIRA
familiares reconheceram a vítima como Gustavo Nascimento Soares, de 22 anos. Segundo relatos, Gustavo estava desaparecido desde a última segunda-feira (29), quando saiu de casa por volta das 10h da manhã e não foi mais visto. POLICIA INVESTIGA O HOMICIDIO
Grave acidente com vítima fatal em Vitória da Conquista hoje
Vitória da Conquista, 03 de outubro de 2025 — Um acidente de grandes proporções foi registrado na tarde desta sexta-feira nas proximidades do condomínio Alphaville. A colisão envolveu três motocicletas e resultou, tragicamente, na morte de uma pessoa.
Equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e prestaram atendimento imediato às demais vítimas, que foram encaminhadas para unidades de saúde da cidade. A Polícia Militar isolou a área para garantir a segurança e permitir o trabalho das autoridades competentes.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local para realizar a remoção do corpo e os levantamentos periciais que irão auxiliar nas investigações.
Até o momento, a identidade da vítima fatal não foi divulgada, e o estado de saúde dos outros envolvidos ainda não foi confirmado oficialmente
Colisão frontal na BR-101 mata advogado que se casaria no sábado e tio policial
Um grave acidente na madrugada desta sexta-feira (3) tirou a vida do advogado Patrick Ferreira, morador de Eunápolis, que tinha casamento marcado para este sábado (4). A outra vítima fatal foi o tio dele, o sargento da Polícia Militar Robson Ferreira de Jesus, de 46 anos, com duas décadas de serviços prestados à 62ª CIPM, em Camacã.
Segundo informações, os dois haviam participado de uma confraternização no distrito de São João do Panelinha. Eles retornavam em veículos diferentes quando o sargento parou em um posto de combustível para abastecer. Patrick, ao estranhar a demora do tio, resolveu voltar para verificar. Nesse momento, ocorreu uma colisão frontal em uma curva da BR-101, resultando na morte de ambos.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou ainda que uma terceira pessoa ficou gravemente ferida no acidente, mas não detalhou em qual veículo estava. As circunstâncias da batida seguem sendo investigadas.
Notas de pesar
A tragédia causou grande comoção na região. A OAB de Eunápolis lamentou profundamente a morte de Patrick, destacando sua trajetória e lembrando que ele estava prestes a realizar o sonho do casamento. Já a 62ª CIPM de Camacã prestou homenagem ao sargento Robson, enaltecendo sua dedicação de mais de 20 anos à corporação.
Patrick era filho do policial civil Rogério Ferreira, lotado na 23ª Coorpin de Eunápolis, que enfrenta de forma devastadora a perda do filho e do irmão.
Até o momento, não há informações sobre velório e sepultamento. As informações são do Radar News
Operação Metanol: Vigilância sanitária apreende bebidas na Barra durante inspeção
Uma inspeção realizada no bairro da Barra pela Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Centro de Informações em Estratégia em Vigilância e Saúde nesta sexta-feira (3), apreendeu bebidas no local com suspeita de adulteração Nesse estabelecimento foi detectado que nem todos os produtos possuem a nota fiscal e diante da suspeita de adulteração no lacre, foi feito um termo de apreensão. O estabelecimento recebe esse termo, ele notifica e comunica o fornecedor, visto que ele comprou de modo formal, dizendo que ele adquiriu desta forma”, conta a diretora.“É feita agora o encaminhamento deste produto entre hoje e amanhã para o laboratório responsável por uma análise toxicológica e o resultado vai ser entregue ao estabelecimento. Se der algum tipo de irregularidade, essa notificação é feita aos órgãos competentes, dependendo de onde foi feita a fabricação deste produto, e a fiscalização é feita na indústria”, finaliza a diretora.
Internet, merenda, transporte e valorização docente: comunidade aponta desafios à Educação durante MPEduc em Bom Jesus da Serra/BA
Imagens: Ascom MPF/BA
O Ministério Público Federal (MPF) realizou, no dia 24 de setembro, a 1ª escuta pública do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) no município de Bom Jesus da Serra (BA). O evento foi realizado no Colégio Estadual de Tempo Integral e teve à frente o procurador da República Adnilson Gonçalves, coordenador do MPEduc na Bahia. Além da escuta pública, a equipe do programa visitou todas as nove escolas públicas municipais – algo inédito nas ações do MPEduc na Bahia – nos dias 23 e 24 de setembro.
No primeiro dia, foram inspecionadas as escolas da zona rural: Armezina Oliveira Silva Pinhão, Elizio Meira Amaral, Euclides Teixeira Rocha, Libanio Pereira Costa e Sebastião dos Milagres. Já na manhã do segundo dia, as visitas se concentraram nas unidades da área urbana: Colégio Professora Isaura Curcino Moreno, Escola Vitorino José Alves, Creche Fonte do Saber e Escola João Augusto Amaral. Também foi vistoriado o depósito de armazenamento de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar. Durante as visitas, professores e alunos preencheram questionários apontando críticas e elogios à educação municipal.
A escuta pública, na tarde de 24 de setembro, reuniu pais, professores, estudantes e autoridades locais, que puderam apresentar críticas, sugestões e demandas na educação municipal. A intenção das visitas e da escuta foi mapear pontos de melhoria para tentar alavancar o Índice de Educação Básica (Ideb) de Bom Jesus da Serra. Em 2023 a nota do município foi 4,5 nos anos iniciais da educação básica (a meta era de 4,9) e de 3,6 nos anos finais (a meta era de 4,5).
A mesma comitiva que visitou as escolas integrou a mesa diretora do evento: o procurador Adnilson; o prefeito de Bom Jesus da Serra, Welton Silva; a Secretária Municipal de Educação, Cláudia Silva; o Inspetor Regional da 5ª IRCE do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, Ramon de Souza; e a Coordenadora de Educação Integral da Bahia da Secretaria Estadual de Educação, Nájila da Silva; além do Assessor da Secretaria de Educação do município, Valmik Costa; e do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Claudemir Galdino. As visitas contaram, ainda, com representantes dos conselhos de educação, alimentação e transporte escolar, além do nutricionista e do gestor de obras de Bom Jesus da Serra.
Pontos positivos – Entre os pontos positivos identificados nas visitas e apontados pela comunidade na escuta, estão: a existência de espaços para jogos, cantinhos de leitura, execução de programas de conscientização dos alunos contra violência sexual e a estrutura física, considerada razoável. Outro ponto positivo é que todas as escolas de Bom Jesus da Serra são de tempo integral desde o início deste ano letivo, atendendo a 1.620 alunos entre 7h30 e 15h.
Pontos para melhoria – Entre as questões a serem solucionadas, estão: a ausência de conectividade e tecnologia (internet e computadores para alunos e professores); a necessidade de maior segurança dos alunos, tanto nas escolas (extintores, saídas de emergência) quanto durante o transporte escolar (presença de monitores e uso de cinto de segurança); a necessidade de valorização da carreira e dos profissionais da educação – visto que nem todos recebem o piso salarial ou participam de capacitações – e a melhoria da alimentação escolar. Neste quesito, os alunos demandaram por um cardápio mais nutritivo, com mais opções e porções de frutas, além de proteínas mais variadas. Outro ponto levantado foi a inexistência de refeitórios que comportem todos os alunos e, em algumas escolas, a ausência de espaços para isso, o que leva os estudantes a fazerem as refeições em suas próprias mesas de estudo.
Acordos e prazos – Durante a escuta, foram definidos acordos e prazos para melhorar a qualidade da educação no município:
- Transporte escolar: o prefeito se comprometeu a promover, a partir da última semana de setembro, as mudanças para atendimento das demandas apresentadas: melhoria das condições dos veículos do transporte escolar, eventual ajuste de rota, e fiscalização e orientação sobre o uso obrigatório do cinto de segurança. Para isso, ficou de compor, em até 10 dias, uma Comissão para acompanhamento periódico das questões, com a participação de pais de alunos.
- Plano de carreira e valorização: será criada uma comissão – incluindo o sindicato dos professores – para a elaboração de um novo plano de carreira dos profissionais da educação, com a previsão de valorização da formação e aperfeiçoamento dos professores. O prefeito solicitou o prazo de 90 dias para a criação de um anteprojeto de lei contemplando o plano de carreira e formação.
- Manutenção estrutural: foi definida a criação imediata de uma Comissão de Obras para análise periódica dos educandários e realização dos reparos e manutenções necessárias – como o conserto de pisos e janelas quebradas e a adequação dos pátios para o lazer das crianças. A comissão, composta por gestores escolares, a secretária de Educação e o gestor de obras, passará a visitar as escolas a cada 30 dias.
- Alimentação escolar: o prefeito e o nutricionista do município se comprometeram a realizar o teste de aceitabilidade alimentar com os alunos, em parceria com o Conselho de Alimentação Escolar e a secretária de Educação, além de verificar a situação das merendas e implementar as mudanças necessárias no cardápio.
- Violência e conscientização: diante das queixas dos alunos, o prefeito e a secretária firmaram o compromisso de elaborar, em uma semana, um projeto de formação cidadã e combate à violência no ambiente escolar (incluindo prevenção e combate a furtos), prevendo a contratação de profissional para qualificação de professores e alunos sobre o tema.
- Educação em tempo integral e lazer: a secretária informou o planejamento para a alternância das matérias eletivas – uma vez que a necessidade de diversificar as aulas foi apontada pelos alunos. Informou que haverá a implementação de outras atividades culturais no contraturno das aulas, levando em conta o interesse dos alunos para escolha das novas matérias. Além disso, já estavam previstas a construção de três quadras nas escolas rurais – o que, de acordo com o prefeito, aguarda a disponibilização de recursos do estado.
Para além dos encaminhamentos já adotados durante o evento, o MPF deverá elaborar recomendações ao município de Bom Jesus da Serra com base nas visitas e questionários preenchidos pela comunidade escolar. Todas as medidas serão acompanhadas e, em um segundo momento, uma nova visita à região deve verificar as melhorias implementadas pelo poder público.
Para Adnilson, a visita do MPEDuc na região foi muito proveitosa. “Pela primeira vez na Bahia conseguimos visitar todas as escolas de um município. As condições de infraestrutura, em geral, são razoáveis, mas há muito espaço para melhoria. Em parceria com a gestão municipal, que nos recebeu muito bem, vamos acompanhar a adoção de todas as medidas necessárias para aprimorar os pontos levantados, na expectativa de que isso se reflita no aumento do Ideb de Bom Jesus da Serra”, afirmou.
MPEduc – O Ministério Público pela Educação (MPEduc) é um programa coordenado pela Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos do MPF (1CCR). O principal objetivo da iniciativa é verificar se as políticas públicas voltadas para a educação básica estão realmente sendo cumpridas pela rede escolar. Para isso, o Ministério Público realiza audiências com a comunidade, aplica questionários, promove reuniões e visita pessoalmente as escolas. Com base nessas informações, são feitas recomendações para que as prefeituras e gestores locais melhorem o que for necessário. Tudo é acompanhado de perto pelo Ministério Público, que depois presta contas à sociedade sobre o que foi feito e os resultados alcançados.
Acesse a ata completa da 1° escuta pública em Bom Jesus da Serra aqui.
Confira a galeria de fotos das visitas e da escuta pública.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
Acidente entre caminhões deixa dois motoristas mortos na BR-116 na região de Feira
Dois motoristas morreram em uma colisão entre caminhões na madrugada desta quinta-feira (2) em um trecho da BR-116 de Santo Estêvão, no Portal do Sertão. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida ocorreu na altura do km 467 da rodovia, por volta das 5h30.

Foto: Reprodução / Redes Sociais
As vítimas foram identificadas como Emanuel Antônio Rodrigues, de 43 anos; e Aguimar Iuri Dutra Silva, de 21. Ambos morreram no local. Conforme o G1, os caminhões transportavam cargas de frutas e café. Com o impacto da batida frontal, parte da mercadoria ficou espalhada pela rodovia e foi saqueada por pessoas que passavam pelo trecho.
Imagens feitas por testemunhas mostram que um dos veículos ficou destruído. Já por volta das 9h20, a via, que ficou parcialmente interditada, foi liberada para o tráfego.
Os corpos dos condutores foram levados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana para necropsia. As causas do acidente devem ser apuradas pela PRF.
Suposta lista de bares de Salvador com bebidas adulteradas causa pânico entre internautas; Sesab se manifesta

Após a circulação dos boatos, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu nota afirmando que, até o momento, não há registros de casos de intoxicação por metanol no estado.
Como medida preventiva, a Sesab orientou unidades de saúde da rede privada e serviços de urgência e emergência da rede pública a ficarem atentos a possíveis situações clínicas compatíveis com intoxicação, notificando imediatamente qualquer suspeita à secretaria.
A secretaria afirmou ainda que mantém diálogo constante com o Ministério da Saúde e autoridades sanitárias nacionais para monitorar os casos em outros estados, onde já foram confirmados episódios de intoxicação por metanol.
Ex-prefeito de Bom Jesus da Serra perde os direitos políticos por 8 anos
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou Ação Civil Pública por improbidade administrativa em face do ex-prefeito de Bom Jesus da Serra, Jornando Vilasboas Alves, o Jornandinho, e de Emanuel Vitorino Vilasboas Alves, Maria de Lourdes Carvalho de Andrade, Iésio Mendes de Souza e Wanderley Dantas da Silva, todos qualificados nos autos. O MP-BA alega que os réus teriam praticado atos de improbidade administrativa em razão da contratação da empresa Maria de Lourdes Carvalho de Andrade, com nome fantasia de Terral Terraplanagem e Mecanização do Solo, pelo Executivo Municipal, na gestão de 1997/2000. Foram firmados dois contratos: o primeiro, assinado em 01/10/1999, para construção de “aguadas”, no valor de R$ 24 mil; e o segundo contrato, datado de 01/12/1999, também para construção de aguadas, no valor total de R$ 45 mil. De acordo com o apurado, os referidos serviços eram realizados pelos tratores e funcionários do Município de Bom Jesus da Serra e não pela empresa contratada, já que está sequer de fato existiu, tendo em vista que a sede da empresa se tratava de “um terreno baldio, sem construção alguma”. Tratava-se de esquema “entre amigos” para desviar dinheiro público.
Em decisão publicada no último dia 18 nesta segunda-feira (29), o juiz Ricardo Frederico Campos julgou parcialmente procedentes os pedidos formulados pelo Ministério Público, condenando o ex-prefeito Jornando Vilasboas pela prática de ato de improbidade administrativa. Jornando também foi condenado ao ressarcimento integral dos valores pagos em decorrência dos citados contratos, no valor de R$ 69 mil, e ao pagamento, de forma solidária, de multa civil equivalente ao valor do dano, a ser apurado em liquidação de sentença, com atualização monetária nos moldes acima explicitados. Ele teve ainda os direitos políticos cassados pelo período de 8 anos







Os recentes 

