:: ‘Bahia’
VÍDEO: Vitória da Conquista-BA fica alagada com muita chuva, ruas viram rio.
Cúpula da Polícia Civil entrega cargos após reforma de Rui; governo diz desconhecer
A cúpula da Polícia Civil da Bahia vai entregar os cargos de chefia em todo o estado por causa das medidas enviadas pelo governador reeleito Rui Costa (PT) à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A decisão foi tomada durante reunião dos delegados nesta terça-feira (11). Ainda não há informações se o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho, também entregou o cargo.
De acordo com o delegado Fabio Lodelo, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia, são mais de 200 delegados em posição de chefia.
“Já estamos providenciado a substituição no interior. Coordenadores regionais e delegados titulares, que têm funções de chefia, estão entregando os cargos. São mais de 200. Ele [Rui Costa] está congelando o teto, com corte financeiro”, pontuou, ao Bahia Noticias.
Procurada pela reportagem, o líder do governo na AL-BA, Zé Neto (PT), disse desconhecer a decisão da categoria. As assessorias de comunicação da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e da Polícia Civil também não souberam falar sobre o caso.
Estrada que liga Itarantim à Ribeirão do Salto e Jordânia pede socorro.
Moradores de Itarantim e região,entraram em contato com o Blog do Léo Santos,relatando sobre um problema que vêem enfrentando,principalmente agora nesse tempo chuvoso.
Segundo eles,a ponte que liga as três cidades citadas no titúlo,foi dado início a obra há exatamente oito anos atrás e até agora a obra não foi concluída.
A estrada nessa época vira um rio,e quem mais saem prejudicados são os moradores do “Córrego de Água”,que é um povoado que fica entre os municípios.Eles ficam sem poder irem trabalhar,estudar,etc…Porque a estrada fica intransitável,não passa carro nenhum e o ônibus que faz linha pra lá,também não tem como passar por esse trajeto.
Eles esperam que as autoridades competentes tomem uma prividência em relação á isso,pois não é justo várias pessoas ficarem incapacitadas de se locomoverem por esse problema.
Lembrando que essa estrada é interestadual,e entra governo e sai governo e o problema continua.
Licínio de Almeida é destaque em encontro de educação
O município de Licínio de Almeida, com cerca de 12 mil habitantes (IBGE 2018), vem cravando excelentes resultados na educação, destacando-se na Bahia e no Nordeste. No último dia seis de dezembro, a secretária municipal de Educação, Karla Mychely, apresentou a formula do sucesso no II Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta, evento promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA) e o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA). O prefeito Frederico Vasconcelos e o deputado estadual Fabrício Falcão também participaram do seminário, além do supervisor de Educação, Robson Farias, e da coordenadora de Educação, Kélvia Almeida.
Em 2018, o município alcançou novamente um bom resultado no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) – nota 6.8. Licínio vem conquistando bons resultados há anos: por cinco vezes consecutivas foi 1ª lugar da Bahia, 1º lugar no Fundamental II e também obteve a melhor nota em matemática nessa categoria – melhor proficiência da Bahia em matemática. O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil. O município também está entre os melhores no IPEM (Índice de Performance da Educação dos Municípios).
Karla Mychely destaca que o principal fator é a dedicação integral da equipe. “A gente acompanha aluno por aluno. A gente não perde nenhum aluno. Nosso trabalho é focado na aprendizagem dos alunos”, detalhou. Ela ainda frisou o apoio da gestão municipal. “Todo esse sucesso na Educação existe porque todos abraçaram a causa. Todos nós estamos envolvidos, começando pelo prefeito municipal, Dr. Fred, que dá apoio incondicional à Secretaria de Educação”, falou Mychely.
O deputado Fabrício festejou os resultados. “Isso é fruto de muito trabalho e compromisso com a população. Parabéns ao atual prefeito, Dr. Fred, e à sua secretária, Karla Mychely, e também ao ex-prefeito, Alan Lacerda, quem iniciou essa trajetória de sucesso. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa conquista”, disse Fabrício.
Durante o evento foi apresentado o Índice de Performance da Educação nos Municípios do Estado da Bahia, criado a partir de dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e ainda o aplicativo “Na Ponta do Lápis-Bahia” – ferramenta de apoio à gestão pública e a avaliação da posição da Bahia em relação ao Brasil e ao Nordeste.
Vereadores de Barra do Choça chegam cedo em garagem da prefeitura para fiscalizar ônibus escolares.
Passavam-se poucos minutos das cinco horas da manhã, desta terça-feira(11), quando uma comissão de vereadores (Sidalva Pereira, Fabrição e Ronaldo Lima), chegou na garagem da prefeitura para vistoriar os ônibus escolares de Barra do Choça.A ação partiu da denúncia do vereador Fabrição (PP), na sessão ocorrida nesta segunda-feira(10).
Durante o seu pronunciamento, o vereador denunciou as más condições do transporte escolar do município. O edil criticou duramente a administração municipal, mostrou imagens que colocam em risco a vida dos usuários do transporte escolar e cobrou providências.
Fonte:Blog do Jorge Amorim
Prefeitura de VITORIA DA CONQUISTA volta a apreender vans nesta terça-feira (11)
Na manhã desta terça-feira (11) agentes dos Simtrans com escolta da Polícia Militar voltaram a apreender vans que fazem o chamado “transporte alternativo”, agora definido pelo Prefeitura como transporte “clandestino”.
Nas redes sociais circulou uma foto mostrando uma blitz no cruzamento da avenida Frei Benjamim com a rua de acesso ao aeroporto. “A coisa mais feia que eu vejo é um carro de polícia com giroflex correndo atrás de um trabalhador, se não podia cumprir a promessa não deveria ter feito”, criticou um usuário de van no programa do Brasil Notícias (Brasil FM).
Após eleger-se com o apoio dos vanzeiros prometendo legalizar o transporte “alternativo”, o prefeito decretou guerra às vans e promete que a fiscalização vai ser cada dia mais dura, “não vamos aceitar desordem e desobediência civil, não haverá flexibilização”, afirmou em entrevista. Herzem disse ainda que os vanzeiros provaram em uma reunião dentro da prefeitura, que “não querem legalização, querem a desordem, querem é ficar pegando passageiro de forma desordenada”.
A prefeitura prometeu fazer outro “estudo”, mesmo já tendo gasto 30 mil reais com um estudo anterior que na verdade já demonstrava a inviabilidade da implementação do transporte complementar nos moldes prometido e desejado pelos vanzeiros. Após entregar o monopólio do transporte público para a Cidade Verde, aumentar a passagem de ônibus e barrar o transporte alternativo, a prefeitura enviou à Câmara de Vereadores um projeto para isentar a empresa de ônibus de pagar o ISS. Desde que assumiu o lote da Viação Vitória, a Cidade Verde e Prefeitura prometem “10 ônibus novos” que “estão chegando ” desde o dia 29 de julho, mas até o momento nada.
Fonte: Blog do Caique Santos
Urgente: Acidente com morte na estrada Conquista-Tanhaçu

Na manhã desta terça-feira (11), um automóvel ainda não identificado se envolveu em acidente na BR-030, trecho próximo a entrada de Sussuarana, distrito de Tanhaçu, resultando na morte de uma pessoa. De acordo com informações da testemunhas, publicadas no site Agora Sudoeste, o veículo estava em alta velocidade. O motorista perdeu o controle da direção vindo a adentrar a margem e capotar em seguida. Uma pessoa ainda não identificada veio a óbito no local e outra vítima foi socorrida e encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para a UPA de Tanhaçu. Seu estado de saúde é desconhecido.
Ipiaú: Cais da Vila Irmã Dulce cede com chuvas e águas inundam entrada da cidade; confira vídeos

As fortes chuvas que caíram na tarde desta segunda-feira (10) em Ipiaú provocaram o agravamento de uma situação já delicada na região da Vila Irmã Dulce onde um cais de contenção erguido pelo poder público desabou após uma série de temporais que se abateram sobre a cidade e região.
Por volta das 14 horas as intensas chuvas provocaram a queda do sistema de contenção, o que provocou a rolagem ladeira abaixo da água da chuva que se encontrava retida.
Uma residência chegou a ser atingida e destruída com a queda de pedras, conforme pode-se ver no vídeo abaixo.
Toda a entrada da do acesso ao bairro via Avenida Lauro de Freitas ficou inundada.
Ipiaú Online
Barragem localizada próxima a Bom Jesus da Serra estoura e deixa estradas intransitáveis

O que a comunidade do Capim de Cheiro mais se preocupava nesses dias de chuva, infelizmente aconteceu. Neste último final de semana, a barragem da Fazenda Alegria que já ameaçava, não resistiu e acabou estourando. Segundo moradores foi um barulho enorme, e as estradas da região passaram água por toda manhã. As estradas da localidade segue intransitáveis, são inúmeros os buracos e as poças de água que impossibilitam o tráfego tanto de carros, motocicletas ou até mesmo a pé.

As fortes chuvas na localidade afetaram até o sistema de abastecimento de água, já que a força da água descobriu até os canos da rede. Não chove assim no Capim de Cheiro há mais de 27 anos. A região pertence ao município de Boa Nova mas fica mais próximo de Bom Jesus da Serra, sentido BR-116. // Informações do Portal Penachinho.












