prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Bahia’

Incêndio de grandes proporções atinge fábrica no Polo Industrial de Camaçari

Um incêndio de grandes proporções atinge uma fábrica no Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na manhã desta segunda-feira (18). De acordo com moradores das imediações da fábrica, por volta das 3h, uma grande explosão foi registrada e, em seguida, o fogo começou a ser visto, mesmo de longe.

Um morador contou que, por conta da explosão registrada, houve tremor nas casas da região. “A força foi tão grande que tremeu a casa inteira aqui. Pensei até que tinham dado uma pancada no meu portão, mas foi a explosão que deu um susto na gente. Pelo menos, o fogo não se espalhou e nem fumaça veio para o lado de cá”, relata sem dizer o nome.

Segundo informações iniciais, não há nenhuma vítima da ocorrência porque a área onde a explosão foi registrada estava em manutenção. No entanto, o setor da fábrica onde o fogo se iniciou seria uma área de produção de PVC, que é uma material altamente inflamável.

Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a assessoria da Prefeitura de Camaçari foram procurados para confirmar a ocorrência e dar mais informações, mas não retornaram até o momento da publicação desta matéria.

Acidente de carro mata jogador baiano de 33 anos

Michel Pereira nasceu em Camamu, no sul da Bahia. Foto: Reprodução/ Portuguesa-RJ

O zagueiro Michel Pereira Santos, da Portuguesa-RJ, morreu neste domingo (17), vítima de um acidente de carro. Segundo o clube carioca, o acidente com o jogador de 33 anos teria perdido o controle do veículo na BR-101, próximo à cidade de Eunápolis-BA. A Lusa decretou luto oficial de três dias. A informação é do jornal O Lance.

“Michel foi um grande profissional que honrou a nossa camisa com dedicação, força e paixão. Sua ausência será sentida por todos nós. Neste 100 anos de Associação Atlética Portuguesa essa é uma das maiores tragédias da nossa história”, afirmou a Portuguesa em nota enviada à imprensa.

Michel Pereira nasceu em Camamu, no sul da Bahia, chegou à Portuguesa-RJ em novembro de 2023, para disputar o Campeonato Carioca do ano seguinte. Além do estadual, ele também esteve à disposição para os jogos da Série D do Brasileirão. Anteriormente, acumulou passagens por Bangu, Nova Iguaçu e Fluminense-PI, entre outros clubes.

Previsão do tempo: Com feriado na próxima quarta (20), semana deve ser de tempo instável e possibilidade de chuva todos os dias

A previsão do tempo indica uma semana com chuva intermitente em Vitória da Conquista, marcando o feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado na quarta-feira, 20 de novembro. A semana deve ser marcada por chuvas passageiras, principalmente no início e no final do dia, e com temperaturas agradáveis. Acompanhe a previsão completa para os próximos dias:

A segunda-feira (18) será de sol com algumas nuvens, mas há previsão de chuva passageira durante o período da tarde. À noite, o céu ficará mais nublado, mas sem chuva. A temperatura varia entre 17°C e 26°C, com 78% de chance de chuva.

O cenário da terça-feira (19) é semelhante ao de segunda, com sol e algumas nuvens ao longo do dia e chuva passageira. A noite será de tempo firme. A temperatura segue entre 17°C e 26°C, com probabilidade de chuva de 69%.

O feriado do Dia da Consciência Negra, na próxima quarta-feira (20) terá clima agradável, com sol e nuvens, e a possibilidade de chuvas passageiras durante o dia. A noite promete ser de tempo firme. As temperaturas estarão entre 17°C e 27°C, e a chance de chuva é de 76%.

O sol aparece entre nuvens na quinta-feira, e há previsão de chuvas rápidas tanto durante o dia quanto à noite. A temperatura mínima será de 19°C, e a máxima de 28°C, com uma probabilidade de 74% de chuva.

A sexta-feira (22) será marcado por um dia de sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva estão previstas para a tarde e noite. As temperaturas variam entre 19°C e 28°C, com 81% de chance de chuva.

A previsão indica que o tempo deve oscilar entre períodos de sol e pancadas de chuva, trazendo frescor e mantendo as temperaturas amenas. Para quem vai aproveitar o feriado do Dia da Consciência Negra, uma programação ao ar livre deve considerar a possibilidade de chuvas passageiras, especialmente nos períodos da tarde.

Grave acidente com carreta

Uma carreta carregada com soja se envolveu em um grave acidente no início da tarde de hoje (17), na rotatória da BR-030 com a BA-262, no trecho do município de Brumado.

O motorista ficou ferido e foi socorrido pelo Samu 192 para o hospital de Brumado, conforme o Achei Sudoeste. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dele.

Santa casa de misericórdia de Poçoes esteve em Brasilia procurando melhoras para população de Poçoes/ba

Recentemente, a nossa equipe esteve em Brasília com o objetivo de captar emendas parlamentares e, assim, melhorar ainda mais o nosso atendimento à população! Seguimos firmes no nosso propósito!

#Saúde #SantaCasaDePoções #Poções #Bahia #SantaCasa #SantaCasaDeMisericórdia

BAHIA: Deputado Federal Antônio Brito é eleito o Melhor Parlamentar do Estado em 2024.

O Deputado Federal Antônio Brito (PSD),foi eleito pelo segundo ano consecutivo, o Melhor Parlamentar do Estado da Bahia em 2024 pelo Ranking dos Políticos Baianos.

O estudo avalia os deputados e senadores mais atuantes, dentro do Parlamento brasileiro. Como as suas principais demandas  Antônio Brito tem trabalhos voltados na defesa das Santas Casas e hospitais filantrópicos, pelo fortalecimento do SUS e a liderança do PSD.

A premiação será entregue no dia 4 de dezembro.

Senhor governador Jerônimo Rodrigues, 2026 é logo alíLogo o governador Jerônimo Rodrigues estará de volta a Feira de Santana novamente em busca da imprensa para tentar conquistar o eleitorado.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), durante o período eleitoral estava em Feira de Santana praticamente toda quinta-feira ‘batendo boca de calça’, subindo e descendo ruas e avenidas, inaugurando obras e dando ordens de serviços. Entrevistas à imprensa, eram constantes durante os eventos, eram duas, três quatro vezes; distribuía sorrisos, fazia fotos com a imprensa, tudo com um só objetivo: eleger o seu candidato a prefeito, Zé Neto (PT). Mesmo com todo o esforço o prêmio não veio, a vitória não foi possível e o seu adversário, Zé Ronaldo (UB), levou a melhor e ganhou, mais uma vez, os petistas em Feira de Santana.

A vitória de Ronaldo deixou Rodrigues ‘desnorteado’, além de ter feito com que Rodrigues perdesse a humildade e, parece, ter elegido a imprensa como seu adversário. Depois das eleições Rodrigues esteve em Feira de Santana apenas duas vezes e ‘às escondidas’ para ninguém saber e/ou questioná-lo.

Na primeira vez, Rodrigues veio à cidade e durante o dia esteve em uma fábrica de pneus, localizada no Centro Industrial do Subaé (CIS). Já a segunda vez da visita foi na noite desta sexta-feira, 15 – feriado da Proclamação da República Federativa do Brasil  -, quando Jerônimo esteve no Parque de Exposições João Martins da Silva participando de um evento promovido pela Igreja Adventista.

Este repórter o estava acompanhando para a realização de uma entrevista. Inicialmente, um de seus assessores questionou se ‘a gente iria abordar outros assuntos fora do evento?’ Ao ficar sabendo que eu iria perguntar sobre outros assuntos, relacionados à administração, Rodrigues, ele de forma muito áspera, disse que ‘não iria falar nada naquele momento’.

Essa atitude do governador já não nos surpreende. Geralmente os políticos, na sua maioria, agem assim mesmo. Quando é de interesse deles, dão tapinhas nas costas, pegam na mão e distribuem sorrisos, fora disso, tratam com ignorância. Particularmente, estou acostumado com essas atitudes, pois já tomei chute na canela, empurrões de segurança […] Essas coisas não nos amedrontam.

Logo o governador Jerônimo Rodrigues estará de volta a Feira de Santana novamente em busca da imprensa para tentar conquistar o eleitorado.

Senhor governador Jerônimo Rodrigues, calce a sandália da humildade e trate bem as pessoas quando estiver subindo as escadas, pois, como dizem ‘poderá encontrá-las quando estiver descendo’.

Sua atitude arrogante não nos intimida, só nos dá coragem para continuar trabalhando para levar informação ao nosso público. Quiçá, seus eleitores/as.

Por Luiz Santos jornalista e radialista

RAPAZ ENCONTRADO E ESTA BEM

O CANDIDATO DE OTTO ALENCAR À PRESIDÊNCIA DA UPB

Phellipe e Augusto, ambos do PSD, ambicionam a presidência da UPB || Montagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minutoO PSD apresenta dois nomes para a sucessão na União dos Municípios da Bahia (UPB). Ambos do PSD e reeleitos em 6 de outubro, os prefeitos Phellipe Brito, de Ituaçu, e Augusto Castro, de Itabuna, ambicionam presidir a entidade de defesa dos 417 municípios baianos.

Ontem, Phellipe Brito disse que está conversando com Augusto mirando o consenso. “Falei com ele hoje (quarta-feira, 13) e acredito que logo chegaremos a um consenso. Quando chegarmos nesse ponto, o senador Otto Alencar, presidente do partido na Bahia, vai se posicionar a favor do nome da nossa legenda, que é a mesma de Quinho, inclusive. Acredito que logo vamos resolver a situação”, afirmou, também mencionando o presidente da UPB e prefeito de Belo Campo, também filiado ao PSD.

Procurado pelo PIMENTA no final da tarde da quarta-feira, o prefeito de Itabuna ainda não se manifestou sobre o assunto.

Nos bastidores, a tendência é o senador Otto Alencar apoiar Augusto para a presidência da UPB. O prefeito de Itabuna conseguiu superar desconfianças naturais de início de relacionamento, em 2020, e consolidar  sua posição depois do jogo eleitoral de 2022 e a articulação demonstrada pelo político sul-baiano em 2024, quando Augusto mostrou habilidade não só para sair reeleito em Itabuna, mas levar seu apoio a nomes de outros municípios na peleja de 6 de outubro. Fez, como se diz, trabalho de grupo para além do PSD. E projetou-se para além do sul da Bahia.

Outro nome na disputa, Wilson Cardoso (PSB), de Andaraí, teria o apoio de Zé Cocá, ex-presidente da entidade municipalista. Cocá saiu das urnas com mais de 90% dos votos para mais quatro anos como prefeito de Jequié e não teria o desejo de novamente disputar a UPB.

Renovação de matrícula para estudantes da rede estadual começa na próxima segunda-feira (18)

A renovação deve ser realizada presencialmente, na escola onde o estudante está matriculado. (Foto: Amanda Chung)

O período de renovação de matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo 2025 será iniciado, na próxima segunda-feira (18) e, prossegue, até o dia 29 de novembro. A renovação deve ser realizada presencialmente, na escola onde o estudante está matriculado. É importante ficar atento ao cronograma de matrícula para cada grupo de estudantes.

O estudante ou seu responsável deve comparecer na unidade escolar e entregar a documentação que estiver pendente ou desatualizada, a exemplo da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do comprovante de residência atualizado. A entrega desses documentos dentro do prazo é obrigatória para que a renovação da matrícula seja confirmada.

Novos estudantes – Já para os novos estudantes, a matrícula para 2025 poderá ser feita a partir do dia 13 de janeiro, de forma on-line, através da plataforma ba.gov. Para tanto, o estudante deverá ser cadastrado previamente no portal ba.gov e informar o CPF, documento obrigatório para a realização da matrícula. Caso o estudante não possua CPF, deverá solicitar antecipadamente o documento em qualquer unidade do SAC.

Após solicitar a matrícula, seguindo as datas do cronograma, o estudante terá até cinco dias para comparecer à escola escolhida e entregar os documentos exigidos. Esses documentos incluem o Histórico Escolar (original), RG ou Certidão de Registro Civil, CPF, comprovante de residência atualizado e, para o aluno de até 18 anos, a Carteira de Vacinação.

É importante destacar que a ausência de qualquer documento solicitado poderá comprometer a efetivação da matrícula. No caso da Carteira de Vacinação, o responsável terá um prazo de 30 dias para regularizar a situação, conforme a Portaria Conjunta SESAB/SEC nº 01/2018, sob pena de comunicação ao Conselho Tutelar.

Confira o cronograma completo da matrícula 2025:

18 a 29 de novembro de 2024: Renovação de matrícula 2024/2025

13 de janeiro de 2025: Matrícula para Pessoa com Deficiência – PCD

14 de janeiro de 2025: Transferência de estudantes da rede estadual

15 e 16 de janeiro de 2025: Matrícula para concluintes do 5º ou 9º ano do Ensino Fundamental

17 de janeiro de 2025: Matrícula para todas as ofertas do Ensino Fundamental

20 e 21 de janeiro de 2025: Matrícula para todas as ofertas do Ensino Médio