:: ‘Bahia’
PF e CGU combatem desvio de recursos públicos em dois municípios da Bahia

A Polícia Federal e a CGU deflagraram, nesta quinta-feira (5/12), a Operação Rumo e a Operação Prumo, que apuram irregularidades em procedimentos licitatórios e favorecimento de empresa nas contratações para prestação de serviços de transporte escolar e locação de veículos dos municípios de Euclides da Cunha/BA e Umburanas/BA.
As investigações permitiram identificar negociatas entre representantes de pessoas jurídicas e agentes públicos com o intuito de manipular procedimentos licitatórios, direcionando-os para uma empresa vinculada à organização criminosa.
As irregularidades praticadas consistiram na simulação da cotação de preços para formação de valor de referência superestimado, inclusão de cláusulas restritivas da competitividade, contratação de empresa sem a devida capacidade técnica e a realização de ajustes nos editais para melhor se adequar aos interesses da empresa que se sagrou vencedora.
As manobras citadas visavam ao desvio de recursos públicos, os quais eram utilizados para pagamentos indevidos a agentes municipais, dentre os quais os respectivos prefeitos dos municípios-alvo. Para tanto, a organização criminosa fazia uso de ardis, a exemplo de depósitos em contas de terceiros, com o objetivo de dificultar o rastreio dos beneficiários finais e dissimular o peculato.
Diligências
As Operações Rumo e Prumo consistem no cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão nos Municípios de Euclides da Cunha/BA, Umburanas/BA, Salvador/BA, Jaguarari/BA, Jacobina/BA e Petrolina/PE. O trabalho conta com a participação de 11 servidores da CGU e de cerca de 65 policiais federais.
Foi determinada ainda pelo juízo competente o sequestro de cerca de R$ 9 milhões, auferidos pela organização criminosa com a prática dos crimes investigados.
Grave acidente com ônibus de turismo deixa cinco mortos e 21 feridos na Bahia

Na noite desta quarta-feira (4), um trágico acidente envolvendo dois ônibus de turismo e uma carreta resultou na morte de cinco pessoas e deixou 21 feridas na BR-110, na cidade de Olindina, a 218 km de Salvador.
De acordo com o 19º Batalhão de Bombeiros Militares de Alagoinhas, outras 21 pessoas precisaram de atendimento médico em unidades de saúde da região. O acidente envolveu um total de 90 pessoas, mas os nomes das vítimas fatais não foram divulgados até a manhã desta quinta-feira (5).
Os dois ônibus de turismo estavam retornando de Caruaru, Pernambuco, em direção ao sul da Bahia. A carreta, que estava parada no acostamento desde segunda-feira, após pegar fogo, foi a causadora do acidente.
O acidente foi desencadeado pelo capotamento da carreta, que não havia sido sinalizado adequadamente. Um ônibus da empresa Kal Tour, de Ubatã, tentou frear para evitar a colisão, mas acabou atingindo a carreta. Outro ônibus, locado pela mesma empresa, também se envolveu no acidente ao tentar desviar do veículo capotado. Os mortos estavam todos em um dos ônibus.
Os passageiros dos ônibus, que incluíam moradores de Itamarati, distrito de Ibirapitanga, Gandu e Feira de Santana, foram levados para uma igreja na cidade, onde os feridos com menor gravidade receberam atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Diversas ambulâncias do SAMU e equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local para socorrer os feridos, que foram encaminhados para hospitais da região. A Kal Tour, que possui licença pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para transporte de passageiros, lamentou o ocorrido e está prestando assistência aos envolvidos.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a carreta havia sido deixada no local após pegar fogo, o que pode ter contribuído para o acidente. A investigação sobre as causas do acidente e a identidade das vítimas está em andamento.
Grave acidente deixa uma pessoa morta e outra ferida próximo ao Entroncamento de Boa Nova.
Na tarde desta quinta-feira (05),uma pessoa morreu e outra ficou ferida em um grave acidente envolvendo duas carretas na BR-116, nas proximidades da localidade do KM-58, no município de Boa Nova.
A colisão fez com que os veículos pegassem fogo. Um dos motoristas morreu carbonizado. O outro foi resgatado por populares e conseguiu sobreviver.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas.Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Via Bahia trabalham no local.
Até o momento, a identidade da vítima fatal não foi divulgada.

Durante o evento, que contou com a presença do Exmo. Governador do Estado, Jeronimo Rodrigues, e do Comandante Geral da PMBA, o Coronel PM Coutinho, foi feita a entrega das novas viaturas destinadas à unidade. A Comandante, Major PM Paula Fagundes, esteve presente e destacou a importância desta entrega para o fortalecimento das ações operacionais desenvolvidas pela 79ª CIPM.
Na ocasião, também foram entregues 200 viaturas à PMBA, incluindo motocicletas, caminhonetes, bases moveis e quadriciclo. A Comandante reafirmou o seu compromisso com a segurança pública, em especial, durante a realização da Operação Verão que ocorrerá nas cidades de responsabilidade da Unidade.
A entrega das viaturas representa um reforço significativo para as atividades operacionais que ampliarão a mobilidade e a capacidade de resposta da 79ª CIPM, garantindo um policiamento mais efetivo e presente nas áreas de maior demanda.
Fonte: 79ª CIPM, ASCOM
Acusado de tráfico de drogas é preso em Feira de Santana
Policiais da 2ª Delegacia Territorial de Feira de Santana prenderam em flagrante um homem de 27 anos acusado de tráfico de drogas, na Avenida Fraga Maia, neste município. Ele foi flagrado pelas equipes transportando entorpecentes em um veículo. As drogas já estavam fracionadas para comercialização.
Durante a abordagem e busca pessoal, foram encontrados 40 papelotes de cocaína, sete embalagens de maconha, seis embalagens contendo a droga sintética identificada pelo flagranteado como sendo MDMA, dois comprimidos aparentando ser ecstasy, uma maquineta de cartão de crédito e dois frascos de remédios para emagrecimento.
“As equipes estavam em diligência na Avenida Fraga Maia, próximo ao viaduto, quando perceberam a movimentação suspeita de um veículo, empreendendo velocidade incompatível com a via, motivo pelo qual foi interceptado. Em seu interrogatório, o flagranteado, que já possuía passagens pela polícia, confessou a propriedade da droga, não informando a sua destinação”, informou a titular da 2ªDT/Feira, a delegada Lorena Almeida.
Fonte: Ascom-PCBA
Homem é preso em flagrante acusado de lesão corporal em Santo Estevão
Equipes do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM) e Delegacia Territorial de Santo Estêvão prenderam em flagrante um homem de 19 anos acusado de lesão corporal no âmbito da violência doméstica. A vítima, uma adolescente de 15 anos, foi agredida com socos, empurrões e joelhadas no rosto.
“A vítima já possuía Medida Protetiva de Urgência em desfavor do ex-namorado, logo, ele também foi flagranteado pelo crime de Descumprimento de Medida Protetiva, previsto na Lei Maria da Penha”, informou a titular do NEAM/Santo Estêvão, delegada Alana Fialho.
Após as agressões sofridas pela vítima a mãe da adolescente foi até o NEAM noticiar o fato. “Nesse momento, as equipes do NEAM e da Delegacia Territorial de Santo Estêvão empreenderam diligências no sentido de encontrar o autor das agressões. Ele foi capturado no momento em que tentava fugir pulando o muro dos fundos da residência”, acrescentou a delegada.
O flagranteado, que já possuía passagens pela polícia, confessou as agressões. Ele está à disposição do Poder Judiciário.
Fonte: Ascom-PCBA
A Polícia Civil da Bahia inicia a Operação Verão 2024 com o apoio de 16 novas viaturas
Reforço para a Operação Verão 2024! 🌞👮♂️
A Polícia Civil da Bahia inicia hoje a Operação Verão 2024 com o apoio de 16 novas viaturas adquiridas por meio de recurso próprio, ampliando a frota para fortalecer o policiamento em todo o estado. As unidades do Depom e Depin contempladas estarão ainda mais preparadas para atuar na prevenção e repressão de crimes durante a estação mais movimentada do ano.
Com um efetivo de 2.892 policiais dedicados, o objetivo é garantir a segurança de baianos e turistas, reforçando as ações estratégicas na capital, RMS e interior. Juntos, seguimos trabalhando por um verão mais tranquilo e protegido para todos!
Fonte: Ascom – PCBA
Conquista: Idosa morre atropelada na Avenida Régis Pacheco

Uma mulher morreu após ser atropelada na Avenida Régis Pacheco, uma das principais vias de ligação entre o Centro e a zona oeste de Vitória da Conquista.
A vítima era uma idosa que chegou a ser socorrida e encaminhada para o hospital, onde não resistiu aos ferimentos e foi a óbito nesta terça-feira (03).
A identidade da vítima e as circunstâncias do trágico acidente ainda não foram divulgadas. O corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal para autópsia.
BOM JESUS DA SERRA: Prefeito eleito Welton Andrade divulga os nomes de sua equipe de transição.
Em uma publicação no Diário Oficial do Município de Bom Jesus da Serra, nessa terça -feira (03), foi divulgada a lista dos integrantes da equipe de transição de governo, responsável pelo repasse de informações da atual administração do prefeito Jornando Vilas-Boas (AVANTE) para o prefeito eleito Welton Andrade (PSD).
O Prefeito eleito, Welton Andrade indicou os seguintes nomes:
EDICARLOS PEREIRA DOS SANTOS,
RODRIGO BITENCOURT DE OLIVEIRA,
JULIO CESAR VIANA DE DEUS,
CARLOS MAGNO DE OLIVEIRA BRAGA,
AMOS NOLASCO SILVA,
LEILA LIBARINO MACHADO,
SAMUEL TELES DE ABREU FILHO,
ISAIAS NOVAIS DE ARAÚJO,
JOSÉ OLIVEIRA DA SILVA,
JONIS GOMES MORENO,
FERNANDO MEIRA DOS SANTOS,
VAILSON LIBARINO MACHADO,
ROMILDA DE OLIVEIRA SANTOS CARMO,
EVERALDO ROCHA MENDONÇA,
JANINO CARMO SILVA,
SABRINA MENDES ROCHA,
Os trabalhos da Comissão de Transmissão de Governo terá início após a publicação da portaria Nº 093, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2024. no Diário Oficial do Município.
Os representantes selecionados farão parte da equipe de transição, que tem como objetivo assegurar transparência e eficiência no processo de troca de informações e documentos, uma prática comum sempre que há a substituição de uma gestão, seja ela municipal ou federal, após um processo eleitoral.
ViaBahia: Investigação deve apurar indenização milionária após fim da concessão das BRs-324 e 116

A indenização de R$ 892 milhões que será paga pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) à Via Bahia após a rescisão do contrato de concessão das BR-324 e BR 116, na Bahia, pode ser alvo de uma investigação por parte do Tribunal de Contas da União (TCU).
O site BNews, disse ter obtido cópias com exclusividade em que mostram que o deputado federal Gustavo Gaver (PL-GO), protocolou uma ação, junto à Corte de Contas, solicitando a abertura de uma investigação para apurar a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos por parte da ANTT.
Na ação, o parlamentar argumentou sobre a “facilidade” em que a ViaBahia conseguiu a indenização — uma vez que não houve disputas judiciais —, além da dimensão dos valores aprovados, já que a concessionária não realizou “quase nada dos investimentos previstos no contrato em mais de uma década de concessão” — o que não justificaria uma indenização de R$ 892 milhões.
O pedido foi acatado pelo Tribunal de Contas da União que designou o ministro Antonio Anastasia para a relatoria. O caso ainda não foi apreciado em plenário, no entanto, o TCU afirmou que “os questionamentos apresentados serão oportunamente avaliados pelo plenário para deliberação sobre a homologação do acordo”.
Vale lembrar que, apesar de ambas as partes estarem alinhadas, o acordo ainda precisa ser homologado pelo TCU para começar a ser válido











