:: ‘Bahia’
População protesta pela falta d´água em Caetité e Embasa emite nota

A população de Caetité está há dias sem água portável nas torneiras. A crise hídrica na cidade foi justificada pela Embasa, empresa responsável pelo fornecimento de água no município, como consequência da manutenção da Adutora do Algodão.
A moradora Célia Duarte, no Bairro Ovídio Teixeira afirma que são mais de oito dias sem água. “Moro no Bairro Ovídio Teixeira, no entanto, a falta de água é praticamente em todos os bairros. Aqui na minha casa são oito dias, mas tem bairros que são treze e vinte dias sem água.” explica a moradora.
Um outro morador que não foi identificado, colocou em forma de protesto, panelas e utensílios de cozinha sujos na porta da Embasa. A foto foi divulgada nas redes sociais.
A falta d’água na cidade no final do ano é um problema recorrente, antes a justificativa da empresa responsável pelo fornecimento de água era a ausência da Adutora para transportar água do Rio São Francisco. Em 2016, foi inaugurada a segunda etapa da Adutora que beneficia o município de Guanambi e Caetité.
A estrutura que abastece a cidade é formada por seis estações elevatórias, cinco caixas de passagens, três unidades de reservatório e cerca de 90,5 quilômetros de tubulação, entre adutoras e redes de distribuição. E constantemente passa por manutenção, no dia 18 de outubro a Embasa emitiu uma nota que dizia:
“A Embasa informa que, para possibilitar a manutenção emergencial em trecho da Adutora do Algodão, o fornecimento de água em Caetité e nas localidades rurais de Maniaçu, Brejinhos das Ametistas e Morrinhos passará por mudanças temporárias na distribuição”.
A nota ainda ressalta – “durante o período, a Embasa recomenda que a população utilize de forma racional a água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando o desperdício e adotando os devidos cuidados com a água armazenada”.
A Agência Sertão entrou em contato com a Embasa e em nota, ela afirmou que o fornecimento de água será normalizado em até 72h. “Após um problema operacional afetar o funcionamento da Adutora do Algodão durante o final de semana. As equipes da Embasa estão promovendo intervenções necessárias na rede distribuidora com o objetivo de equilibrar o sistema até a completa regularização do fornecimento de água prevista para acontecer gradativamente pelo período de 72 horas”, afirma na nota.
A empresa ainda ressaltou que não procedem as informações que estão circulando nas redes sociais sobre possível racionamento no sistema de abastecimento da cidade de Caetité.

ABSURDO: Prefeitura de Maceió e empresa privada irá cobrar até 600,00 reais por box no novo centro pesqueiro.

Você sabia? O Prefeito de Maceió com a empresa Instituto ABS querem cobrar quase 600,00 reais por box de 3m x 3m, mais taxas de 100,00 para utilização da Câmara fria, mais taxas de 55,00 para espaço de produção e mais 155,00 para fazer revenda. A PRIVATIZAÇÃO VAI ACABAR COM OS NOSSOS MERCADOS!
Saúde da Mulher e a Importância da Mulher na Polícia, essas foram as temáticas do encontro do último domingo,10, do Concurso Garota Anagé 2019.

Dessa vez, o projeto que está sendo promovido pela Prefeitura Municipal de Anagé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a ZPA Model, contou a participação da Soldado da 79ª da Companhia de Polícia Militar da Bahia (CIPM), Nilse Luz, e da Técnica de Enfermagem do Município, Florimar Jardim.
Na Câmara Municipal de Vereadores de Anagé, a PM Nilse conversou com as participantes sobre o papel da Polícia Militar na comunidade e sobre como a chegada da mulher em espaços que eram, predominantemente, ocupados por homens, como na Polícia, contribui para a quebra de tabus e preconceitos. As participantes também tiraram dúvidas sobre a carreira militar e se mostraram entusiasmadas em seguir os mesmos passos da PM Nilse.
Outro assunto importante discutido com as participantes foi a Saúde da Mulher. A Técnica de Enfermagem, Florimar Jardim, falou sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, e orientou a garotas a sempre conversarem com as mães e familiares sobre o assunto. No restante do dia, as meninas tiveram aulas de desenvolvimento de passarela com o coordenador do projeto, Zezinho Oliveira.
Grave acidente de trânsito deixa uma vítima fatal neste último domingo, (10), em Quixeramobim

Região Central: Um grave acidente de trânsito foi registrado neste último domingo, (10), na estrada que dá acesso as flores, em Quixeramobim.
Segundo informações da Polícia Militar, por volta das 5h20min, uma equipe do SAMU foi acionada para atender uma ocorrência de um acidente de trânsito ocorrido na CE-166. No local, duas vítimas estavam no solo após uma queda de moto, a primeira vítima foi identificada como Francisco Adailton, que acabou não resistindo a gravidade dos ferimentos, a outra vítima foi identificada como Aline, que foi socorrida ao Hospital Dr Ponte Neto com escoriações por todo o corpo.
A vítima trafegava numa motocicleta quando no KM 19 perdeu o controle da mesma e acabou caindo, vindo a óbito no local.
Modelo de 18 anos desaparece após cair de jet ski em barragem na Bahia
|
|
|
Foto: Reprodução/Facebook |
A estudante e modelo Vitória Nascimento, 18 anos, desapareceu em uma barragem de Ponto Novo, no Centro-Norte do estado, após cair de uma moto aquática (jet ski), no último sábado (9).
Segundo informações da assessoria do Corpo de Bombeiros, a jovem segue desaparecida nessa segunda-feira (11) e as buscas continuam.
A jovem estaria sem colete salva-vidas na hora que caiu.
Natural de Jacobina, onde reside, Vitória é filha única. Segundo o site Jacobina Notícias, o sumiço da jovem causa comoção na cidade e há muitas mensagens de apoio à família nas redes sociais.
Juventude Saruê promove o II curso de Oratória em Itapetinga

No próximo dia 23 de novembro será realizado o II Curso de Dicção e Oratória promovido pela Juventude Saruê, em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães. O I curso foi realizado na cidade em 2015.
Desta vez acontecerá na Câmara de Vereadores, das 8h às 16h, com as presenças da presidente da FUG-Bahia, Jeane Cruz e do presidente da FUg- Sergipe, Elias Júnior.
Os interessados devem procurar por Fábio ou Ramona, nos telefones: (77)9 8819-1275 / (77)9 8159-1684. A inscrição será 1kg de alimento não perecível e disponibilizará certificado.
Crime Bárbaro: Polícia Civil prende dupla apontada pelo assassinato brutal de Hiago em Vitória da Conquista

Após 48 horas ininterruptas de diligências, na presente data, 09/11/19, a POLÍCIA CIVIL prendeu em flagrante delito RODRIGO PORTO OLIVEIRA SILVA, vulgo PLAYBOY (22 anos), e ALEXANDRE CRUZ BRITO, vulgo PARCKR ou XANDE (21 anos), os quais confessaram que roubaram o veículo de HIAGO EVANGELISTA FREITAS (24 anos) e o assassinaram.
Ambos foram autuados em flagrante pelos seguintes delitos: latrocínio e ocultação de cadáver, sendo que RODRIGO também responderá pelos crimes de associação ao tráfico de drogas, adulteração de sinal identificador e posse ilegal de munição.
Entenda o caso:
Na quinta-feira, dia 07/11/2019, por volta das 13h e 30min, familiares de HIAGO EVANGELISTA, estudante de Odontologia e motorista de aplicativos de transporte público, procurou a Polícia Civil de Vitória da Conquista para noticiar o desaparecimento do jovem que estaria fazendo transporte de passageiro quando deu a última notícia a sua namorada (na noite da quarta-feira, 06/11/19). Imediatamente, diante da gravidade do fato, equipes iniciaram as investigações, contando com o apoio irrestrito do SI/DEPIN/SSA, da Polícia Federal.
Com a utilização de buscas técnicas, a Polícia Civil conseguiu localizar, na manhã do dia 08/11/2019, o corpo parcialmente carbonizado do jovem e, poucas horas depois, foi noticiado por populares o local onde o veículo estava abandonado. Perícias foram realizadas nos locais onde foram encontrados o corpo e o veículo. Inclusive, a Polícia Militar utilizou um cão farejador à procura de pistas para auxiliar na investigação.
Incessantemente, as equipes da Polícia Civil continuaram as buscas pelos autores e, nesta data, 09/11/2019, por volta das 06h, prepostos da Polícia Civil localizaram RODRIGO PORTO OLIVEIRA SILVA, vulgo PLAYBOY (22 anos), o qual confessou sua participação no crime. Na sua residência, foram arrecadados diversos objetos pessoais da vítima, como documentos, cartões de banco, chave do veículo e o celular de HIAGO, bem como, um simulacro de arma de fogo. Interrogado, confessou que o crime havia sido premeditado.
Junto com o autor RODRIGO, foi conduzida sua namorada, a qual confessou que tomou conhecimento do fato no dia posterior ao desaparecimento do jovem HIAGO, alegando que não denunciou o seu namorado por medo de vingança.
Sobre o crime, os autores apresentaram versões divergentes em relação apenas a quem arquitetou o crime, certo é que decidiram matar a vítima antes mesmo de iniciarem a viagem, relatando com detalhes a execução do crime.
RODRIGO e ALEXANDRE relataram que após a saída de Vitória da Conquista anunciaram o assalto à vítima, utilizando um simulacro de arma de fogo, que foi imobilizada e posteriormente levada ao local onde foi teve sua vida ceifada com facadas e carbonização parcial do seu corpo. Os coautores alegaram que temeram ser denunciados pela vítima e por isso a assassinaram.
Na divisão dos bens roubados, ALEXANDRE CRUZ BRITO, vulgo PARCKR ou XANDE, ficou com R$ 300,00 (trezentos reais) e RODRIGO PORTO OLIVEIRA SILVA, vulgo PLAYBOY, ficou com o mesmo valor, mais o veículo, documentos, cartões e celular.
RODRIGO PORTO utilizou o veículo para passear com a sua namorada no dia seguinte, deslocando-se para vários Bairros da cidade, mesmo sabendo que a polícia já procurava por HIAGO e o veículo.
Na noite posterior ao dia do crime, após a grande repercussão social causada pelo assassinato de HIAGO, RODRIGO resolveu deixar o veículo roubado nas proximidades da sua residência, após adulterar as placas com fita adesiva, sendo que o rolo de fita utilizado também estava na residência de RODRIGO.
FONTE: POLÍCIA CIVIL/10ª COORPIN/VITÓRIA DA CONQUISTA
Pedreiro é preso após assediar sexualmente a patroa enquanto tomava banho
Um homem de 45 anos foi detido por importunação sexual após “espiar” uma mulher de 31 anos enquanto ela tomava banho, na própria residência. O caso ocorreu na quinta-feira (31) em Visconde do Rio Branco, município com cerca de 42 mil habitantes da Zona da Mata.
Segundo o relato da vítima à Polícia Militar, o pedreiro está realizando um trabalho na residência dela e, ontem, ela trancou toda a casa para tomar banho. No entanto, quando já estava nua no banheiro, flagrou o homem a observando pela basculante.
Imediatamente, ela gritou e o homem disse que não estava acontecendo nada e pediu pra vítima não ligar pro marido dela. Em seguida, o suspeito fugiu. No entanto, a mulher acionou o a PM, que conseguiu encontrar o pedreiro.
Às autoridades, o homem afirmou que realmente estava trabalhando na residência e que, ao se deslocar para buscar o lixo, deve ter sido visto pela mulher pelo basculante. Ele foi detido pela PM por importunação sexual e levado à delegacia local.
Crime sexual
O crime de importunação sexual se tornou lei no ano passado e é caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem sua anuência. O caso mais comum é o assédio sofrido por mulheres em meios de transporte coletivo, como ônibus e metrô. Antes, isso era considerado apenas uma contravenção penal, com pena de multa. Agora, quem praticá-lo poderá pegar de 1 a 5 anos de prisão.
Já o crime de estupro é previsto no art. 213, e consiste em “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”. Mesmo que não exista a conjunção carnal, o criminoso pode ser condenado a uma pena de reclusão de 6 a 10 anos.
























