prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Bahia’

ZÉ COCÁ TEM ATÉ AMANHÃ, 27, PARA INFORMAR AO TCU COMO GASTOU AS EMENDAS PIX Segundo Zé Cocá, somente Leur Lomanto (UB) enviou mais R$ 75 milhões em emendas. Mas, não há transparência como foram gastos os recursos

A gestão de Zé Cocá (PP) destacou-se em relação às anteriores em Jequié, especialmente no que diz respeito ao recebimento de recursos públicos. Jamais o município de Jequié havia recebido uma quantia tão significativa de verbas oriundas de emendas parlamentares como ocorreu durante a gestão de Zé Cocá, com ênfase nos anos de 2021, 2022 e 2023.

As licitações da gestão municipal de Jequié sempre despertaram o interesse da mídia baiana devido ao elevado montante de recursos envolvidos nas contratações. O jornal A Tarde fez denúncias sobre a locação de veículos, no valor de R$ 5 milhões, e a pavimentação asfáltica que ultrapassou R$ 23 milhões. Outras despesas também foram reveladas, como a reforma de uma única escola que consumiu quase R$ 6 milhões. Além disso, foram contratados R$ 24 milhões para serviços de saúde, R$ 25 milhões destinados à limpeza urbana e R$ 5 milhões para a aquisição de notebooks, entre várias outras despesas que foram publicadas no Diário Oficial do Município.

Devido ao considerável montante de recursos que ingressou em Jequié, especialmente por meio de emendas parlamentares direcionadas por deputados federais ou senadores, na forma de transferência especial, popularmente chamadas de emendas PIX, criadas em dezembro de 2019, a Controladoria-Geral da União (CGU) está determinando que o prefeito de Jequié, Zé Cocá, apresente até amanhã, sexta-feira, 27/12, a prestação de contas sobre a aplicação desses dinheiro na cidade, como foram gastos de forma detalhada.

Jequié integra um grupo de 200 entidades federativas que foram notificados pela Controladoria-Geral da União (CGU) para apresentar relatórios sobre a utilização dos recursos recebidos através de emendas parlamentares, na forma de Pix.

A mídia de Jequié provavelmente se recorda do momento em que o ex-deputado federal Roberto Britto (PP) celebrou a destinação de mais de R$ 8 milhões em emendas parlamentares para a cidade durante seu tempo no cargo. Essa cifra é muito inferior ao montante de mais de R$ 75 milhões que, conforme o prefeito Zé Cocá, o Deputado Federal Leur Lomanto (UB) trouxe para Jequié. Essa diferença é notável. Jequié nunca recebeu tanto dinheiro em toda sua história administrativa.

 FONTE/CRÉDITOS: TV Jequié

Prefeita Sheila Lemos sanciona lei que extingue mais de 4 mil vagas no serviço público

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), sancionou nesta segunda-feira (23) a Lei nº 2.956, que extingue mais de 4 mil vagas de provimento efetivo em diversos cargos públicos municipais. A medida, que atinge principalmente funções de nível fundamental e médio, tem como objetivo a reestruturação administrativa da cidade. No entanto, gerou críticas tanto de servidores quanto de sindicatos, que questionam os impactos dessa decisão sobre os serviços públicos e os direitos dos trabalhadores.

A lei determina a extinção das vagas não ocupadas e a declaração de extinção das vagas ocupadas em diversos cargos, como Agente de Serviços Especiais, Agente de Tributos, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Obras e Serviços, Gari, Mecânico, Motorista, Oficial de Obras e Serviços, e Operador de Máquinas e Equipamentos. Aproximadamente 4.233 vagas serão impactadas pela medida.

A extinção das vagas ocupadas ocorrerá à medida que os ocupantes se aposentem ou deixem seus cargos, conforme o parágrafo único do artigo 1º da lei. Além disso, a partir da publicação da lei, fica vedada a realização de novos concursos para os cargos afetados, com a expectativa de que os serviços correspondentes sejam terceirizados ou executados de forma indireta.

De acordo com a prefeita, a extinção dessas vagas é uma etapa do processo de modernização e reestruturação da administração pública. A medida também veda novos concursos para os cargos afetados, prevendo que as atividades sejam realizadas por meio de terceirização. Sheila Lemos defende que essa mudança permitirá uma gestão mais eficiente dos recursos públicos e a continuidade dos serviços essenciais à população.

No entanto, a decisão não foi bem recebida por diversos setores da administração pública. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista (Sinserv), por exemplo, criticou a extinção dos cargos, argumentando que a medida poderá resultar em demissões e na precarização dos serviços prestados à população. Além disso, a terceirização de funções essenciais, como fiscalização e controle de processos, foi apontada como um risco à qualidade do serviço público, uma vez que essas atividades podem perder seu caráter estratégico e seu compromisso com o interesse público.

A justificativa da Prefeitura para a reestruturação da máquina pública é a necessidade de adaptar a administração às novas demandas fiscais e administrativas, especialmente com a implementação da Reforma Tributária, que exige um novo modelo de gestão. A administração municipal também afirmou que a terceirização não afetará as áreas consideradas estratégicas, como a fiscalização tributária e as atividades relacionadas ao controle de processos administrativos e aos serviços públicos essenciais.

A nova lei altera os Anexos I e V da Lei Municipal nº 1.760/2011, que tratam do quadro de pessoal e da descrição dos cargos efetivos. As mudanças entram em vigor imediatamente, e a Prefeitura deverá regulamentar as novas disposições por meio de decretos a serem editados posteriormente.

Prefeitura extingue 16 escolas da zona rural de Vitória da Conquista

A Prefeitura de Vitória da Conquista publicou um decreto extinguindo 16 escolas na zona rural do município. A publicação foi feita do Diário Oficial do município no dia 20 desse mês.

De acordo com o texto publicado, o fechamento das unidades de ensino têm em vista pesquisas realizadas nas unidades, bem como a necessidade de otimização dos recursos públicos e da organização da rede municipal de ensino.

Outras justificativas apresentadas para o fechamento são a necessidade de apresentar dados fidedignos ao Censo Escolar e o posicionamento da Secretaria Escolar, do Conselho de Educação e do Núcleo Territorial de Educação.

As escolas fechadas são: Centro Comunitário Municipal Bibiana Ferreira Porto, Escola Municipal Canaã, Escola Municipal de Cortesia, Escola Municipal Dom Pedro I, Escola Municipal Fazenda Arame, Escola Municipal Fazenda Bonito, Escola Municipal Fazenda Quicaca, Escola Municipal Inocêncio Santos, Escola Municipal JJ Seabra, Escola Municipal José Alfredo Rodrigues Lima, Escola Municipal Matinha Il, Escola Municipal Olho D’agua da Serra II, Escola Municipal Poço Comprido II, Escola Municipal Riachinho Il, Escola Municipal Santa Rita e Escola Municipal São João I.

A administração não apresenta, contudo, um parecer informando se ouve um diálogo com a comunidade para que as unidades fossem extintas.

A Prefeitura vem sendo investigada pelo Ministério Público Federal pela desativação de outras 14 unidades de ensino desde o ano de 2018 (na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão). A unidades de ensino desativas anteriormente, atendiam à comunidades quilombolas, fornecendo Ensino Fundamental I.

O PREFEITO DE JEQUIÉ ZÊ COCA DA ENTREVISTA CULPANDO O GOVERNO DO ESTADO SOBRE A VIOLÊNCIA E JEQUI E FICA UMA PERGUNTA GASTA MILHÕES EM FESTA E NÃO TEM DINHEIRO PAR INVESTIR EM SEGURANÇA PREFEITO UMA VERGONHA

E MUITO FÁCIL COLOCAR A CULPA NO GOVERNO ESTADUAL MAS NÃO O PROPRIO PREFEITO NÃO FAZ NADA PARA AJUDA SABE INVESTI MILHÕES EM FESTA DAVA PARA FAZER MUITA COISA PARA COIBIR ESSA VIOLENCIA TODA QUE ESTA NA CIDADE FALA É FÁCIL NE PREFEITO FAZER É DIFÍCIL SEM COMENTÁRIOS

NESSA SEGUNDA FEIRA DIA 23 ] MAIS UMA OPERAÇÃO DA POLICIA FEDERAL QUE INVESTIGA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO EM LICITAÇÕES EM VARIAS CIDADE DA BAHIA NESSA MANHA O VICE PREFEITO DE LAURO DE FREITAS FOI PRESO

Quatro mandados de prisão preventiva, além de outros dez de busca e apreensão, além de uma ordem afastamento cautelar de um servidor público, estão sendo cumpridos pela Polícia Federal, na manhã desta segunda-feira (23), através da Operação Overclean. A ação investiga um esquema de pagamento de propina envolvendo empresários e agentes públicos.

Segundo informações divulgadas pela CNN, entre os presos nesta fase da operação está Vidigal Cafezeiro, vice-prefeito de Lauro de Freitas, e um agente da PF, envolvido no esquema. Além deles, também foram detidos o Secretário de mobilidade e ex-chefe de gabinete de Vitória da Conquista e um homem identificado como Carlos André, que seria operador do grupo. #bahia #laurodefreitas #operacaooverclean #noticias #bnews

📸 Reprodução CNN

Tristeza: Três moradores de Barra do Choça estão entre as vítimas do acidente com ônibus da Emtram.

acidente envolvendo um ônibus da empresa
Emtram e um caminhão na BR-116, na altura de Teófilo Otoni (MG), causou comoção nacional. O veículo, que transportava 44 passageiros, partiu de São Paulo com destino a Elísio Medrado, na Bahia, e colidiu com um caminhão, resultando em um incêndio que tirou a vida de 38 pessoas.

Entre as vítimas confirmadas estão três moradores de Barra do Choça: Josemar do Carmo Ribeiro, Robson dos Santos Silveira e Millena Brito. A tragédia trouxe luto e tristeza à comunidade barrachocense, que agora busca informações e se solidariza com as famílias das vítimas.

As autoridades locais informaram que a colisão ocorreu após uma pedra de granito cair de uma carreta, causando o impacto e o incêndio no ônibus. Equipes de bombeiros foram acionadas rapidamente, mas não conseguiram evitar a perda de vidas. As vítimas fatais foram retiradas das ferragens, e os sobreviventes estão recebendo atendimento.

A empresa responsável pelo ônibus informou que está prestando suporte às famílias e colaborando com as investigações para apurar as causas do acidente.

Urgente: Casal de Poções está entre as vítimas de trágico acidente em Teófilo Otoni

Na madrugada deste sábado (21), um grave acidente envolvendo um ônibus da empresa EMTRAM, uma carreta que transportava uma pedra de granito e um carro, no KM 285 da BR-116, em Lajinha, distrito de Teófilo Otoni (MG), resultou na morte de 38 pessoas, segundo informações preliminares.

Entre os passageiros do ônibus estavam Gerenildo Silva do Fonseca e Juliana Nascimento dos Santos Fonseca, um casal de Poções que seguia viagem de retorno para a Bahia. Até o momento, as mortes do casal não foram oficialmente confirmadas, mas familiares e amigos temem o pior, já que eles estavam a bordo do veículo no momento do acidente.

O ônibus fazia o trajeto para o Nordeste e tinha como parada prevista em Vitória da Conquista, às 7h, onde desembarcariam 21 passageiros, que seguiriam viagem para cidades como Poções, Jequié, Maracás, Iramaia e Itaeté.

Equipes da EMTRAM e autoridades locais estão no local do acidente realizando a identificação das vítimas. A lista oficial com os nomes das pessoas que perderam a vida na tragédia ainda não foi divulgada. Parentes do casal já se deslocaram para Teófilo Otoni em busca de informações mais concretas.

O acidente ocorreu por volta das 3h30 e as circunstâncias que levaram à colisão ainda estão sendo investigadas. A tragédia gerou grande comoção em Poções, onde a comunidade se une em oração e solidariedade às famílias das vítimas.

Mais informações sobre a situação e a lista oficial de vítimas devem ser divulgadas nas próximas horas.

MAIS UMA ATUALIZAÇÃO-Na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, era previsto que chegariam, às 7h, ao menos 21 passageiros do ônibus 2 da cidade vizinha poções envolvido em um acidente com 38 mortos no KM 285 da BR-116, em Lajinha, distrito de Teófilo Otoni (MG)[POÇOES24HORAS RESPONSABILIDADE DE APURAR OS FATOS]

O acidente aconteceu as 4 e pouco da madrugada de sábado (21) e, ao longo da manhã, amigos e parentes buscaram notícias no guichê da empresa na rodoviária de Vitória da Conquista, mas não conseguiram detalhes.

Segundo informações apuradas pela TV Sudoeste, com funcionários da Emtram, além de Vitória da Conquista, os passageiros fariam paradas em outras cinco cidades. Mesmo sendo o destino final, nenhum passageiro desembarcaria em Elísio Medrado.

 

Uma sala foi reservada na rodoviária de Vitória da Conquista para recepcionar pessoas, prestar apoio psicológico e concentrar as informações. Funcionários da Emtram, empresa de ônibus responsável pelo transporte, estão no local do acidente para fazer o levantamento de informações das vítimas.

Por meio de nota, a Emtram informou que 44 passageiros e o motorista estavam a bordo. Conforme a empresa, o ônibus, que fazia a linha São Paulo x Elísio Medrado, estava com sua revisão em dia e pneus novos, além de possuir sistema de monitoramento.

Disse ainda que colabora com as investigações e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) possui um vídeo com as imagens de câmeras de segurança para elucidar as causas do acidente. [Veja nota na íntegra abaixo]

 

Nota da Emtram

 

“Pioneira no setor de transportes rodoviários, com dezenas de linhas que ligam São Paulo ao sertão nordestino, a EMTRAM, empresa baiana, que completa, em maio, 60 anos, atua em conformidade com as normas regulatórias da ANTT e tem como compromisso a segurança e bem estar de seus passageiros.

Desde que seu ônibus sofreu um acidente na madrugada deste sábado, 21, no km 285, da BR-116, em Lapinha, distrito de Teófilo Otoni-MG, imediatamente enviou equipes para o local para dar todo o suporte necessário aos sobreviventes, às vítimas e seus familiares. Entre eles, apoio psicológico, reconhecimento de corpos e serviços funerários estão sendo prestados. Estavam a bordo 44 passageiros mais o motorista e 39 foram vitimados pelo trágico acidente. Os nomes das vítimas serão divulgados em momento oportuno, conforme liberação das autoridades competentes.

A empresa se solidariza com os familiares e pede que entrem em contato com as unidades mais próximas de suas unidades para atendimento. O ônibus que fazia a linha São Paulo x Elisio Medrado-BA, estava com sua revisão em dia e pneus novos, além de possuir sistema de monitoramento.

A EMTRAM está à disposição das autoridades e colaborando com toda a investigação e a Polícia Rodoviária Federal já está em posse de vídeo com as imagens das câmeras de trânsito para elucidar as causas do acidente”.

Entenda o acidente

Acidente entre três veículos deixa 22 mortos na BR-116 em MG

O acidente ocorreu por volta das 3h30 e envolveu um ônibus, uma carreta que transportava uma pedra de granito e um carro.

Vídeos gravados por pessoas que passaram pela rodovia momentos após o acidente mostram os veículos em chamas (veja o vídeo acima).

De acordo com a prefeitura, treze feridos foram levados para dois hospitais e a uma UPA de Teófilo Otoni. As três pessoas que estavam no carro ficaram gravemente feridas.

Dinâmica do acidente

Inicialmente, segundo informações repassadas ao Corpo de Bombeiros, o pneu do ônibus havia estourado e o motorista perdeu o controle da direção, batendo contra uma carreta. Um carro que vinha atrás também colidiu com o ônibus. Com a colisão, o ônibus pegou fogo.

Já de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, informações preliminares e vestígios no local demonstram que possivelmente um grande bloco de granito de soltou da carroceria da carreta e atingiu o ônibus que seguia na rodovia, em sentido contrário. Logo após o impacto da pedra com o ônibus ocorreu um grande incêndio. A polícia ainda investiga as circunstâncias do acidente.

O ônibus da empresa EMTRAM saiu de São Paulo na sexta-feira (20), por volta das 7h do terminal rodoviário Tietê, e tinha como destino Elísio Medrado, um trajeto de aproximadamente 1,5 mil km.

Confira a lista de todos os passageiros que estavam no ônibus da Emtram!

lista de todos os passageiros que estavam no ônibus da Emtram que seguia para Conquista e pegou fogo no acidente em Minas Gerais, na BR-116. Até o momento cerca de 37 pessoas perderam a vida.

Confira a lista:

 

Alexandre dos Santos
Amilton Josafa De Souza
Anailda Marinho Dos Santos
Antonival G Dos Santos
Bianca De Jesus Ferreira
Caio Novais Santos
Camilly S Santos
Claudinei Dos Santos
Delbra Maria Da Silva
Erinaldo Vieira Do Amaral
Fabio Alves Prates
Fledson Jose Dos Santos Silva
Gerenildo Silva Do Fonseca
Gilberto Gomes De Souza
Gileusa S Santos
Ingrid Alves Dos Santos
Josemar Do Carmo Ribeiro
Josinaldo Pereira
Juliana Nascimento Dos Santos Fonseca
Karine Boldrini
Laura Amaral Marinho
Luiz Gustavo Prates Batista
Marcos A F Costa
Marineis Maria Da Silva Dias
Max Borges Dos Santos
Milena Britto
Natalicio Araujo Ramos
Natanael Roberto De Souza
Pablo Vinicius Silva
Paulo Nunes Bispo Oliveira
Pedro Boldrini Lima
Pyetro Enzo Da Silva Costa
Rai Freires Silva
Risia Rosa Rocha
Rita De Sousa Santos
Roberto Almeida Brasileiro
Robson Dos Santos Silveira
Selma Batista De Moraes Prates
Selma Soares De Jesus
Shirley Da Silva Ferreira
Soraya Dos Santos Guedes
Tiburtino Ribeiro Dias
Uanderson Da Silva
Valentina De Jesus Pereira [FONTE FOTO BLOG RODRIGO FERRAZ]

ATUALIZAÇÃO-Corpos das 37 vítimas de acidente com ônibus em MG são retirados pelos bombeiros Outros 13 feridos foram levados para hospitais; corpos estão carbonizados e ainda não é possível precisar o número de vítimas

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais estima que, pelo menos, 37 pessoas morreram no acidente entre ônibus, carreta e carro, em Teófilo Otoni, a 450 km de Belo Horizonte, neste sábado (21). Os militares finalizaram as retiradas dos corpos. Mas, como estão carbonizados, ainda não é possível precisar o número de vítimas. Outras 13 pessoas ficaram feridas e foram levadas para hospitais da região.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a colisão envolveu um ônibus com aproximadamente 49 passageiros, uma carreta e um carro, por volta das 4h. O chamado inicial indicava um incêndio em um ônibus. No entanto, ao chegarem ao local, os militares constataram que o veículo, vindo de São Paulo, havia sofrido um acidente após o estouro de um pneu.

Ainda conforme a corporação, há duas versões sobre a dinâmica do acidente. A primeira relata que o motorista perdeu o controle da direção após um pneu estourar, colidindo contra uma carreta. Já uma outra versão aponta que o bloco de granito teria caído e atingido o ônibus. Segundo os militares, apenas a perícia vai confirmar a versão verdadeira.

Um veículo de passeio que vinha logo atrás também bateu no ônibus, mas os três ocupa [FONTE R7 MINAS]