:: ‘Bahia’
Ex-vereador atropelado por motociclista sem CNH em Vitória da Conquista morre após 21 dias internado

O ex-vereador Noeci Salgado, de 74 anos, que foi atropelado por um motociclista sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, morreu na quinta-feira (11).
Desde o acidente em 21 de março, Noeci, que também era vice-presidente do diretório municipal do PT, estava internado em um hospital particular da cidade.
Uma câmera de segurança da região filmou o momento exato em que o idoso foi atingido pela moto, na Av. Otávio Santos.
No vídeo, é possível ver que Noeci esperou que os carros parassem para atravessar a pista, mas o motociclista, em alta velocidade< atingiu o ex-vereador quando ele já terminava o percurso e estava próximo a calçada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/B/B/i8vmM3R5enV57MG0Q2tw/hotel-colombo-89-.png)
Momento do atropelamento em avenida de Vitória da Conquista — Foto: Redes sociais
Após a batida, o suspeito levantou a moto, observou a vítima e fugiu. Mesmo sem Carteira Nacional de Habilitação e sem prestar socorro, o homem responde pelo crime em liberdade.
Noeci Salgado foi socorrido e ficou internado em estado grave durante 21 dias. Ele perdeu um rim e não resistiu às consequências do atropelamento.
O velório do ex-vereador está marcado para esta sexta-feira (12), na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. O local e o horário do enterro ainda não foram divulgados.
DIREITO DE RESPOSTA DO VEREADOR BODOZINHO DE MIRANTE BAHIA POR UMA FAKE NEWS PUBLICADA NUM BLOG
Direto de resposta uma reportagem mentirosa publicada no blog sem credibilidade e nem se fala da vereadora falando mentira pra fazer politicagem barata @vereador_bodozinho vereador e ex presidente da Câmara de mirante nos do poções24hoas trabalhamos com a verdade doa a quem doer
Nos dias 06 e 07 de abril, o município de Poções recebeu a Feira Saúde Mais Perto. Os atendimentos aconteceram na Praça do Divino

Nos dias 06 e 07 de abril, o município de Poções recebeu a Feira Saúde Mais Perto. Os atendimentos aconteceram na Praça do Divino, e na ocasião foram ofertados exames como ultrassom, eletrocardiograma, raio-x do tórax e exames de laboratório. Além disso, foram disponibilizados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites.
O projeto Feira Saúde Mais Perto foi realizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia e a Prefeitura.
Para a secretária municipal de saúde, Luciana Vasconcelos, o projeto foi mais uma conquista da administração municipal a fim de facilitar o acesso da população à saúde com qualidade, além de acelerar atendimentos de média complexidade e desafogar a fila da demanda reprimida.
Os atendimentos foram acompanhados pela prefeita Dona Nilda e o vice-prefeito João Bonfim.
“Através desta feira, não apenas proporcionamos acesso a serviços essenciais de saúde, mas também reforçamos nosso compromisso com o bem-estar e qualidade de vida do nosso povo”, disse a prefeita.
Entre os dois dias da Feira Saúde Mais Perto, foram realizados 1.731 ultrassons, 664 eletrocardiogramas, 415 raio-x e 627 exames laboratoriais, totalizando 3.437 atendimentos.
Identificada a mulher que morreu no desastre da BR-116, entre Vitória da Conquista e Planalto

É com profundo pesar que lamentamos o falecimento de Paloma, uma jovem residente do bairro Bruno Bacelar, cuja vida foi tragicamente ceifada em um acidente na BR-116, entre Vitória da Conquista e Planalto, nesta segunda-feira (08). Paloma deixou para trás três filhos e um vazio imensurável na comunidade.
Sua partida prematura deixou todos os que a conheciam em profunda consternação, enquanto buscam conforto e consolo diante dessa perda irreparável. Enquanto isso, o marido de Paloma, que também estava no caminhão no momento do acidente, e uma criança foram hospitalizados, acrescentando uma camada de preocupação e angústia a essa tragédia.

Enquanto aguardamos informações sobre o velório e sepultamento de Paloma, nossos corações estão com sua família e entes queridos, desejando força e solidariedade durante esse momento tão difícil. Que Paloma seja lembrada com carinho e sua memória seja honrada por aqueles que tiveram a sorte de compartilhar sua vida.
Urgente: Operação policial desarticula depósito de armas de fogo em Boa Nova

Na manhã desta segunda-feira (08/04/2024), uma operação coordenada pela Companhia Independente de Policiamento Tático da Região Sudoeste (CIPT-SO) resultou na desarticulação de um esquema de posse ilegal de armas de fogo no município de Boa Nova, às margens da BR 116. A ação foi desencadeada após o recebimento de informações sobre uma casa que estaria sendo utilizada como depósito para esconder cargas roubadas. Após investigações, as equipes policiais se deslocaram até o endereço indicado e constataram a veracidade da denúncia. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram um indivíduo que se identificou como caseiro da propriedade. Ele conduziu as equipes até uma segunda residência, onde foram encontradas diversas armas de fogo, munições de diferentes calibres, simulacros de armas, além de outros indícios de atividade criminosa. O caseiro alegou que o proprietário da casa aparecia esporadicamente, trazendo mercadorias e informando que se tratava de objetos de mudança, sem permitir que ele tivesse acesso ao interior do imóvel. Entre o material apreendido, estão revólveres, espingardas, rifles, munições, rádios comunicadores, aparelhos de detecção e bloqueio de sinais, além de equipamentos de monitoramento. Todo o material, juntamente com o conduzido, foi apresentado na delegacia local para adoção das medidas cabíveis pela autoridade competente.
Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú avança e deve gerar 160 mil empregos na região

Governo do Estado também entregou equipamentos nas áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura.
Mais um avanço importante para o Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, no interior da Bahia, foi apresentado nesta segunda-feira (8), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esteve na cidade de Iuiú para dar início ao estudo de viabilidade técnica do projeto. Também foram entregues uma motoniveladora, uma ambulância e importantes obras nas áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura.
O projeto de irrigação, que consiste na realização de obras de captação e distribuição de água, vai abranger a região do médio São Francisco, que compreende os municípios de Iuiú, Malhada, Sebastião Laranjeiras e Guanambi. Serão gerados 160 mil empregos diretos e indiretos, que devem beneficiar 125 mil pessoas. Nesta etapa, na qual serão investidos R$ 5,5 milhões com a entrega também de uma motoniveladora (para utilização nos serviços de terraplanagem), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) inicia os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental com a consolidação do anteprojeto de engenharia e estudo ambiental para atividades de médio impacto evitando desapropriações, desestruturação fundiária e desmatamento de novas áreas.
Como explicou o ministro do MDR, Waldez Goes, a agricultura irrigada apresenta um potencial, que já vem sendo observado em outras regiões nas quais foi implantada. “O Governo Federal está comprometido com o desenvolvimento regional, com a diminuição da desigualdade, com a produção de alimentos, com a geração de oportunidades e a irrigação é um tema que se comunica com isso, ela é inclusiva e democrática”, disse o ministro.
O Vale do Iuiú, maior produtor de frutas do país, tem grande potencial para ser o maior projeto de irrigação da América Latina, devido à qualidade do solo, clima favorável, captação de água do Rio São Francisco e topografia plana, além da malha rodoviária para o escoamento da produção. O governador destacou a importância do empenho da comunidade para a nova etapa do projeto. “Agradecemos todos os esforços para que hoje possam ser autorizados os estudos de viabilidade técnica, ambiental e econômica desse projeto.”
Em termos de benefícios sociais, o projeto do Vale do Iuiú vai permitir o aumento da qualidade de vida, com elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), melhoria nas áreas de saneamento, educação e saúde.
Mais qualidade de vida para Iuiú
Somado ao avanço desta obra de agricultura, Iuiú recebeu diversas entregas que tem mudado a vida de moradores do município como o operador Marcos Barbosa de Góes, de 40 anos, que nasceu e cresceu na cidade. “Hoje temos prazer em dizer que moramos aqui. São muitas obras importantes entregues, como a Lagoa da Amizade, a mais impactante pra mim. Foi um sonho realizado. Aqui só tinha mato e agora temos esse lugar lindo. A gente se emociona ao ver essa obra.”, contou o morador com os olhos marejados.
A tão esperada Lagoa da Amizade, no bairro Barragem, proporciona aos moradores atividades de esporte e lazer. O Governo do Estado garantiu a urbanização do entorno do equipamento, por meio de um investimento de R$ 2,7 milhões. O local conta com uma academia ao ar livre, parque infantil, área de convivência, quiosque, ciclovia, pista de cooper, paisagismo, sanitários e estacionamento. Logo acima, a praça Iôiô Pé de Ferro, na Avenida Tiradentes, também ganhou pavimentação no entorno.
Ainda sobre infraestrutura, foi entregue a pavimentação do acesso à BA-160 e foi autorizado o projeto de pavimentação de 29 km, entre os distritos de Pindorama, em Iuiú, e Canabrava, em Malhada, uma obra estimada em R$ 16 milhões, e a licitação para restauração do trecho de 15 km, que liga a rodovia BA-160 ao entroncamento da BR-030 na região.
Para reforçar a segurança pública e dar melhores condições de trabalho aos policiais, o Governo Estadual também entregou mais uma unidade conjugada da Delegacia Territorial e do Pelotão da Polícia Militar. O investimento foi de R$ 2,7 milhões. “Só na Polícia Civil já entregamos 61 unidades como esta e temos em construção mais de 100. Os novos equipamentos não apenas proporcionam um ambiente mais adequado para o trabalho policial, como oferecem mais conforto e privacidade para os cidadãos que precisam registrar ocorrências. Acredito que essa iniciativa trará benefícios enormes para todos os envolvidos, contribuindo para uma atuação mais eficiente da Polícia Judiciária e melhorando a experiência das pessoas que buscam seus serviços”, afirmou a delegada-geral, Heloísa Brito.
Na área da educação, a entrega do Centro Educacional Integral Francina Nogueira foi comemorada pelo pequeno Davi Moraes, de 10 anos, estudante do 5º ano do ensino fundamental, que recepcionou Jerônimo Rodrigues. “Estava muito ansioso para receber o governador. É um momento importante e estou animado com a nova escola. Gosto da quadra, das salas e sinto mais vontade de estudar”, contou entusiasmado.
A obra de R$ 5 milhões, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Governo do Estado, tem capacidade para atender 390 estudantes do ensino fundamental I. São 12 salas de aula, dois laboratórios, três salas multiuso, biblioteca, refeitórios, quadra coberta e parquinho.
Ainda como parte das ações do Governo Federal, foi entregue a Unidade Básica de Saúde Doutor Carlos Vagner Lopes Frota, no bairro Planaltina, onde serão ofertados serviços que englobam a atenção primária, contribuindo para o aumento da qualidade de vida, promoção da saúde e redução dos encaminhamentos aos hospitais. Uma ambulância também fará parte do equipamento, fruto de emenda parlamentar.
URGENTE POÇOES: Homem tirou a própria vida

Uma notícia triste abalou a cidade de Poções na manhã desta segunda-feira, quando um homem de nome Jean tirou a própria vida.
Este ato chocante de autolesão deixou a comunidade local consternada e levanta preocupações sobre a saúde mental e o bem-estar dos cidadãos.
Neste momento difícil, é fundamental que amigos, familiares e toda a comunidade se unam em apoio e solidariedade aos afetados por essa tragédia.
As autoridades locais devem conduzir investigações para entender as circunstâncias que levaram a esse triste acontecimento e buscar maneiras de prevenir casos similares no futuro.
Expressamos nossas mais profundas condolências à família e amigos da vítima e esperamos que encontrem conforto neste momento de dor e sofrimento.
Bahia: Dupla é presa suspeita de torturar e matar homem ; vítima foi torturada na presença da companheira e da filha

Uma dupla foi presa suspeita de torturar e matar um homem no bairro de Cajazeiras XI, em Salvador. A prisão ocorreu na sexta-feira (5), mas a informação foi divulgada neste domingo (7) pela Polícia Civil.
O crime aconteceu no dia 23 de março e a vítima foi identificada como Josenilson Souza Vitório. Investigações apontaram que a vítima foi torturada por quatro horas, dentro de casa, na presença da companheira e da filha.
A polícia informou que os investigados fazem parte um grupo com atuação no tráfico de drogas na região de Cajazeiras. Eles foram encontrados no bairro de Águas Claras, a cerca de 4 km do local do crime.
Após o cumprimento dos mandados, expedidos pelo 1º Juízo da 2ª Vara do Tribunal do Juri, os suspeitos passaram pelos exames de lesões e estão à disposição da Justiça.
Mulher de 42 anos é morta a tiros no interior da Bahia; companheiro é suspeito de cometer o crime

Uma mulher de 42 anos foi morta, na noite de quinta-feira (21), em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito de cometer o crime era o companheiro da vítima, um inspetor da Guarda Municipal de Araci, cidade que fica na mesma região.
As informações iniciais apontam que Geisa de Assunção Santiago foi assassinada a tiros após deixar o carro do casal, no bairro Santo Antônio dos Prazeres. Ela foi atingida nas regiões do braço direito, crânio, peito e mão direita.
Conforme informado pela Polícia Civil, o suspeito de cometer o feminicídio, identificado como Mackeybe Oliveira da Silva, cometeu suicídio após o crime.
O casal tinha um depósito de bebidas, localizado na Avenida Fraga Maia. Ainda não há informações sobre o que teria motivado o ato de violência.
Os corpos de Geisa de Assunção e Mackeybe Oliveira foram levados para o Departamento de Polícia Técnico (DPT) de Feira de Santana. A Polícia Civil da cidade informou que vai ouvir familiares e amigos do casal para buscar informações sobre o relacionamento dos dois.























