prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

O trabalho não para! A Prefeitura de Poções, através da Secretaria Municipal de Obras, vem dando continuidade aos trabalhos de manutenção da instalação de rede de esgoto,

O trabalho não para! A Prefeitura de Poções, através da Secretaria Municipal de Obras, vem dando continuidade aos trabalhos de manutenção da instalação de rede de esgoto, reposição de paralelos e reparos em trechos de diversas ruas da cidade.
Prova dessa realidade é o serviço de extensão da rede de esgoto na Rua Hostílio Pereira Lisboa, no Bairro Primavera, realizado com o objetivo de viabilizar o tratamento de esgoto e contribuir com a despoluição do curso d‘água no bairro. Nos próximos dias, outros bairros receberão o serviço de instalação da extensão da rede.
Outras intervenções que têm gerado impacto positivo e direto na vida dos moradores da população poçoense são as obras de reposição de paralelos nos bairros Indaiá, Bela Vista, São Paulo, Tigre, Centro, Lagoa grande, dentre outros. A ação vem sendo desenvolvida visando garantir melhores condições de trafegabilidade e segurança para os pedestres.
Os avanços nas obras de pavimentação, reparos e melhoria nas condições de tratamento da rede esgoto nos bairros da cidade demonstram a preocupação e o compromisso firmado pela Prefeitura de Poções em oferecer qualidade de vida e bem-estar para a nossa gente.

Debandada na Bahia: prefeitos abandonam ACM Neto e se aliam a Jerônimo, do PT

notice

O ex-secretário de Educação da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT), candidato ao governo do estado, que surpreendeu e virou no primeiro turno, quando conquistou 49,45% dos votos, contra os 40,8% do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), já conseguiu o apoio de 300 dos 417 prefeitos do estado no segundo turno da eleição, no proximo dia 30.

Enquanto o petista amplia sua base, ACM Neto, que liderou as pesquisas de intenções de voto durante a maior parte da campanha, vem perdendo aliados nas cidades baianas. O representante do carlismo já perdeu apoio do PSC, que estava com ele no primeiro turno, e até do deputado estadual David Rios, que é de seu próprio partido, o União Brasil, entre outros.

Ambos passaram a integrar a rede de mais de 300 prefeitos que apoiam Jerônimo Rodrigues, também candidato do ex-presidente Lula (PT). A prefeita de Conceição de Jacuípe, Tânia Yoshida (PSD); o prefeito de Novo Horizonte, Djalma Anjos (PP), e o prefeito de Serrinha, Adriano Lima (PP), que apoiou o ex-ministro João Roma (PL), anunciaram apoio ao petista. Além deles, o ex-prefeito de Araci, Silva Neto (PDT) também se manifestou a favor da eleição de Jerônimo. Assim como o partido Patriota e lideranças do Solidariedade. O candidato a governador Kleber Rosa (Psol), que acabou em quarto na corrida, também anunciou apoio ao ex-secretário.

Dobradinha Lula e Jerônimo Rodrigues

O presidente do PT da Bahia, Éden Valadares, em entrevista ao portal baiano A tarde comemorou a ampliação do apoio ao candidato no estado. De acordo com Valadares, a campanha do petista deve, contudo, continuar trabalhando para garantir a vitória do candidato no estado e também ampliar os votos de Lula na Bahia. Jerônimo venceu em 351 dos 417 municípios. No entanto, não conseguiu a fatia de 1,8 milhão de eleitores que votaram no ex-presidente Lula na corrida pelo Palácio do Planalto, mas não no candidato petista para governador.

“É com enorme alegria que a gente recebe o apoio dos partidos políticos, dos prefeitos, dos ex-prefeitos e de lideranças, forças vivas da sociedade, que reconhecem a força do nosso grupo, a força da nossa campanha, o trabalho realizado por Rui Costa, a liderança de Jaques Wagner e a liderança do companheiro Jerônimo, que será o próximo governador da Bahia. (Mas) aqui não existe salto alto. Nunca tiramos a sandália da humildade, recebemos com entusiasmo esses apoios, mas não baixamos a guarda um milímetro”, anunciou o presidente do PT na Bahia.

“Aqui é trabalho, aqui sempre foi trabalho e sempre será. Então, força total, vamos manter nossa militância aguerrida nas ruas, nas redes, nas roças. Vamos manter os nossos comitês abertos, vamos manter força total. Queremos ampliar a votação de Jerônimo como vamos ampliar a votação de Lula. Nem um segundo de descanso: aqui é trabalho, trabalho e trabalho”, acrescentou Valadares.

ACM faz apoio velado a Bolsonaro

Em paralelo, a campanha de ACM Neto pretende apostar na “neutralidade” sobre a disputa para a presidência da República. Uma vez que a rede do ex-prefeito estima que metade dos 3,3 milhões de votos recebidos por ACM Neto no domingo foram de eleitores de Lula. O que torna improvável um apoio ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Mas, a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, identificou que há um acordo sendo costurado por apoiadores de Bolsonaro para que, apesar de não ceder palanque, ACM Neto conceda parte da estrutura política de campanha para trabalhar pelo candidato à reeleição. Nesse caso, prefeitos, deputados e cabos eleitorais que trabalham pelo ex-prefeito também vão buscar angariar voto a Bolsonaro. Mas sem divulgação para não comprometer a campanha ao governo estadual.

Ao jornal Valor Econômico, integrantes da campanha bolsonarista afirmaram que há um “apoio velado” de ACM Neto ao candidato do PL. E que a relação entre os dois “é ótima”. Ontem (6), os deputados Arthur Maia e Elmar Nascimento, ambos do União Brasil da Bahia e muito próximos do ex-prefeito, estiveram no Palácio da Alvorada entre dezenas de deputados que foram mostrar apoio a Bolsonaro no segundo turno.

Com informações dos portais Bahia.ba e Jornal da Chapada

Suspeito de estuprar mulheres após roubá-las em lojas é preso no sul da Bahia; homem respondia em liberdade pelo mesmo crime

Suspeito de estuprar mulheres após roubá-las em lojas é preso no sul da Bahia — Foto: Polícia Militar

Suspeito de estuprar mulheres após roubá-las em lojas é preso no sul da Bahia — Foto: Polícia Militar

Um homem de 40 anos foi preso suspeito de estuprar mulheres na cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia.

Segundo a Polícia Militar, o suspeito, que não teve a identidade revelada, foi preso durante uma ação conjunta em que ela participou com as Civil e Penal, na manhã de sábado (8).

De acordo com a PM, o homem estuprava a vítima após roubá-las. Havia contra ele dois pedidos de prisões temporárias da comarca de Teixeira de Freitas.

Os crimes aconteceram nos dias 22 e 30 de setembro em lojas comerciais no centro da cidade. O suspeito, que já foi preso pelos mesmos crimes e, em liberdade, usava tornozeleira eletrônica quando foi encontrado por policiais da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no sábado.[fonte g1 ]

Casal morre após batida entre motocicleta e carreta na BR-101, no extremo sul da Bahia

Casal morre após batida entre motocicleta e carreta na BR-101, no extremo sul da Bahia — Foto: Redes Sociais

Casal morre após batida entre motocicleta e carreta na BR-101, no extremo sul da Bahia — Foto: Redes Sociais

Um casal morreu após uma batida entre a motocicleta em que estava e uma carreta na manhã deste domingo (9), na BR-101, no trecho da cidade de Itamaraju, no extremo sul da Bahia.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 5h30, no km 804. O homem que morreu tinha 25 anos e a mulher 39. A identidade deles não foi revelada.

As vítimas foram socorridas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreram ainda no local do acidente.

Ainda não há informações sobre a causa da batida. A PRF informou que existe a possibilidade do motorista da motocicleta ter dirigido na contramão. O condutor da carreta não teve ferimentos.

Casal morre após batida entre motocicleta e carreta na BR-101, no extremo sul da Bahia — Foto: Redes Sociais

Casal morre após batida entre motocicleta e carreta na BR-101, no extremo sul da Bahia — Foto: Redes Sociais[fonte g1 ]

Em um intervalo de duas horas, PRF apreende 68 kg de drogas em Conquista e Nova Itarana

Em um intervalo de duas horas, PRF apreende 68 kg de drogas em Conquista e Nova Itarana

Foto: Divulgação / PRF-BA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 68 kg de maconha neste sábado (8). O primeiro flagrante ocorreu na cidade de Vitória da Conquista, sul do estado, por volta das 00h50 de sábado (8). Os Policiais Rodoviários Federais realizavam fiscalização de trânsito no KM 830 da BR-116, quando deram ordem de parada ao condutor de um veículo que possuía quatro ocupantes em seu interior.

 

Ao ser solicitado que todos desembarcassem do veículo foi notado inconsistências nas características e partes internas do automóvel que fugiam dos padrões de fábrica. Diante da situação, foi iniciada uma busca veicular minuciosa, momento que foi percebido pelos policiais a presença de um compartimento oculto preparado para comportar objetos, local este que deveria conter o sistema de airbag. Ao retirar o tecido que cobria o compartimento, foram localizados, em seu interior, 13 tabletes contendo substância análoga à maconha, que totalizaram 8,9 kg da droga.

 

Poucas horas depois, durante fiscalizações com foco no combate ao narcotráfico, na BR-116, KM 566, município de Nova Itarana, os policiais abordaram um condutor e durante o procedimento, de forma repentina, o homem de 39 anos correu em fuga por cerca de 50 metros, sendo então alcançado e  imobilizado  pela equipe PRF em meio a vegetação próxima do local de abordagem.

 

Diante da suspeita, foi iniciada busca veicular e encontrado, dentro de duas caixas, 73 tabletes de substância com odor e características de maconha, que totalizaram 58,7 kg da droga. Ao ser questionado, o homem informou que recebeu o entorpecente em Itaquera, em São Paulo e levaria até a cidade de Feira de Santana, onde entregaria a pessoa desconhecida e que receberia R$ 3.500,00 pelo transporte.

 

A droga, os veículos e os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil dos respectivos locais para as devidas  providências legais. O crime de tráfico de drogas é previsto na Lei 11.343/2006 e tem pena prevista de cinco a 15 anos de prisão.

Lula minimiza apoio de Zema a Bolsonaro e diz que ‘povo’ não é ‘gado’

Lula minimiza apoio de Zema a Bolsonaro e diz que 'povo' não é 'gado'

Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

O ex-presidente e candidato ao Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimizou o apoio do governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), ao presidente Jair Bolsonaro (PL) para o segundo turno a ser disputado entre os dois. Em entrevista coletiva antes de caminhada realizada pelo petista em Belo Horizonte, capital mineira, Lula afirmou que Zema tem liberdade de apoiar quem ele quiser, mas que o “povo” não é “gado”.
“Primeiro, o governador Zema tem liberdade de apoiar quem ele quiser. Não me oporei, nem pensava que fosse diferente [ele não apoiar Bolsonaro]. A única coisa que ele tem que levar em conta é [se ele] pensar que o povo é gado, que o povo pode ser levado prá lá e pra cá. O povo tem consciência”, disse.
Ele também prometeu terminar o Hospital Geral de Divinópolis, ressaltando os feitos dos governos petistas. “Se Zema fizer mais de 10% do que fizemos aqui em Minas, ele terá remorso. Ele precisa ver quantas casas populares foram feitas aqui em Minas até 2016”, afirmou o ex-presidente.
O governador mineiro anunciou, na última terça-feira (4), o apoio à reeleição de Bolsonaro. O mandatário afirmou que a ajuda é “essencial” e “decisiva” para vencer as eleições.
Zema, por sua vez, disse que tem divergências com o chefe do Executivo, mas que neste segundo turno das eleições é importante deixar as diferenças de lado para evitar uma vitória do ex-presidente petista.
Na entrevista, Lula também disse que não ganhou no primeiro turno porque uma parcela da população não quis, e relembrou os pleitos de 2002 e 2006, dizendo que nunca venceu uma eleição na primeira etapa. Ademais, reiterou que aceitará o resultado das eleições independentemente de qual for.
“Agora, os votos estão definidos. Quem é Cruzeiro, é cruzeiro e quem é Atlético, é Atlético. Agora não tem choro nem vela, quem tiver mais voto ganha. Gostaria de ter convencido mais gente a votar em mim, mas o resultado será acatado. Por mim não tenham dúvida. Quem ganhar, e espero que seja eu, tenha direito de sorrir, e quem perder, tenha direito de chorar.”
Lula também reagiu à decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que obrigou a retirada de conteúdos que envolvem Bolsonaro a práticas canibalistas, com base em entrevista dada pelo então deputado ao jornal americano The New York Times em 2016.
“Justiça pediu para tirar coisa nossa que não é fake news. É o presidente falando em entrevista. Ele pensa assim. Se puder, ele come índio”, declarou.
Semanas antes do primeiro encontro do eleitor com as urnas, Zema disse ter recusado proposta de aliança com Bolsonaro, mas questionado sobre um possível apoio no segundo turno, afirmou que “apoiar o PT te adianto que não apoiarei”.
Porém, Zema também declarou achar natural um voto combinado entre ele e Lula, chamado de “Luzema”. “O eleitor é pragmático. Ele vota onde percebe que há melhores perspectivas e tivemos no passado uma coincidência durante o governo do presidente Lula de uma série de fatores no mundo”, disse.

Ponte com 174 metros desaba sobre rio no Amazonas; a segunda em 10 dias

Ponte com 174 metros desaba sobre rio no Amazonas; a segunda em 10 dias

Foto: Reprodução / Redes sociais

Uma ponte com 174 metros de extensão desabou na noite deste sábado (8) sobre o rio Autaz Mirim, no quilômetro 25 da BR-319, no município de Careiro da Várzea, interior do Amazonas.
Construída há 16 anos, ela caiu após o trecho ter sido interditado à tarde. Essa é a segunda ponte que cai na mesma rodovia, em dez dias. Segundo o governador do estado, Wilson Lima (União Brasil), não há informações sobre feridos.
“Acabo de falar com o ministro da infraestrutura, Marcelo Sampaio, sobre a ponte do KM 12 da BR-319 que desabou agora à noite. Ela já estava interditada e não há notícia de feridos”, escreveu Lima no final da noite em um post, em sua conta no Twitter.
“Amanhã mais uma equipe do Governo Federal chega ao Amazonas para avaliar como resolver o acesso na área. Mais uma vez o Estado está à disposição do DNIT para ajudar no que for preciso”, escreveu o governador em outro tuíte.
Nas redes sociais, moradores da região e motoristas que passavam pelo local postaram imagens e vídeos avisando sobre a queda da ponte. Em um vídeo postado no Instagram, gravado na noite de ontem, é possível ouvir um motorista gritando, avisando outras pessoas sobre a queda da estrutura.
“A ponte acabou de cair. A imagem está ruim, mas a ponte acabou de cair naquele trecho ali. Um poeiral grande, graças a Deus tentamos atravessar, mas ninguém atravessou. Caiu a ponte do 12. Desespero total”.
Procurado, o Dnit informou que equipes do Departamento identificaram o comprometimento da estrutura durante inspeção técnica realizada na sexta-feira (7). “Imediatamente a Diretoria do DNIT orientou que a Superintendência do Estado do Amazonas interditasse a travessia, visando a segurança dos usuários”, declarou o órgão, em nota.
“Durante a noite de sábado (8), a estrutura da ponte colapsou, não havendo feridos no incidente. As equipes da Autarquia investigam as causas do ocorrido para a elaboração do laudo técnico”, explica o Dnit. “Medidas efetivas para restabelecer o tráfego de veículos e a passagem de pedestres na localidade, de maneira emergencial, estão sendo estudadas”.
Ainda segundo o Departamento, técnicos trabalham no projeto para construção de uma nova ponte e monitoram a situação das demais estruturas existentes na rodovia, incluindo a ponte sobre o rio Araçá.
A reportagem entrou em contato com o Governo do Estado do Amazonas, a Polícia Militar e o Ministério da Infraestrutura, para obter mais informações, mas até o momento, nenhum órgão havia respondido aos questionamentos.

Fuzil e submetralhadora são apreendidos em ação da 66ª CIPM em Feira de Santana

Fuzil e submetralhadora são apreendidos em ação da 66ª CIPM em Feira de Santana

Foto: Divulgação / SSP-BA

Policiais da 66ª Companhia Independente da Polícia Militar apreenderam um fuzil 5.56, uma submetralhadora 9 mm e um revólver calibre 32, em Feira de Santana, no início da tarde de sábado (8). As armas foram encontradas após confronto no bairro Queimadinha, com um grupo de criminosos. Com a ação, sobe para 26 o número de fuzis retirados das ruas pela polícia baiana este ano.

 

De acordo com o comandante da 66º CIPM, major Joilson Lessa, as guarnições faziam policiamento de rotina quando o grupo armado foi avistado. “Nós já tínhamos conhecimento  sobre a existência de um fuzil e outras armas longas nesse bairro, fruto de informações enviadas por moradores através do 190. Sempre reforçamos o policiamento ostensivo na região e desta vez as equipes encontraram o grupo armado, que entrou em confronto imediato”, detalhou.

 

Ainda segundo o major, dois suspeitos foram atingidos e não resistiram aos ferimentos. Com eles foram encontradas, além das armas, vinte porções de maconha, sete de crack e uma balança. “Os bandidos aproveitam a vegetação local, que é muito alagada e cheia de taboas (espécie de planta aquática) para esconder armas dentro de bombonas (tonéis plásticos) e assim dificultar o trabalho a polícia”, continuou, reforçando a importância da denúncia feita pelos cidadãos.

 

A população pode ajudar as equipes policiais através do Disque Denúncia, pelo telefone 181 e através do site, de maneira gratuita e sigilosa. Também conta com o serviço 190, 24 horas por dia, para relatar qualquer tipo de crime que esteja ocorrendo.

Vice-presidente da Câmara de Itacaré recebeu quase R$ 7 mil do auxílio emergencial

DivulgaçãoO Programa Auxílio Emergencial é destinado para pessoas de baixa renda, incompatível com a situação econômico do parlamentar e vice-presidente

Informações disponíveis no Portal da Transferência do Governo Federal dão conta de que o vereador Rodolfo Elias Carvalho Quadros Barros, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Itacaré, recebeu cerca de R$ 6.9 mil do Programa Auxílio Emergencial.

Programa Auxílio Emergencial é destinado para pessoas de baixa renda, incompatível com a situação econômico do parlamentar. Tem direito a receber o Auxílio Brasil as famílias que estejam em situação de extrema pobreza, pobreza ou que se enquadre na regra de emancipação e estão inscritas no CadÚnico, o banco de dados do Governo Federal. Rodolfo Barros antes de ser eleito vereador, exercia a profissão de advogado na cidade de Itacaré. Ele foi eleito a vereador nas eleições 2020 pelo Partido Progressistas.

BNews procurou o vereador pelo telefone da Câmara e pelo Instagram do edil, mas ainda não obteve retorno. Assim que os questionamentos forem respondidos, a matéria será atualizada.

Acidente de trânsito na MG 601 com vítima fatal próximo a cidade de Mata Verde,

veículo perde controle capota e bate em poste de energia elétrica, vítima do sexo feminino, menor, veio a óbito a caminho do hospital. Perícia foi acionada e flagrante em andamento na Depol.