:: ‘Bahia’
Famílias dos estudantes beneficiados recebem novo crédito do Bolsa Presença, nesta sexta (dia 15)
A partir desta sexta-feira (dia 15), famílias dos estudantes beneficiados pelo Bolsa Presença já podem utilizar o crédito do programa a ser pago no mês de novembro, disponibilizado pelo Governo do Estado. Cada família de estudante habilitado recebe R$ 150 por mês, durante o ano letivo, acrescidos de R$ 50 por aluno, a partir do segundo aluno matriculado. Neste mês, serão beneficiados 388 mil estudantes, distribuídos entre 346 mil famílias em condições de vulnerabilidade econômica, com um investimento de R$ 54 milhões.
Para ter acesso ao benefício, é necessário manter atualizado o cadastro da família no CadÚnico e os estudantes precisam participar das avaliações de aprendizagem realizadas pela unidade escolar que visam orientar o acompanhamento pedagógico. Além de combater a evasão escolar e reforçar a segurança alimentar, o Bolsa Presença contribui para impulsionar a economia local. Isso porque o valor disponibilizado aos beneficiados movimenta a economia no Estado, já que o cartão pode ser utilizado em estabelecimentos comerciais baianos.
Com o auxílio, os estudantes podem comprar alimentos, materiais de limpeza e remédios ou utilizar em outras necessidades da família ou do aluno. Para conferir a lista de estabelecimentos credenciados junto à operadora do cartão basta acessar a Central de Autoatendimento (https://cartao.algorix.com/
Quem tem dúvidas sobre o programa deve entrar em contato pelo telefone 0800 071 6511, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h. As informações também podem ser obtidas nas escolas onde os estudantes estão matriculados. Já os canais de comunicação para mais orientações sobre o uso do cartão são o WhatsApp (27 2233-2000) ou o app Le Card, disponível para iOS e Android.
Sobre o Bolsa Presença – O programa foi criado pela Lei nº 14.310, de 24 de março de 2021, com a retomada das atividades letivas na rede estadual de ensino, após o período de isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus. Em 16 de dezembro de 2021, com a Lei nº 14.396, que alterou a Lei nº 14.310/21, o auxílio passou a ser permanente e reconhecido como uma política de Estado.
Kombi pega fogo e na sequencia explode em Mundo Novo-BA.
Uma Kombi pegou fogo e na sequencia explodiu na cidade Mundo Novo- BA. O fato ocorreu neste domingo, dia 10 de novembro.
De acordo com o Blog Dudu Locutor, o veículo levava pessoas para um bingo que estava sendo realizado na cidade em prol da PODES.
O jovem condutor foi avisado do incidente por um senhor conhecido como Joaquim da Quitandinha. Todos saíram e logo o fogo se espalhou no veículo.
Segundo informações, o motorista, que não teve o nome divulgado, perdeu no incêndio os documentos do veículo e uma quantia em dinheiro.
Apesar da imensa quantidade de fumaça, não houve feridos.
Ônibus tomba e deixa ao menos quatro mortos em rodovia na Bahia Transporte saiu de Aracaju, em Sergipe, e tinha como destino a cidade de Madre de Deus, na Bahia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/k/H/WtBySUTIyZtc50ukkRlw/caso-manhatam-2024-11-11t080421.615.png)
Ônibus tombou na BR-110, na zona rural do município de Catu — Foto: Redes sociais
Pelo menos quatro pessoas morreram em um acidente de ônibus na BR-110, na zona rural de Catu, cidade da Região Metropolitana de Salvador, na madrugada de segunda-feira (11). Ainda não há informações oficiais sobre o número de feridos no acidente.
De acordo com informações apuradas pela TV Bahia, o ônibus saiu de Aracaju, em Sergipe, e tinha como destino a cidade baiana de Madre de Deus, localizada na região metropolitana. O local onde ocorreu o acidente é conhecido como “curva dos 40” e fica a cerca de 1h20 do destino final dos passageiros.
Dentro do ônibus, havia cerca de 40 pessoas. Os feridos foram encaminhados para unidades de saúde em Catu e Alagoinhas, e os estados de saúde não foram detalhados. Os nomes dos mortos também não foram divulgados.
A BAHIA É O ESTADO MAIS VIOLENTO DO BRASIL.
O estado mais violento do Brasil é a Bahia, de acordo com o Atlas da Violência de 2024. O estudo, que analisou os números de 2022 — os mais recentes disponíveis —, mostrou que a unidade federativa registrou 45,1 homicídios a cada 100 mil habitantes no ano, mais do que o dobro da média do país (21,7).
Os números da Bahia mostram uma melhora em relação a 2021, com uma redução de 6,4%. No entanto, considerando de 2012 a 2022, o estado ficou mais violento, com um aumento de 5,9% de homicídios a cada 100 mil habitantes.
A tendência no Brasil é de redução nos números de homicídios. De 2021 para 2022 foi registrado um decréscimo de 3,6% na taxa por 100 mil habitantes, enquanto na última década houve uma diminuição de 24,9%.
Veja os estados com o maior número de mortes por 100 mil habitantes em 2022, de acordo com o Atlas da Violência 2024:
- Bahia: 45,1
- Amazonas: 42,5
- Amapá: 40,5
- Roraima: 38,6
- Pernambuco: 35,2
Os cinco estados com maiores índices de homicídios por 100 mil habitantes encontram-se, todos, nas regiões Norte e Nordeste. De acordo com os pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), autores do levantamento do Atlas da Violência, essa concentração se dá, em partes, pela disputa e presença do narcotráfico.
“Vários estados do Norte do país, por estarem sujeitos à atuação intensa de pelo menos dez organizações criminosas internacionais com atuação em regiões de fronteira e por possuírem quantitativo populacional menor, possuem maiores variâncias nas taxas de homicídio ao longo do tempo, uma vez que contendas locais ligadas ao narcotráfico já são suficientes para impulsionar substancialmente os indicadores, como é o caso do Amapá e do Amazonas”, disseram.
Ainda assim, alguns estados do Norte e Nordeste têm conseguido uma redução sistemática de homicídios desde 2016 ou 2017, como o Acre, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe e Goiás.
No caso do Acre, os pesquisadores atribuem a queda ao trabalho de qualificação e integração dos órgãos de segurança e, em particular, do Ministério Público, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública e das polícias Civil e Militar.
As respostas dos estados
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia ressalta que as operações integradas realizadas pelas Forças da Segurança resultaram nas reduções de 6% das mortes violentas em 2023 e de 13% nos primeiros seis meses de 2024.
Por fim, acrescenta que nos últimos 19 meses, ações de inteligência localizaram 102 líderes de facções, retiraram das ruas pouco mais de 10 mil armas de fogo, entre elas 100 fuzis, e apreenderam 16 toneladas de drogas.
A Secretaria de Segurança de Roraima aponta que, ao longo dos últimos anos, Roraima tem apresentado uma significativa redução nos índices de Mortes Violentas Intencionais (homicídios dolosos, latrocínios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte, mortes por intervenção de agentes do Estado, etc), o que abrange mais tópicos que os calculados pelo Atlas.
De acordo com os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública , o índice de Mortes Violentas Intencionais por 100 mil habitantes diminuiu de 31,3 para 27,8. A Secretaria acrescenta que Roraima é o 18º estado em números de feminicídios por 100 mil habitantes, com 35,3, abaixo da média nacional de 37,3.
Já a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em resposta ao Valor, informa que os dados do Atlas da Violência se referem ao biênio 2021-2022 e não retratam os atuais índices de criminalidade no estado.
Segundo eles, as taxas criminais do estado apresentam queda desde 2022. Nos primeiros seis meses de 2024, o estado alcançou uma redução de 15,5% nos casos de homicídios, apresentando taxa de 25,4 mortes por cada 100 mil habitantes.
A SSP-AM ainda aponta que, entre os meses de janeiro e junho deste ano, houve uma queda nos crimes de homicídios, três vezes maior que a média nacional, que foi de 5,2%, de acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A Secretaria credita a redução nas taxas criminais do estado aos investimentos realizados pelo programa Amazonas Mais Seguro e a aquisições de novos equipamentos que reforçam as ações de patrulhamento nos rios. Todos os investimentos realizados nos últimos seis anos giram em torno de mais de R$ 1 bilhão.
O Valor entrou em contato com os estados do Amapá e Pernambuco, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço segue em aberto.
O que influenciou os números de homicídio no Brasil?
De acordo com os pesquisadores do Ipea, um elemento que tem aumentado as taxas de homicídio em alguns estados do país é a expansão das facções criminais, sobretudo a partir da década de 2000, envolvidas no controle tráfico de drogas .
Segurança Pública, que teria mostrado evidências que, “se não houvesse tal legislação, a redução dos homicídios teria sido ainda maior do que a observada entre 2019 e 2021, sendo que pelo menos 6.379 vidas teriam sido poupadas”.
MIRANTE: Ônibus Escolar tomba na Zona Rural.
Na manhã dessa última terça-feira (29), um ônibus escolar da Prefeitura de Mirante foi protagonista de um acidente inusitado na região do São Domingo, zona rural do município. De acordo com informações, o veículo estava estacionado quando,de repente desceu ladeira abaixo em meio à vegetação e acabou tombando. Felizmente, não havia alunos no ônibus no momento do incidente .As causas do acidente são desconhecidas.
Urgente PLANALTO: Carreta tomba e incêndio atinge às margens da BR-116.

Na tarde desta segunda-feira (28), uma carreta tombou nas proximidades do posto Dom Pedro, no trecho da BR-116 entre os municípios de Planalto e Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Segundo informações preliminares, o motorista, cuja identidade não foi divulgada, perdeu o controle do veículo, resultando no tombamento às margens da rodovia.
Equipes de resgate da ViaBahia, juntamente com motoristas que passavam pelo local, prestaram os primeiros socorros ao condutor. Felizmente, não houve registro de feridos graves.
Pouco depois do acidente, um incêndio em uma área de vegetação próxima se alastrou, atingindo a carreta tombada, que acabou sendo consumida pelas chamas. Testemunhas relataram que parte da carga foi saqueada antes da chegada das autoridades.
As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local para controlar o tráfego e garantir a segurança dos motoristas que transitam pela região.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista também esteve no local e controlou as chamas
Bom Jesus: Candidato a Vereador Fabio Turismo, Vote em quem escuta a voz do povo e transforma em ação.

Seu voto faz a diferença. Confie em quem tem compromisso com você.
Honestidade e trabalho: minha promessa para nossa cidade, de Bom Jesus da serra.
Acredite na mudança de quem faz acontecer,
Transformar nossa cidade começa com o seu voto.
Compromisso, transparência e ação. Vote para mudar!
URGENTE: Homem morre após colidir motocicleta em um poste na BA-640, trecho da região do Jabute

As primeiras informações que chegaram a nossa reportagem, são de que um grave acidente foi registrado na manhã dessa segunda-feira (12), na BA-640, trecho da região do Jabute, zona rural do município de Poções.
Segundo populares um homem acabou colidindo sua motocicleta em um Poste às margens da rodovia. Com o impacto o motociclista acabou não resistindo e indo a óbito.
As causas do acidente e a identidade da vítima ainda não foram reveladas, a Polícia Militar e o Samu já se encontra no local registrando a ocorrência.
Planalto: corpo encontrado próximo a BR-116

Na manhã desta segunda-feira (05), as autoridades policiais do município de Planalto foram acionadas para verificar uma denúncia de que um corpo masculino havia sido encontrado às margens da BR-116, nas proximidades do bairro Iran.










