:: ‘Bahia’
Chuva pode ultrapassar os 200 mm esta semana em vários estados, alerta Inmet Canal de umidade reforça instabilidades e mantém alerta para acumulados elevados no país
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o período entre 23 de fevereiro e 2 de março de 2026 aponta a atuação de um canal de umidade como principal sistema responsável pelas instabilidades no país. De acordo com o órgão, os maiores volumes de chuva devem se concentrar no centro-norte do Brasil, com reflexos também em Minas Gerais e no Espírito Santo. Enquanto isso, as temperaturas mais elevadas são esperadas principalmente nas regiões Norte e Nordeste, além de áreas do Paraná, oeste de Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo. Na Região Sul, a tendência é de queda nas temperaturas mínimas em alguns dias da semana.
Norte
Os maiores acumulados de chuva são previstos para o Pará, especialmente no sul e leste do estado, onde os volumes podem ultrapassar 100 mm ao longo de sete dias. Nas demais áreas da região, com exceção do extremo norte, as chuvas devem ocorrer de forma mais regular durante a semana, com acumulados entre 20 e 50 mm.
O Inmet destaca ainda que não há previsão de chuva para áreas do extremo norte, incluindo o noroeste do Pará e todo o estado de Roraima, onde o tempo tende a permanecer mais estável.
Nordeste
A atuação do canal de umidade mantém o cenário favorável para chuvas recorrentes. Os maiores volumes são esperados no sertão e no centro-norte da região, principalmente em áreas do Piauí, Pernambuco e na faixa central da Bahia. Nessas localidades, os acumulados podem superar 150 mm em sete dias.
Por outro lado, a faixa litorânea leste do Nordeste, que se estende da Zona da Mata até Salvador, deve apresentar predomínio de tempo mais estável e seco. Nesses trechos, os acumulados previstos são baixos e devem ficar abaixo de 15 mm, ocorrendo de forma pontual.
Centro-Oeste
A região Centro-Oeste também permanece sob influência das instabilidades. A previsão indica volumes mais expressivos no leste de Mato Grosso e em Goiás, onde os acumulados podem ultrapassar 80 mm na semana. Em áreas do centro-norte goiano, os volumes podem ser ainda mais elevados, superando 200 mm em sete dias.
Segundo o Inmet, as chuvas tendem a se intensificar a partir do dia 25. Em Mato Grosso do Sul, o início da semana deve ser marcado por condições mais chuvosas, mas o tempo tende a ficar mais estável e seco a partir do dia 27.
Sudeste
O Inmet prevê contrastes entre os estados. Em São Paulo, o cenário predominante é de tempo mais seco e estável, embora o norte do estado possa registrar chuvas mais regulares, com acumulados em torno de 50 mm.
Nos demais estados da região, a previsão indica chuvas mais intensas. Os volumes podem ultrapassar 200 mm no centro-norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. Em território capixaba, os maiores acumulados são esperados entre os dias 25 e 27, enquanto em Minas Gerais as instabilidades devem ganhar força a partir do dia 25.
Sul
A tendência é de ausência de acumulados expressivos ao longo da semana. O período deve ser mais seco, com ocorrência de precipitações isoladas. Os maiores volumes são previstos para o oeste do Rio Grande do Sul, com acumulados de até 40 mm entre os dias 24 e 25.
Para as demais áreas da região, os volumes de chuva previstos são reduzidos e não devem ultrapassar 20 mm. Além disso, o Inmet projeta declínio das temperaturas mínimas, especialmente nos dias 26 e 27 de fevereiro.
Zé Cocá e Zé Ronaldo disputam vaga de vice na chapa de ACM Neto ao governo da Bahia
A montagem da chapa majoritária de oposição na Bahia, liderada por ACM Neto, ainda tem uma peça em aberto: a vice. Nos bastidores, dois prefeitos aparecem como os nomes mais fortes no momento, Zé Ronaldo e Zé Cocá.
Apesar de Zé Ronaldo ser tratado por aliados como um nome natural para ocupar a vaga, a decisão envolve cálculos políticos mais amplos, principalmente sobre o impacto de uma eventual saída da Prefeitura de Feira de Santana.
O peso de deixar a prefeitura
Lideranças ligadas ao grupo de ACM Neto admitem que a principal preocupação é eleitoral. A saída de Zé Ronaldo da gestão municipal para disputar a vice poderia gerar efeitos na percepção do eleitorado feirense.
Uma pesquisa interna deve medir justamente esse impacto. A avaliação é simples: vale a pena abrir mão de um prefeito consolidado na segunda maior cidade do estado para reforçar a chapa estadual?
Não seria a primeira vez que isso acontece. Em 2018, após ser reeleito em 2016, Zé Ronaldo deixou a prefeitura para disputar o governo da Bahia.
Em declaração recente, o prefeito afirmou que sabe o que quer politicamente, mas evitou antecipar qualquer definição pública.
Zé Cocá cresce como alternativa
Nesse cenário, o nome de Zé Cocá, prefeito de Jequié, ganha tração. Aliados de ACM Neto avaliam que ele agrega três fatores importantes: forte aprovação no interior, capacidade eleitoral comprovada e presença estratégica em uma região relevante do estado.
Há ainda um componente político adicional. O apoio de Cocá vinha sendo tratado por muitos como provável à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues. Caso ele migre oficialmente para a oposição, isso representaria um movimento simbólico importante no tabuleiro estadual.
Governo também se movimenta
O próprio Jerônimo tem buscado diálogo institucional com prefeitos que não estiveram ao seu lado na eleição passada. Segundo o governador, os investimentos estaduais não estão condicionados a alinhamento político.
Tanto Zé Cocá quanto Zé Ronaldo não apoiaram Jerônimo na última disputa, mas seguem mantendo interlocução administrativa com o governo.
Outros nomes no radar
Além dos dois favoritos, outras possibilidades circulam nos bastidores. A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, passou a ser citada com mais frequência após sinalizar que poderia disputar o pleito. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, já declarou que ela seria uma excelente opção para a vice.
Também aparecem como alternativas o ex prefeito de Belo Campo, Quinho, e o ex prefeito de Barreiras, Zito Barbosa. Um nome ligado ao Republicanos também é cogitado, numa tentativa de contemplar o partido na composição.
Decisão ainda em aberto
Apesar das especulações, a definição está longe de ser anunciada. A escolha do vice envolve estratégia regional, força eleitoral, equilíbrio partidário e, principalmente, cálculo político.
No fim, a decisão de ACM Neto vai precisar considerar não apenas quem soma mais votos, mas quem ajuda a construir um palanque sólido e competitivo em 2026.
PLANTÃO | Ônibus da Rota tomba na BR-116; PRF está no local
Um ônibus da empresa Rota tombou na altura do quilômetro 100, na BR-116, proximidades de Brejões, e deixou a pista interditada.
Não há relato de feridos. Apesar disso, o acidente causou susto entre os ocupantes e motoristas que trafegavam pelo trecho.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local acompanhando a ocorrência e adotando as medidas necessárias para organização do tráfego e apuração das circunstâncias do tombamento.
Segundo o IBGE a Bahia tem o segundo pior sálario do Brasil
A Bahia registrou desempenho abaixo da média no ranking nacional de indicadores econômicos em 2026, figurando o título de estado com o segundo pior salário do Brasil. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo os dados de 2025, os trabalhadores baianos recebem o montante de cerca de R$ 2.284 por mês. O estado foi superado apenas pelo Maranhão, onde a população recebe uma média de R$ 2.228 mensal.
Os índices superam a edição anterior da pesquisa, realizada entre 2024 e 2025, onde a Bahia tinha o terceiro menor valor, ganhando do Maranhão e do Ceará, que atualmente paga R$ 2.394 aos funcionários.
Cinco homens morrem e dez são presos em operação na Bahia; bunkers com três toneladas de maconha são encontrados
Cinco homens morreram e dez foram presos após uma operação policial no domingo (22), na zona rural de Brotas de Macaúbas, na região da Chapada Diamantina. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), na ocasião, bunkers com três toneladas de maconha e 200 mil pés da erva foram encontrados.
Segundo informações da Polícia Civil, a troca de tiros e as prisões aconteceram quando policiais faziam a erradicação de um plantio de maconha e os suspeitos chegaram no local, em oito veículos, para tentar resgatar pés da droga que seriam incinerados.
A polícia informou que os cinco homens mortos chegaram a ser socorridos e levados para o Hospital Municipal de Brotas de Macaúbas, mas não resistiram aos ferimentos. Os nomes deles não foram divulgados.
De acordo com a polícia, com os suspeitos foram apreendidos:
- duas pistolas
- uma submetralhadora
- oito veículos
- porções da droga
A SSP informou que a apreensão das drogas foi a maior registrada em 2026 na Bahia.
Conquista: homem é morto a tiros no bairro Simão
Um homicídio foi registrado na madrugada deste domingo (22) no bairro Simão, em Vitória da Conquista. A vítima, identificada como Renan, foi executada a tiros em via pública, em uma área próxima a um campo de futebol e à Escola Municipal Zélia Saldanha.
De acordo com relatos de moradores, diversos disparos foram ouvidos durante a madrugada, causando medo e apreensão na comunidade. Após o crime, o autor fugiu do local e, até o momento, não foi localizado.
Uma guarnição da Polícia Militar da Bahia esteve na cena, realizou diligências e intensificou o policiamento na região, mas ninguém foi preso. O local foi isolado até a chegada da equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizou a perícia e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames necroscópicos.
A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil ficará responsável pela investigação para identificar a autoria e esclarecer a motivação do crime.
PROJETO VERÃO 2026 POÇÕES BAHIA
De 23 de fevereiro a 06 de março, a Praça do Divino vai se transformar em um espaço de alegria, dança e qualidade de vida!Sesab reclassifica caso suspeito de mpox em Vitória da Conquista e mantém apenas um confirmado na Bahia
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) reclassificou nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, um dos casos que havia sido notificado como mpox e informou que, após nova análise, apenas um caso segue confirmado no estado. Segundo a pasta, o registro reclassificado é o de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, e o diagnóstico apontou varicela.
De acordo com as informações divulgadas, outras cinco ocorrências foram descartadas para doenças graves. A Sesab também informou que o único caso confirmado de mpox na Bahia permanece o registrado em Salvador. O paciente, natural de Osasco, já teria chegado à capital baiana com sintomas, mas recebeu o diagnóstico após atendimento em uma unidade de saúde.
Ainda conforme a atualização divulgada, nenhum dos registros ocorreu durante o Carnaval e, até a última atualização das informações, não havia registro de óbito por mpox na Bahia.
A mpox é uma doença causada por um vírus da mesma família da antiga varíola. A transmissão ocorre, principalmente, por contato direto com a pele de uma pessoa infectada, especialmente quando há feridas, mas também pode acontecer por contato com secreções e pelo compartilhamento de objetos pessoais, como toalhas e roupas.
Entre os principais sintomas estão febre, dores de cabeça e musculares, sensação de fraqueza, inflamação nos nódulos linfáticos e lesões na pele, que podem começar no rosto e se espalhar pelo corpo, com ocorrência frequente nas mãos e nos pés.
O tratamento é baseado em medidas para aliviar os sintomas e prevenir complicações. Até o momento, não há medicamento específico aprovado para a doença. A orientação é que a pessoa permaneça em isolamento até que as feridas cicatrizem, o que pode levar de duas a quatro semanas.
Guia
- O que mudou: Sesab reclassificou um caso antes notificado como mpox e disse que agora há 1 caso confirmado na Bahia.
- Caso reclassificado: Vitória da Conquista – diagnóstico passou a ser varicela.
- Caso confirmado: Salvador – paciente é natural de Osasco.
- Situação no período: Sesab informou que não houve registros durante o Carnaval e que não havia óbitos notificados até a atualização.
- Transmissão (em geral): contato direto com a pele/feridas; também secreções e objetos pessoais.
- Principais sintomas: febre, dores, fraqueza, linfonodos inchados e lesões na pele.
EXCLUSIVO: Base de Jerônimo é pega de surpresa após Wagner ‘queimar a largada’ e antecipar chapa majoritária
Integrantes da base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT) foram pegos de surpresa com a confirmação ‘relâmpago’ feita pelo senador Jaques Wagner (PT), nesta sexta-feira (20), sobre a definição da chapa majoritária que vai disputar a reeleição ao Governo da Bahia em 2026.
Durante entrevista em Irecê, no Centro-norte da Bahia, o cacique confirmou que Geraldo Júnior (MDB) vai reeditar a chapa de 2022 nas eleições de outubro deste ano. aliados do governo demonstraram surpresa com o anúncio — alguns, inclusive, sequer estavam cientes que ele havia ocorrido.
Internamente, a avaliação é que Wagner teria ‘queimado a largada’ e contrariado a orientação do governador, uma vez que a confirmação deveria ser feita pelo próprio Jerônimo — que chegou a desautorizar o secretário de Relações Institucionais (Serin), Adolpho Loyola, a comentar abertamente sobre o assunto.Inclusive, durante o Carnaval, em conversas com a imprensa, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), reforçou o discurso de que “quem anuncia a chapa é o governador”. Na última quarta-feira (18), durante apresentação das ações do governo estadual em meio à folia, o chefe do Palácio de Ondina já havia cravado que a definição da chapa majoritária iria ocorrer em março.
Além disso, outro ponto que ‘não pegou muito bem’ é o fato do anúncio feito por Wagner ter ocorrido ao passo em que o governador da Bahia cumpre agenda oficial em Nova Délhi, na Índia, ao lado do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) — país com uma diferença de fuso horário de 8h30 em relação ao Brasil.
Suspeito de tráfico morto na Gamboa tem envolvimento em morte de dentista na Paralela
Um dos suspeitos baleados na operação policial ocorrida na região da Gambboa, em Salvador, neste sábado (21) é Emerson Conceição dos Santos, conhecido como “Mickey”, apontado como integrante do Comando Vermelho (CV). Ele chegou a ser socorrido por populares e encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE) mas não resistiu aos ferimentos e morreu.Emerson era apontado como uma das lideranças do tráfico na região de Itinga e chegou a ser preso durante uma operação da Polícia Militar na BR-101, no município de Buerarema, sul do estado, mas acabou solto









