:: ‘Destaque1’
Fachin, do STF, suspende decretos de Bolsonaro e restringe número de armas e munições
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin determinou, nesta segunda-feira (5), restrições sobre o número de armas de munições e armas que podem ser obtidas por CACs (caçadores, atiradores e colecionadores), sob o argumento de aumento do risco de violência política na campanha eleitoral.
Ele também fixou uma tese de que a posse de armas só pode ser autorizada a pessoas que demonstrem “efetiva necessidade” do uso desses equipamentos.
Fachin atendeu aos pedidos de forma liminar (provisória e urgente) em três ações, duas do PSB e uma do PT, contra trechos de decretos e portaria do governo Jair Bolsonaro (PL) que flexibilizavam essa possibilidade. Ele é o relator desses processos.
Esses pedidos já vinham sendo julgados no plenário virtual do Supremo, mas o ministro Kassio Nunes Marques pediu vista (mais tempo para análise) em setembro do ano passado e paralisou as ações.
Os partidos então pediram que o ministro concedesse decisões liminares aos pedidos, porque se tratavam de assuntos urgentes.
Fachin decidiu, então, conceder as liminares, sob o argumento de se passou mais de um ano do início do julgamento e há essa necessidade “à luz dos recentes e lamentáveis episódios de violência política”.
“Noutras palavras, o risco de violência política torna de extrema e excepcional urgência a necessidade de se conceder o provimento cautelar”, afirmou o ministro.
Em uma das ações do PSB, ele fixa o entendimento que a “posse de armas de fogo só pode ser autorizada às pessoas que demonstrem concretamente, por razões profissionais ou pessoais, possuírem efetiva necessidade”.
Já na ação do PT, ele fixa a tese de que “os limites quantitativos de munições adquiríveis se limitam àquilo que, de forma diligente e proporcional, garanta apenas o necessário à segurança dos cidadãos”.
“O aumento excessivo de munições que, potencialmente, circulam na sociedade gera efeitos deletérios para os cidadão –tomados individualmente e coletivamente. As consequências mais dramáticas são o aumento dos crimes violentos praticados com armas de fogo; o desvio das munições obtidas legalmente
para a criminalidade organizada; a escalada de episódios de violência doméstica; o aumento desproporcional dos atos violentos praticados contra grupos minoritários”, afirma o ministro.
As decisões, diz Fachin, serão levadas para a análise dos demais ministros da corte.
A Prefeitura de Poções, por meio da Coordenadoria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação, convida toda população para prestigiar o Desfile de 7 de Setembro,
A Prefeitura de Poções, por meio da Coordenadoria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação, convida toda população para prestigiar o Desfile de 7 de Setembro, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.
A Prefeitura de poções por meio da Coordenadoria de Cultura e Conselho de Cultura, realizou neste domingo (04/09), a eleição do Conselho Municipal de Cultura de Poções
A Prefeitura de poções por meio da Coordenadoria de Cultura e Conselho de Cultura, realizou neste domingo (04/09), a eleição do Conselho Municipal de Cultura de Poções. A eleição aconteceu na Câmara de Vereadores do município.O Ginásio de Esportes Ângelo Magalhães passa por melhorias na parte interna, principalmente no piso que recebeu material de última geração.
O local já recebeu a troca do piso, foram 570 metros de piso tipo modular. O antigo piso de concreto foi trocado por um piso usinado revestido por manta emborrachada e placas de polipropileno. Esse material é utilizado nos ginásios em que acontecem as competições da liga nacional, sendo o que há de mais moderno em pisos para as práticas de atividade física.


Bolsonaro veta saque do saldo do vale-alimentação
O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou a possibilidade de o trabalhador sacar em dinheiro o vale-alimentação que não for usado, presente em proposta que altera regras do benefício. Também saiu do texto final, por decisão de Bolsonaro, a possibilidade de repasse das sobras da contribuição sindical obrigatória, que foi extinta em 2017, para centrais sindicais.
As duas propostas foram incluídas na MP (Medida Provisória) enviada pelo governo ao Congresso para mudar as regras do benefício.
Os vetos foram antecipados pela Folha de S.Paulo na semana passada e publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (5). Parlamentares darão a palavra final sobre o texto, podendo reverter a decisão do chefe do Executivo.
Coube ao Ministério da Economia a recomendação para que o mandatário não sancionasse as medidas, que considera que trariam insegurança jurídica.
No caso do saque do benefício em dinheiro pelo trabalhador, a pasta disse que a mudança tornaria o saldo sujeito à incidência de imposto.
O argumento já havia sido antecipado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente e relator do projeto.
Além disso, o governo também alegou que “tal medida poderia atribuir custos operacionais na movimentação de dinheiro às empresas facilitadoras, os quais possivelmente seriam repassados ao trabalhador.”
A mudança gerou discussão entre entidades do setor e especialistas. Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), a possibilidade de o auxílio-alimentação poder ser sacado em dinheiro pelos funcionários caso não seja usado em 60 dias ainda era um risco ao setor.
Para a entidade, essa medida desvirtua a função primordial do auxílio, que é garantir a alimentação do trabalhador, pois permitirá que o valor seja usado em outros tipos de gastos.
Há controvérsia sobre a mudança. Já para Fernanda Borges Darós, advogada e sócia do escritório Silveiro Advogados e especialista em direito empresarial (PUC-RS), a medida era acertada.
“É preciso lembrar que o auxílio-alimentação pertence ao trabalhador e cabe a ele dispor deste recurso da melhor forma que lhe aprouver, desde que não desvirtue a sua finalidade”, afirmou em artigo publicado na Folha de S.Paulo no último dia 16.
De acordo com ela, tanto o auxílio quanto o vale-refeição podem estar previstos em negociação sindical ou serem ofertados pelo empregador por liberalidade por meio de inscrição no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador). Portanto, não integraria a remuneração do empregado e não cabe tributação, como Imposto de Renda.
Quanto à proposta de repasse às centrais sindicais do saldo residual da contribuição sindical, Bolsonaro vetou por não apresentar estimativa de impacto fiscal.
“Nesse caso, deve-se demonstrar o cálculo do impacto e a ausência de prejuízo ao alcance das metas fiscais”, diz o ministério da Economia no Diário Oficial da União.
O dispositivo deve encerrar a disputa pelo recurso, que pode superar R$ 600 milhões. Essa verba teria sido repassada ao Ministério do Trabalho por erros de preenchimento na época.
Estes recursos já deveriam ter sido entregues às entidades, segundo elas –e o texto as atenderia.
Presidente de honra da Força Sindical, Paulinho da Força (SD-SP) foi relator da MP pela proximidade que tem com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Rui provoca ACM Neto e diz que Jerônimo vai dar ‘liberdade’ para Bruno ‘governar Salvador’
A menos de um mês do primeiro turno das eleições de 2022, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), decidiu alfinetar o candidato ao Palácio de Ondina, ACM Neto (União), na manhã desta segunda-feira (5). Durante a entrega de 20 ônibus elétricos, Rui falou sobre as linhas de ônibus de Salvador que seriam administradas pelo governo do Estado e sinalizou para a desistência do prefeito Bruno Reis (União) por uma suposta interferência do ex-gestor municipal.
“Ele [ACM Neto] podia dar uma chance ao Bruno [Reis] pelo menos. Ele quebrou o sistema de transporte de Salvador, ele foi testado e reprovado como péssimo gestor de transporte da capital, se alguém foi testado e reprovado foi ele. Deixa o Bruno governar e a gente conversar, permita que ele converse comigo, porque até agora ele começou a conversar e eu gastei sábado, domingo, passei em casa fazendo roteiro, mostrei ao prefeito, estava tudo acordado. Ele sinalizou inclusive que queria entregar os corredores de ônibus para o Estado e eu disse que aceitava”, disse Rui durante conversa com a imprensa.
“Eu a ele que não queria atropelar, chamar uma reunião com os empresários por cima da prefeitura, eu respeito o poder local e não quero mudar de postura porque você é de um partido diferente do meu, eu quero respeitar o município de Salvador. Então eu não chamei nenhuma reunião formal com os empresários. Eu disse ‘vamos fazer uma reunião juntos?’. E ele disse ‘eu vou pensar’, e toda vez que ele dizia isso eu lia de outra forma: ‘Eu vou consultar’. E ele disse para mim que estava ok o sistema e depois voltou atrás. Eu fiquei muito chateado e liguei para ele, ele botou a culpa nos empresários. Para o candidato eu digo: deixe o prefeito governar. O Wagner me passou o governo e nunca me atrapalhou, nunca me exigiu nada, diferente dele [ACM Neto]”, acrescentou.
O governador chegou a revelar uma conversa que teve com Bruno Reis no Dois de Julho, em Salvador. De acordo com Rui, o atual prefeito da capital baiana não tem autonomia para a tomada de decisões na gestão municipal.
“Eu brinquei com o prefeito no Dois de Julho e disse: ‘você vai ganhar sua liberdade no dia 2 de outubro, porque com Jerônimo eleito ele vai ganhar a liberdade de poder governar Salvador, que hoje ele não tem. Eu estou falando sério, eu não vou ficar aqui batendo no prefeito, eu não sou de agredir as pessoas. Mas ele infelizmente mostra sua fidelidade ao ex-prefeito, mas tudo ali tem que rezar para São Lucas, São Bernardo, ajoelhar para todos os santos para poder fazer as coisas. Masculino e feminino, Nossa Senhora do Rosário e o coitado do prefeito não consegue fazer nada sem pedir autorização. Eu só ouço relato que ele está tomando grito do ex-prefeito toda hora, coitado. Agora então que começou a despencar nas pesquisas parece que os gritos aumentaram”, provocou.
São Felipe: Dois homens são presos pela PM comercializando animais silvestres
Agentes da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), prenderam dois homens na feira Livre do Município de São Felipe, no recôncavo baiano, na manhã deste sábado (3), por estarem portando 43 pássaros, 24 gaiolas e seis armadilhas fabricadas artesanalmente para a captura de pássaros. A ocorrência foi registrada na 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).
De acordo com a PM, os indivíduos foram presos em flagrante delito pela prática dos crimes de maus tratos e comércio ilegal de animais silvestres.
Segundo os agentes, na ocasião, os animais foram encontrados amontoados em espaço bastante limitado que configura crime de maus tratos e, inclusive, um dos indivíduos confessou a finalidade negocial dos animais.
Jovem de 19 anos é presa por tráfico de drogas na BR-324 com destino a Feira de Santana
Foto: Ascom-PC
Uma mulher de 19 anos de idade foi presa por tráfico de drogas, portando nove quilos de cocaína em um veículo que fazia transporte clandestino de passageiros neste sábado (3).
Uma investigação da Polícia Civil havia indicado que haveria o traslado de um carregamento de entorpecentes pela BR-324. A ação realizada por policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Coordenação de Operações Especiais (COE) abordaram o veículo na altura de Simões Filho.
De acordo com a Polícia, os passageiros iniciaram a verificação de seus pertences, foi quando um dos cachorros do canil da COE sinalizou uma das bagagens. Nela, havia tabletes prensados de cocaína, cujo valor estimado é de R$ 180 mil.
Os investigadores identificaram uma das passageiras como sendo a dona da bagagem. Ela confessou ter pego o material em Salvador e que seu destino era Feira de Santana, onde as drogas seriam distribuídas. Todo o material foi apreendido e apresentado no DHPP.
Mais de 156 milhões de eleitores vão às urnas no dia 2 de outubro, afirma TSE
No dia 2 de outubro os eleitores escolherão representantes para os cargos de deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 156.454.011 brasileiras e brasileiros distribuídos entre 5.570 cidades do país, incluindo o Distrito Federal e Fernando de Noronha, e 181 localidades no exterior.
Ainda segundo o TSE, para estas eleições foi registrado um aumento de 6,21% do eleitorado em comparação com a última eleição geral, realizada em 2018, quando 147.306.275 pessoas estavam habilitadas para votar.
O eleitorado brasileiro é majoritariamente composto por mulheres. Elas correspondem a 52,65% do total apto a votar nas Eleições 2022. Já os homens somam 47,33% dos votantes.
Faixa etária
Este ano, serão 2.116.781 eleitores jovens, que têm 16 e 17 anos; e 14.893.281 eleitores com mais de 70 anos, cujo voto é facultativo. Somam-se ao grupo de eleitores idosos 184.330 votantes que possuem 100 anos ou mais. Pessoas na faixa dos 25 aos 44 anos correspondem a 40,72% dos eleitores.
Deficiência ou mobilidade reduzida
O eleitorado com deficiência no Brasil e no exterior corresponde a 0,81% do total de votantes. Ao todo, 1.271.381 pessoas declararam ter deficiência ou mobilidade reduzida, sendo 642.441 mulheres; 628.827 homens; e outras 113 sem informação relativa ao gênero.
Nome social
Por falar em gênero, desde 2018, pessoas transgênero, transexuais e travestis podem solicitar à Justiça Eleitoral a inclusão do nome social no título de eleitor. Naquele ano, 7.945 eleitores exerceram esse direito. Agora, esse número cresceu para 37.646 pessoas com nome social, um aumento de 373% em relação às últimas eleições gerais. Desses mais de 37 mil votantes, 20.129 se identificam com o gênero feminino e 17.517 com o masculino.
Colégios eleitorais
São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados que representam os três maiores colégios eleitorais do Brasil, respectivamente. São Paulo concentra 22,16% de todas as pessoas aptas a votar em 2022. Logo em seguida vem Minas Gerais, com 10,41%; e Rio de Janeiro, com 8,2% do total de eleitores do país.
Roraima, Amapá e Acre são os estados que representam os três menores colégios eleitorais. Em Roraima votam 0,23% do total de eleitores, enquanto no Amapá estão 0,35% e no Acre 0,38% do eleitorado.
Vagas disponíveis
No Congresso Nacional são 540 vagas disponíveis, sendo 513 para deputada ou deputado federal e outras 27 para senadora ou senador.
Nas Assembleias Legislativas são 1.035 cadeiras em disputa, distribuídas em 26 Unidades da Federação. Já para a Câmara Legislativa do DF serão eleitos 24 parlamentares.
Para os cargos do Poder Executivo serão escolhidos 27 governadores e um presidente da República.
Servidores e Mesários
A realização de eleições para eleger representantes políticos é uma conquista assegurada pela Constituição Federal.
Em todo país, mais de 22 mil servidoras e servidores da Justiça Eleitoral trabalham para garantir que esse direito possa ser exercido. Além disso, são mais de três mil juízas e juízes e três mil promotoras e promotores, que atuam em 28 tribunais eleitorais; 2.637 zonas e 496 mil seções eleitorais, instaladas inclusive nas aldeias de povos originários.
Neste ano, 1,7 milhão de mesários foram nomeados para trabalhar nas seções eleitorais espalhadas pelo país. Entre eles, 52% foram convocados pela Justiça Eleitoral a realizar o trabalho, enquanto 48% se candidataram para atuar voluntariamente no dia da eleição.
Cinco homens são mortos durante confronto com a PM neste domingo em São Cristóvão
Foto: Divulgação/PM-BA
Cinco homens suspeitos de tráfico de drogas foram mortos durante um confronto com a Rondesp Atlântico da Polícia Militar na madrugada deste domingo (4), na localidade de Vila Verde, região de São Cristóvão.
De acordo com a Polícia Militar, os PMs patrulhavam no bairro de Cassange, quando o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou sobre um veículo que tinha sido roubado naquela área. O denunciante disse ainda que o dono do automóvel havia sido levado.
Após varreduras, os militares localizaram o veículo e conseguiram cercar o veículo. De acordo com a PM, cinco homens desceram do carro e iniciaram um confronto. O quinteto chegou a ser socorrido para o hospital Menandro de Faria, mas não resistiu.
O dono do automóvel não sofreu ferimentos, foi ouvido na Corregedoria da PM e liberado.
Com eles foram apreendidos uma submetralhadora calibre 9mm, duas pistolas calibres 40 e 380, dois revólveres calibre 38, carregadores, munições, 32 porções de maconha, 26 sacos com cocaína e R$17.













