prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

79ª CIPM prende homem por tráfico de drogas na cidade de Barra do Choça*

Na tarde desta quinta-feira (17), Policiais Militares da 79ª CIPM prenderam um homem pelo crime de tráfico de entorpecentes na cidade de Barra do Choça.

Os militares realizavam rondas de rotina, quando avistaram um homem a bordo de uma bicicleta que, ao perceber a aproximação da viatura, demostrou atitude suspeita. Diante desse fato, foi proferida voz de abordagem.

Durante a revista, foram encontrados com o homem os seguintes materiais:

56 (cinquenta e seis) porções de substância análoga à cocaína;
01 (um) celular da marca Samsung;
01 (uma) capa de isqueiro;
R$ 56,30 (cinquenta e seis reais e trinta centavos);
Diversos papelotes para condicionamento da droga;
01 (uma) bicicleta sem marca definida.

Diante dos fatos, o infrator e todo o material apreendido foram apresentados à autoridade policial local para que as medidas legais fossem adotadas.

Urgente na região: UTI’s Covid estão quase lotadas

foto ilustrativa

A situação dos casos de Covid-19 aumentou muito no Brasil desde dezembro. E aqui na região Sudoeste não é diferente. Os casos confirmados dispararam, bem como os casos de mortes.

Outra questão preocupante e que acende um alerta são as UTI’s para tratamento da doença que estão lotadas nas principais cidades da região. Segundo as autoridades, a grande maioria desses pacientes são pessoas que se recusam a se vacinar contra a doença, ou tomaram apenas uma dose da vacina.

Os dados apontam que a situação de Jequié é a mais grave nesse sentido, com 100% de ocupação. Em Guanambi a ocupação desses leitos chega a 90%. Vitória da Conquista vem logo em seguida com 85% de ocupação. Já Caetité tem 75% de ocupação dos leitos de UTI para tratamento da Covid-19.

Quando os dados são avaliados em toda a Bahia, surge outra grande preocupação. 91% dos leitos pediátricos para tratamento da Covid-19 já estão ocupados. Os leitos de UTI adultos estão na taxa de 71%.

Paulinha Abelha, cantora do Calcinha Preta, tem piora no quadro clínico e está em coma, diz hospital

A cantora Paulinha Abelha, do Calcinha Preta, teve uma piora clínica nas últimas 12 horas e está em coma. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (17) pela assessoria da cantora no perfil dela em uma rede social.

De acordo com o último boletim médico divulgado às 13h desta quinta, está programada a transferência de unidade hospitalar, mas por conta da instabilidade neurológica, a paciente não reúne condições clinicas seguras para que o procedimento seja feito no momento.

Paulinha Abelha foi hospitalizada na última sexta-feira (11), depois de chegar de uma turnê com a banda Calcinha Preta em São Paulo.

Temporal em Petrópolis deixa 108 mortos e novo deslizamento gera evacuação de área

Segundo a Polícia Civil, foram feitos 134 registros de desaparecimentos, mas não se sabe quantos desses já foram encontrados. Cerca de 500 bombeiros trabalham nas buscas aos desaparecidos.

Segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil, 24 pessoas foram resgatadas com vida e 705 pessoas foram encaminhadas para os 33 pontos de apoio montados na cidade em escolas da rede público municipal.

Entre os sobreviventes, os rodoviários que trabalhavam nos dois ônibus que foram arrastados para dentro do rio Quitandinha conseguiram sair dos veículos com vida. A informação foi divulgada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Petrópolis (Setranspetro) nesta quinta-feira (17).

Homem é visto em meio a escombros após tragédia em Petrópolis — Foto: Marcos Serra Lima/g1

Rastro da devastação causada pela chuva no Morro da Oficina, no Alto da Serra, em Petrópolis — Foto: Marcos Serra Lima/g1

Rastro da devastação causada pela chuva no Morro da Oficina, no Alto da Serra, em Petrópolis — Foto: Marcos Serra Lima/g1

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta, permanece muito alta a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa na Região Serrana do Rio, especialmente em Petrópolis.

Ainda de acordo com o Cemaden, estes fatores indicam um elevado nível de umidade do solo que pode favorecer a ocorrência de deslizamentos de terra mesmo na ausência de chuva.

Na manhã desta quinta, foram publicadas duas medidas no Diário Oficial do Rio de Janeiro para ajudar o município. O pagamento do IPVA e do ICMS foram prorrogados para o segundo semestre e a Alerj vai repassar R$ 30 milhões para a prefeitura de Petrópolis.

O governador Cláudio Castro (PL) está na cidade da Região Serrana, onde concedeu uma coletiva ao lado do prefeito Rubens Bomtempo e do secretário de Estado de Defesa Civil, Leandro Monteiro.

“Foi a pior chuva desde 1932. Realmente, foram 240 milímetros em coisa de duas horas. Foi uma chuva altamente extraordinária”, atualizou o governador.

Segundo Castro, o temporal em Petrópolis uniu ‘tragédia histórica’ e ‘déficit que realmente existe’.

A Prefeitura decretou estado de calamidade pública e informou que as equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento às vítimas. Quem tiver parentes desaparecidos deve procurar a delegacia.

A Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva moderada a qualquer momento no município nesta quarta (veja no vídeo abaixo). Em caso de emergência, o telefone 199 está disponível.

Prefeito Heráclito e os Deputados Zé Raimundo e Waldenor viabilizam mais ações para Mortugaba

Depois da visita do governador Rui Costa ao município de Mortugaba, no final do ano passado, o prefeito Heráclito Matos voltou à capital para acelerar os projetos apresentados, onde cumpriu extensa agenda, na segunda e na terça-feira (13 e 14). Ele visitou vários órgãos estaduais,  acompanhado dos deputados Zé Raimundo (estadual) e Waldenor Pereira (federal ), na defesa dos pleitos para fortalecer a agricultura familiar, o saneamento,  a saúde, a infraestrutura e a iluminação pública no município. “O prefeito Heráclito demonstra sua forma de administração planejada e determinada para assegurar a realização dos pleitos de Mortugaba, quando acompanha de perto os projetos apresentados. E o resultado dessa agenda nos deixou bastante otimistas”, avaliou  Zé Raimundo ao final do giro que fizeram nos órgãos públicos estaduais: SDR/CAR, EMBASA, SEINFRA e SUDESB. Na Companhia de Ação Regional (CAR),  o prefeito encaminhou pleitos para fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar e construção de barragem para atender a população quilombola no município.

Na Secretaria da Saúde,  tratou de agilizar a assinatura de convênio para a aquisição de veículos  para apoiar o serviço de saúde local. Enquanto na Superintendência de Energia da Seinfra ele e os deputados acompanharam andamento de projeto para iluminação da via de acesso ao município.

Também na Seinfra,  trataram na Superintendência de Infraestrutura Terrestre (SIT) do projeto de pavimentação da estrada que liga Mortugaba à sede do município de Montesuba, na divisa com o estado de Minas Gerais. Na Embasa, foram acompanhar o repasse para a empresa do gerenciamento do esgotamento sanitário e o projeto de construção da adutora do Rio Gavião. Heráclito e os deputados ainda estiveram na Superintendência de Desportos ( SUDESB) para defender a iluminação do estádio de futebol mortugabense.

Fonte: Ascom

Boletim epidemiológico – 16/02/22.

Poções registrou, até esta quarta-feira (16/02), o total de 5857 casos confirmados da Covid-19. Destes, 5411 estão recuperados e 362 continuam em recuperação.
No momento, são investigados outros 25 casos notificados como suspeitos.
Desde o início da pandemia, foram registradas 84 mortes por complicações causadas pela doença no município.
⚠️A Prefeitura de Poções reitera à população que continue com os cuidados de prevenção, fazendo o uso da máscara, a higiene das mãos e evitando aglomeração.

A Prefeitura de Poções, através da Secretaria Municipal de Obras, segue atenta às demandas da população, com um trabalhado incessante para melhorar cada vez mais as condições de vida de todos.

Com a execução de serviços públicos em várias localidades da cidade, está sendo realizada na Rua Otávio Mangabeira a reposição de paralelos, onde a equipe de Obras trabalha com maquinários para atender uma reivindicação antiga dos moradores que sofriam com as fortes chuvas, sendo obrigados a conviver, inclusive, com a lama.
Morador da rua citada, o Sr. Pedro Ângelo fala com alegria sobre a execução da obra. “Antes, quando chovia, a argila tomava conta da rua, pois o calçamento estava danificado devido ao grande fluxo de veículos pesados pelo local. Agora está ficando muito bom, e com certeza nosso problema será resolvido”.
Está sendo realizado também a instalação de quebra-molas no Bairro Açude, na Rua Tenente Jeronimo. “Antes, havia muitos acidentes aqui na frente da minha casa. Pedimos a prefeitura, que prontamente realizou a instalação do quebra-molas”, disse o morador Adevaldo Pereira.
Atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores e dos condutores de veículos, a equipe de obras da prefeitura fez a deslocalização e redução do quebra-molas da Avenida Vitória da Conquista, sendo que um deles foi instalado de forma irregular na gestão passada, em frente a porta de uma residência, regerando incômodo aos moradores do local.
De acordo com o secretário Genny Calado, as equipes de obras trabalham de forma integrada diariamente para atender toda a demanda de forma ágil, seja aquela que surge de maneira espontânea ou não. “Estamos sempre atentos às necessidades da população, e estamos fazendo grandes mutirões, com reposição de paralelos, limpeza em diversos bairros e outros serviços que visam sempre atender os anseios do nosso povo”.

REGIÃO: Grave acidente é registrado com viatura da Polícia Civil, Delegado ficou ferido.

O delegado Dr. Wilson, titular da delegacia de Barra da Estiva e que responde também pela Dp de Ibicoara, municípios que compreendem a 20ª Coorpin/Brumado, sofreu um grave acidente na tarde desta quarta-feira (16), próximo ao trevo que dá acesso ao distrito de Umburanas, em Brumado.

De acordo com informações, o delegado perdeu o controle da direção da viatura que saiu da pista e capotou. Apesar da gravidade do acidente, o delegado foi socorrido ao hospital com apenas ferimentos leves.

TRAGÉDIA: 78 MORTOS PELAS FORTES CHUVAS EM PETRÓPOLIS (RJ)

Pelo menos 78 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na tarde de terça-feira (15). Segundo informou a Secretaria de Defesa Civil nesta quarta-feira (16), também foram contabilizados 269 deslizamentos e 325 ocorrências.

Quantidade mortos já supera os as vítimas das chuvas na BA, SP e MG

O município segue em estágio de crise e a prefeitura pede que população evite sair de casa. Durante a madrugada, agentes da Defesa Civil percorreram alguns pontos da cidade que foram afetados pelas fortes chuvas. Em seis horas choveu 260 milímetros. O acumulado foi maior do que todo o esperado para o mês de fevereiro.

Em coletiva de imprensa na tarde de hoje (16), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou que 21 pessoas foram resgatadas com vida até o momento.

Com o acúmulo de lama e lixo arrastado pelas águas, vários pontos do Centro estão com vias obstruídas. A orientação é que pessoas de outras regiões evitem a cidade. As aulas na rede pública foram suspensas.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil acredita que de 35 a 50 casas foram atingidas pelos deslizamentos.

Para atender as pessoas que vivem em áreas de risco e tiveram que deixar suas casas, foram abertos pontos de apoio. No momento, 372 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas e mais de 180 moradores de área de risco estão sendo atendidos em escolas – a Defesa Civil informou, mais cedo, que 25 escolas estão funcionando como ponto de apoio.

Nesses locais, a população recebe o suporte de assistentes sociais, profissionais de saúde, educação, agentes comunitários, além da própria Defesa Civil.

Até o momento, na localidade conhecida como Morro da Oficina, no Alto da Serra, é estimado que 40 casas estejam soterradas. Os resgates estão concentrados na região. Também há registros de estragos em outras regiões como 24 de Maio, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Vila Felipe, Vila Militar e as ruas Uruguai, Washington Luiz e Coronel Veiga.

Participam das operações no local 500 agentes dos bombeiros e militares, distribuídos em 44 pontos, 200 policiais civis e 210 policiais militares, além de 9 helicópteros e 190 veículos.

Para o socorro das vítimas, os bombeiros também abriram um hospital de campanha com dez leitos.

Previsão de mais chuva
Segundo previsão do Climatempo, chuvas fortes ainda devem atingir a Região Serrana nos próximos dias. A expectativa é de que chova com intensidade entre a metade da quinta-feira (17) e a tarde da sexta-feira (18). Os especialistas afirmam que o volume de chuvas deve ser menor do que o observado na terça-feira (15).

Em operação da Neoenergia Coelba e Polícia Civil, três pessoas são presas por furto de energia Flagrante foi feito no município de Cafarnaum. Neoenergia Coelba está realizando operação simultânea na cidade e em Barreiras

As ações de combate às ligações clandestinas seguem acontecendo em todo o  . Estado. Em operação realizada pela Neoenergia Coelba e a Polícia Civil no município de Cafarnaum, três pessoas foram presas por furto de energia na última terça-feira (15). Uma força-tarefa da distribuidora também está em ação na cidade de Barreiras, onde, em 8 dias, já identificaram cerca de 100 unidades consumidoras que estavam consumindo energia de maneira ilegal. 

  

Os três detidos na ação em Cafarnaum eram donos de propriedades agrícolas que estavam fraudando o consumo de energia elétrica através de desvio realizado antes da medição. As prisões aconteceram apenas no primeiro dia da operação especial montada na cidade, que seguirá nos próximos dias. No total, participaram das fiscalizações 25 técnicos, engenheiros e eletricistas da Neoenergia Coelba e 11 profissionais da Polícia Civil. 

  

“Estamos atuando de forma incansável para combater as ligações clandestinas e o furto de energia em toda a Bahia. A Neoenergia Coelba vem investindo em tecnologia e intensificando as ações em campo para identificar todo o tipo de fraude, independente do porte da unidade consumidora. Essas prisões deixam ainda mais claro que o furto de energia é crime e os responsáveis devem responder judicialmente sobre a prática”, ressaltou o gerente de Gestão da Receita, Rodrigo Almeida. 

  

No Oeste da Bahia, a Neoenergia Coelba está dando prosseguimento à operação especial com o Grupo de Ação Anti-Perdas (GAAP), que iniciou em janeiro no município de Luís Eduardo Magalhães. Desde o último dia 07, a distribuidora já realizou mais de 300 fiscalizações na cidade de Barreiras, identificando, autuando e regularizando unidades residenciais, bares, restaurantes, padarias e academias da cidade. A energia recuperada com o GAAP até o momento seria suficiente para abastecer todo o município de Irecê durante 15 dias 

  

A distribuidora ressalta que cerca de R$ 900 mil referentes a impostos deixariam de ser recolhidos devido a atuação fraudulenta nas unidades flagradas durante a operação do GAAP. Porém, com a atuação de combate ao furto de energia, esse valor será recuperado e poderá ser revertido em benefício para a população. 

  

Crime e denúncias 

  

A Neoenergia Coelba reforça que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão pela prática. Além de ilegal, a prática também coloca a vida da população em risco e prejudica o fornecimento de energia da região, podendo ocasionar interrupções nas localidades. 

 

Por isso, é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade. 

Sobre a Neoenergia Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).