:: ‘Destaque1’
Armado com faca, adolescente tenta incendiar escola na cidade de Morro do Chapéu-BA com coquetel molotov
Na manhã desta terça-feira, dis 27 de setembro de 2022, foi registrado um atentado a fogo na Escola Ieda Barradas, no Bairro Caixa D’água, na cidade de Morro do Chapéu-BA.
Segundo informações de Glauber Gomes do Morro Notícias, um aluno de 14 anos chegou normalmente na escola e seguiu para o banheiro, onde vestiu uma roupa preta e um capuz. Na sequência o jovem que estava em posse de uma arma branca (tipo faca), mandou que todos saíssem da escola e com garrafas com gasolina, tipo coquetel molotov, passou a colocar fogo no ambiente.
A Polícia Militar foi acionada e controlou e capturou o jovem, entregando-o para o Conselho Tutelar, para que sejam tomadas as medidas cabíveis. O fogo chegou a chamuscar as paredes em dois pontos, atingindo um quadro negro e o forro, sendo controlado, havendo apenas danos materiais.
Segundo o professor Jadson, aparentemente o aluno que era tranquilo, apresentou um surto e não se sabe ao certo o que houve com o mesmo, fato que será investigado e acompanhado por psicólogo.
As aulas serão suspensas até a próxima sexta-feira, neste mês de setembro, que é conhecido como o mês de combate e prevenção ao suicídio.
MP denuncia sete envolvidos em transferência fraudulenta de veículos no Detran-BA à Justiça
Sete pessoas envolvidas em esquema de subtração e transferências de veículos mediante fraudes documentais perpetradas no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) foram denunciadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público estadual (Gaeco) à Justiça, nesta terça-feira (27).
Segundo as investigações, eles teriam participado de esquema criminoso que causou um prejuízo de quase 1,5 milhão. Esta é a terceira denúncia apresentada pelo MP como desdobramento da “Operação Fake Rent”, que estima um prejuízo superior a R$ 9,5 milhões com esse tipo de crime na Bahia.
O Gaeco aponta que o esquema seria articulado por Valdinei dos Santos Luz, que seria o principal articulador e recrutador de pessoas para integrarem a organização criminosa. Ele se encontra preso por participação em outras ações do mesmo tipo. Além dele, foram denunciados o despachante Eduardo Rebouças da Silva, os servidores do Detran Fábio Santana de Matos, Lucas de Santana Santos e Luana Santos da Silva e os vistoriadores José Carlos Oliveira dos Santos e Nivaldo Silva Vieira Neto, que seriam responsáveis pela inserção de dados falsos nos sistemas informáticos.
A denúncia registra ainda que os crimes ocorriam logo após a locação de veículos, quando a organização criminosa utilizava documentos falsos, corrompia agentes públicos e inseria dados falsos no sistema informático do Detran, transferindo a propriedade de automóveis alugados para um dos integrantes do esquema.
Homem é assassinado no Ceará após bate-boca; polícia investiga motivação política
Um homem de 39 anos foi assassinado a golpes de faca em um bar na cidade de Cascavel, no Ceará, neste sábado (24). O suspeito, de 59 anos, está foragido. Segundo a Polícia Civil, testemunhas relataram que o crime foi motivado por uma discussão política.
Conforme fontes ligadas à investigação, testemunhas informaram que o suspeito chegou ao bar acompanhado da esposa, perguntando “Quem é Lula aqui?”. Relataram ainda que a vítima se identificou como eleitor de Lula e, então, se iniciou uma discussão entre os dois. As testemunhas contam ainda que o nome dos candidatos Bolsonaro e Lula foram ouvidos durante a briga, quando o agressor atacou a vítima a facadas, de acordo com o G1.
O suspeito, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, tem passagens na polícia por lesão corporal dolosa. A vítima não tinha antecedentes criminais. A pasta não informou quais candidatos a vítima e o criminoso defendiam.
Ainda segundo a Secretaria da Segurança, a Polícia Civil “está em diligências ininterruptas para localizar e prender” o suspeito do crime, já identificado com base em relato de testemunhas e foragido desde o sábado.
O homem ferido com golpes de faca chegou a receber atendimento, mas morreu quando era socorrido por médicos.
‘Educação na Bahia vai avançar ainda mais’, diz Jerônimo após levantamento da FGV
Um levantamento conduzido pelo Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV-DGPE) apontou que a rede estadual baiana já está entre as oito melhores do País nos anos finais do Ensino Fundamental, com crescimento de 73% na nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e ultrapassou 12 Estados no rendimento estudantil do Ensino Médio, aparecendo agora empatado com Minas Gerais. Esses dados foram enaltecidos pelo candidato ao governo da Bahia pelo PT, Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira (27).
O postulante ao Palácio de Ondina garantiu que os indicadores da educação na Bahia vão avançar ainda mais, caso ele seja eleito. “O investimento em educação mostra o resultado a médio-longo prazo e a Bahia está apenas começando a colher os frutos do trabalho sério e comprometido que foi realizado na área ao longo dos últimos anos pelo nosso time. Os indicadores vão avançar ainda mais nos próximos anos, com a continuação e o aprofundamento desse trabalho”, assegurou.
O levantamento também destaca a adoção do programa Documento Curricular Referencial na Bahia, que foi apoiado pelo DGPE e chega a todos os 417 municípios do Estado. O projeto contemplou, na primeira fase, mais de 5 mil educadores que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. “Na segunda etapa, alcança quase 17 mil educadores, com 60 horas de formação continuada, nas quatro áreas do conhecimento, incluindo atividades on-line, encontros presenciais e material didático de apoio”, informou o instituto.
O petista ainda disse que pretende ampliar a imersão digital dos estudantes da rede, com o fornecimento de tablets com acesso à internet aos alunos, a ampliação do programa Bolsa Frequência, o crescimento da oferta tanto de educação em tempo integral quanto de ensino profissionalizante e a ampliação do programa Dignidade Menstrual.
“Estamos construindo mais de 200 novas escolas, todas de alto padrão, com laboratório, refeitório, teatro, equipamentos esportivos – e vamos levar esse novo padrão de escolas às mais de mil unidades da rede estadual. São estruturas que atraem e mantêm o estudante com qualidade, mas que também agregam ao professor, para estimular ainda mais a aprendizagem”, concluiu.
Eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira
A partir desta terça-feira (27) e até 48 horas depois do primeiro turno de votação, no próximo domingo (2), nenhum eleitor poderá ser preso por qualquer autoridade, a não ser que seja pego em flagrante delito ou condenado por crime inafiançável. As informações são da Agência Brasil.
A outra exceção é se a pessoa impedir o salvo conduto (direito de transitar) de outro cidadão, prejudicando assim o livre exercício do voto. Quem for pego praticando o delito poderá ser preso pela autoridade policial.
A regra e as exceções constam no Artigo 236 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965). A lógica do dispositivo, herdado de normas eleitorais antigas, é impedir que alguma autoridade utilize seu poder de prisão para interferir no resultado das eleições. O artigo é o mesmo que veda a prisão de candidatos, fiscais eleitorais, mesários e delegados de partidos nos 15 dias que antecedem o pleito.
A vedação não se aplica a quem for pego cometendo crime, ou logo depois de cometê-lo. Isso inclui crimes eleitorais. No dia da votação, por exemplo, poderá ser detido quem desrespeitar algumas proibições, como fazer propaganda de boca de urna, tentar arregimentar eleitores, usar equipamento de som na rua e promover comícios, entre outros.
Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu proibir a presença de armas de fogo num raio de 100 metros de qualquer seção eleitoral. As poucas exceções incluem apenas agentes de segurança. A regra vale mesmo para quem possui permissão para o porte e vigora nas 48 horas que antecedem o pleito até as 24 horas que o sucedem.
A polícia também não está impedida de prender quem já tenha sido condenado por crime hediondo – por exemplo, tráfico, homicídio qualificado, estupro, roubo a mão armada, entre outros (Lei 8.072/1990). A proibição de prisões também só atinge quem for eleitor, ou seja, quem tiver gozo do direito político de votar.
No caso de qualquer prisão, a partir desta terça-feira (26) a previsão é que o detido seja levado à presença de um juiz para que seja verificada a legalidade do ato. Caso seja constatada alguma ilegalidade, o responsável pela prisão pode ser responsabilizado. A pena prevista é de quatro anos de reclusão.
Prefeitura de Poções, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceira com o Governo do Estado, estará realizando entre os dias 29 e 30 de setembro, na sede da SMAS, a primeira Ação de Cidadania para emissão de documentação juvenil. O público alvo do evento são adolescentes com idade entre 14 e 18 anos, que não possuem a Carteira de Identidade (RG)
Prefeitura de Poções, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceira com o Governo do Estado, estará realizando entre os dias 29 e 30 de setembro, na sede da SMAS, a primeira Ação de Cidadania para emissão de documentação juvenil. O público alvo do evento são adolescentes com idade entre 14 e 18 anos, que não possuem a Carteira de Identidade (RG), e aos casos que necessitam emitir a segunda via do documento.Barreiras: Arma de atirador chegou a ‘falhar’ durante ataque em escola
O ataque na escola municipal Eurides Sant’anna de Barreiras, no Extremo Oeste baiano, poderia ter gerado mais vítimas. Segundo informações da Oeste FM, o homem teria tido dificuldade para atirar – a arma “havia falhado” – o que deu tempo para vários estudantes correrem e saírem do espaço da escola, que tem gestão compartilhada com a Polícia Militar (PM-BA).
No ataque, a cadeirante, identificada como Jeane da Silva Brito, de 21 anos, acabou sendo atingida e foi a óbito . Ainda segundo informações da emissora, uma pessoa, ainda não identificada, teria entrado em confronto com o atirador, que foi baleado.
O atirador foi levado para o Hospital do Oeste, também em Barreiras, e segue em estado grave. Pelo que sabe, o acusado não tinha um alvo específico.
Trajando roupas pretas e encapuzado, o jovem, que está matriculado na escola, passou pela portaria e foi até um espaço do colégio onde a ação teve início. Ainda segundo informações, o acusado tinha problemas psicológicos.
Deputado Paulo Guedes (PT) e equipe são alvo de atirador em Montes Claros Suspeito, que seria policial militar, foi preso; ele atirou ao menos três vezes em direção ao carro de som em que o parlamentar fazia carreata; ninguém se feriu

O suspeito estava em um Voyage, no banco do passageiro, acompanhado de um casal. Em entrevista à Itatiaia, Guedes contou como foi o ataque. “Estou na minha oitava eleição e nunca vi um absurdo desses, é inaceitável. A gente estava no fim da carreata quando o Voyage apareceu e o passageiro veio atirando para cima na avenida. Quando se aproximou, disparou três vezes em direção ao trio elétrico em que eu estava”, afirma. “Foi uma correria, criança em pânico, chorando. Um carro da minha equipe conseguiu segui-los, acionamos a polícia e o suspeito foi preso. Ele é policial militar da ativa, jovem”. Ninguém foi atingido.
Às 23h40 deste domingo (25), o deputado registrava boletim de ocorrência e o suspeito ainda não havia prestado depoimento.
Nas redes sociais, Guedes publicou vídeos para denunciar o caso e pedir investigação da Polícia Federal.
Caso aconteceu em Formosa do Rio Preto
O mistério da morte de 23 gados em uma fazenda na zona rural de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, foi esclarecido. A causa da morte foi uma descarga elétrica provocada por um raio, segundo a Neoenergia Coelba.
Os animais foram encontrados mortos na tarde da última sexta-feira (23), em uma fazenda localizada às margens da BR-135. Segundo o dono dos animais, entre os mortos havia três vacas prenhas. O prejuízo é estimado em aproximadamente R$ 100 mil.
Em nota, a distribuidora de energia informou que ocorreu uma descarga atmosférica que acabou atingindo equipamentos da rede elétrica na localidade de Brejinho e causou danos na linha de distribuição de energia.
Ainda de acordo com a empresa, equipes técnicas foram enviadas ao local e chegaram cerca de 20 minutos após o incidente, onde iniciaram a recomposição na rede, que foi finalizada às 19h.
A energia no local já foi normalizada. Caso alguém tenha sofrido algum dano elétrico, é possível acionar a Coelba e solicitar o ressarcimento através do site da distribuidora ou na central atendimento no número 116.[fonte macauba acontece]
Conquista: Operação conjunta apreende 50 pássaros silvestres em feiras da cidade
Com apoio do Batalhão de Rondas Especiais (Rondesp), da Polícia Militar e do Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) apreenderam na manhã deste domingo (25), 50 pássaros silvestres e 13 bolsas gaiolas usadas para o transporte das aves.
Batizada de “Voo Livre”, a operação foi realizada na feira do Rolo, no bairro Brasil, na feira do Patagônia e também nos bairros Cruzeiro e Guarani, e faz parte do conjunto de ações ostensivas que visam coibir esse tipo de crime no município.
A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, explicou que os infratores foram notificados e quando há resistência são encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). “Felizmente, esse tipo de resistência não costuma ocorrer durante as operações”, ressaltou Ana Cláudia.
Os pássaros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde receberão os cuidados necessários para posterior soltura à natureza.
Secom PMVC[ fonte noticias vca]










