prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Bahia’

FORÇA E HONRA | Cerimônia celebra os 4 anos da Rondesp Sudoeste

Uma solenidade nesta quinta-feira, 6, na sede do 9º Beic (Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação), em Vitória da Conquista, lembrou os quatro anos de implantação da Rondesp, sigla para Rondas Especiais, no município. O evento contou com a presença do prefeito Herzem Gusmão (MDB) e outras autoridades regionais.
Criada em dezembro de 2014, atualmente está sob o comando do tenente-coronel PM Souza Júnior. De acordo com o comando, desde que assumiu, tem promovido uma série de eventos que envolvem desde a capacitação e aprimoramento técnico-profissional dos policiais até atualização constante para o enfrentamento ao crime em todas as suas esferas.

Em nota, o comando informa ainda que a Companhia Independente de Policiamento Tático – CIPT/SO tornou-se ao longo dos últimos quatro anos uma das unidades mais conhecidas em toda região sudoeste. “Tal notoriedade deve-se ao trabalho de excelência realizado por todos os policiais militares da Companhia”, acrescenta.
Ainda na nota, o comando informa que “a missão precípua da Rondesp é apoiar as unidades de policialmente ordinário do orgânico do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), por meio Policiamento Tático Móvel, com ações tanto preventivas quanto repressivas”.
“É ainda considerada a tropa de pronto emprego e a força de reação do Comandante de Policiamento da Região Sudoeste para lidar com ocorrências de maior complexidade”, acrescenta, destacando que “uma das explicações para esta atuação diferenciada dos rondespianos na execução do policiamento tático é o emprego da doutrina definida por PATAMO”.
Ela consiste numa filosofia que regulamenta desde a composição das guarnições ao posicionamento dos policiais no interior da viatura, até a rotina de treinamento continuada, bem como, as técnicas, táticas, equipamentos e armamentos específicos para oferecer suporte e apoio ao Policiamento Ostensivo Convencional.

Para celebrar os quatro anos de reconhecido sucesso da Rondesp, não apenas no Sudoeste como em toda Bahia, foi organizado um calendário de atividades serão realizadas na próxima semana, entre os dias 2 e 8 de dezembro, visando fortalecer os laços de fraternidade e internalizar o sentimento de pertencimento entre os rondespianos, além de integrá-los à comunidade e familiares.

Dentre as atividades destacam-se:

02/12 ⇒ Iº DESAFIO RONDESP-SO DE JIU JITSU, no Ginásio de Esportes da AABB, a partir das 08:00 horas, aberto a todos os agentes de segurança;
03/12 ⇒ COMPETIÇÃO INTERNA DE TIRO, no Clube de Tiro Mandacaru;
04/12 ⇒ CORRIDA DE REVEZAMENTO entre os Pelotões de RONDESP em torno do anel viário de Vitória da Conquista, total de 30 Km;
05/12⇒ CROSS RONDA, competição de crossfit entre equipes de rondespianos no Box da Academia VCA;
06/12 ⇒ SOLENIDADE MILITAR, alusiva ao Aniversário da CIPT/SO, com a presença de todo efetivo da unidade e convidados, na área cívica do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, às 09:00 horas;
07/12 ⇒ TORNEIO DE FUTEBOL, no campo do antigo BANEB, concentração prevista para às 08:00 horas;
08/12 ⇒ ANIVERSÁRIO DA RONDESP, entrega das premiações as equipes e confraternização.

“Assim sendo, o continuo sucesso desse projeto, que é a Rondesp Sudoeste, é resultado do esforço incondicional dos oficiais e praças que compõem um seleto e abnegado corpo de tropa, merecedores de reverência e respeito”.

Por fim, enfatiza que “é com imenso prazer e honra que a Rondesp Sudoeste divide um pouco da sua história, já perpetuada nas páginas da Polícia Militar da Bahia, com a comunidade do sudoeste baiano, ao tempo em que agradece toda a sociedade pelo apoio, reconhecimento e parceria ao longo destes quatro anos de história de lutas e vitórias”

Motorista ignora bandidos, passa com carreta por cima de carro e ‘esmaga’ assaltantes

Um motorista de carreta que realizava o transporte de carga de combustível, teve uma reação inesperada e perigosa ao ser surpreendido na estrada por assaltantes, na manhã de quarta-feira (5/12). Ele seguia em direção à Anápolis, interior de Goiás.

O condutor foi identificado como Jairo e, em depoimento, disse que percebeu a aproximação dos bandidos que seguiam em um carro prata e estavam fortemente armados.

O grupo ordenou que ele parasse e encostasse o veículo, mas Jairo não obedeceu o pedido. Então, os suspeitos passaram para a frente da carreta e efetuaram disparos contra o caminhão.

Nesse momento, Jairo acelerou e passou por cima do veículo, esmagando o carro e todos os ocupantes. O caminhão tombou e o condutor teve ferimento leves. Toda a ação resultou na morte dos bandidos. A ocorrência foi registrada na BR-414, pela Polícia Rodoviária Federal.

Caminhão após o acidente. Foto: Itambé Agora

Inema emite alerta máximo de chuva para as próximas 24 horas; confira

© Reprodução

Araci, Conceição do Coité, Feira de Santana, Ichú, Retirolandia e Santaluz estão em alerta

A Sala de Situação do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (INEMA) informa que, para as próximas 24 horas, permanece a previsão de chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.

Araci, Conceição do Coité, Candeal, Feira de Santana, Ichú, Retirolandia, Santaluz, Salvador, Valente e ente outras cidades estão em alerta você pode conferir aqui

Já todas as cidades do Baixo Sul estão na área de alerta máximo, segundo o órgão. Com essa condição, a situação é de Alerta Máximo para outras localidades da faixa centro-leste, que inclui municípios da Chapada Diamantina, Recôncavo e parte do Sul baiano. Para as demais regiões do Estado, a situação continua sendo de Atenção e Alerta.

*SN

Batida entre van e carreta deixa ao menos três mortos em rodovia do oeste da BA

Foto: Reprodução

Uma batida entre uma van e uma carreta ocorrida na BR-135, em trecho do município de Riachão das Neves, no oeste da Bahia, deixou ao menos três pessoas mortas. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira (5). No momento do acidente, chovia bastante no trecho da rodovia.

De acordo com a PRF, ainda não há informações sobre o número total de vítimas e nem o motivo do acidente. A batida aconteceu às 14h, mas por volta das 15h50, equipes do órgão ainda estavam no local.

As circunstâncias do acidente ainda estão sendo apuradas. A PRF destacou que os veículos foram parar fora da pista e que, por isso, não foi necessário interditar a via.

Fonte: G1/BA

Coité- Identificado as vitimas do acidente com a vereadora que deixou um morto na BA 120

No início da manhã de  quarta-feira, (05/12), aconteceu um grave acidente com uma vítima fatal, envolvendo um carro e um caminhão, próximo ao povoado de Chapada em Riachão do Jacuípe, no trecho da BA-120, sentido Conceição do Coité a Riachão do Jacuípe, na Bahia.

Um caminhão Mercedes Benz, cor vemelho de placas JQJ 8071, licença de Cansanção (BA), apresentou problemas em duas rodas fazendo com que atravessasse a pista no momento em que um outro veículo um Volkswagen Voyage cor prata de placas NYH 9137 licença de Salvador (BA), tendo a vereadora Elizane Cana Brasil (PSDB) e juntamente com a a sua tia Railda, e as primas e sobrinhos Juceane, Andressa e Jhon Henrique. Eles estavam chegando de Salvador a caminho do velório da mãe Elizane e irmã de Railda moradora do Povoado de Almas que estava doente morreu por volta das 1h30 da madrugada.

Dona Railda de Pinho Silva, 65 anos que é mãe do ex-jogador da seleção coiteense tri-campeão do Intermunicipal Nen de Almas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. E quanto as vítimas, informações que todas estavam conscientes, porém Elizane se queixava de fortes dores no tórax sendo encaminhada para uma outra unidade em Salvador e Juceane sofreu uma pancada na cabeça e teve suspeita de fratura no punho. Andressa e Jhon Henrique não foi informado sobre os ferimentos dos mesmos,  todos estão em observação no hospital de Riachão.

A polícia irá investigar as causas do acidente.

Por SN 

Alerta: Rio transborda e invade trecho da BR-030 entre Tanhaçu e Brumado

Água na BR-030 entre Tanhaçu e Brumado
Parte da BR-030, trecho entre Sussuarana, distrito de Tanhaçu e Brumado, no Sudoeste da Bahia, está interditada. Devido ao acumulado de chuvas dos últimos dias, rios e córregos da região transbordaram e logo após a entrada do distrito de Umburanas a água está correndo sobre a pista. Na manhã desta quarta-feira (05) registros foram feitos no local e é possível ver a força com que a água corre naquele local.
Polícias Rodoviária Estadual (PRE), orienta que os condutores desviem do trecho, em uma localidade conhecida como Picapau. “Quem vem de Caetité, pegar via Anagé pra Sussuarana. E o pessoal de Sussuarana pegar a BA-026 direto, sentido Anagé, pra evitar aquele trecho que está interditado”. Segundo PRE, não houve registro de acidente no local e alguns motoristas aguardam a liberação do trecho para passagem. (Foto e vídeo: Contato – Vinny Publicidade).

PC do B em reunião conjunta neste DOMINGO com o partido da pátria livre aprovando a incorporação do PPL e todos seus membros ao partido comunista do Brasil

BOM JESUS DA SERRA-Realizamos nesta sexta-feira (30), no Ginásio de Esporte Marco Tulio de Matos, em Bom Jesus da Serra-Ba, a 1ª Conferência Pública para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do município. Com a assessoria da Funasa – Fundação Nacional da Saúde e do IFBA

Realizamos nesta sexta-feira (30), no Ginásio de Esporte Marco Tulio de Matos, em Bom Jesus da Serra-Ba, a 1ª Conferência Pública para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do município. Com a assessoria da Funasa – Fundação Nacional da Saúde e do IFBA – Instituto Federal da Bahia, a prefeitura reuniu representantes da sociedade civil, associações, estudantes, Poder Legislativo, além de secretários municipais e entidades representadas.

O objetivo da conferência é a implementação da política municipal na gestão do Saneamento Básico, abordando as necessidades estruturais de saneamento na sede, zona rural e litoral, destacando o abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e limpeza urbanas, manejo de águas pluviais e destinação adequada de resíduos sólidos. O plano compreende um período de atuação pelos próximos 20 anos.

Agradecemos a parceria com a Funasa e o IFBA, o Prefeito Edinaldo Meira Silva – Gazzo falou da importância de Bom Jesus da Serra promover esse plano junto com o Estado e a União, o que certamente colocará Bom Jesus da Serra num novo patamar em seu desenvolvimento. “Quando se trabalha saneamento básico, se diminui os gastos com saúde, por exemplo. É importante a gente unir forças. É o plano para se discutir o futuro de da nossa cidade. Não existe fórmula mágica, tudo deve estar regularizado dentro das normas e das leis”,

ACIDENTE AGORA A NOITE PERTO DO POSTO SÃO JORGE BR-116- CARRETA COLIDIU COM CARRO TOMBOU E FECHOU A PISTA NOS DOIS SENTIDOS UMA VITIMA EM ESTADO GRAVE

[FOTO ADRIANO CRUZ POÇOES24HS]

SEGUNDO apurou nossa reportagem a vitima é o.filho de Marcelo cigano de Planalto; foi levado em estado grave pra conquista  mais informações mas tarde

[FOTO ADRIANO CRUZ POÇOES24HS]

Morre a 3ª vítima do grave acidente registrado na BR-430, entre Igaporã e Caetité

Foto: Leitor do Portal Vilson Nunes

Francisco Pereira da Cruz, 74 anos, natural de Riacho de Santana, morreu na madrugada desta quarta-feira (28/11), aumentando para 3 o número de vítimas fatais, após grave acidente ocorrido na manhã de sábado (24/11), quando uma van que transportava pacientes de hemodiálise para a cidade de Guanambi, colidiu frontalmente contra um caminhão, na BR-430, no trecho que interliga os municípios de Igaporã e Caetité, no sudoeste baiano.

Francisco estava internado na emergência do Hospital Regional de Guanambi (HRG). Ele era um dos 11 ocupantes da van da prefeitura de Riacho de Santana. Conforme a Unidade Hospitalar, outros pacientes que estavam na van seguem internados em estado grave. São eles: Valnoir Oliveira Fogaça, Fábio Rogério Ramos de Oliveira, Eduardo Fagundes da Silva, Elizete Alves da Silva, João Pereira da Silva e Ronaldo Silva Pereira.

Uma mulher, identificada como Hildete Cardoso da Silva, não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu no dia do acidente, durante o atendimento na UPA 24h de Caetité. Na noite de segunda-feira (26/11), Antônio Alves da Costa, de 79 anos de idade, também não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Fonte: Portal Vilson Nunes