prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Bahia’

Cidadão pode solicitar RG Expresso pela internet

Fotos: Fernando Vivas/ GOVBA
Foto: Fernando Vivas/ GOVBA

Uma parceria entre o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a Secretaria de Administração do Estado (Saeb) permite, desde o mês de outubro, que o baiano reimprima o documento de identidade, emitido há no máximo dois anos, ao invés de tirar uma nova via.

O RG Expresso pode ser solicitado pelo próprio cidadão ao Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) por meio do aplicativo móvel ou portal do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Digital. O prazo de recebimento é de até cinco dias úteis após o pagamento da taxa de R$ 37,77.

“O cidadão ou cidadã que teve a sua carteira de identidade emitida há até dois anos atrás e que, na época da identificação presencial, tinha idade mínima de 12 anos pode fazer essa solicitação, que está alinhada às diretrizes do Governo do Estado em proporcionar facilidade, comodidade e celeridade na prestação de serviços, aplicando a tecnologia aliada à segurança”, explicou a diretora do IIPM, Socorro de Maria.

Uma nova via do RG solicitada de forma convencional é entregue de sete a dez dias úteis, após o atendimento presencial nas unidades do SAC. “A nossa expectativa é que com essa emissão do RG Expresso, o cidadão só procure o a unidade de atendimento se, de fato, precisar de um novo documento. O RG expresso vai diminuir a demanda desse setor e ampliar o atendimento para quem realmente precisa do atendimento presencial”, afirmou a diretora operacional do SAC, Carla Santiago.

Por enquanto, o RG Expresso está disponível nos SACs da capital, mas será disponibilizado para todo o estado. Em Salvador, inicialmente, o serviço está disponível apenas nos postos dos Shoppings Barra, Bela Vista, Salvador, da Bahia e Paralela, além de Cajazeiras e Liberdade.

Para usar o RG Expresso, o cidadão deve possuir todas as biometrias cadastradas no sistema, como fotografia, impressão digital e assinatura. Além disso, a retirada do RG só poderá ser feita pelo próprio titular, que vai precisar autenticar a biometria. No estado, cerca de 2 milhões de pessoas atendem aos requisitos para solicitar o documento. O RG Expresso apresenta a data de expedição da última via solicitada presencialmente, além da data do novo pedido. O serviço também contou com a colaboração da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Companhia de Processamento de Dados (Prodeb) para realização

Fonte:Bahia.ba

“Cadê os Direitos Humanos?”, indaga amigo em velório de criança em Betim

Amigo da família
Fábio Santos Junior é amigo da família de Ieda e está acompanhando o velório da criança.
Foto: Alex de Jesus / O Tempo

Além da dor com o assassinato de Ieda Isabella Manoel Peres, de apenas 5 anos, morta a facadas em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, familiares e amigos temem que o autor do ataque saia da prisão. À Polícia Militar, a família de jovem, de 25 anos, afirmou que ele apresenta um quadro de esquizofrenia.

“Cadê os Direitos Humanos que até agora não veio aqui dar apoio à família dessa criança? A gente não quer que esse criminoso volte para a sociedade para matar mais pessoas”, disse Fábio Santos Júnior, de 33 anos, amigo da família.

Para ele, a Justiça contribuiu com a morte da criança ao soltar Moabe, em agosto deste ano. O homem já tinha antecedentes criminais e estava preso em São Joaquim de Bicas.

“A culpa disso aí é da Justiça. Quem mandou soltar ele é o culpado.  Se ele for solto, nós vamos protestar. Ele tem que pagar pelo que fez, mas a família desse homem não tem culpa. Quero pedir que os moradores do Vila Cristina não façam nada contra os familiares dele”, desabafou.

Veja um trecho da entrevista:

Durante a madrugada, as pessoas que estiveram no velório ficaram orando. Familiares da criança que moram em Montes Claros, no Norte de Minas, chegaram antes do dia amanhecer. Ainda não há informações se o irmão de Ieda, de 8 anos, que presenciou o crime, vai comparecer ao sepultamento.

Professoras do Centro Infantil Municipal (CIM) Silvina Júlia de Carvalho, onde a criança estudava, também chegaram ao velório nesta manhã. O prefeito de Betim, Vittorio Medioli, decretou luto oficial de três dias na unidade de ensino.

Para a próxima terça-feira (5), moradores do Vila Cristina marcaram um protesto na praça do bairro.

O sepultamento de Ieda está marcado para às 10h desta quinta.

Novembro Azul, Previna-se contra o câncer de próstata

Itapetinga é exemplo de sucesso em Encontro Estadual de Residências Terapêuticas

Jadira e Patrícia apresentaram a experiência positiva de Itapetinga que, desde 2016 abraça esse projeto. O município tem se tornado exemplo na área de saúde mental, contribuindo no repasse de experiências aos novos municípios que pretendem aderir ao serviço terapêutico. Itapetinga já se prepara para que, em breve, seja instalada a II Residência Terapêutica.

O que é SRT – SERVIÇO RESIDENCIAL TERAPÊUTICO:

A Residência abriga 08 moradores idosos, portadores de transtorno mental e tem um caráter indenizatório para os pacientes com longos anos de internação em Manicômios e Hospitais Psiquiátricos. Os moradores deste dispositivo são oriundos do Hospital Especializado Lopes Rodrigues sediado no município de Feira de Santana. Por seu pleno desenvolvimento do projeto, já foi oferecido ao município um cofinanciamento Estadual para que se instale em breve a II Residência Terapêutica no município. O processo já esta sendo viabilizado pela SMS através da Coordenação de Saúde Mental e Diretoria de Atenção a Saúde junto a SESAB.

79ª CIPM promove evento Outubro Rosa

A 79ª CIPM promoveu, na manhã desta quarta-feira (30) um evento alusivo ao Outubro Rosa. A ação foi promovida em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Poções, na sede da Unidade, e ofereceu diversos serviços gratuitos de saúde e bem-estar.

A iniciativa contemplou policiais militares femininas e esposas dos policiais pertencentes à CIPM e teve como objetivo promover destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo de útero.

Na oportunidade, a palestrante Neide França falou sobre a importância do autocuidado, bem como dos exames preventivos e mamografia quando necessários, que são imprescindíveis. Além disso, a ação proporcionou atendimento odontológico, nutricional, psicológico e fisioterapêutico, e diversos exames. Também foram ofertados serviços estéticos e cosméticos, essenciais na promoção da autoestima, e um delicioso café da manhã.

O Cap PM Alécio Marques, comandante da Unidade, agradeceu a presença do secretário da saúde do município, Jorge Luiz, e falou sobre sua preocupação com a saúde e o bem-estar de suas policiais e também das companheiras de seus combatentes. “É importante que nós sejamos multiplicadores dessas informações em nossas casas, conscientizando o máximo de mulheres possíveis sobre essas formas de prevenção. E nós da 79ª CIPM abraçamos essa causa em prol da vida” – finalizou.

Fonte: 79ª CIPM/ASCOM

Identificado homem de 65 anos encontrado morto em motel.

O homem encontrado morto em um motel foi identificado como Manoel Messias. Ele foi encontrado morto dentro de um carro, no estacionamento de um motel, nas proximidades do Atacadão, no bairro Conveima.

O Departamento de Polícia Técnica já está no local, fazendo o levantamento cadavérico.

Informações não confirmadas dão conta de que a causa da morte foi natural.[fonte blog leo santos]

Itapetinga: Em reunião com líderes evangélicos, prefeito Rodrigo Hagge demonstra relação de cumplicidade com o segmento

Na manhã desta terça-feira, 29 de outubro, o Prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge, reuniu no gabinete com pastores, secretários e representantes da igreja evangélica. Na ocasião foi abordado diversos assuntos de interesse dos Evangélicos no município e região. O prefeito comprometeu um maior envolvimento com o seguimento.

Os líderes evangélicos elogiaram o encontro e ressaltaram a importância desta atitude para estreitar os laços entre o Executivo Municipal e a comunidade evangélica. A reunião foi um importante passo para a aproximação do grupo de líderes evangélicos com a atual administração.

Obrigado, Prefeito Rodrigo Hagge.

SEMI FINAL DO RANCHO DOS ATLETAS BOMBOU NESSE DOMINGO DUAS SEMI FINAIS ONDE JÁ TEM OS DOIS QUE VÃO DISPUTAR A FINAL E LOTOU DEPOIS DO JOGO OS PAREDÕES MANDARAM VER CASA LOTADA E VEM A GRANDE FINAL

[[FOTO ADRIANO CRUZ POÇOES4HS]

[[FOTO ADRIANO CRUZ POÇOES4HS]

[[FOTO ADRIANO CRUZ POÇOES4HS]

[[FOTO ADRIANO CRUZ POÇOES4HS]

[[FOTO ADRIANO CRUZ POÇOES4HS]

[[FOTO ADRIANO CRUZ POÇOES4HS]

[[FOTO ADRIANO CRUZ POÇOES4HS]

IGUAÍ: PREFEITO RONY MOITINHO ENTREGA POSTO DE SAÚDE DO RIO PRETO

Com atendimento médico, vacinação, triagem, testes rápidos, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, prevenção, orientações com professores de Educação Física e uma palestra sobre o Outubro Rosa, uma grande multidão compareceu ontem (28) na entrega do Posto de Saúde do Rio Preto, totalmente reformado e ampliado pela gestão do prefeito Rony Moitinho.

(Foto: Decom/PMI)

Segundo Rony em seu discurso, “É com uma sensação de que estamos fazendo a nossa parte, que vemos nossa gestão deixando cada vez mais a sua marca em nossa cidade. O trabalho não para, vamos continuar comprometidos, a cada dia, em ajudar ainda mais todos os nossos munícipes. Em todos os quatro cantos de Iguaí, estamos deixando frutos do nossa trabalho e agora, mais um desses frutos, aqui, no Rio Preto, com esse belíssimo Posto de Saúde, que irá suprir, e muito, as necessidades de todos que aqui moram por perto. Parabenizo a todos que trabalharam nesta obra, todos os nossos secretários, servidores públicos desta cidade. E digo mais: temos muita coisa ainda para entregar nas mãos do povo iguaiense”, destacou o prefeito de Iguaí.

(Foto: Decom/PMI)

O Posto de Saúde atenderá os moradores do Rio Preto e de toda região circunvizinha

Itapetinga: Deputado Pinto praticamente joga a toalha sobre as eleições 2020

Após constatar que será uma “missão impossível” ganhar as eleições de Rodrigo Hagge em 2020 em Itapetinga, deputado Rosemberg Pinto (PT) tenta interfeir no PT de Itabuna e causa a maior desordem dentro do partido, no município.

“POLITICOSDOSULDA BAHIA” Deputado Pinto envia nota para o blog:

“Na entrevista falei sobre o desenvolvimento de Itabuna e da região, e citei a importância da renovação da política local, mas isso causou insatisfação dentro do PT local. Me parece que o Jackson Moreira será o Flávio da nova gestão do PT de Itabuna”.

“SUDOESTEHOJE” PT de Itabuna rechaça interferencia de Pinto e manda que ele volte para Itororó.

Ao perder as eleições para o diretório municipal do partido em Itabuna, com sua candidata saindo derrotada, Rosemberg praticamente entra em rota de colisão com antigos companheiros que não aceitam mais a interferencia do nobre deputado nos assuntos do PT local

Em Itapetinga está desenhada a reeleição do atual prefeito, como a oposição ainda bate cabeça quanto ao nome, Pinto deixa transparecer que jogou a toalha, a essa altura do campeonato, qualquer reação tende a ser apenas para não perder por W.O, com experiencia política de alguns anos de estrada, Rosemberg não é bôbo, sabe que em Itapetinga não ha muito o que fazer, mas, em Itabuna também, pelo visto, nem os amigos aceitam mais, as suas interferencias!