prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Bahia’

ADAB e Ministério da Agricultura disparam alerta na Bahia contra sementes misteriosas

Algumas encomendas contendo sementes chegaram pelos Correios sem que o destinatário houvesse solicitado e as embalagens estão sendo tratadas como um mistério a ser desvendado em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul. Para afastar os riscos que ainda são imensuráveis, a ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), autarquia responsável pela fiscalização do trânsito, armazenamento e comercialização de sementes, mudas e plantas, em parceria com a Superintendência Regional do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) alerta ao público sobre a importância do não aproveitamento das embalagens misteriosas, que não devem ser abertas ou jogadas no lixo, mas encaminhadas imediatamente aos órgãos competentes para passar por perícia.

As embalagens surgem com selos da China porém o governo daquele país nega qualquer envio. “Não há informações seguras da origem dos envelopes que podem estar trazendo sementes de plantas exóticas com o intuito de decorar os ambientes de forma promocional junto ou não com compras realizadas pela internet como se fossem brindes, descritas como jóias, mas, ao mesmo tempo, pode ser um grande perigo à saúde pública e à agricultura do nosso estado”, frisa o diretor-geral da ADAB, Maurício Bacelar.

O sinal vermelho está por todo o Brasil e a vigilância sobre os envelopes é crescente também na Bahia, como explica o superintendente federal da Agricultura, Paulo Emílio Torres. “Os órgãos de defesa agropecuária estão em alerta para evitar o trânsito e plantio inadequado de mudas que não são certificadas e que poderão provocar grandes estragos. Pedimos que a população esteja vigilante e se reporte à ADAB ou à superintendência do Ministério no estado para que, rapidamente, possamos iniciar a análise do conteúdo das embalagens, em laboratório seguro e conveniado conosco, em todo o país os pacotes estão sendo periciados”.

A investigação está em andamento, nos quatro estados onde foram entregues as encomendas. “Como tudo ainda é uma incógnita, a preocupação com os pacotes passa ainda pelo receio que possam trazer doenças ou devastar plantações inteiras. Algumas pragas podem ser introduzidas na Bahia e provocar grandes prejuízos com a destruição de árvores adultas, causando desmatamento e prejuízos econômicos com destruição de pomares e ampliando o número de desempregados”, reforça Maurício.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO PREFEITO DE BOA NOVA SOBRE FAKE NEWS POSTADA CONTRA ELE

Como é de conhecimento público, campanhas adversárias vêm tentando insistentemente atingir a minha imagem através de fake news.
A cidade de Boa Nova foi surpreendida hoje com mais uma notícia falsa, mais uma tentativa de macular a minha imagem. Felizmente, a imensa maioria da população me conhece e, de imediato, identificou que se tratava mais uma fake News.
Tenho 32 anos de vida pública e serviços prestados ao Município de Boa Nova, nunca pressionei ou intimidei qualquer cidadão a votar em mim.
Também nunca perseguir qualquer cidadão. Todas as contratações de pessoal ou de empresas em minhas gestões sempre foram absolutamente impessoais e pautadas na legalidade. Na verdade, sou até criticado, em virtude de contratações de empresas ou pessoas que não são simpatizantes a mim.
Deste modo, esclareço à sociedade de Boa Nova que as acusações veiculadas no dia de hoje são absolutamente inverídicas, mais uma fake news. Esclareço ainda que buscaremos a responsabilização cível, criminal e eleitoral, dos autores e compartilhadores da notícia falsa.
Toda a sociedade boanovense tem constatado que a minha pré-campanha tem sido estritamente propositiva, demonstrando as realizações e propostas, sem ataques pessoais, sem perfis falsos, sem fake news. Conclamo a todos os candidatos que assim também procedam. Só vive de mentiras quem tem medo da verdade.
Criar e compartilhar Fake news é falta de respeito com o cidadão, é falta de respeito com eleitor. O meu compromisso com a população de Boa Nova é realizar uma campanha limpa, sem mentiras ou falsas acusações.

Vitória da Conquista-Patrulha Solidária da PM inicia arrecadação de brinquedos

Vitória da Conquista

Patrulha Solidária da PM inicia arrecadação de brinquedos

Apoio: Além dos artigos, guloseimas e kits de higiene podem ser doados até o dia 9 de outubro.

Patrulha Solidária PM, do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRS)iniciou, nesta terça-feira (22), a campanha “Doe brinquedos e ganhe sorrisos”, em Vitória da Conquista, para o Dia das Crianças. Além dos artigos infantis, produtos de higiene e doces também poderão ser doados.

Para a coordenadora da Patrulha, tenente PM Maria Alice de Santana, esse foi um ano atípico para os pequenos e está ação ajudará a trazer mais sorrisos. “A paralisação das aulas, o isolamento social e a falta de condições financeiras tornaram as coisas mais complicadas para todos. A campanha trará felicidade a muitas crianças que pertencem à famílias em estado de vulnerabilidade”, contou a oficial.

Até o dia 9 de outubro os brinquedos, guloseimas e kits de higienes podem ser entregues nas unidades da PM de Vitória da Conquista, no Boulevard Shopping e no Shopping Conquista Sul.


Assessoria de Comunicação
Secretaria da Segurança Pública da Bahia

 

Coronavírus Deputado Antonio Brito debate andamento da vacina de Oxford com presidente da Fiocruz

  Por: Divulgação  Por: Redação BNews  

Em Brasília, o presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), deputado federal Antonio Brito (PSD), se reuniu com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, para saber detalhes sobre o andamento dos testes da vacina de Oxford contra a Covid-19, assim como da produção e distribuição até chegar à população brasileira.

De acordo com a presidente, apesar da interrupção momentânea dos testes, em razão de supostas reações adversas, está mantida a previsão de início da produção das vacinas para dezembro de 2020 e imunização para o primeiro trimestre de 2021.

Também participou da reunião a diretora da Fiocruz em Brasília, Fabiana Damásio.

Todo mês boto policial para fora por desvio de conduta’, diz comandante-geral da PM-BA

FOTO: REPRODUZIDA
O comandante geral da Polícia Militar, Anselmo Brandão, defendeu, em entrevista à Rádio Metrópole, nesta segunda-feira (21), a guarnição policial de sua gestão frente a PM.
“Praticamente todo mês boto policial para fora por desvio de conduta. Tenho polícia séria, ordeira, não tenho polícia corrupta. Uma pequena parcela que, infelizmente, comete esses abusos”, disse Brandão. E continua: Temos que coibir isso. Nao aceitamos.”
O comandante ainda discutiu o que considera ser a função do policial. “O cara que entrou para ser polícia, entrou para servir a sociedade. Antes de ser policial, ele já era quem?”, afirma o comandante.

Tragédia: Acidente Com Morte Próximo A Conquista

Tragédia: Acidente com morte próximo a Conquista

A manhã de domingo (20) já é marcada por tragédia na região de Vitória da Conquista.

Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, um acidente com morte foi registrado nas primeiras horas da manhã.

O fato aconteceu na região do distrito de Lucaia, município de Planalto, distante cerca de 40 km da capital do Sudoeste baiano.

O nome da vítima não foi informado.

O corpo será levado ao Departamento de Polícia Técnica de Conquista.

Blog do Rodrigo Ferraz

JEQUIÉ: SANTA CASA DE JEQUIÉ INAUGURA MAIOR ESTRUTURA DE REABILITAÇÃO DO NORTE E NORDESTE

O Centro de Reabilitação Nice Aguiar da Santa Casa de Jequié, unidade da Fundação José Silveira (FJS), agora conta com um Complexo Poliesportivo. A cerimônia de inauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira (18/09), transformando a unidade na maior estrutura de reabilitação do Norte e Nordeste, com capacidade de atendimentos ampliada de 20 mil para mais de 45 mil.

O novo espaço, construído com recursos próprios da Fundação José Silveira na ordem de mais de 2 milhões e quatrocentos mil reais, possui piscina semiolímpica e quadra poliesportiva, além de um ginásio de reabilitação multidisciplinar, consultórios médicos, pista para treino de marcha, piscina aquecida para fisioterapia aquática e sala para atividades terapêuticas.

Em seu pronunciamento, a superintendente da FJS, Leila Brito, relembrou a trajetória de expansão da Santa Casa de Jequié, a primeira unidade no país a atuar com o padrão nacional de excelência da AACD. Na oportunidade, a superintendente anunciou que a Santa Casa está se preparando para o processo de certificação da ONA e informou que a paratleta e medalhista olímpica Verônica Almeida, presente no evento, será treinadora do Centro de Reabilitação.

Estiverem presentes o superintendente administrativo-financeiro da Fundação José Silveira, Carlos Dumet, o Presidente da Comissão de Seguridade Social, Deputado Antônio Brito, o ex-coordenador da Santa Casa de Jequié, Alexandre Iossef, além da imprensa local, autoridades, colaboradores, pacientes e seus familiares.

Transporte coletivo intermunicipal é liberado em 303 municípios baianos

Cidades inseridas em macrorregiões de saúde que apresentaram redução na taxa de contaminação e de ocupação de leitos para o tratamento da Covid-19 tiveram o transporte coletivo intermunicipal liberado nesta segunda-feira (14). Anunciada pelo governador Rui Costa, em coletiva de imprensa virtual promovida no final da manhã, a flexibilização está inserida no decreto estadual n° 19.586, que segue proibindo a realização de eventos com mais de 100 de pessoas e atividades em escolas das redes pública e privada em toda a Bahia.

O documento era válido até este domingo (13) e foi prorrogado por mais 15 dias, mantendo-se em vigor até 27 de setembro, como lembra o governador. “A flexibilização do transporte, com a utilização de máscara por todos, é uma evolução, uma resposta positiva em relação à queda nas taxas de contaminação das diferentes macrorregiões. A liberação do transporte intermunicipal, assim como a que havíamos promovido para as cidades até 100 quilômetros distantes da capital, tem como premissa básica a preservação da saúde e vida das pessoas, um compromisso que reafirmo e do qual não abro mão”, destacou Rui.

Das nove macrorregiões de Saúde, seis estão enquadradas no critério adotado pelo Estado para a liberação, totalizando 303 cidades com o transporte coletivo intermunicipal restabelecido. Apenas as macrorregiões Extremo Sul, Sul e parte da região Sudoeste seguem com restrições, somando 114 cidades com terminais rodoviários fechados. “De todas as regiões, estas são as que seguem com números mais altos. Se observarmos índices mais animadores, poderemos liberar o transporte nesses territórios também”, explicou.

O governador lembrou ainda que as liberações podem ser revistas, caso haja um reflexo negativo nos números. “Quando esta prorrogação estiver perto do final, será feita uma nova análise do cenário para manter ou alterar as regras contidas no decreto, inclusive a suspensão do transporte intermunicipal”, alertou.

Já o transporte metropolitano semiurbano – aquele com características operacionais típicas de transporte urbano, mas que transpõe os limites de perímetros urbanos, em áreas metropolitanas e aglomerações urbanas – está liberado em todos os 417 municípios baianos.

Além das aulas, o decreto n° 19.586 proíbe todas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.

Confira a lista dos municípios com transporte coletivo intermunicipal liberado:

Confira a lista de cidades com transporte intermunicipal suspenso:

Aiquara
Alcobaça
Almadina
Apuarema
Arataca
Aurelino Leal
Barra do Rocha
Barro Preto
Belmonte
Boa Nova
Brejões
Brumado
Buerarema
Caatiba
Caculé
Caetanos
Caetité
Camacã
Camamu
Canavieiras
Candiba
Cândido Sales
Caravelas
Coaraci
Condeúba
Cordeiros
Dário Meira
Encruzilhada
Eunápolis
Firmino Alves
Floresta Azul
Gandu
Gongogi
Guanambi
Guaratinga
Ibiassucê
Ibicaraí
Ibicuí
Ibirapitanga
Ibirapuã
Ibirataia
Igrapiúna
Iguaí
Ilhéus
Ipiaú
Irajuba
Iramaia
Itabela
Itabuna
Itacaré
Itagi
Itagibá
Itagimirim
Itaju do Colônia
Itajuípe
Itamaraju
Itamari
Itambé
Itanhém
Itapé
Itapebi
Itapetinga
Itapitanga
Itaquara
Itarantim
Itiruçu
Itororó
Ituberá
Jacaraci
Jitaúna
Jucuruçu
Jussari
Lajedão
Macarani
Maetinga
Maiquinique
Malhada de Pedras
Manoel Vitorino
Maraú
Mascote
Medeiros Neto
Mirante
Mortugaba
Mucuri
Nova Canaã
Nova Itarana
Nova Viçosa
Palmas de Monte Alto
Pau Brasil
Pindaí
Planalto
Poções
Porto Seguro
Potiraguá
Prado
Presidente Jânio Quadros
Ribeirão do Largo
Rio do Antônio
Santa Cruz Cabrália
Santa Cruz da Vitória
Santa Luzia
São José da Vitória
Sebastião Laranjeiras
Tanhaçu
Teixeira de Freitas
Tremedal
Ubaitaba
Ubatã
Una
Urandi
Uruçuca
Vereda
Vitória da Conquista
Wenceslau Guimarães

Repórter: Renata Preza

Aglomeração na Passarela do Álcool e 57 pessoas internadas em UTIs

Um vídeo que circula nas redes sociais e em grupos de WhatsApp mostra uma aglomeração na Passarela do álcool, no bairro do Pontal em Ilhéus. O local é conhecido pelas diversas opções de bares e restaurantes na cidade. O vídeo foi gravado na madrugada do sábado (12).

O vídeo de poucos minutos mostra uma quantidade enorme de jovens e adultos sem máscaras e sem respeito ao distanciamento social. Na data em questão, Ilhéus estava com 57 pessoas internadas em leitos de UTI por conta da Covid-19, segundo informações do boletim municipal.

Vale ressaltar que ainda estamos em pandemia, mesmo que as regras de restrições estejam mais relaxadas.

Produção Industrial baiana avançou 11,1% em julho

Em julho de 2020, a produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, avançou 11,1% frente ao mês imediatamente anterior, após aumentos de 8,2% e 2,1%, respectivamente, em maio e junho de 2020. As informações fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas nesta quarta-feira (9), sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

“Esse resultado reflete, principalmente, o movimento de retomada das atividades produtivas no estado, que interromperam seus processos devido à pandemia de Covid-19”, destaca o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Devido à influência da pandemia do coronavírus, na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou recuo de 5,7%. No acumulado do ano, a indústria registrou queda de 7,1%, em relação ao mesmo período do ano anterior. O indicador, no acumulado dos últimos 12 meses, apresentou redução de 5,6%, frente ao mesmo período anterior.

No confronto de julho de 2020 com igual mês do ano anterior, sete das 12 atividades pesquisadas assinalando crescimento da produção. O setor de Derivados de petróleo (18,8%) apresentou a principal influência positiva no período, explicada, especialmente, pela maior fabricação de óleos combustíveis e naftas para petroquímica. Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Produtos químicos (7,3%), Celulose, papel e produtos de papel (11,2%), Produtos alimentícios (8,7%), Bebidas (23,5%), Minerais não metálicos (16,2%) e Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (29,9%).