prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘justiça’

“Fui repelida”, diz candomblecista após filha ter matrícula negada

Uma mãe candomblecista que encontrou dificuldades para matricular a filha em uma escola municipal na cidade de Maricá (RJ) classificou a situação como um ato de discriminação religiosa. Ela disse que só conseguiu regularizar a inscrição da menina após ter sido recebida pela Secretaria Municipal de Educação. A pasta, por sua vez, divulgou outra versão dos acontecimentos: teria faltado documentos para a realização da matrícula.

Toda a controvérsia está sendo acompanhada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio de Janeiro (CCIR). A entidade, fundada em 2008 por umbandistas e candomblecistas, conta atualmente com representantes das mais variadas crenças. É hoje uma voz atuante em defesa da liberdade religiosa e participa de atividades junto a órgãos governamentais, entidades da sociedade civil e instituições de Justiça como o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

A psicóloga Tania Jandira, integrante da CCIR, avalia que nenhum município está imune a enfrentar situações como essa, ainda que tenha administrações progressistas. “Precisamos de um trabalho educativo. Conheço o trabalho da prefeitura de Maricá. Mas me parece que houve negligência e intolerância por parte de direção da escola. É direito da criança se matricular independente de eventuais pendências”, diz. Ela entende que é dever do município dar treinamento para que os funcionários das escolas estejam aptos para lidar com diferentes situações e públicos.

MatrículaO caso ocorreu na segunda-feira (6). Segundo relato de Brenda, ela e a filha Stella se dirigiram à escola com trajes candomblecistas. “Estamos de preceito, por isso fomos vestidas conforme a orientação do nosso Babalorixá, algo que para nós é motivo de orgulho”, explicou. Ela afirmou que havia feito a pré-matrícula online no dia 28 de janeiro e reuniu a documentação especificada. Conforme relatou, no atendimento presencial, a funcionária se comunicava mensagens de texto e buscava instruções, mas acabou não efetuando a matrícula.

Brenda disse ter esperado a diretora retornar do horário do almoço para resolver a situação. “Ao invés de me explicar como proceder, simplesmente me informou que minha filha não seria matriculada. Questionaram a idade e a série da minha filha, questionaram a veracidade dos documentos, mas em momento algum me acolheram ou sequer me instruíram. Eu fui escrutinada, subjugada, contestada e repelida pela direção escolar. Saí de lá com minha filha tentando entender o motivo de tudo aquilo”. O caso repercutiu nas redes sociais.

A situação da matrícula foi sanada um dia depois junto à Secretaria Municipal de Educação. No mesmo dia, a prefeitura divulgou uma nota afirmando que não houve discriminação e que a mãe estava com documentação insuficiente, havendo também divergências sobre o ano que a criança deveria cursar. “A vaga da aluna continua garantida e resta agora a responsável apresentar os documentos necessários em 30 dias. Caso a mãe não os apresente, é praxe na rede pública municipal de Maricá fazer um teste de nivelamento para determinar a série correta, de acordo com o nível de aprendizagem, o que será feito com a criança neste caso”.

O município sustenta que foi seguido o rito administrativo. “A prefeitura de Maricá reafirma, mais uma vez, sua defesa na pluralidade de religiões e repudia qualquer caso de intolerância religiosa, no âmbito de qualquer instituição pública, sobretudo nas escolas, onde o aprendizado sobre a diversidade e pluralidade do mundo são essenciais”, acrescenta a nota.

A manifestação causou indignação em Brenda. “Tenho que deixar claro que fui bem recebida na secretaria e tive todas as orientações, além de ter sido finalmente ouvida e respeitada. O que eu não poderia imaginar era que a prefeitura de Maricá publicaria uma nota de esclarecimento dizendo que toda a minha história era falsa. Todo o meu sofrimento foi deslegitimado em prol da boa imagem da prefeitura e de seus funcionários. Ela sequer ouviu a minha versão antes de publicar a nota”, afirma Brenda.

Tania Jandira avalia que o caso revela uma falta de diálogo e uma necessidade de maior preparo. Segundo a integrante da CCIR, a devida orientação acerca dos documentos só ocorreu depois que a mãe se movimentou contra a recusa da matrícula. “Não adianta a prefeitura ficar insistindo em uma mesma tecla. A gente vive em um país intolerante e preconceituoso. Precisamos proteger os direitos. Nesse caso, faltou isso”, opinou.

fonte: jornal impacto

Pâmela foi assassinada na frente do filho de 1 ano

Pâmela dos Santos de Jesus,de 20 anos de idade, foi morta a tiros na noite da última quarta-feira (8) no residencial Alto do Rosário, bairro Mangabeira, em Feira de Santana.

De acordo com informações policiais, ela estava em sua própria residência, onde morava com o filho de 1 ano e 7 meses. Pâmela foi abordada e alvejado no quarto da criança, onde ele também estava.

O bebê também foi atingido e em seguida socorrido para o Hospital Estadual da Criança (HEC). Até o momento, não há informações sobre o seu estado de saúde.

Ainda segundo a polícia, que colheu depoimentos de testemunhas, dois homens pularam o puro, invadiram a residência e surpreenderam a vítima. O residencial é composto por casas e vilages.

O DPT (Departamento de Polícia Técnica) foi acionado para atender à ocorrência.

 

fonte: Blog do sena

Mulher é abordada por elemento em uma bicicleta e morta com vários disparos

Vítima de 28 anos foi a óbito no local, com perfurações na região da cabeça. A PM atendeu a ocorrência, e resguardou a cena do crime até a chegada do DPT.

O homicídio aconteceu na noite da sexta-feira, 03 de janeiro, por volta das 21h45, na Rua do Porto, no Bairro São Benedito, na cidade de Alcobaça. De acordo com as informações, um homem, de identidade e características físicas desconhecidas, a bordo de uma bicicleta, se aproximou da vítima, Viviane Tertuliano dos Santos, de 28 anos, natural de Alcobaça, e efetuou disparos de arma de fogo, fugindo do local, tomando rumo ignorado.

 

Viviane Tertuliano foi a óbito no local, com perfurações na região da cabeça. A Polícia Militar atendeu a ocorrência, e resguardou a cena do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas.

O Delegado plantonista autorizou o servidor público, Milton Cândido, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exame de necropsia. Posteriormente, o corpo foi liberado à família para sepultamento. As investigações do crime estão a cargo do delegado titular, Maderson Souza Dias, e sua equipe. A motivação do crime e a autoria ainda são desconhecidas.

 

fonte: blog do Marcelo

PM PRENDE DUPLA SUSPEITA DE MATAR HOMEM E SERVIDORA PÚBLICA DE JUAZEIRO-BA

 

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), efetuou a prisão de dois indivíduos suspeitos do duplo homicídio ocorrido na última quinta-feira (02), em Juazeiro-BA (relembre o caso).

As prisões foram realizadas na madrugada desta sexta-feira (03), no bairro Antônio Conselheiro, pelas Guarnições Policiais Militares da CIPT-Norte (RONDESP) e da 76ª CIPM.

As diligências foram realizadas em um matagal, nas proximidades da rua 18 do supracitado bairro, que durante as incursões se depararam com um grupo de pessoas que ao avistar os Policiais Militares, tentaram empreender fuga, contudo, foram realizadas a abordagem e a busca pessoal, sendo os suspeitos identificados.

Em consulta aos Sistemas de Pesquisa, constatou-se que havia um mandado de prisão em desfavor de um dos suspeitos, o qual tem antecedentes por roubo (art. 157 do CP) e homicídio (art. 121 do CP).

Os envolvidos e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia da Polícia Civil para as providências legais.

Material apreendido:

01 (uma) Pistola Taurus cal. 380;

01 (um) Revólver Taurus cal. 38;

06 (seis) munições intactas cal. 38;

01 (um) Kg de erva seca análoga à cannabis sativa (maconha);

11 (onze) celulares de marcas diversas;

01 (um) tablet marca Mondial Eletronic;

01 (uma) balança digital marca Elite.

Fonte: ASCOM/CPR-N

Olivença: Idoso que abusou da neta é preso pela polícia em Maceió

Um idoso de 69 anos de idade foi preso, nesta quinta-feira (2), em Maceió, acusado de abusar sexualmente de sua neta, uma criança de 5 anos. O crime teria ocorrido no último dia 23 de janeiro, em Olivença, município situado no Médio Sertão de Alagoas.

A prisão do suspeito é fruto de uma operação conjunta entre a Delegacia Regional de Santana do Ipanema e o GPJ4 da Polícia Civil, que cumpriram um mandado de prisão preventiva solicitado pela delegada Daniella Andrade.

A investigação da PC apontou que o avô estava com a menina na sala e foi flagrado por uma testemunha, quando cometia o crime. Após o fato, o autor evadiu-se de Olivença. A decisão judicial foi decretada pela magistrada Nathallye Costa.

O autor foi preso e conduzido para a Central de flagrantes de Maceió.

 

fonte: Alagoas na net

Menina de 13 anos é estuprada na Barra por homem em situação de rua

Um homem de 38 anos foi autuado em flagrante nesta quarta-feira (1/2) por estupro de vulnerável. Conforme a Polícia Civil, trata-se de um homem em situação de rua que teria atacado uma menina de 13 anos na Avenida Centenário, na Barra.

A vítima, localizada primeiro, foi ouvida em escuta especial na Dercca. Em seguida, os policiais da Delegacia de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Dercca) foram até a região onde aconteceu o delito, encontrando o suspeito.

Ele foi preso em flagrante e está à disposição do Poder Judiciário.

fonte: Aratu On

Violência: Tiago Henrique foi assassinado com vários disparos nesta noite. Ele tentou fugir

Indivíduos fortemente armados a bordo de um carro avistaram a vítima, passando a efetuar diversos disparos de arma de fogo. Tiago ainda conseguiu correr.

Últimas horas foram movimentadas e violentas em Ilhéus, região sul da Bahia. Por volta das 7h da noite desta terça-feira (31), um homem identificado por Tiago Henrique Silva Moreno, 18 anos, foi crivado a balas na localidade conhecida como Sete, próximo da entrada do Iguape, zona norte de Ilhéus.

Informações preliminares apontam que indivíduos fortemente armados a bordo de um carro avistaram a vítima, passando a efetuar diversos disparos de arma de fogo. Tiago ainda conseguiu correr, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com informações de testemunhas que pediram sigilo na identificação, os suspeitos são oriundos do bairro São Miguel, que após o crime, foram ouvidos estampidos de fogos na comunidade, uma espécie de comemoração pelo objetivo alcançado. Apesar da chegada da PM ao palco sangrento da violência desenfreada que toma conta da Cidade, ninguém até o momento foi preso. Corpo removido para o departamento de polícia técnica para necrópsia.

 

fonte: blog do Marcelo

Homem é preso por espancar e estuprar a ex-esposa; mensagens revelam ameaças de morte e ‘requintes de crueldade’

Vítima contou que ex-marido começou a bater nela no terceiro mês de gestação, quando inclusive disse que furaria a barriga dela.

 

Um homem, de 46 anos, foi preso por espancar e estuprar a ex-mulher, de 34, enquanto ela estava desacordada por conta dos efeitos de remédios antidepressivos e calmantes. De acordo com a vítima, o ex-marido Ricardo Penna Guerreiro dava socos nela, era agressivo com o filho do casal e já havia a ameaçado de morte, como é possível conferir nas trocas de mensagens. (Veja acima).

“Ele [Ricardo] me colocou no fundo do poço. Abusou de mim de todas as formas, com requintes de crueldade”, desabafou.

Contra Ricardo há, inclusive, uma condenação a mais de 37 anos por tentativa de homicídio contra seis pessoas em 2000. Ele estava em liberdade devido a um habeas corpus

 

O advogado de defesa, Eugênio Malavasi, disse que o processo sobre a condenação está em tramitação e não se manifestará. Em relação às agressões, informou que não teve acesso aos autos, mas que “o acusado se declara inocente e irá provar o alegado no momento oportuno”.

Segundo a Polícia Civil, a investigação juntou diversas provas do crime e, diante do material, o Poder Judiciário decretou a prisão temporária do suspeito, que foi encontrado no apartamento em que mora, no Canto do Forte, e preso por agentes da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Praia Grande.

 

fonte: macajuba acontece

Estudante de jornalismo é estuprada e morta durante calourada em universidade

 

Estudante da UFPI foi encontrada desacordada no campus; suspeito foi preso

A estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, 22 anos, foi encontrada morta na Universidade Federal do Piauí (UFPI) na manhã do sábado (28). A jovem teria participado de uma calourada na instituição antes do crime.

Segundo a UOL, um laudo do Instituto de Medicina Legal do Piauí apontou indícios de violência sexual e que a causa da morte foi um “trauma raquimedular [lesão na medula] por ação contundente”.

O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Baretta, afirmou ao portal que houve estupro.

Um homem que estava com a vítima foi preso sob suspeita de feminicídio e estupro. Segundo a Polícia Civil, o rapaz afirmou que já teria “ficado” com Janaína outras vezes.

Em depoimento, o homem afirmou que por volta das 2h chamou a jovem para sair da calourada e ir a uma sala da universidade, onde teriam, segundo ele, praticado sexo consensual, e que “após a prática sexual, a vítima teria ficado desacordada”.

A Polícia Civil pediu a prisão preventiva do suspeito. Segundo o DHPP, o inquérito policial será concluído em até 10 dias.

Em nota, o Diretório Central dos Estudantes do DCE UFPI informou que a estudante foi encontrada desacordada por um profissional da instituição no Centro onde fica o DCE e foi encaminhada ao hospital.

 

fonte: Portal macajuba acontece

Bonde do Forró acusa prefeito de Portel de assediar Juliana Bonde, mas gestor nega; entenda

Prefeito de município marajoara acusa grupo de se recusar a fazer show que já estava pago. Empresário afirma que prefeito ‘queria um momento com a Juliana e as dançarinas na casa dele’

 

O que era para ser a comemoração do aniversário de Portel, no Marajó, terminou em polêmica na última terça-feira (24). De acordo com o prefeito Paulo Ferreira (MDB), a cantora Juliana Bonde e a banda Bonde do Forró, se recusavam a subir ao palco para fazer o show por causa de atraso na programação.

Em vídeo que circula na web, gravado durante a fala do gestor, ele chama os artistas de “vagabundos”: “Isso é uma palhaçada desta banda que vem lá da casa do car**** querer fazer graça aqui em Portel. Eles vão ter que voltar e cantar aqui. Senão nós vamos ter que interditar o hotel e eles não vão sair daí”.

O prefeito explica que ocorreu um imprevisto inicial por conta da chuva, e esse seria o motivo de ter atrasado a apresentação em 20 minutos. Paulo Ferreira disse também que o show já estava pago e que o empresário da banda, o DJ Maluco, pediu para que a apresentação fosse adiada, pedido negado pelo gestor.

“Eu peguei o microfone do locutor e fui dar uma satisfação, que a banda, atração nacional, estava se recusando a apresentar o show. Pedi o apoio dos policias Militares e Civil para intervir nessa parte e pegar o dinheiro de volta. Não é certo um município pobre como o nosso, ser sacaneado por uma banda dessa”, disse o prefeito.

Paulo Ferreira acrescenta dizendo que a banda retornou ao palco e fez o seu show normal. “Muito bom por sinal”, conclui.

Empresário afirma que prefeito ‘queria um momento com a Juliana e as dançarinas na casa dele’

A banda Bonde do Forró também usou as redes sociais e os aplicativos de mensagens para se pronunciarem sobre o ocorrido, porém, eles fizeram uma denúncia de assédio.

“Alô galera de Portel, o prefeito mentiu para vocês! Procura o contrato, que vocês vão ver. Eu acho que ele ficou com raiva, porque quando a gente chegou em Portel, depois de ter esperado três dias para fazer o show na cidade, ele chegou lá e queria um momento com a Juliana e as dançarinas na casa dele. Convidou, insistiu, dizendo que tinha presente, e as meninas não foram, claro. Elas não foram até porque o prefeito é casado. Ele chegou lá e ficou fazendo questão. Inclusive, quero agradecer a primeira dama que foi a única que ficou a favor da banda, dizendo: ‘Te acalma, a banda tem razão, tem contrato’. E ele (o prefeito) ficou lá se alterando, será por isso que ele ficou com raiva? Prefeito, você gritou, ficou incentivando a violência em uma praça cheia de criança. Porém, a gente vai retribuir para você com música, que é o que a gente sabe fazer há 30 anos”, explicou DJ Maluco.

Em seguida, a banda junto com o empresário cantaram uma música para o gestor da cidade marajoara: “O prefeito de Portel queria ver a Juliana, ficou no cheirinho, ficou no cheirinho. Queria ao menos um momento com ela, ficou no cheirinho, ficou no cheirinho”.

Já DJ Maluco, que também é pai de Juliana, contou que as 13 pessoas que fazem parte da banda irão registrar Boletins de Ocorrência. “Corremos risco de vida e a maioria do grupo são mulheres. Temos 13 pessoas de provas, vários áudios e o contrato”, revelou.