prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Bahia’

Família é internada com suspeita de envenenamento após consumir iogurtes em Vitória da Conquista

Um casal e dois filhos foram internados com sinais de intoxicação em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, após consumirem iogurtes no sábado, 27 de setembro. O caso é investigado pela Polícia Civil como possível envenenamento.

Segundo a corporação, os produtos foram adquiridos pelo pai da família, que permanece internado em estado grave em um hospital do município.

As crianças também seguem hospitalizadas, mas não correm risco de morte. Já a mãe recebeu alta médica ainda no fim de semana. As identidades das vítimas não foram divulgadas.

Peritos estiveram na residência e recolheram os iogurtes consumidos pela família. De acordo com a Polícia Civil, os recipientes apresentavam resíduos de substâncias desconhecidas, que foram encaminhadas ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para análise.

A delegacia de Vitória da Conquista aguarda o resultado dos laudos periciais para aprofundar as investigações. Além disso, os integrantes da família deverão ser ouvidos a fim de colaborar com o esclarecimento do caso.

ANAGÉ MULHER MORRE SUSPEITA DE ENVENENAMENTO

Uma tragédia foi registrada neste domingo (28) na comunidade de Araticum, zona rural do município de Anagé, no Sudoeste baiano. Uma mulher identificada apenas como Lu foi encontrada morta em circunstâncias que levantam a suspeita de envenenamento.

De acordo com informações apuradas, a vítima teria ingerido uma substância tóxica, o que pode ter provocado sua morte. O caso mobilizou equipes de resgate e investigação, além de causar grande comoção entre os moradores da região.

O filho da mulher também teria consumido o mesmo produto e foi socorrido em estado grave. Ele foi encaminhado a uma unidade hospitalar da região, onde permanece internado sob cuidados médicos. O estado de saúde do jovem ainda não foi oficialmente divulgado.

O corpo de Lu foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista, onde exames deverão confirmar a causa da morte. A Polícia Civil investiga o caso para esclarecer as circunstâncias e apurar se houve intenção criminosa.

Idoso morre e sogra fica ferida após ataque de abelhas na Bahia.

Um idoso morreu e uma mulher ficou gravemente ferida após serem atacados por um enxame de abelhas enquanto pescavam em um riacho próximo ao açude, em Riachão do Jacuípe, a 79 km de Feira de Santana. O caso aconteceu no fim da tarde de quinta-feira, dia 25 de setembro.

Segundo informações da Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses, divulgadas pelo site G1 Bahia, o idoso foi identificado como Paulino Pereira da Silva, de 72 anos, natural de Santo Amaro. Ele era genro da mulher que o acompanhava e havia comprado recentemente uma propriedade na zona rural de Riachão do Jacuípe.

Paulino foi encontrado a cerca de 500 metros do ponto inicial do ataque, caído às margens do rio. Ele não resistiu e morreu no local. A suspeita é que a morte tenha ocorrido em decorrência de choque anafilático provocado pelas picadas.

Já a sogra do idoso foi socorrida em estado grave para a emergência do Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe. Não há detalhes sobre o atual estado de saúde dela.O comandante da brigada, Lucival Souza, explicou que o resgate foi dificultado pela agressividade das abelhas.“No raio de aproximadamente 100 metros onde estava o corpo, a equipe teve dificuldade de se aproximar diante da fúria das abelhas. Foi necessário que alguns socorristas utilizassem roupas apropriadas para conseguir realizar o atendimento”, informou o comandante.

Com adesão de 150 municípios ao SISAN, Bahia avança no combate à insegurança alimentar

Em 2023, antes de instituído o programa de combate à fome do Governo do Estado, a Bahia tinha apenas sete municípios aderidos ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN

Neste mês de setembro, mais 20 municípios baianos aderiram ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), sendo eles: Botuporã, Candeal, Feira da Mata, Ibirapitanga, Macaúbas, Santa Bárbara, Ubaíra, Ubatã, Abaíra, Água Fria, Antônio Cardoso, Caatiba, Cravolândia, Ibipeba, Ichu, Jitaúna, Lapão, Maraú e Sento Sé, que passaram pelo processo de adesão ao sistema que, tal qual o SUS e o SUAS, tem o objetivo de levar dignidade às pessoas através do Direito Humano à Alimentação.

Com a adesão ao sistema, os municípios, que somados aos anteriores chegam a 150, atendem requisitos para receber iniciativas e investimentos do governo federal e do Governo do Estado, que visam assegurar o direito à alimentação e nutrição adequada da população. “O SISAN tem o objetivo de integrar ações e monitorar a realização de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e ao combate à fome”, explica a nutricionista Jainei Silva, que compõe a Coordenação-Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome (CGCFOME).

No último fim de semana, a equipe do Bahia Sem Fome esteve em Abaíra, que teve a sua adesão ao sistema aprovado no dia 17 de setembro, para falar sobre as ações relacionadas àl agricultura familiar que o programa desenvolve e para mostrar a importância da adesão para o município.

Estiveram presentes no evento representantes das secretarias que compõem o SISAN do município de Abaíra e organizações da sociedade civil, segundo Jainei. “O objetivo dessa nossa ida a Abaíra foi dialogar com o município e mostrar como deve funcionar o sistema e como eles devem avançar numa política municipal”, finalizou.

Para o coordenador-geral do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, “o SISAN na Bahia tem se fortalecido com participação social e apoio forte do governo Jerônimo Rodrigues, que colocou essa agenda na centralidade e prioridade do governo”.

O SISAN atua nos níveis nacional, estadual e municipal, integrando esforços do governo e da sociedade civil para combater a fome e suas causas, como sobrepeso, obesidade e doenças relacionadas à má alimentação. Uma das principais funções do sistema é atuar diretamente na redução da insegurança alimentar e nutricional, trabalhando para erradicar a fome no Brasil, no fomento da educação alimentar e na elaboração de políticas públicas.

Assessoria de imprensa
Camila Fiúza / MOCHI.LAB

Foi histórica para o esporte baiano. A lutadora Jeisla Chaves, natural de Poções, brilhou no Dana White’s Contender Series, em Las Vegas, ao vencer a argentina Sofia Montenegro

A lutadora Jeisla Chaves, natural de Poções, brilhou no Dana White’s Contender Series, em Las Vegas, ao vencer a argentina Sofia Montenegro em uma verdadeira batalha de três rounds. O triunfo garantiu à baiana o tão sonhado contrato com o UFC, a maior organização de artes marciais mistas do mundo.

O duelo foi marcado pelo equilíbrio e pela intensidade. No primeiro round, ambas as atletas tiveram bons momentos, com alternância de domínio, o que deixou a parcial aberta para as papeletas dos juízes. No segundo assalto, Montenegro se impôs e levou vantagem, mostrando mais volume de golpes. Já no terceiro e decisivo round, Jeisla cresceu na luta, mostrou garra e contundência, garantindo a vitória em uma apresentação memorável.

Com a vitória, Jeisla escreve uma nova página na história do esporte no sudoeste baiano, levando o nome de Poções para os holofotes internacionais. A conquista desperta grande expectativa em torno de sua trajetória dentro do UFC, onde terá a oportunidade de enfrentar algumas das melhores lutadoras do mundo.

“De Poções para o mundo”, comemoraram familiares, amigos e fãs da atleta, que já se tornou motivo de orgulho para toda a região. Agora, o próximo passo será acompanhar quando e contra quem Jeisla fará sua estreia oficial no octógono mais famoso do planeta.

O futuro promete ser brilhante para a guerreira baiana.

ACM Neto denuncia obra do governo com informação errada e é desmentido

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia desmentiu o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que voltou às redes sociais para atacar o governo Jerônimo Rodrigues e questionou a obra de pavimentação do acesso ao distrito de Catolés, em Abaíra, na Chapada Diamantina. Segundo Neto, o governo só asfaltou um quilômetro do trecho prometido, que faz a ligação da BA-148 ao distrito.

Em nota e vídeo enviados à imprensa, a Seinfra informou que a pavimentação está em pleno andamento, com 35% de execução, com investimento de R$ 17,2 milhões e conclusão prevista para maio de 2026. No vídeo é possível ver o serviços de asfaltamento que ocorrem em vários trechos: do entroncamento da BA-148 até o início da Serra de Catolés, do final da Serra de Catolés até o povoado de Ouro Verde e também entre os povoados de Ouro Verde e Engenho. Neto fez a denúncia, mas não foi a Catolés ver que a realidade é totalmente diferente da narrativa apresentada por ele nas redes sociais.

Nota da Seinfra:

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informa que a obra de pavimentação dos 20 km do acesso ao distrito de Catolés, em Abaíra, que faz a ligação com o entroncamento da BA-148, está em andamento e com 35% de execução. Atualmente, os serviços de drenagem, terraplanagem e de asfaltamento estão sendo realizados nas regiões saindo do entroncamento da BA-148 até o inicio da Serra de Catolés (1,5 km) e do final da Serra de Catolés até o povoado de Ouro Verde (4,5 km). Também há ações sendo feitas entre os povoados de Ouro Verde e Engenho. Com investimento de R$ 17,2 milhões, a obra está prevista para ser concluída em maio de 2026.
Nota oficial:

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informa que a obra de pavimentação dos 20 km do acesso ao distrito de Catolés, em Abaíra, que faz a ligação com o entroncamento da BA-148, está em andamento e com 35% de execução. Atualmente, os serviços de drenagem, terraplanagem e de asfaltamento estão sendo realizados nas regiões saindo do entroncamento da BA-148 até o inicio da Serra de Catolés (1,5 km) e do final da Serra de Catolés até o povoado de Ouro Verde (4,5 km). Também há ações sendo feitas entre os povoados de Ouro Verde e Engenho. Com investimento de R$ 17,2 milhões, a obra está prevista para ser concluída em maio de 2026.

Prefeitura de Feira de Santana divulga ilegalmente nomes de pessoas com HIV em Diário Oficial; Zé Ronaldo se manifesta

O que diz o prefeito?

o prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União Brasil), afirmou que ficou sabendo da divulgação dos nomes pela imprensa, no início da tarde deste domingo (21).

“Isso não é ato de prefeito, essas coisas que se publicam não é prefeito. Quem publica, é secretário”, afirmou.

O que diz a secretaria?

Em nota enviada para a reportagem, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) reconheceu o erro da publicação dos nomes. De acordo com o comunicado, entre os nomes divulgados estão pessoas portadoras de fibromialgia, HIV e anemia falciforme. Entretanto, o documento deu o entendimento de que todos eram infectados com o vírus da AIDS.

Uma nova edição será publicada no Diário Oficial de Feira de Santana com as devidas correções, garantindo o sigilo das informações pessoais. A Secretaria de Mobilidade lamenta profundamente o ocorrido e reforça o compromisso da Prefeitura de Feira de Santana com a preservação da privacidade e da dignidade dos cidadãos”, informou a pasta, em nota.

Como ocorreu o vazamento?

Nem o prefeito nem o Secretário de Comunicação de Feira de Santana, Joilton Freitas, souberam explicar como ocorreu o vazamento dos dados.

Os gestores ainda confirmaram que ainda neste domingo ocorrerá uma reunião com os representantes da Semob para entender como ocorreu a divulgação e quais medidas serão tomadas pela administração pública.

Após a repercussão do caso, o sistema do Diário Oficial de Feira de Santana foi tirado do ar

Sistema do Diário Oficial do Município fora do ar. (Foto: Reprodução)

“INVESTIGADA PELA PF E MPF, ANA KARINA, DIRETORA DO INSTITUTO CHOCOLATE, É FLAGADA EM ALMOÇO DE LUXO EM ITABUNA COM O MARIDO ERLON BOTELHO, TESTA DE FERRO DO INSTITUTO”

Diretora do Instituto Chocolate, esposa de Erlon Botelho, é monitorada pela PF e MPF por suspeita de desvio de recursos.

Denúncias envolvem vida de luxo, verbas do Fundeb de Jussari e até contratação fantasma em gestão de ex-prefeito.

Apesar de ter declarado à Justiça que suas contas estavam negativas para evitar o pagamento de custas processuais, a diretora do Instituto Chocolate, esposa de Erlon Botelho, foi flagrada ao lado do marido em restaurantes de luxo, supostamente utilizando recursos públicos oriundos do projeto Cacau 500. A contradição entre o discurso de pobreza e o estilo de vida ostentado reforça os indícios de irregularidades e chamou a atenção das autoridades.

Atualmente, a diretora é monitorada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF), em procedimentos que investigam desvios de verbas federais e fraudes ligadas ao Instituto Chocolate.

Fundeb repassado irregularmente ao Instituto Chocolate

Um dos pontos mais graves investigados é o repasse irregular de verbas do Fundeb ao Instituto Chocolate, durante a gestão do ex-prefeito de Jussari, Antônio Valete. Os valores foram destinados sem comprovação de serviços prestados e sem documentação legal que justificasse os pagamentos. O recurso, que deveria ser aplicado diretamente na educação básica, acabou virando alvo de investigação por suposta fraude.

Investigações acumuladas na PF e MPF

A diretora já acumula investigações em andamento na Polícia Federal e no Ministério Público Federal por supostas fraudes no Instituto Chocolate. Os inquéritos apuram contratos milionários sem execução, possíveis superfaturamentos e até a utilização de recursos federais e municipais em benefício particular.

Funcionária fantasma em Jussari

Outro episódio grave recai sobre a esposa de Erlon Botelho, acusada de ter atuado como funcionária fantasma da Prefeitura de Jussari. Ela foi contratada oficialmente como agente de limpeza, mesmo exercendo ao mesmo tempo a função de diretora do Instituto Chocolate. Segundo apuração jornalística, nunca teria comparecido ao serviço, configurando fraude e lesão aos cofres públicos.

Dívidas em Buerarema

A Prefeitura de Buerarema também se movimenta para notificar o Instituto Chocolate por dívidas de impostos e taxas municipais. Há ainda denúncias que envolvem familiares da diretora em possíveis esquemas ligados a contratos e benefícios indevidos.

O que está em jogo

Caso as denúncias sejam confirmadas, os envolvidos podem responder por apropriação indébita, falsidade ideológica, estelionato e improbidade administrativa, além de terem que devolver os valores desviados. O escândalo é ainda mais grave por envolver diretamente recursos do Fundeb, destinados à educação de crianças e jovens de municípios pequenos como Jussari.

Morte de criança em UPA de Itapuã expõe falhas e suspeita de falsificação de prontuário: ‘Meu filho não resistiu’, desabafa mãe

Cinco meses após a perda do filho, Priscilla Vaz, mãe de Marcos Túlio, que tinha 5 anos, denuncia três médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itapuã, em Salvador. Ela afirma que o menino morreu no local devido a falhas no atendimento dos profissionais.

Ao BNEWS, Priscilla recordou que levou a criança para atendimento de urgência no dia 27 de março deste ano, Marcos vomitava, sentia febre e mal-estar.  Foram feitos uma avaliação e a criança foi liberada com diagnóstico de dengue.

Marcos estava com dor de cabeça, febre, vômito, respiração ofegante e muita moleza no corpo. Por isso, levamos ele para a UPA de Itapuã, na quinta-feira à noite, por volta das 18h. Ele foi atendido por duas médicas, Ana Paula e Ana Verena. Recebeu soro, remédio para enjoo e dipirona. Também fizeram exames de sangue, com suspeita de dengue”, recorda com emoção.

Priscilla aponta que o exame do filho foi alterado. “Esse exame, feito ainda na quinta-feira, já estava todo alterado. O teste para dengue deu inconclusivo por falta de material. Marcos estava desidratado, e houve dificuldade para colher as amostras. Hoje eu consigo dizer isso porque temos o inquérito concluído e o prontuário dele daquela noite”, conta.

“Na sexta-feira, Marcos continuava no mesmo estado em que estava quando recebeu alta na quinta, tomando apenas a mesma [dipirona] medicação. No final do dia, ele piorou, e levamos novamente para a UPA. Quem o recebeu foi a mesma médica, Ana Verena, que havia dado alta no dia anterior. Marcos chegou com a pulseirinha vermelha, saturação de 56, e foi direto para a sala de reanimação, já em parada cardíaca. Teve a troca de plantão, e a médica deixou o atendimento, mas Marcos já estava muito mal. Contar tudo isso é muito difícil para mim, porque é reviver aquele momento doloroso”, lembrou Priscilla.

O laudo do IML apontou que a criança morreu de meningite. A mãe contratou um advogado e, após reunir documentos da unidade de saúde, afirmou ter encontrado indícios de homicídio e falsidade ideológica, já que a médica responsável não era pediatra. O caso foi registrado na 12ª Delegacia Territorial da Polícia Civil da Bahia, que identificou problemas como falsificação de documentos e alteração de prontuários na UPA de Itapuã.

Ela não é médica clínica. Para ser clínica, é preciso fazer residência em clínica médica. Ela é médica generalista. Todo médico recém-formado é generalista, não clínico. Mesmo assim, ela assinava como pediatra, o que configura falsidade ideológica. Esse é um dos crimes apurados pela delegacia, e pelos quais ela deverá responder”, denuncia a mãe da criança.

Segundo a mãe, já existe relatório remetido à Justiça. No indiciamento feito pela delegada da 12ª Delegacia Territorial, a médica Ana Paula foi enquadrada por homicídio culposo. Já a médica Ana Verena responde por homicídio culposo, falsidade ideológica e falsificação de documento público, pois registrou no prontuário que Marcos havia feito um raio-X no dia do falecimento da criança — exame que, segundo as investigações e a família, nunca aconteceu.

Além disso, o diretor da UPA também foi indiciado por falsificação de documento público, após entregar um relatório no qual afirmava que Marcos tinha melhorado e, por isso, recebido alta. De acordo com a mãe, tudo já foi apurado pela delegacia, documentado e pode ser comprovado. Ao todo, três médicos foram indiciados no caso.

O BNEWS questionou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) sobre o ocorrido e como pretende avançar a partir da denúncia e das provas policiais contra os médicos da unidade.

A pasta informou que “já adotou as medidas legais e administrativas cabíveis quanto ao ocorrido”. Além disso, a SMS ressaltou que tratar de procedimento em andamento, as informações seguem em caráter sigiloso, conforme prevê a legislação. A SMS reafirma seu compromisso com a transparência, a responsabilidade e o fortalecimento contínuo da qualidade da assistência prestada à população”.

Quando procurada sobre o caso, a Polícia Civil da Bahia informou que o inquérito policial foi concluído com o indiciamento de duas mulheres por homicídio culposo. Uma delas também está sendo indiciada por falsidade ideológica, assim como um homem, que é suspeito dessa prática criminosa. O procedimento foi encaminhado ao Poder Judiciário no dia 11 de setembro deste ano.

URGENTE Na manhã desta sexta-feira (19), a Polícia Civil deflagrou a Operação Paradisus em Poções

Na manhã desta sexta-feira (19), a Polícia Civil deflagrou a Operação Paradisus em Poções, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso apontado como responsável pelo tráfico de drogas, porte de armas e agressões no município. A ação também teve ramificações em Jequié.

Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão, além da internação de uma adolescente. No total, sete pessoas foram presas e um adolescente apreendido.

Os policiais apreenderam ainda:
• 120 tabletes de maconha (cerca de 600 g cada);
• 720 pedras de crack;
• munições;
• rádios comunicadores;
• câmeras de vigilância;
• celulares;
• cerca de R$ 2 mil em dinheiro;
• dois simulacros de arma de fogo.

Um veículo roubado pouco antes da operação também foi recuperado.

A operação contou com apoio da 10ª Coorpin e da 79ª CIPM, reforçando o combate ao crime organizado e garantindo mais segurança à população.