prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Em meio aos apelos da mãe, adolescente de 17 anos é retirada de casa e brutalmente assassinada em Ibicuí

Reprodução / Facebook

A adolescente de 17 anos foi morta com tiros de calibre 12 e ficou com parte do corpo dilacerada

Um crime brutal assustou os moradores da cidade de Ibicuí, no interior da Bahia, na madrugada da última segunda-feira (19). Uma jovem de 17 anos foi retirada de casa, no entrocamento de Altamira, na zona rural do município, e assassinada a tiros de espingarda calibre 12.

A vítima foi identificada como Tâmara Souza Sales, que teria envolvimento com o tráfico de drogas na região. Segundo informações do site Verdinho Itabuna, familiares disseram que a adolescente tinha sido detida no ano passado, mas acabou sendo liberada por ser menor de idade.

STF nega pedido do cantor Roberto Carlos contra Tiririca
Vereador acusado de violência contra adolescente tem filiação suspensa por partido; entenda

De acordo com a publicação, Tâmara teve a casa invadida por um grupo de homens fortemente armados e com os rostos cobertos, usando roupas camufladas do Exército. Em meio à ação criminosa, a mãe da jovem chegou a apelar para ser levada no lugar da filha, mas não conseguiu impedir a retirada da adolescente do imóvel.

O corpo da jovem foi encontrado algumas horas depois em uma estrada de terra, com as marcas de tiros e um dos braços completamente dilacerado. O caso será investigado pela Polícia Civil de Ibicuí. Ainda não há informações sobre autoria do crime.

Ato político: Desabamento na Grande São Paulo deixa 9 mortos e 31 feridos

Ato político: Desabamento na Grande São Paulo deixa 9 mortos e 31 feridos 

Foto: Reprodução/Globonews

Em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, um desabamento, nesta terça-feira (20), dentro de uma empresa de contêiner deixou nove mortos e cerca de 31 feridos, sendo que ao menos três estão em estado grave. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incidente ocorreu na estrada Ferreira Guedes.

Informações dão conta de que mais de 60 pessoas estavam no local participando de um evento de campanha da candidata à deputada federal Ely Santos (Republicanos) e do candidato a deputado estadual Jones Donizette (Solidariedade). Os candidatos se feriram, foram resgatados e levados ao hospital.

Por meio de nota, Donizette lamentou o desastre e se solidarizou às famílias das vítimas. A nota afirma ainda que os candidatos foram convidados a conhecer a empresa Mult Tainer e que quando se despediam dos trabalhadores parte da estrutura de concreto se rompeu e os deixou presos aos escombros.

Em Salvador, Jerônimo e Lula recebem apoio de evangélicos

Em Salvador, Jerônimo e Lula recebem apoio de evangélicos

Foto: Divulgação

Num encontro com evangélicos na noite desta segunda-feira (19), em Salvador, o candidato a governador do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, recebeu o apoio de pastores e de fieis das diversas denominações, entre elas, representantes das Igrejas Assembleia de Deus, Batista, Adventista do Sétimo Dia, Presbiteriana e Imperial do Reino de Deus.

 

“As igrejas são ambientes de cuidado com o próximo. Reconheço o trabalho social de tantos espaços de culto em nosso estado que abraçam e atendem quem mais precisa, garantindo a subsistência dos que se achegam, ajudando a comunidade em suas necessidades mais particulares”, afirmou o petista, ao lembrar do apoio das igrejas durantes as enchentes que a Bahia enfrentou no último ano. “O trabalho dos evangélicos foi muito importante para fazer chegar comida, roupa, móveis na mão dos desabrigados. É preciso que o Estado siga reconhecendo esse papel”, disse o postulante.

 

Em reconhecimento às transformações ocorridas nos governos do PT, tanto na Bahia, com Jaques Wagner e Rui Costa, e no Brasil, com o presidente Lula, os religiosos pediram a continuidade no estado e o retorno no Brasil de políticas inclusivas que garantam uma vida mais digna aos mais pobres. “Nós temos a necessidade de eleger Lula. O momento que as igrejas mais cresceram foi nos governos Lula, porque Lula deu condições para muita gente trabalhar, um momento em que o povo avançou e garantiu comida na mesa e supriu sua necessidade”, lembrou Elmo Luciano, da Igreja Adventista.

 

Pastores lembraram que a Lei da Liberdade Religiosa foi sancionada pelo presidente Lula em 2003 e, em 2009, Lula sancionou a lei que instituiu a Marcha Para Jesus, que passou a ser oficialmente comemorada sempre no primeiro sábado subsequente aos 60 dias após o Domingo de Páscoa. Na Bahia, o então governador Jaques Wagner (PT) quando sancionou o Estatuto da Igualdade Racial, destacou vários itens protegendo todas as expressões religiosas e destacando seu papel para o desenvolvimento do estado. “O presidente Lula tem nos lembrado sempre que não podemos nos afastar de sentimentos como amor, diálogo e compaixão. Nós do PT temos muito orgulho de termos sempre pregado esses valores e sempre defendido a liberdade religiosa e o respeito a todas as expressões de fé. Reafirmo o compromisso com o Estado laico, mas reconheço que a fé das pessoas e dos grupos é um elemento central para enfrentar os desafios e superar as dificuldades”, disse Jerônimo.

Feira de Santana: Candidato a deputado federal tem casa pichada com frase racista

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O candidato a deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Mazo, teve a frente da sua casa pichada com a frase racista “fique na senzala”. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (20), no bairro Caseb, em Feira de Santana. “Foi minha vizinha da frente que veio me avisar, que tinham colocado algumas coisas na frente da casa”, disse.

Em uma publicação no Instagram, o candidato desabafou sobre outro ataque racista que sofreu. “Já tem alguns dias que estou recebendo ligações me ofendendo, falando que eu não deveria entrar na política e também falando da cor da minha pele. Eu acho isso muito pequeno, chato e acaba despertando muitos gatilhos da infância”.

No vídeo, Mazo também relata que foi ofendido verbalmente por um motoqueiro, quando estava saindo do mercado. “A ofensa não foi algo gratuito, foi uma ofensa direcionada (…). É um dia triste”, finaliza.

Deep Fake: Campanha de Bolsonaro muda voz de Bonner e Renata e altera pesquisa eleitoral

Bolsonaristas usam técnica 'deep fake' para recriar fala de William Bonner no Jornal Nacional, a fim de divulgar fake news.
Em vídeo disparado em massa nos aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram na manhã desta segunda-feira (19), foi possível ver a técnica do “deep fake” sendo usada para alterar falas de William Bonner e Renata Vasconcelos na edição do último dia 12 de setembro do Jornal Nacional, quando anunciaram os resultados da pesquisa Ipec para as eleições deste ano. Não é a primeira vez que os apresentadores do maior telejornal do país são alvos de fraudes semelhantes.

No vídeo, Bonner aparece dando o suposto resultado, no qual o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) apareceria liderando a disputa com 46% das intenções de votos contra 31% do ex-presidente Lula (PT). Na realidade, o resultado da pesquisa foi o inverso, com o petista marcando 46% e o atual presidente com 31%.

Além de falsificar o resultado da pesquisa e as vozes dos apresentadores, o disparo mentiroso também fraudou os gráficos exibidos no Jornal Nacional. Foram peças que mostravam a pesquisa de intenções de votos, assim como gráficos que apresentam a taxa de aprovação e rejeição do atual governo. De acordo com a fraude, 53% votariam em Bolsonaro no segundo turno e 36% em Lula. 45% ainda avaliariam a atual gestão como “boa ou ótima”. Tudo mentira.

De acordo com os dados verdadeiramente divulgados pelo instituto a uma semana, é Lula quem tem 53% de intenções de votos no segundo turno e são 45% os que avaliam a atual gestão como “ruim ou péssima”. Além disso, 59% declararam desaprovar o modo como o Bolsonaro governa o país – enquanto que no vídeo fraudado 57% avaliariam esse quesito positivamente.

“É falso o vídeo que circula em redes sociais e grupos de WhatsApp onde o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 46% das intenções de voto e o ex-presidente Lula, do PT, com 31%, segundo dados do Ipec e com imagens do Jornal Nacional, da TV Globo. Divulgada dia 12 de setembro, a pesquisa mostra o contrário: o ex-presidente Lula lidera a disputa, com 46% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 31%. O Ipec está denunciando o vídeo no Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Ministério Público Eleitoral (MPE) para que adotem as medidas cabíveis”, declarou o instituto Ipec, em nota para a imprensa.

Jerônimo e Otto mobilizam cidades da região sisaleira do estado

Jerônimo e Otto mobilizam cidades da região sisaleira do estado

Foto: Divulgação

A Caravana do Time de Lula na Bahia mobilizou apoiadores entre carreatas e comícios em seis cidades pertencentes à região sisaleira da Bahia. O candidato a governador do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, ao lado do candidato ao Senado, Otto Alencar (PSD), e o governador Rui Costa (PT) visitaram as cidades de Retirolândia, Valente, São Domingos, Queimadas, Cansanção e Monte Santo.

 

“Bolsonaro tem dois candidatos na Bahia. Um é corajoso, reconheço. O outro é covarde, não vai nos debates, apoiou Bolsonaro, votou em Bolsonaro, ocupa todos os cargos da Bahia [no governo federal]. Ele e o grupo dele destruíram o país junto com Bolsonaro e agora ele diz que ‘tanto faz’. O povo quer Lula presidente. Sem essa de ‘tanto faz’”, discursou Rui em Monte Santo.

 

“Nós vamos trabalhar, suar e não vamos descansar até garantir mais emprego para as pessoas. Nós vamos continuar o trabalho desse time, que gosta de cuidar de gente. A marca do meu governo será a inclusão, nós vamos cuidar das pessoas. Eu farei tudo pela Bahia”, afirmou Jerônimo, ao agradecer a receptividade da população e as manifestações de apoio.

 

Já senador Otto Alencar afirmou que a eleição este ano é marcada por uma divisão muito clara. “De um lado é o presidente que não cuidou e não cumpriu suas obrigações. Do outro é o presidente Lula, que já fez tanto pelo Brasil e vai fazer ainda mais. Essa força do povo na Bahia e no Brasil vai trazer Lula de volta e eleger Jerônimo governador pelo bem do povo baiano e brasileiro”, afirmou Otto.

 

Nesta segunda-feira (19), Jerônimo participa de gravações para o seu programa eleitoral. Pela tarde, o petista participa de uma caminhada no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas e, à noite,  se encontro com evangélicos no seu comitê central, em Salvador.

Feira de Santana: Há 2 meses sem salários, terceirizados das escolas fazem nova manifestação

Feira de Santana: Há 2 meses sem salários, terceirizados das escolas fazem nova manifestação

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Trabalhadores terceirizados da Secretaria de Educação de Feira de Santana se reuniram para fazer mais uma manifestação, na manhã desta segunda-feira (19), para protestarem contra o atraso nos pagamentos dos salários, ticket alimentação e vale-transporte, que já dura dois meses, pela empresa responsável pelos contratos.

 

Na última segunda-feira (12), os trabalhadores terceirizados já haviam realizado uma manifestação em frente à empresa e a Secretaria de Educação para cobrar os pagamentos. Estão sem receber porteiros, vigilantes, serviços gerais e merendeiras.

 

De acordo com os terceirizados, a empresa contratante, Fundação ADM, alega que não tem dinheiro em caixa para realizar os pagamentos e culpa a Secretaria de Educação por não ter feito o repasse.

 

Segundo um trabalhador, que preferiu não se identificar por medo de represálias, além dos salários e benefícios atrasados, eles também denunciam desvio de função na carteira de trabalho.

 

“Exercemos a função como porteiros nas escolas e vigilantes, para os colegas da noite, mas na nossa carteira estamos como auxiliares de serviços gerais. Então essa é uma das nossas reivindicações, para que a gente possa exercer a função que foi estabelecida em contrato. Além disso, estão atrasados dois meses de ticket-alimentação, referente a agosto e setembro, estamos reivindicando fardamentos, assinatura de contrato e principalmente os nossos salários, que até hoje não recebemos nenhum centavo”, afirmou o trabalhador.

 

Ainda segundo o entrevistado, muitas famílias estão passando fome em casa, e os colegas têm feito vaquinhas para ajudar.

 

“São mães e pais de famílias aqui que estão lutando pelos seus direitos. Estamos no meio de um cabo de guerra entre a empresa e a Secretaria de Educação, um joga para um lado, outro joga para outro, mas quem sofre somos nós, estamos passando fome, contas atrasadas, filho chorando em casa, situações de saúde, estamos fazendo vaquinha para ajudar com nossos colegas, pessoas chorando, com o nível de estresse altíssimo, estamos nos desentendendo até entre nós mesmos porque a situação é complicada. Estamos em busca de resposta e não obtemos até hoje”, afirmou.

 

Ele disse que os funcionários já se reuniram com a Secretaria de Saúde, porém nada foi resolvido.

 

“Nós estávamos com a secretária de educação, Anaci Paim, e ela deu a voz dela, assinou papéis em nossa frente, a bendita nota, que era o motivo do erro para o dinheiro não ter caído, ela disse que solucionou o problema e que na sexta-feira, não seria na quinta por conta dos horários dos bancos, mas que na sexta-feira, esse pagamento estaria na conta. Hoje é segunda-feira e estamos aqui novamente na porta da empresa, estamos sendo feitos de palhaços indo para um lado e outro, e nada de dinheiro na nossa conta. A resposta que tivemos é que esta fatura não foi paga e que a empresa está sem recursos para fazer o pagamento”, relatou.

 

Procurada pela reportagem do Acorda Cidade, a Secretaria de Educação do Município repetiu a nota de esclarecimento enviada ao site na última quinta-feira (15), na qual afirma que o problema teria sido solucionado pela empresa terceirizada.

 

Confira o que diz o órgão público na íntegra:

“Nota de Esclarecimento

Na tarde desta quinta-feira (15), a empresa terceirizada responsável pela contratação dos profissionais de serviços gerais, que atuam nas escolas da Rede Municipal, sanou as pendências relacionadas à adequação de nota fiscal.

 

A instituição privada foi contratada mediante resultado de licitação pública para fornecer mão de obra terceirizada com a função de auxiliar de serviços gerais (diurno e noturno). Conforme previsto no contrato assinado com a Prefeitura, a empresa deve apresentar a cada mês a nota fiscal correspondente ao período e ao tipo de serviço executado para receber o pagamento.

 

A secretária de Educação, professora Anaci Paim, recebeu uma comitiva de funcionários para esclarecer a situação. Durante a reunião, os participantes entenderam que estão ligados diretamente à terceirizada.

 

Com resolução das pendências, os salários e benefícios trabalhistas dos funcionários serão ajustados pela empresa, que é a empregadora e responsável legal.”[fonte acorda cidade]

De Tchutchuca do Centrão a Gigolô de Caixão, o que prefere?

Jair Bolsonaro Congresso Aço Brasil 2022Jair Bolsonaro Congresso Aço Brasil 2022Foto: Fábio Vieira/Metrópoles
Primeiro, Bolsonaro usa os militares para promover seu showmício do 7 de setembro. Agora, usa a morte da rainha Elizabeth II para falar aos seus seguidores em Londres. E tudo pago com dinheiro público. Se isso não é abuso de poder econômico, afinal o que é?

De uma raposa da política com trânsito no governo, mas à medida em que as eleições se aproximam cada vez menos bolsonarista:

“Bolsonaro foi ao funeral de Elizabeth II para fazer comício em Londres, pago com dinheiro público. Levou de pastor a influencer na comitiva. Voltará tendo inaugurado um novo estilo de marketing eleitoral: gigolô de caixão.”

Não sei o que é pior: Gigolô de Caixão ou Tchutchuca do Centrão.

Pesquisa Ipec: Lula vai de 46% para 47% e Bolsonaro se mantém em 31%

atualizado 19/09/2022 21:34

Lula e Bolsonaro em arte com fundo vermelho e azulYanka Romão/Metrópoles
Pesquisa divulgada pelo Instituto Ipec nesta segunda-feira (19/9) mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto no primeiro turno das eleições, contra 31% de Jair Bolsonaro (PL).

O resultado do levantamento representa uma estabilidade entre os dois primeiros colocados em relação à última sondagem, divulgada em 12 de setembro. Antes, Lula aparecia com 46%, enquanto Bolsonaro tinha 31%.

Veja os resultados da pesquisa estimulada do 1° turno:

  • Lula (PT): 47% (46% na pesquisa anterior, de 9 de setembro)
  • Jair Bolsonaro (PL): 31% (31% na pesquisa anterior)
  • Ciro Gomes (PDT): 7% (7% na pesquisa anterior)
  • Simone Tebet (MDB): 5% (4% na pesquisa anterior)
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (1% na pesquisa anterior)
  • Felipe d’Avila (Novo): 0% (1% na pesquisa anterior)
    Vera (PSTU): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Constituinte Eymael (DC): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Léo Péricles (UP): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Padre Kelmon (PTB): 0% (não estava na pesquisa anterior)
  • Sofia Manzano (PCB): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Branco/nulo: 5% (6% na pesquisa anterior)
  • Não sabe/não respondeu: 4% (4% na pesquisa anterior)

O Ipec ouviu 3.008 pessoas, entre 17 e 18 de setembro, em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE com o número BR-00073/2022.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos, Lula tem 45% das intenções de voto. Bolsonaro, por sua vez, tem 29%. Veja:

  • Lula (PT): 45% (44% na pesquisa anterior, em 9 de setembro)
  • Bolsonaro (PL): 29% (30% na pesquisa anterior)
  • Ciro (PDT): 5% (4% na pesquisa anterior)
  • Tebet (MDB): 3% (2% na pesquisa anterior)
  • d’Avila (Novo): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Thronicke (União Brasil): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Constituinte Eymael (DC): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Sofia Manzano (PCB): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Léo Péricles (UP): 0% (não foi citado na pesquisa anterior)
  • Padre Kelmon (PTB): 0% (não foi citado na pesquisa anterior)
  • Vera (PSTU): não foi citada nesta pesquisa nem na anterior
  • Branco/nulo: 7% (7% na pesquisa anterior)
  • Não sabe/não respondeu: 11% (12% na pesquisa anterior)

2º turno

A pesquisa também apontou que Lula venceria Bolsonaro em eventual segundo turno.

Lula (PT): 54% (53% na pesquisa anterior, de 9 de setembro)
Bolsonaro (PL): 35% (36% na pesquisa anterior)

Votos válidos

O levantamento do Ipec ainda mostra que Lula lidera a disputa pelos votos válidos, que excluem os votos em branco e os nulos.

  • Lula (PT): 52% (51% na pesquisa anterior, de 9 de setembro)
  • Bolsonaro (PL): 34% (35% na pesquisa anterior)
  • Ciro (PDT): 7% (8% na pesquisa anterior)
  • Tebet (MDB): 5% (4% na pesquisa anterior)
  • Thronicke (União Brasil): 1% (1% na pesquisa anterior)

Presidente do Senado reúne líderes para viabilizar piso da enfermagem Projetos criam alternativas na esfera pública e privada para pagamento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária semipresencial destinada à deliberação de medidas provisórias.

Na ordem do dia, a MP 1.109/2022 que institui relações trabalhistas alternativas e o Programa Emergencial deEm reunião com líderes do Senado na manhã desta segunda-feira (19), o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) apresentou quatro projetos selecionados para tentar viabilizar o piso da enfermagem. A medida – que garantiria o pagamento de ao menos R$ 4.750 para enfermeiros, R$ 3.325 para técnicos de enfermagem e R$ 2.375 para auxiliares de enfermagem e parteiras – foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sob o argumento que os congressistas não apontaram a fonte de recursos para custear os gastos.

Os senadores estimam que o impacto financeiro do aumento salarial será de, no máximo, de R$ 16 bilhões para os cofres públicos. Entre os projetos em análise, o PLP 44/22, de autoria do senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS), é apontado como alternativa mais imediata para tirar a lei do papel. O projeto autoriza estados e municípios a remanejarem recursos parados em fundos de saúde. Se aprovado, o projeto liberaria cerca de R$ 7 bilhões aos cofres públicos.

Vistos como solução no longo prazo, estão sendo estudados o PL 798/21, que reedita o programa de repatriamento de recursos; o PL 458/21, que trata da atualização patrimonial, além do PL 1417/21, que prevê auxílio financeiro emergencial para as santas casas e hospitais filantrópicos.

Para não atrasar muito a solução, propostas mais polêmicas e sem consenso, como a legalização dos jogos de azar e minirreformas tributárias não entrarão no debate. Outra preocupação é com os profissionais que atuam na iniciativa privada. Neste caso, a ideia é desonerar a folha de pagamento da categoria. A expectativa é de que Pacheco se encontre ainda hoje com o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) e com Célio Faria (Secretaria de Governo) para discutir as propostas apresentadas. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também deve sentar com o presidente do Senado na tentativa de destravar o piso. Amanhã, Pacheco também deve se reunir com a presidente do STF, ministra Rosa Weber, para tratar do assunto.

Ainda durante a reunião, o líder da minoria na Casa, Jean Paul Prates (PT-RN) apresentou uma proposta para que as emendas de relator, as RP 9, sejam utilizadas para custear o piso para os servidores municipais e estaduais da categoria. Na avaliação de Prates, a medida é a solução mais rápida para o impasse.