:: ‘Bahia’
“Virou Carnaval”: CoronaFest é registrado em praça do Bairro Patagônia, em Conquista

Uma cena que se tornou comum em vários lugares do Brasil com o feriado prolongado foi registrada também em Vitória da Conquista, na noite deste domingo (06).
uma aglomeração que está ocorrendo na Praça Norberto Aurich, no bairro Patagônia. Dezenas de pessoas estão reunidas no local, com som alto, fazendo um verdadeiro Carnaval em praça pública em plena pandemia de Coronavírus.
Os moradores do entorno estão indignados com a postura da Prefeitura, que ainda não tomou providências para colocar fim ao tumulto e ao barulho, que estão incomodando os moradores.
Além disso, o município caminha para os 6 mil casos confirmados de Coronavírus e 112 mortes, das quais 3 foram registradas neste domingo. O município também tem um índice de isolamento social muito abaixo do recomendado, girando em torno de 37%, sendo que aglomerações favorecem a transmissão do vírus. Mais uma vez a falta de consciência das pessoas prolonga e agrava a pandemia.
Jovem moradora de Itabuna morre em acidente na BR-415
Na noite deste domingo (06), por volta das 20h, um grave acidente ocorrido na BR-415, nas imediações da Nestlè, em Itabuna, resultou na morte de uma jovem, identificada como Natiele.
Após pedido de impeachment, prefeito determina licitação do transporte coletivo em Vitória da Conquista
A decisão de abrir uma licitação foi tomada em cumprimento a uma determinação da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia, do dia 31 de maio. A ação estabeleceu o prazo de 180 dias para que o poder executivo municipal tome as providências para a realização de nova licitação, devido a irregularidades constatadas na contratação da empresa que presta o serviço atualmente.
A determinação do prefeito foi publicada no Diário Oficial do Município, o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana ficou com a competência de deflagrar, imediatamente, as providências de gestão necessárias para a realização da nova licitação. A prefeitura informou à empresa Cidade Verde Transporte Rodoviário Ltda o fim da relação jurídica mantida entre ambas.
A prefeitura de Vitória da Conquista contratou empresas por meio de dispensa de licitação para a prestação do serviço de transporte público, após o contrato com a empresa Viação Vitória perder a validade. As contratações foram alvos de uma Ação Popular que corre na justiça desde 2013, quando o prefeito ainda era Guilherme Meneses (PT). Novas contratações para suprir o atendimento das linhas ocorreram a partir de 2017, quando o prefeito já era Herzem Gusmão.
A empresa Cidade verde foi condena a pagar R$ 6.135.000 ao município. O ex-prefeito foi condenado a pagar os custos dos honorários judicias, solidariamente à empresa, 10% do valor.
Pedido de Impeachment
Também nesta sexta-feira, o vereador David Salomão (PRTB), protocolou pedido de impeachment contra o prefeito Herzem Gusmão. Segundo o vereador, foram ilícitas e onerosas ao cofres públicos, contratações com dispensa de licitação de empresas para operar emergencialmente o transporte público da cidade, após a saída da Viação Vitória por conta da caducidade do contrato de licitação.
O parlamentar destaca que o prefeito ficou inerte em resolver o problema de forma definitiva, usando de contratação emergencial para postegar a regulamentação do sistema de transporte municipal. O vereador alega ainda que as contratações causaram prejuízos milionários ao município.
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista poderá pautar o pedido do vereador nos próximos dias, para que os demais vereadores decidam se aceita o não a abertura do procedimento de impeachment.
Comunicado da Embasa – Serviço de manutenção programada suspende temporariamente abastecimento em Poções e Bom Jesus da Serra
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, para possibilitar a realização de serviço de remoção para uma nova área de um trecho da adutora de água tratada de Poções, que também atende a Bom Jesus da Serra, o abastecimento será temporariamente suspenso neste sábado (05), das 9h às 12h, nestas cidades.
O fornecimento de água tratada será restabelecido logo após a conclusão do serviço e regularizado gradativamente nas áreas eventualmente afetadas. Até a completa regularização do abastecimento, a Embasa recomenda o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados e todas as formas de desperdício.
Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias de consumo não sentirão os efeitos da interrupção programada.
Assessoria de Comunicação da Embasa
Rui libera shows e cultos para até 100 pessoas no estado

O governador Rui Costa assinou um decreto que amplia o limite do número de pessoas permitidas em eventos em todo estado. O decreto publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (2), atualiza a permissão para atividades que envolvem aglomeração de pessoas com a presença de até 100 pessoas, desde que previamente autorizados.
A medida assinada pela gestão estadual, na prática, amplia a permissão para realização de eventos desportivos, cultos religiosos, shows, feiras, circos, eventos científicos, passeatas aulas em academias de dança e ginástica de 50 para 100 pessoas.
O governo não justificou previamente a medida ou anunciou com antecedência as alterações.
Apesar da liberação, ainda cabe às prefeituras, a decisão final sobre a realização de eventos ou decretos que regulamentam atividades durante a pandemia
Cipe Nordeste entrega agasalhos e alimentos em municípios baianos

Mais de 300 agasalhos foram distribuídos nos municípios de Monte Santo, Cícero Dantas e Ribeira do Pombal por guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste. A iniciativa faz parte da Campanha do Agasalho realizada pela Polícia Militar. As informações são da Secretaria de Segurança Publica – SSP-BA
Cobertores, sapatos, meias e cestas básicas foram arrecadados pelos próprios policiais e entregues às famílias carentes. “Nas áreas de atuação são feitas as seleções das famílias. A comunidade e rádios locais também estão nos ajudando com a campanha”, informou o comandante da Cipe Nordeste, major Wellington Morais.

O oficial acrescentou que interessados em ajudar, podem entregar as doações nas unidades policiais, ou a qualquer viatura. “As rádios locais também estão recebendo os donativos. Lembrando que estamos arrecadando brinquedos novos e usados para entregar no Dia das Crianças, em outubro”, completou Wellington.
Acabou a pandemia em Conquista? Aglomeração e som alto na Avenida Olívia Flores impressiona conquistenses

Fotos enviadas por leitores ao Blog do Sena mostram o descaso de dezenas de conquistenses com a pandemia de Coronavírus que já tirou a vida de 101 pessoas.
No último fim de semana, dezenas de pessoas acharam viável se aglomerar em um posto de gasolina. O que fica visível na imagem é que o tumulto partia da loja de conveniência do posto, localizado na Avenida Olívia Flores, no bairro Candeias, em Vitória da Conquista.
Não se sabe se a reunião foi combinada anteriormente ou se os participantes estavam em outra “CoronaFest” e chegaram em grupo ao local. Pelas redes sociais, vários internautas manifestaram sua surpresa com a aglomeração.
No sábado (29), dia em que o município registrou 100 mortes pela Covid-19, o prefeito Herzem Gusmão divulgou um pronunciamento em suas redes sociais e muitos usuários cobraram maior fiscalização desse tipo de aglomeração, uma vez que a responsabilidade de fiscalizar e impedir esses eventos é da Prefeitura. Outras pessoas ironizaram, perguntando se a pandemia já havia acabado em Vitória da Conquista.
Os postos de combustível são considerados serviços essenciais e estão autorizados a funcionar desde o começo da pandemia. Contudo, nenhum estabelecimento está autorizado a promover aglomerações em seu interior. Assim, os funcionários não deveriam ter permitido a situação, acionando a polícia se preciso fosse para dispersar o tumulto.
Covid-19: Festas som alto e bebedeira causam aglomerações no fim de semana em Santa Bárbara

Imagens divulgadas em redes sociais mostram populares aglomerados próximos a um carro com equipamento de som ligado em via pública da cidade de Santa Bárbara. A denúncia é exposta por moradores chocados com a irresponsabilidade dos envolvidos diante gravidade. Na Bahia, 256.727 casos confirmados desde o início da pandemia, com 5.397 óbitos por conta da doença.
O vídeo teria sido gravado na noite de domingo, 30/8, dá pra ouvir um participante gritar – “o prefeito liberou em Santa Bárbara o povo pode morrer”. Durante a festa, poucas pessoas foram vistas usando máscaras, muitos ingeriam bebidas alcoólicas adquiridas no bar da praça da comunidade de Tomba, na zona rural do município.

Enquanto os órgãos de saúde pedem a colaboração de todos com as medidas de isolamento distanciamento social, a fim de evitar a transmissão comunitária do coronavírus, alguns não se dão conta do perigo.
De acordo com informações repassadas a nossa redação, apuradas pelo repórter Emerson Luiz, não ouve liberação para o evento. Nem a prefeitura e nem a policia teve conhecimento do ocorrido. Conforme o último boletim epidemiológico de Santa Babára, divulgado no dia 30 agosto, apontava 12 casos ativos da doença, com um total de 276 confirmados. Qautro óbitos também eram informados.













