prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Apenas 3% dos eleitores admitem abstenção no 1º turno, diz Datafolha

Apenas 3% dos eleitores admitem abstenção no 1º turno, diz Datafolha

Foto: Reprodução / TSE

Apenas 3% dos eleitores brasileiros afirmam que não pretendem ir às urnas no primeiro turno das eleições deste ano, que ocorrerá em 2 de outubro. Já 96% afirmam que vão votar –92% deles com certeza e 4%, talvez. Só 1% ainda não decidiu o que fazer.
Segundo nova pesquisa feita pelo Datafolha, realizada de terça (20) a quinta (22), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com 50% dos votos válidos na disputa, ante 35% do seu sucessor Jair Bolsonaro (PL).
Isso colocou o debate acerca do voto útil e da abstenção no centro dos esforços da campanha do petista. Se tiver 50% mais um voto na métrica dos válidos, que o Tribunal Superior Eleitoral adota para fazer a apuração da eleição, Lula estará eleito sem necessidade de um segundo turno.
A questão da abstenção é importante para ele porque grupos que historicamente deixam mais de ir às urnas, como os mais pobres, são aqueles em que ele tem mais vantagem sobre Bolsonaro.
O Datafolha adverte que não faz, neste levantamento, uma projeção de abstenção: isso seria impossível, pois há fatores insondáveis como problemas de saúde ou de transporte dos eleitores.
Isso dito, dizem que não têm nenhuma vontade de sair de casa para o voto obrigatório (até os 70 anos, sob pena de multas e inconvenientes burocráticos) 19% dos eleitores. Outros 23% dizem ter um pouco de vontade e a maioria dos entrevistados, 57%, dizem estar animados para o pleito.
Homens e jovens têm mais vontade de votar do que mulheres e pessoas com mais de 35 anos, aponta a pesquisa. Os menos entusiasmados são os eleitores dos terceiros colocados na corrida, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), justamente os alvos prioritários de Lula nesta reta final.
Segundo o Datafolha, estão sem vontade de votar 34% dos apoiadores do pedetista (ante 28% animados) e 48% dos da emedebista (ante 27% com vontade).
O instituto cruzou os dados e identificou os grupos com menor e maior potencial de abstenção, ressalvando novamente que isso não é uma projeção.
O segmento que une aqueles com muita vontade de votar e com certeza de comparecimento soma 79% do eleitorado. Entre eles, 51% dizem votar em Lula, 36% em Bolsonaro, 6% em Ciro e 4%, em Tebet.
Na mão inversa, 16% são considerados eleitores com maior potencial de não ir às urnas por dizer que não têm vontade de votar, apesar de declarar comparecimento. Entre esses, que são mais mulheres e moradores do Sudeste, 30% dizem votar em Lula, 23% em Bolsonaro, 11% em Ciro e 3%, em Tebet.
A pesquisa do Datafolha, contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, ouviu 6.754 eleitores em 343 cidades. A margem de erro dos dados globais é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%. Foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-04108/2022.

Ipec: Lula sobe e alcança 65% da preferência na Bahia; Bolsonaro tem 18%

Ipec: Lula sobe e alcança 65% da preferência na Bahia; Bolsonaro tem 18%Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a preferência dos baianos na corrida presidencial. De acordo com a nova pesquisa do Ipec, divulgada na noite desta sexta-feira (23), o petista subiu de 61% para 65% das intenções de voto na Bahia, aumentando a diferença para os adversários.

 

O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), oscilou negativamente de 20% para 18%. Quem também apresentou redução do percentual foi o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que caiu de 7% para 4% da preferência dos baianos.

 

Por outro lado, a senadora Simone Tebet (MDB) oscilou positivamente de 1% para 3% das intenções de voto, empatando tecnicamente com Ciro. A também senadora Soraya Thronicke (União), que não havia pontuado no último levantamento, agora tem 1%.

 

Eymael (DC), Felipe d’Avila (NOVO), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB), Vera (PSTU) e Roberto Jefferson (PTB) foram citados, mas não alcançaram 1%.

 

Votos brancos e nulos somaram 4%, enquanto 4% dos entrevistados se disseram indecisos.

 

O Ipec entrevistou 1.504 eleitores presencialmente, entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-05576/2022.

A Prefeitura de Poções, através da Coordenadoria de Esporte, Turismo e Lazer, irá realizar no próximo Domingo (25), às 8h, o 1º Campeonato Interno de Karatê.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "ESPORTE POR ODA PARTE Primeiro Campeonato Interno de Karatê ESPORTE Domingo dia 25/09/2022 inicio ás 08hs. Local: Clube Recreativo. PARTE sudesb sudesb GOVERNO DOESTADO SECRETARIA DO TRABALHO, EMPREGO, RENDA ESPORTE PREFEITURAD POÇÕES COORDENAÇÃODE ESPORTE TURISMOEL LAZER"A Prefeitura de Poções, através da Coordenadoria de Esporte, Turismo e Lazer, irá realizar no próximo Domingo (25), às 8h, o 1º Campeonato Interno de Karatê.
O campeonato irá acontecer no Clube Recreativo e tem incentivo do Governo do Estado, que através do Projeto Esporte por Toda Parte, está levando várias modalidades esportivas para nossa população.
A Prefeitura de Poções reafirma o incentivo ao esporte, através de apoio para eventos como esse, à prática esportiva como motivadora de mudanças sociais.

A Prefeitura de Poções, através da Secretaria de Agricultura, convida toda população para o ato de entrega da Casa de Farinha Móvel

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, ao ar livre e texto que diz "CASA DE FARINHA MOVEL MOVEL SANTA CRUZ Ο ato de entrega será amanhã sexta feira dia 23 de setembro as 17h, no Quilombo Lagoa do João POÇÕES SERETIMUNICIPALDE Itura"A Prefeitura de Poções, através da Secretaria de Agricultura, convida toda população para o ato de entrega da Casa de Farinha Móvel.
O ato de entrega será amanhã, sexta-feira (dia 23 de setembro), às 17h, no Quilombo Lagoa do João.
A casa de farinha móvel irá percorrer todas as comunidades rurais produtoras e irá fortalecer ainda mais a produção em várias regiões.

SP: Grávida é achada morta com o ventre aberto; polícia investiga ‘ritual

O corpo de Horrana Karolin, 24, foi reconhecido pelo ex-companheiro, com quem teve três filhos - Reprodução/Redes Sociais
O corpo de Horrana Karolin, 24, foi reconhecido pelo ex -companheiro, com quem teve três filhos Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Uma mulher de 24 anos foi encontrada morta na manhã de ontem, em um terreno na cidade de Mogi-Guaçu (SP), perto de uma área conhecida como Monte Canaã. Ela estava com a região genital mutilada e o ventre aberto, com as vísceras expostas. Segundo a Polícia Civil, as linhas deste início de investigação incluem apurar se algum homem com quem ela se relacionou pode ser autor do crime ou se ela foi alvo de algum tipo de ritual.

Horrana Karolin foi achada morta por um morador do bairro Jardim Canaã, que acionou por telefone a Guarda Municipal da cidade. A corporação esteve no local na manhã de ontem e fez a guarda do corpo até a chegada do IML.

A área onde a jovem foi encontrada é conhecida como Portal dos Lagos, situada entre os bairros de Jardim Canaã, Jardim Eldorado e Lagoa Azul. Segundo a prefeitura da cidade, os terrenos vazios situados entre esses bairros são todos de propriedade particular.

O local, que fica numa região periférica da cidade, é rodeado por igrejas evangélicas de várias denominações, que utilizam um espaço arborizado nesses terrenos para a prática de cultos e vigílias ao ar livre. Há até uma área onde os religiosos instalaram bancos para as pessoas se sentarem.

“O que se sabe é que naquela área são feitos muitos cultos, muita gente procura aquele lugar para fazer orações”, explicou o agente da DIG. O delegado responsável pelo caso, Dalton David Ferreira, solicitou exames periciais no local onde o corpo foi encontrado.

Também foi solicitado exame necroscópico do corpo de Horrana, para examinar os ferimentos. “Daí será possível descobrir que tipo de ferramenta foi usada para desviscerar o corpo da vítima, se ela foi morta antes disso, entre outros detalhes”, disse o policial.

BR-153: colisão de ônibus e carreta deixa mortos e dezenas de feridos Veículo com 40 passageiros e dois motoristas estava a caminho de cidade no Paraná quando colidiu com carreta na altura de Centralina (MG)

acidente onibus de rio quente minas gerais br 153 (4)Reprodução
Goiânia – Uma tragédia encerrou uma viagem turística em Minas Gerais no final da manhã desta quinta-feira (22/9). Um ônibus com 40 turistas e dois motoristas, que saiu de Rio Quente, em Goiás, colidiu na traseira de uma carreta na altura de Centralina (MG), na rodovia BR-153.

Imagens do grave acidente mostram que o ônibus ficou bastante destruído, com vítimas presas nas ferragens. Houve vítimas com amputação e fratura exposta, segundo testemunha.

Até o início da noite, havia duas mortes e 22 feridos confirmados, de acordo com a Triunfo Concebra, que administra o trecho da rodovia. Dois dos feridos estão internados em estado grave no Hospital São Marcos, em Itumbiara (GO). Os outros casos foram ferimentos leves, segundo a concessionária.

Segundo a empresa dona do ônibus, a Viação Garcia, o veículo estava a caminho de Cornélio Procópio, no Paraná, com turistas que tinham visitado a cidade de Rio Quente, conhecida por suas águas termais e parques aquáticos, na região de Caldas Novas.

Após o acidente, o trânsito ficou interditado com congestionamento de 5 km em ambos os sentidos, de acordo com a Triunfo Concebra. Às 13h55 a pista sentido norte foi liberada e às 17h50 a rodovia foi totalmente liberada. Os atendimentos das vítimas foram feitos pelas equipes de atendimento emergencial médico da Concebra.

Hospitalizados

A empresa informou que está prestando todo o auxílio às autoridades competentes para esclarecer o acidente e oferecendo assistência aos passageiros. A Polícia Rodoviária Estadual (PRF) de Minas informou que a ocorrência ainda estava em andamento no início da noite.

Blogueira é suspeita de morte de empresário em Amaralina; entenda

Blogueira é suspeita de morte de empresário em Amaralina; entenda

Foto: Reprodução / Redes Sociais

A blogueira e cantora Roanichan Nahabedian Padilha, de 29 anos, é a suspeita do assassinato do empresário e palestrante Roberto Neri Franco Lôpo, 57, encontrado já sem vida dentro de um hotel no bairro de Amaralina, em Salvador (. Ela e um homem teriam sido presos nesta quinta-feira (22) em Minas Gerais

Roanichan é natural do estado do Mato Grosso, mas mora no Sul da Bahia há vários anos com a família. Ela tem uma loja de roupas e fazia trabalhos de modelo, sendo conhecida até como blogueira em Porto Seguro, além de cantora. Além disso, chegou a cursar medicina veterinária na Universidade Estadual Santa Cruz. Não há informações se ela chegou a concluir o ensino superior.

 

Foto: Redes Sociais

 

De acordo com o AratuON, Roanichan tinha pelo menos uma entrada na Polícia Civil, como suspeita. Em 2019, um homem compareceu à 7ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin/Ilhéus) e disse ter sido extorquido pela jovem, perdendo cerca de R$ 110 mil, incluindo uma caminhonete, modelo S10.

 

“Alega que mantinha um relacionamento amoroso com a senhora Roanichan por seis meses e que a referida utilizou de engodo e de histórias fantasiosas com o intuito de obter vantagens indevidas, afirmando que seu pai sofria de doença terminal, e que estava devendo a agiotas. Acreditando nas mentiras, o comunicante depositou na conta dela R$ 30 mil”, detalhou o rapaz.

 

“Ele ainda transferiu para o nome dela um veículo marca S10, cor branca, avaliado em R$ 80 mil. O comunicante foi até à casa dela e a mesma estava com um rapaz que dizia ser seu namorado”, resumiu a ocorrência.

Datafolha: Lula sobe para 47% e venceria eleições no 1º turno; Bolsonaro fica com 33%

Datafolha: Lula sobe para 47% e venceria eleições no 1º turno; Bolsonaro fica com 33%Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou sua distância para o segundo colocado na corrida presidencial, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), e poderia vencer no 1º turno, caso as eleições fossem hoje. As informações são da nova pesquisa do instituto Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira (22).

 

Lula tinha 45% no levantamento anterior, publicado na última quinta (15), oscilou 2% para cima e agora tem 47% das intenções de voto. Bolsonaro, por outro lado, manteve os mesmos 33% obtidos na pesquisa passada.

 

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) oscilou negativamente de 8% para 7% da preferência, seguindo empatado tecnicamente com a senadora Simone Tebet (MDB), que ficou estável com 5% das intenções de voto.

 

A senadora Soraya Thronicke (União) oscilou negativamente de 2% para 1%. Padre Kelmon (PTB), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Felipe D’Ávila (Novo), Leonardo Péricles (UP) e Eymael (DC) não pontuaram.

 

Brancos e nulos somaram 4%, enquanto 2% dos eleitores se disseram indecisos.

 

Segundo o instituto, Lula venceria no primeiro turno, porque sua pontuação (47%) supera a soma das intenções de voto de todos os seus adversários (46%), fazendo com que ele tenha a maioria dos votos válidos.

 

O Datafolha entrevistou 6.754 eleitores presencialmente em 343 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04180/2022.

ONU faz alerta ao Brasil pela primeira vez sobre eleições e fala em terror

ONU faz alerta ao Brasil pela primeira vez sobre eleições e fala em terror

Foto: Reprodução / TSE

Num comunicado inédito na história da recente democracia brasileira, oito relatores da ONU (Organização das Nações Unidas) se uniram para pedir às autoridades, candidatos e partidos políticos no Brasil a garantia que as próximas eleições sejam “pacíficas e que a violência relacionada com as eleições seja prevenida”.

 

O comunicado, mesmo sem citar o nome do presidente brasileiro, critica os ataques feitos contra o Judiciário, contra as urnas e alerta sobre o impacto desse comportamento para a sobrevivência da democracia. Nos bastidores, fontes da ONU confirmaram que a medida foi a maneira encontrada para colocar uma pressão sobre o governo para que não viole as regras eleitorais, de acordo com o Uol.

 

Sanções não podem ser aplicadas sobre o Brasil, muito menos por conta de um comunicado partindo de relatores. Mas a declaração serve como um alerta de que a comunidade internacional não está disposta a aceitar uma ruptura democrática no país. O impacto, caso Bolsonaro opte por esse caminho, seria uma condenação internacional praticamente imediata.

 

“Exortamos as autoridades a proteger e respeitar devidamente o trabalho das instituições eleitorais. Expressamos ainda nossas preocupações sobre o impacto que tais ataques poderiam ter sobre as próximas eleições presidenciais, e enfatizamos a importância de proteger e garantir a independência judicial”, disseram os especialistas.

 

“Ameaças, intimidação e violência política, incluindo ameaças de morte contra candidatos e candidatas, continuam a aumentar online e offline, particularmente contra mulheres, povos indígenas, afro-descendentes e pessoas LGBTI – muitas vezes com base na intersecção de identidades”, disseram os relatores. “Tais ações geram terror entre a população e impedem potenciais candidatos de concorrer a cargos”, afirmam.

 

A declaração foi assinada por Clément Nyaletossi Voule, relator especial sobre os direitos à liberdade de reunião pacífica e de associação, Reem Alsalem, relatora especial sobre violência contra mulheres e meninas, Francisco Cali Tzay, Relator Especial sobre os direitos dos povos indígenas, Mary Lawlor, Relatora Especial sobre a situação das pessoas defensoras dos direitos humanos; Morris Tidball-Binz, Relator Especial sobre execuções extrajudiciais, sumárias ou arbitrárias; E. Tendayi Achiume, Relatora Especial sobre as formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância relacionada; Irene Khan, Relatora Especial sobre a promoção e proteção do direito à liberdade de opinião e expressão; Diego García-Sayán, Relator Especial sobre a independência de juízes e advogados.

 

Segundo eles, o impacto desproporcional da violência política sobre as mulheres, povos indígenas, afro-descendentes e pessoas LGBTI pode aumentar este efeito assustador entre tais grupos, limitando as oportunidades para sua representação nas decisões que os afetam, perpetuando assim o ciclo devastador da exclusão.

Na tarde desta quarta-feira (21), representantes da empresa que irá executar as obras do Estádio Heraldo Curvelo, estiveram realizando uma vistoria no local

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas em pé e ao ar livreNa tarde desta quarta-feira (21), representantes da empresa que irá executar as obras do Estádio Heraldo Curvelo, estiveram realizando uma vistoria no local para, em breve, começar as obras de reforma.
Na ocasião estiveram presentes, o coordenador do estádio, Pedro Ribeiro, o engenheiro da prefeitura, Diego Oliveira e representantes da Talassa Construções, Valdir Júnior e Adelson.
A reforma do Heraldão é mais uma conquista da nossa gestão,junto ao Governo do Estado, objetivando preservar a contínua oferta de atividades esportivas em nosso município.
A prefeitura sempre estará lutando no âmbito do esporte, contribuindo com o desenvolvimento social e esportivo, melhorando a qualidade de vida da população.