prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Bahia’

Zé Raimundo destaca apoio á agricultura famíliar

Nem os obstáculos impostos pela pandemia e o período dedicado à campanha eleitoral para prefeito de Vitória da Conquista impediram importantes ações do mandato do deputado estadual Zé Raimundo (PT) neste ano de 2020, visando ao fortalecimento da agricultura familiar. Ele fez um balanço positivo das suas ações para essa área nas regiões de sua atuação parlamentar, em parceria com o deputado federal Waldenor Pereira.

Próximos de atingir a marca de 200 tratores com implementos agrícolas adquiridos com recursos de emenda emenda parlamentar de ambos e já distribuídos para pequenos agricultores de dezenas de municípios do Sudoeste, Serra Geral, Médio São Francisco, Chapada Diamantina e Bacia do Paramirim, Zé Raimundo e Waldenor já beneficiaram a agricultura familiar também com retroescavadeiras, caminhões tipo baú e basculante,além de tubos e caixas d’água.

Por conta do período de campanha eleitoral conquistense, Zé Raimundo não compareceu a muitas das entregas de máquinas e equipamentos realizadas este ano, mas teve o seu empenho ressaltado pelo parceiro de política. “Tivemos um ano atípico, cheio de dificuldades, mas estamos sempre trabalhando para apoiar a agricultura familiar em nossas regiões, com equipamentos de maior porte para ajudar na produção dos alimentos, como também no apoio à comercialização dos produtos através de entrega de veículos de transporte e barracas de feira. Todo esforço vale a pena no apoio a este importante segmento, porque a agricultura familiar é responsável pela produção de 70% do que vai às nossas mesas”, diz Zé Raimundo.

Dentre as dezenas de municípios beneficiados, Zé Raimundo citou como exemplo no balanço das suas ações o que destinou com Waldenor para Vitória da Conquista: mais de 2 milhões de reais (R$2.053,504,00) de recursos de emenda para a aquisição de 10 tratores e uma retroescavadeira para as comunidades de Boa Sorte, Zé Gonçalves, Limeira /Capinal, Pradoso, Quilombola Maria de Clemência, Velame, Veredinha e Quilombola Boqueirão. Além do maquinário, já entregaram tubos para extensão de rede de água, caixas reservatórias com capacidade de 500 a 10 mil litros e mais 40 barracas de comercialização de alimentos.

Fonte: ASCOM

Texto: Joana D’arck

Bahia vive ‘sem dúvidas’ segunda onda de contaminações da Covid-19, diz secretário

Com números crescentes de casos ativos e aumento da taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva, a Bahia vive uma segunda onda de contaminação pelo novo coronavírus. Esta é a avaliação do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, procurado pelo Bahia Notícias para comentar os números publicados pela pasta estadual da Saúde nesta quarta-feira (2).

O secretário afirmou não ter dúvidas de que a Bahia já enfrenta uma segunda onda e que o governo do estado está tomando novas providências para conter o avanço da doença em território baiano: reforçar a mensagem de que pandemia não acabou e que precisamos manter medidas de prevenção; ampliar a testagem RT-PCR em todos os municípios; manter a proibição de eventos, incluindo festas de réveillon; e ampliar a oferta de leitos de UTI.

Os números apontam para o retorno da Bahia para o auge da pandemia. Nesta quarta, o estado alcançou a marca de 11.771 casos ativos da Covid-19, o maior número desde 29 de agosto, e 71% de ocupação dos leitos de UTI reservados para o tratamento da doença, percentual mais alto desde 3 de agosto.

Prefeito eleito de Barra do Choça Oberdan Rocha testa positivo para coronavírus

O prefeito eleito de Barra do Choça, Oberdan Rocha Dias (PP), de 64 anos, testou positivo para a Covid-19 e está de repouso em casa, se recuperando.

Ao Blog do Jorge Amorim, um familiar informou que o prefeito eleito foi submetido ao teste, e nesta segunda-feira (30), foi confirmado a infecção.

O estado de saúde de Oberdan é estável, sem febre, mas com um pouco de dificuldade de respiração, o que requer repouso. A família agradece a preocupação e as orações dos barrachocenses.

Aguardem novas informações.[fonte blog jorge amorim]

Governo baiano vai monitorar anúncios de festas em redes sociais para proibir realização

A fim de tentar impedir a realização de festas neste verão, o governo da Bahia pretende monitorar anúncios nas redes sociais. O governador Rui Costa (PT) anunciou, nesta quinta-feira (3), que determinou às secretarias da Saúde (Sesab) e da Segurança Pública (SSP) que montem uma estrutura conjunta para fazer esse rastreamento.

 Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.                                                                     “Pra qualquer bar, barraca que esteja chamando festa no mês de dezembro e no mês de janeiro, [que] a polícia atue presencialmente e faça a notificação desse ente comercial, avisando que não será permitido, e a polícia fará o bloqueio de entrada nesse estabelecimento”, declarou o governador em coletiva de imprensa para entrega de novas viaturas à Polícia Civil, no pátio da SSP, nesta manhã.

Rui afirmou que o decreto em vigor no estado, que autoriza a realização de eventos com até 200 pessoas, não se refere a festas, mas sim a eventos comerciais ou religiosos. “A vida humana é mais importante do que o faturamento nas festas (…), melhor ficar sem as festas de dezembro e janeiro do que ficar sem emprego, do que ficar sem trabalho, sem emprego pra sustentar suas famílias”, frisou o governador.

Antes disso, ele já tinha alertado que a Bahia corre risco de enfrentar sua maior onda da Covid-19, caso o aumento de casos ativos não seja revertido . Dados da Sesab apontam novo surto em todo o território baiano.

NOTA DE PESAR- aos 86 anos, vice-prefeito reeleito de Iguaí morre em Vitória da Conquista Vítima da covid-19

Faleceu no Hospital Samur, em Vitória da Conquista, o vice-prefeito reeleito de Iguaí, Aurelino Pinheiro Bonfim, do Partido Social Democrático, aos 86 anos. Internado desde o mês passado, ele foi vítima da COVID-19. Na imagem acima Aurelino posa ao lado do prefeito Ronaldo Moitinho dos Santos, o Rony Moitinho, também do PSD. O funeral acontece em Iguaí

Urgente: Identificadas as três vítimas fatais da grave colisão próximo a Conquista

Foram identificados como Xico, Alan e Valda as três vítimas fatais do acidente na BA-680, entre os distritos de Gurupá-Mirim, nas proximidades de Potiraguá.

A mulher chegou a ser socorrida e encaminhada para o hospital, mas não resistiu e veio óbito. Todos os três mortos estavam a bordo de um Fiat Uno.

Os passageiros do outro veículo, um Honda Civic, ficaram feridos, mas foram socorridos e não correm risco de morte. A identidade delas não foi revelada.

As Polícias Militar do distrito de Itaimbé juntamente com a de Potiraguá estão no local controlando o trânsito que está caótico no local.[fonte blog do sena]

Urgente: 3 pessoas morrem em grave acidente próximo a Conquista

Uma colisão entre dois veículos foi registrada na tarde desta terça-feira (01), na na BA-270, nas proximidades do município de Potiraguá. Dois carros colidiram e com a batida, uma deles capotou.

De acordo com as informações, três pessoas vieram a óbito na tragédia. A identidade das vítimas ainda não foi divulgada.

A Polícia Rodoviária Estadual e equipes de resgate se encaminharam para o local.

Ônibus que transportava romeiros para Bom Jesus da Lapa se envolve em acidente com vitima fatal

Fabiano Neves / Destaquebahia

Um grave acidente com vítima fatal foi registrado na noite deste sábado (12) em Aracatu. Sebastião Silveira Filho, conhecido como Tiãzinho, filho do ex prefeito de Aracatu, Sebastião Silveira, morreu ao colidir o veículo Uno/Fiat no fundo de um ônibus que transportava dezenas de romeiros para Bom Jesus da Lapa.

O acidente aconteceu na BA – 262 (entrada da cidade) próximo ao Posto Pingo. Segundo informações, o ônibus diminuiu a velocidade para passar em um dos quebra – molas existentes na via, Tiãozinho que seguia logo atrás, não conseguiu frear a tempo, colidindo no Pará choque traseiro do ônibus.

Com o impacto da batida,Tiãozinho bateu forte com a cabeça no parabrisas que chegou a quebrar, ainda conseguiu sair com vida de dentro do veículo, foi socorrido por uma equipe do samu 192 para Vitória da Conquista, porém, morreu antes de dá entrada em uma unidade hospitalar. Os passageiros do ônibus nao se feriram, ambos os veículos foram encaminhados pela PRE (Polícia Rodoviária Estadual ) à coordenadoria da 20ª Coorpin em Brumado, o ônibus foi periciado, o condutor foi ouvido pelo delegado de plantão e liberado posteriormente para seguir viagem. Tiãozinho, como era popularmente conhecido, é de uma familia tradicional em Aracatu; além do pai que já foi prefeito, seu irmão, Roberto Silveira já foi vereador e a irmã, Luciene Silveira é Secretária de Saúde no municipio. Tiãozinho apesar atualmente residia em Brumado, porém, constantemente estava em Aracatu visitando os familiares.

Bahia registra 2.915 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horasOs municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.319,49), Itabuna (6.900,29), Aiquara (6.882,59), Madre de Deus (6.826,91), Almadina (6.789,90).

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.915 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 1.952 recuperados (+0,5%). Dos 401.419 casos confirmados desde o início da pandemia, 381.917 já são considerados recuperados, 11.255 encontram-se ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (24,66%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.319,49), Itabuna (6.900,29), Aiquara (6.882,59), Madre de Deus (6.826,91), Almadina (6.789,90).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 800.393 casos descartados e 107.246 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (29).

CONQUISTA- PREFEITO HERZEM GUSMÃO VOLTA ATACAR A IMPRENSA PARA NÃO EXPLICAR ATOS ADMINISTRATIVOS