
:: ‘Destaque1’
Paulinha Abelha tem quadro neurológico grave, indica novo boletim médico

O Globo – Um novo boletim médico divulgado no início da tarde deste domingo aponta que Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, apresenta quadro neurológico grave e segue internada em uma UTI. A equipe médica informou ainda que a artista “mantém estabilidade clínica, sem necessidade de drogas para manutenção de vida e em suporte ventilatório”.
Paulinha está no Hospital Primavera, em Aracaju, para onde foi transferida no dia 17. A cantora foi internada no dia 11 de fevereiro no Hospital da Unimed, na mesma cidade, ao retornar de uma turnê em São Paulo. Ela trataria problemas renais mas, três dias depois, o quadro se agravou e foi transferida para a UTI, quando passou a fazer diálise.
Também nesta semana, circulou um boato na internet de que a cantora teria tido morte cerebral. Na ocasião, a equipe da banda divulgou uma mensagem negando os rumores.
“Em virtude de especulações e notas infundadas, a equipe da banda Calcinha Preta pede aos jornalistas, amigos e fãs que considerem como oficiais as informações postadas nas redes da artista e do grupo, que manterão todos cientes sobre o estado de saúde da nossa querida Paulinha Abelha”.
Portaria determina aulas normais na rede pública da Bahia no período de Carnaval

Medida segue o estabelecido pelo decreto publicado no último dia 15 quanto ao expediente normal nas repartições públicas do estado
Os estudantes da rede pública de ensino da Bahia terão aulas no período de Carnaval, entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março. A portaria foi publicada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), na edição deste sábado (19) do Diário Oficial. Com isso, as escolas da rede pública de ensino abrem normalmente na segunda, terça e quarta-feira da próxima semana, quando ocorreria a folia.
A medida segue o estabelecido pelo decreto publicado no último dia 15, que dispõe sobre o expediente normal nas repartições públicas do poder executivo estadual, nos dias 25 e 28 de fevereiro e 1° de março de 2022.
No final do mês passado, o governador Rui Costa (PT) já havia anunciado que a Bahia não teria feriado prolongado ou ponto facultativo neste período, já que o Carnaval não será realizado pelo segundo ano consecutivo, em virtude da pandemia.
Fonte: Metro1 | Foto: Divulgação/SEC-BA
Operação policial recupera veículos roubados e persegue homem da paralela até Itinga

Guarnições da Operação Apolo recuperaram, em um único dia, quatro veículos roubados e prenderam dois homens suspeitos de desmanche e um por receptação. Os casos ocorreram na sexta-feira (18) nos bairros de Cidade Nova e Uruguai, na capital baiana, e em Itinga, município de Lauro de Freitas.
Na primeira ocorrência, policiais militares patrulhavam o bairro de Cidade Nova por volta das 12h45min quando se depararam com um táxi, que fugiu da guarnição. O veículo foi encontrado pelos PMs logo em seguida, abandonado na 2ª Travessa da Manchúria. Ninguém foi preso.
O segundo caso ocorreu no Uruguai às 16h. Militares que faziam rondas pela Rua Mascarenhas de Moraes, avistaram dois homens próximos a uma motocicleta. Desconfiados de que o veículo estaria sendo desmanchado, os policiais abordaram os suspeitos e constataram que a moto possuía restrição de roubo. Os dois homens foram presos.
Já por volta das 22h, outra guarnição da Operação Apolo patrulhava a Av. Luís Viana Filho (Av. Paralela), quando se deparou com um HB20 que, diante da aproximação da guarnição, fugiu. Os policiais iniciaram o acompanhamento, alcançando o veículo em Itinga, município de Lauro de Freitas. Com o condutor, que estava acompanhado do filho de apenas 7 anos de idade, foram encontrados sete pinos de cocaína e a chave de outro veículo, além daquele que ele conduzia. Após verificação, os pms constataram que ambos os veículos eram roubados e ostentavam placas clonadas.
Nos dois primeiros casos, os veículos recuperados e os homens presos foram apresentados na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). Na última ocorrência, o homem detido e os carros apreendidos foram encaminhados à 27ª DT, onde a criança foi entregue aos cuidados de familiares.
Operação
Com o apoio do Grupamento Aéreo da PM (Graer) a Operação Apolo realizou na sexta-feira (18) em pontos que apresentam maiores ocorrências de roubos a veículos na capital e RMS, uma operação com aplicação de aeronaves e viaturas terrestres.
Esse método de policiamento que já é usado pela Polícia Militar da Bahia na Operação ‘Vetor Aéreo’ que tem como finalidade localizar suspeitos e prevenir os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) passa a ser também utilizada para coibir Crimes Contra o Patrimônio. “ A Vetor tem dado bons resultados na preservação de vidas. Então, passaremos a realizá-la para ações de combate a roubos a veículos”, explicou o comandante da Operação Apolo, major Carlos Emiliano.
Casamentos têm durado cada vez menos no Brasil, aponta IBGE
Os brasileiros se divorciaram 331,2 mil vezes em 2020, de acordo com última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesse universo, chama atenção o fato de que praticamente a metade (49,8%) das separações aconteceu entre casais que estavam há menos de dez anos juntos, cenário muito diferente de 2010, quando essa proporção era de 37,4%. Os pesquisadores comentam que há uma tendência progressiva de queda na duração destes matrimônios no país, segundo os dados colhidos nos últimos anos. “Isso indica que os casamentos têm durado menos. Em alguns lugares duram mais, como no Sul. Mas na maioria das regiões, observando-se pela série histórica, é perceptível o aumento do percentual dos casamentos que acabam antes dos dez anos. É uma mudança cultural, de costumes e de valores. Não se entende mais o casamento como algo que dura para sempre e ter filhos não é mais um impeditivo para o divórcio. Há também a facilitação jurídica, que deve ter seguido as mudanças culturais, como o divórcio feito em cartório e as modificações legais para um novo casamento”, comentou a gerente das Estatísticas do Registro Civil, Klívia Brayner.
Homem é preso com plantação de maconha no quintal de casa

Um homem foi preso por cultivar uma plantação de maconha no quintal de sua casa, na rua Plínio de Lima em Caetité. A prisão aconteceu na sexta-feira (18).
A polícia militar foi informada, através de denuncia anônima, sobre a plantação e, depois de chegarem na casa, foi confirmada a veracidade da informação e um dos moradores, de 29 anos, assumiu ser o proprietário da plantação.
Foram encontrados 1.000 pés de maconha, balança de precisão, um ventilador e refletor utilizados no cultivo das plantas.
O homem, que já foi preso por tráfico de drogas e distribuição de notas falsas, foi apresentado na delegacia de Caetité.
Manhã sangrenta: 2 mortos e 1 baleado em posto de combustível, vítimas foram identificadas

Vitória da Conquista: Ladrões quase são linchados na Olívia Flores

Por volta das 18 horas deste sábado (19), durante o patrulhamento tático na Av. Olívia Flores, em Vitória da Conquista, o PETO da 77ª CIPM, foi alertado por populares de que dois indivíduos haviam tentado roubar transeuntes no local, momentos antes, acrescentando as características dos referidos e que teriam seguido em direção ao viaduto, na mesma avenida, onde foram localizados. Os delinquentes, que foram reconhecidos por uma de suas vítimas, de um roubo anterior, já estavam contidos por populares, que os fizeram deitar ao solo até a chegada da polícia e estavam em posse de um simulacro de arma de fogo e 03 aparelhos celulares, roubados anteriormente. Os infratores receberam voz de prisão e foram conduzidos, juntamente com o material apreendido, para o DISEP, onde a ocorrência foi registrada.
➡️ Material Apreendido:
✔️ 01 simulacro de arma de fogo;
✔️ 03 aparelhos celulares roubados.
FONTE: ASCOM da 77ª CIPM/VITÓRIA DA CONQUISTA/BA
Belo Campo: Waldenor e Zé Raimundo visitam Exposição e encontram lideranças aliadas do Sudoeste

Num sábado marcado por muitos reencontros com lideranças políticas, na oportunidade da 2ª Expo Belo Campo, os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) conversaram, neste último dia 19, sobre conjuntura política com o senador Otto Alencar (PSD), prefeitos, vices e ex-prefeitos, vereadores,de vários municípios da região e outras lideranças apoiadoras dos seus mandatos.
Convidados para a visita à exposição agropecuária pelo prefeito Quinho, Waldenor e Zé Raimundo encontraram também os prefeitos Heráclito Mattos, de Mortugaba, Rebinha, de Ribeirão do Largo, Flávio, de Piripá, Delci, de Cordeiros, Beto de Malhada de Pedras e Galego, de Guajeru. Também presentes o ex-prefeito de Presidente Jânio Quadros, Léo Gambá, e a ex-vereadora Mônica, que foi candidata a vice-prefeito de Tremedal, além de apoiadores de Caraibas, Pocões, Condeuba e Candido Sales.
Cumprindo os protocolos de enfrentamento da pandemia (uso de máscara e álcool em gel), os deputados concluíram a visita bastante animados após tantos encontros com amigos e apoiadores e as conversas políticas que tiveram, a começar pelo recepção que tiveram do presidente do PT de Belo Campo, João Neto, o gerente da Companhia de Ação Regional (CAR), Netinho, e os petistas Jackson (Peba), Cipó, Lívia e Clarice, dentre outros companheiros e companheiras.
Os deputados também participaram de reunião com o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, o coordenador do NTE-20, Ricardo Costa e a comunidade acadêmica do colégio estadual, Carlos Santana (diretores, professores, servidores e estudantes). A unidade de ensino foi incluída no projeto do governo do estado de modernização e ampliação da rede estadual de educação pública, e vai receber investimentos de R$ 6,3 milhões. Assim, o colégio de Belo Campo também vai ganhar mais salas de aula, refeitório, auditório, campo society, cobertura da quadra,pista de atletismo, entre outros espaços e equipamentos para melhorar as condições de ensino.
“Esta obra do Colégio Estadual é um pleito antigo. Desde o governo de Jaques Wagner que vínhamos defendendo a realização desses investimentos da educação, por isso estamos comemorando”, ressaltou o deputado Waldenor. Também o deputado Zé Raimundo parabenizou o governo do estado “pelo investimento histórico para dotar a rede estadual de ensino público de infraestrutura que favoreça a melhoria na educação na Bahia”.
E como o sábado é dia de feira nos municípios, os deputados ainda prestigiaram a feira de agricultura familiar, com visita às barracas, sem deixar de comprar o feijão verde, o beiju e os biscoitos, a abóbora e o umbú, entre outros produtos da produção local
Fonte: Ascom
Chuva em Petrópolis: quem são as vítimas da tragédia

O temporal que provocou deslizamentos e alagamentos, destruindo parcialmente Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, deixou mais de 100 mortos.
A Polícia Civil montou um portal reunindo mortos, desaparecidos e quem foi encontrado.
Veja abaixo quem são algumas das vítimas já reconhecidas, de acordo com parentes, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), Polícia Civil, e a Prefeitura de Petrópolis (lista em atualização):
Mortos
- Ana Clara Schwartz da Fonseca, de 13 anos
- Ana Carolina da Silva Affonso
- Alessandra Gomes de Freitas
- Alessandra Gomes Caetano
- Aline Santiago Rissi
- Arthur Pinho Coelho Guedes
- Antonieta Bandeira Eckardt
- Antonio Carlos Vicente
- Bernardo de Mello Coutinho
10.Bernardo Pinto de Albuquerque
11.Cecília Lima Fioresi Dutra, 40 anos
12.Celio Luiz da Cruz Loureiro
13.Célia Regina da Silva
14.Claudio Pereira Ramos
15.Cristina Aparecida de Lima
16.Daniela da Silva Viana
17.Daylon Almeida Moraes
18.Debora Lichtenberger Moreira, 22 anos
19.Eliane Regina Rufino
20.Elena Santos Pimenta
21.Elisama da Silva Vieira
22.Eva Afonso da Silva, 79 anos
23.Evelyn Luiza Netto da Silva, de 11 anos
24.Fábio Aniceto da Costa, 44 anos
25.Fabio Henrique do Amaral
26.Fabrícia de Almeida
27.Gilberto Martins da Silva
28.Glaucio Goebel, 56 anos
29.Gustavo de Souza Coutinho, 47 anos
30.Gustavo Lichtenberger Rodrigues, cinco anos
31.Helena Leite Carvalho Paulino, 1 ano e 11 meses
32.Heloise Lichtenberger Rodrigues, dois anos
33.Hermínia Pacheco Ferreira
34.Isabel Cristina Seraphim
35.Ivan Condé Marques
36.Jaqueline Nascimento Silva Gomes
37.João Carlos Castro de Oliveira
38.João Carlos de Melo Montes, 15 anos
39.João da Silva
40.João Souza, 65 anos
41.Juliane dos Santos Rufino Pimenta
42.Leandro Antunes
43.Leandro de Carvalho Gomes
44.Leonardo de Souza Gonçalves Barbosa
45.Luana Sanches Rodrigues
46.Luis Felipe da Silva
47.Luiz Paulo Gimenez de Araújo
48.Marcelo Augusto Carvalho Machado
49.Marcelo Costa Baptista da Silva
50.Marco Aurélio da Costa Barcia
51.Marcos Antonio dos Santos
52.Maria Alves da Silva
53.Maria Clara da Silva
54.Maria Clara Martins de Castro Souza, de 16 anos
55.Maria das Graças Martins de Castro
56.Maria das Graças Tomaz Coelho Vaz
57.Maria das Graças de Paiva Destro (Dona Fia), 73 anos
58.Maria de Fátima dos Anjos Vicente Silva
59.Maria Eduarda Carminate de Carvalho (Duda), 17 anos
60.Maria Eduarda de Almeida da Silva, de 20 anos
61.Maria Helena Christo Pinto Coelho
62.Maria Helena Lourenço Juliano, 65 anos
63.Marineusa dos Santos Silva
64.Marilza Marcolino Fernandes
65.Marise Pereira de Medeiros
66.Maristela de Souza Melo
67.Maurício Valério
68.Micael de Freitas da Silva Dias
69.Milena Sophia Rosa
70.Nathália Bessa
71.Pablo Nunes Carvalho, 38 anos
72.Paulo César da Silva Seabra
73.Patrícia Cristina Pinto
74.Quele Monique Ferreira de Souza Costa, 37 anos
75.Rafael Xavier de Castro
76.Raquel de Lima Novaes Rocha
77.Roseli Gaudard Marques
78.Sarah Walsh de Albuquerque
79.Sidinei Ferreira Dias
80.Sofia Santos Pimenta
81.Solange Neves de Menezes
82.Tailane de Souza dos Santos, de 13 anos
83.Tânia Leite de Carvalho, 55 anos
84.Tania Maria Ferreira
85.Thainara Dias do Nascimento
86.Thais Marinho de Oliveira Silveira
87.Vania Lucia Goulart Couto
88.Vitória Cristine Pereira Ramos
89.Yasmin Eliseu Alves
90.Yuri Pereira Ramos
91.Zilmar Batista Ramos, 54 anos
Bombeiros militares da Bahia embarcam para o Rio de Janeiro e reforçarão resgate em Petrópolis-RJ

O Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), vai enviar ao Rio de Janeiro 12 bombeiros militares especializados em salvamentos, soterramentos, enchentes e inundações, busca e resgate em estruturas colapsadas.
O grupo embarca em aeronave da PMBA, neste sábado (19), às 7h, no Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), para o município de Petrópolis e dará todo o apoio possível aos bombeiros militares do Rio de Janeiro.
A equipe vai se deslocar num avião da Polícia Militar da Bahia e levará equipamentos operacionais específicos, entre eles uma câmera utilizada para atuação em áreas onde há escombros. Esse material é de última geração e tem microfone com alta sensibilidade e capacidade de gravação com infravermelho.
O CBMBA atuou, recentemente, nas fortes chuvas que atingiram diversos municípios de diferentes regiões da Bahia e possui vasta experiência nessas atividades de socorro.











