prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Bahia’

Bahia registra 2.688 casos da Covid-19 em 24h; total ultrapassa 473 mil e mortes chegam a 8.865 Dados foram divulgados pela Sesab na tarde desta terça-feira (22)

Bahia registra 2.688 casos da Covid-19; total ultrapassa 473 mil e mortes chegam a 8.865

Bahia registra 2.688 casos da Covid-19; total ultrapassa 473 mil e mortes chegam a 8.8688

A Bahia registrou 2.688 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h, segundo dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na tarde desta terça-feira (22).

De acordo com a secretaria, a taxa de crescimento no número de casos foi de +0,6% e na de recuperados +0,8%. O boletim epidemiológico ainda contabiliza 30 óbitos, que ocorreram em datas diferentes. O número total de mortes, desde o início da pandemia, é 8.865 o que representa uma letalidade de 1,87%.

Segundo a Sesab, são 473.865 casos confirmados desde que a pandemia começou. Desses, 455.316 já são considerados recuperados e 9.684 encontram-se ativos.

A secretaria informou que 56,51% ocorreram no sexo masculino e 43,49% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,88% corresponderam a parda, seguidos por branca com 18,58%, preta com 14,71%, amarela com 0,67%, indígena com 0,14% e não há informação em 11,03% dos óbitos.

O percentual de casos com comorbidade foi de 71,26%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,47%).

boletim completo está disponível no site da Secretaria de Saúde e também em uma plataforma disponibilizada pela Sesab.

Outros dados

 

Todas as cidades do estado registraram casos da doença. A maior proporção ocorre em Salvador (22,77%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.168,50), Muniz Ferreira (8.218,81), Conceição do Coité (8.019,58), Pintadas (7.885,41), Jucuruçu (7.834,76).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 867.760 casos descartados e 124.966 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira.

Na Bahia, 35.518 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Ocupação dos leitos

 

Dos 1.895 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS), exclusivos para atender pacientes com o novo coronavírus na Bahia, 1.236 estão com pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 65%. Dos 924 leitos de UTI (adulto) disponíveis no estado, 718 estão ocupados, o que corresponde a 78%.

Em Salvador, de acordo com a Sesab, dos 846 leitos ativos, 650 estão ocupados, o que corresponde a uma taxa de ocupação geral de 77%. Os leitos de UTI adulto, estão com 75% de ocupação. Já os de UTI pediátrica, 67% de ocupação.

Com relação aos leitos de enfermaria, a capital baiana tem taxa de ocupação de 81% (adulto) e 65% (pediátrico).

Conquista: Mesmo com crescimento dos casos de Coronavírus e taxa de ocupação dos leitos de UTI acima dos 90%, Prefeitura mantém retomada das atividades comerciais

Mesmo com a reativação de 10 leitos de UTI para tratamento de pacientes com Coronavírus no Hospital de Base, feita pelo Governo do Estado, a taxa de ocupação voltou a ser preocupante, ultrapassando os 90%.

Os dados foram divulgados no boletim epidemiológico da última segunda-feira (21), mesmo dia em que a aperfeiçoes publicou um novo decreto mantendo a reabertura do comércio e de bares e restaurantes.

O período que antecede as festas de fim de ano se torna ainda mais propício para aglomerações, como tem sido visto no Centro da cidade.

Os bares e restaurantes também têm sido espaços que favorecem aglomerações e a disseminação do Coronavírus.

A insistência em manter a retomada das atividades comerciais tem refletido nos números da COVID-19 no município, que já possuíam 13. 471 casos confirmados, dos quais 825 ainda estão ativos. Vitória da Conquista também já registrou 214 mortes pela doença.

Rui confirma determinação de proibir festas e aglomerações no fim do ano

O governador Rui Costa gravou na tarde desta segunda-feira (21) um pronunciamento oficial, no qual pede apoio aos baianos neste momento de segunda onda do novo coronavírus. Rui também reiterou a sua determinação às forças policiais do Estado de proibir aglomerações durante as comemorações de fim de ano na capital e interior. O governador lembrou que a Bahia tem o segundo menor índice de mortalidade do Brasil, mas que a pandemia deve continuar sendo tratada como “uma guerra a ser vencida”. Durante o pronunciamento, o governador informou que a Bahia é o estado que mais investe em saúde no Brasil, o que tem ajudado a salvar milhares de vidas e, ao desejar feliz Natal, fez um apelo aos baianos: “Use máscara”. O pronunciamento oficial será veiculado nesta terça-feira (22) nas emissoras de TV baianas e nas redes sociais do Governo do Estado e do governador Rui Costa

Conquista: Ex-prefeito de Nova Canaã morre vítima da Covid-19

Conquista: Ex-prefeito de Nova Canaã morre vítima da Covid-19

Foto: Reprodução / Blog do Rodrigo Ferraz

O ex-prefeito de Nova Canaã, no Médio Sudoeste baiano, Edmir de Souza Costa, morreu vítima da Covid-19 nesta segunda-feira (21). Em nota, a prefeitura lamentou o fato e manifestou pesar e solidariedade à família do ex-gestor. Segundo o Blog do Rodrigo Ferraz, Edmir Costa estava internado em um hospital de Vitória da Conquista, mas não resistiu ao agravamento da doença.

 

Edmir de Souza Costa nasceu em 10 de fevereiro de 1924, mudou-se para Nova Canaã a trabalho e governou a cidade nos períodos 1971 a 1972 e 1977 a 1982. Das marcas da gestão dele foram as construções do Hospital Municipal e do estádio de futebol que levam o nome dele.

Nota de Solidariedade | Zé Raimundo deseja melhoras na saúde do prefeito Herzem Gusmão

O deputado estadual José Raimundo Fontes, do Partido dos Trabalhadores, manifesta a sua solidariedade ao prefeito Herzem Gusmão Pereira, do Movimento Democrático Brasileiro, que luta contra a COVID-19. Em contato com o BLOG  no sábado (19), Zé Raimundo declarou que “Desejo que tenha o mais competente acompanhamento médico, com os protocolos da ciência, e que seja restabelecido em sua saúde”. “Somos defensores intransigentes da vida e de todos os seres humanos”, complementou o petista. Com 73 anos de idade, Herzem Gusmão está sob os cuidados médicos no Hospital SAMUR.[fonte blog leo santos]

Urgente na Bahia: Mulher morre eletrocutada em máquina de lavar roupa

Uma mulher morreu na tarde deste sábado (19) após sofrer uma descarga elétrica enquanto estava lavando roupa em sua residência no Bairro Cristo Redentor, em Itamaraju.

De acordo com informações da polícia, a vítima identidicada por Jociane de Melo (38 anos), estava utilizando uma máquina de lavar roupa e o chão estava molhado, quando tocou no eletrodoméstico, sofreu a descarga elétrica.

Ao perceberem a situação os familiares da vítima tentaram buscar ajuda, a encaminharam para o Hospital Municipal de Itamaraju, mas a vítima acabou não resistindo e vindo a óbito.

A Polícia Civil foi notificada e promoveram com os protocolos de praxe, com a remoção do corpo para o IML Local de Itamaraju. Amigos e familiares lamentam a morte precose de Jociene, que teve sua vida ceifada por uma fatalidade. A vítima era esposa de um mototaxista do município e deixará saudades aos familiares e amigos. // ItamarajuNotícias

CAETANOS: PREFEITO PAULO DE REIS INAUGURA A TÃO ESPERADA PONTE DOS MACENAS

A tão esperada e também uma promessa de campanha de Paulo de Reis nas eleições de 2016, PONTE DOS MACENAS, foi oficialmente entre hoje (19) à população caetanenses. Os benefícios desse feito são muito grandes já que duas mil pessoas que moram nas Regiões da Serra Cágados, Gabriel e demais serão beneficiadas.

Se fez presente também no evento o Deputado Estadual Fabrício Falcão, o vice-prefeito Edilson de Marcelino, toda comitiva de Vereadores, Secretários e Coordenadores do Governo. O Deputado falou em Caetanos continuar evoluindo já que Paulo, um dos prefeitos que mais buscou obras para o município, foi reeleito com maioria expressiva.

Em sua fala singela e sem palanque, respeitando as recomendações de saúde da OMS, Governo do Estado e Secretaria Municipal de Saúde, Paulo de Reis agradeceu aos Deputados Fabrício Falcão, Alice Portugal e ao Governador Rui Costa que muito contribuíram para que Caetanos conquistasse todas essas obras que vieram através de muito esforço do Prefeito aliados às emendas parlamentares dos deputados.

A satisfação em realizar tal obra era notável quando Paulo de Reis levantou a mãos aos céus e agradeceu a Deus por mais uma obra dessa magnitude ter sido inaugurada em sua gestão.


Conquista: Herzem é transferido para o oxigênio do Samur e quadro se agrava

No início da noite dessa sexta-feira (18), o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, deu entrada no Hospital Samur para continuação do tratamento contra COVID-19. O prefeito apresenta complicações pulmonares e evoluiu para a necessidade da utilização de oxigênio.
Na unidade hospitalar, ele passará por novas avaliações e exames médicos. Novas informações serão atualizadas periodicamente.

Fonte: ASCOM/PMVC

Luto na região: Médica é encontrada morta em banheiro de apartamento

A médica Tais Sousa Teixeira Barreto foi encontrada morta no banheiro do apartamento, em Itabuna. O corpo da profissional foi achado por um porteiro do prédio, que teria recebido uma ligação da mãe da profissional, com pedido para verificar o que estava ocorrendo com a filha. Ele já a encontrou sem vida. A suspeita é que a médica tenha cometido suicídio.

Segundo amigos, os pais de Tais Barreto são de Jequié, e estiveram com a filha, em Itabuna, até a manhã de quinta-feira, quando retornaram para o município do sudoeste da Bahia. A médica passou o dia no hospital pediátrico Manoel Novares, onde fazia residência médica desde março. Ela atuou até o início da noite de quinta-feira (17) e fazia planos para os próximos dias, inclusive de passar o Natal com os pais.

De acordo com os colegas, a médica lanchou e almoçou e, durante todo o dia, conversou bastante. Sem apresentar qualquer descontrole emocional, ela deixou a unidade hospitalar por volta das 18h30min. Ainda não se sabe exatamente que horas o incidente ocorreu. O corpo da médica será sepultado neste sábado (19), em Jequié.

A Santa Casa de Itabuna emitiu nota de pesar e decretou luto de três dias. “O provedor em exercício da Santa Casa de Itabuna, o médico Antônio Augusto Monteiro, decretou luto oficial de três dias. Em nome da instituição, ele solidariza-se com os familiares, amigos e colegas de trabalho da doutora Tais Barreto, que foi encontrada sem vida na residência dela. A médica era uma pessoa cativante, meiga e parceira”, diz em nota. Fonte: Pimenta.blog

Depois do ‘morra quem morrer’, prefeito de Itabuna testa positivo para Covid-19

Depois do 'morra quem morrer', prefeito de Itabuna testa positivo para Covid-19

Foto: Lucas Arraz / Bahia Notícias

O prefeito de Itabuna, no Litoral Sul Baiano, Fernando Gomes (PTC) testou positivo para a Covid-19 na manhã desta quinta-feira (17). 

A assessoria de imprensa da prefeitura municipal confirmou a informação e acrescentou que Fernando segue em isolamento domiciliar, mas sem apresentar os sintomas característicos da doença. 

Fernando Gomes, que está com 81 anos,  chegou a dar expediente ao longo desta quarta-feira (16). A primeira-dama da cidade Sandra Neilma também teve a doença, mas já recebeu alta médica. 

O gestor do município de  Itabuna chamou atenção de todo estado no mês de julho após dizer em vídeo ‘morra quem morrer’, para justificar a reabertura do comércio local .