prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Feira de Santana: Polícia encontra armas pesadas enterradas em terreno baldio

Imagem sobre Feira de Santana: Polícia encontra armas pesadas enterradas em terreno baldio
Foto: Divulgação/SSP-BA

Policiais encontraram um fuzil calibre 5,56 modelo M4 Colt e uma submetralhadora enterrados em um terreno baldio no bairro Feira IV, em Feira de Santana, neste sábado (3). A ação foi realizada após uma denúncia anônima.

No terreno, os agentes ainda encontraram 30 tabletes de maconha, dois carregadores de fuzil, duas porções de maconha e quatro de cocaína, que foram encaminhados juntos com o fuzil e a submetralhadora para a  1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Feira de Santana).

O major Denis Anderson Barbosa explicou, por meio de nota, que os policiais precisaram cavar para encontrar o as drogas e o armamento.

A cidade de POÇÕES hoje teve o encontro do Consórcio Intermunicipal do Sudoeste da Bahia (CISUDOESTE). para definir a data de realização da eleição da presidência consórcio

Na manhã desta sexta-feira (02/12), a cidade de POÇÕES  recebeu  os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal do Sudoeste da Bahia (CISUDOESTE). O encontro foi para definir a data de realização da eleição da presidência consórcio e contou com a participação de gestores de nove cidades que compõem o conglomerado: Poções, Manoel Vitorino, Boa nova, Planalto, Mirante, Caetanos, Bom Jesus da Serra, Nova Canaã e Barra Choça.
O CISUDOESTE substitui a antiga Associação dos Municípios da Região Sudoeste (AMIRES) e atende as necessidades dos municípios consorciados. O grupo tem sua sede em Poções e é dotado de total estrutura, como por exemplo, maquinários e linha de créditos para as prefeituras.Pode ser uma imagem de 7 pessoas, pessoas sentadas e pessoas em pé

A Biblioteca Municipal de Poções recebeu ontem (02/12), Laura Berenice Trindade Carmo, presidente da Fundação Pedro Calmom.

Em outubro deste ano, a Biblioteca Municipal de Poções juntamente com a Fundação firmaram uma parceria, que foi oficializada por meio de um convênio, e o resultado desta parceria já tem rendido bons frutos. Na quint-feira (01/12) a biblioteca municipal recebeu a doação de 100 exemplares para o acervo local e um computador.
Estiveram presente no ato de entrega, a prefeita de Poções, Nilda Magalhães, juntamente com a a assessora de gabinete Telma e o secretário de Administração, Joavan Emídio. Laura saiu encantada por todos os projetos que vem sendo desenvolvidos pela equipe da Biblioteca e elogiou muito o projeto Educação que Transforma (projeto de reforço escolar).
“A Biblioteca Municipal de Poções tem desenvolvido corretamente toda a função dela, atuando e levando ainda mais conhecimento para os jovens da cidade” afirmou a presidente da Fundação Pedro Calmon.

Chuva deixa mais de 3,6 mil desalojados na Bahia Nove cidades estão em situação de emergência

A chuva na Bahia já deixa 342 pessoas desabrigadas e mais de 3,6 mil desalojadas. Os dados foram divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia.

Ao todo, foram afetados mais de 52,2 mil moradores de 37 municípios baianos. Nove cidades estão com decreto de situação de emergência: Prado, Baixa Grande, Itabuna, Santa Cruz Cabrália, Cícero Dantas, Ibicuí, Itambé, Nova Viçosa e Vereda.

O superintendente de Proteção e Defesa Civil, coronel Miguel Filho, afirma que foi preparada uma estrutura de pessoal, material e ajuda humanitária para a situação.

Rodovias do estado também foram afetadas pela chuva. Segundo a Secretaria de Infraestrutura da Bahia, 10 trechos de estradas baianas foram atingidos durante o período chuvoso. Equipes técnicas do órgão realizam ações emergenciais a fim de permitir a trafegabilidade de veículos.[fonte agencia brasil]

ITABUNA-NÍVEL DO CACHOEIRA SOBE 5,5 METROS E INTERDITA PONTES; ATACADÃO É FECHADO

Com aumento do volume do rio, Ponte do Marabá foi interditada || Foto Pedro Augusto

O nível do Rio Cachoeira subiu 5,5 metros nas últimas horas, segundo a Defesa Civil de Itabuna, e levou à interdição de pontes e fechamento de loja do Atacadão no quilômetro 24 da Rodovia Ilhéus-Itabuna. O estabelecimento liberou os funcionários nesta manhã.

O aumento no volume do Cachoeira deixa em alerta a população ribeirinha ao longo da área urbana em Itabuna e também no condomínio Cidadelle, situado próximo ao limite dos municípios de Ilhéus e Itabuna.

Uma das pontes de acesso ao Cidadelle e ao Atacadão foi interditada. Já na região central de Itabuna, a Ponte do Marabá, que liga bairro Goés Calmon e Centro, também foi fechada para veículos.

PM é preso suspeito de agredir companheira em Salvador: ‘Ápice foi a questão das eleições’

PM é preso suspeito de agredir companheira em Salvador — Foto: Reprodução/TV BahiaPM é preso suspeito de agredir companheira em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

Policial é preso após agredir esposa e a filha dela

Um policial militar da 40ª CIPM foi preso na quinta-feira (1°), suspeito de agredir a companheira no bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador. Segundo a vítima, a agressão aconteceu após uma discussão política.

“O ápice dessa última foi a questão das eleições, né? Porque ele é de um candidato, eu sou de outro candidato… e aí depois ele passou a me retaliar. Ele me agrediu fisicamente, verbalmente também”, disse a vítima, que preferiu não revelar a identidade.

 

De acordo com a mulher, a agressão aconteceu na quarta-feira (30), um dia antes da prisão do PM. A filha dela, de 9 anos, fruto de um outro relacionamento, também teria sido agredida. “Ele agrediu minha filha de 9 anos, que veio me defender. Apontou a arma para mim, minha filha abriu a porta do apartamento, saiu correndo e foi para o corredor”, relatou.

“Quando ele viu minha filha gritando: ‘Socorro, socorro, socorro! ajuda minha mãe, ajuda minha mãe. ele vai matar a minha mãe’, ele colocou a arma aqui debaixo do braço, saiu do corredor, veio puxando minha filha pelo cabelo, até dentro do apartamento”, denunciou.

“Ele pegou, jogou minha filha na parede, né? Falou: ‘Cala a boca sua vagabunda, sua nigrinha’, com minha filha de 9 anos”.

Relação marcada por ciúmes

A relação entre o PM e a vítima, que durou mais de três anos, foi marcada por ciúmes da parte do militar. “Quando a gente começou a morar junto ele já apresentou sinais, né? Então, ele não deixava, não gostava que eu usasse batom. Sempre foi muito ciumento, muito possessivo”, disse a vítima.

A mulher contou que usava a maquiagem mesmo com as reclamações, mas sofria retaliações de outras formas e depois recebia pedido de desculpas. “Ele dizia que ia procurar melhorar. Só que essa melhora durava uma semana”.

Em 2021, de acordo com a denunciante, ela teve um dos dedos quebrados e o nariz machucado após uma agressão feita pelo suspeito.

Prisão

 

A Polícia Civil informou que a Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam) de Brotas autuou em flagrante o suspeito pelo crime de lesão corporal praticado contra a companheira, após ter sido apresentado por militares.

Os envolvidos na ocorrência foram ouvidos pela Deam online. Além dos depoimentos, foram analisados exames de lesões corporais, vídeos e ocorrências anteriores sobre violência doméstica e familiar imputada ao suspeito.

O policial foi levado para o Batalhão da Polícia Militar de Salvador e segue à disposição da Justiça. O nome dele não foi divulgado.

Lula manda recado aos baianos em meio aos estragos das chuvas

Lula manda recado para as famílias da Bahia em momento de prejuízos causados pelas fortes chuvas

As recentes chuvas que atingiram cidades da Bahia causaram estragos para a população baiana, em especial nos municípios do interior. Depois das complicações causadas pela chuva em Teodoro Sampaio, problemas se agravaram, também, em Cachoeira e São Félix, no Recônvaco Baiano. Em meio ao cenário, o presidente eleito Lula (PT) enviou nesta sexta-feira (2) mensagem para os baianos

Os vídeos que circulam nas redes sociais mostram o grande volume de água que atingiu as cidades. Alagamentos foram registrados em diversas localidades.

Eleito: Marina Silva publica vídeo revelador sobre vitória de Lula; assista

“Minha solidariedade e meus sentimentos para as famílias que estão sofrendo com as fortes chuvas no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. […] Precisamos retomar verbas para prevenção de desastres naturais e defesa civil. E enfrentarmos juntos as catástrofes e a mudanças climáticas”, disse Lula.

Tristeza: Mulher morre em grave acidente na Bartolomeu de Gusmão

Uma mulher faleceu na manhã desta sexta-feira (02), no Hospital de Base em Vitória da Conquista. Ela foi vítima de um acidente de trânsito na avenida Bartolomeu de Gusmão no início da semana

De acordo com informações de testemunhas, a mulher foi atropelada.

O corpo foi removido para o DPT de Vitória da Conquista.[fonte blog do sena]

Últimos dias para a renovação de matrícula na rede estadual de ensino

A renovação de matrícula na rede estadual de ensino segue até esta sexta-feira (2/12) e o processo deve ser realizado na própria unidade escolar em que o estudante vai concluir o ano letivo de 2022.

O estudante com 16 anos de idade ou mais pode fazer a sua própria renovação. Já para o estudante menor de 16 anos, a renovação deverá ser feita pelos pais ou responsáveis. No momento da renovação é feita uma triagem de documentos e, caso não exista pendência de algum documento, o estudante assina o Termo de Renovação e a renovação é validada no sistema pelo atendente.

O superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manoel Calazans, ressaltou a importância da atualização dos dados dos estudantes. “Durante a renovação da matrícula, é importante que os estudantes apresentem o comprovante de residência atualizado ou, até mesmo, sinalizem se houve mudança de telefone de contato da família. A atualização cadastral, durante a renovação da matrícula, é fundamental por conta dos diversos programas de assistência estudantil que a Secretaria da Educação do Estado (SEC) oferece, como, por exemplo, o Bolsa Presença, que é um benefício que exige constantes atualizações cadastrais”.

O aluno que desejar mudar de turno ficará condicionado à existência de vaga no turno pretendido.  E, caso não renove a matrícula até o dia 2 de dezembro, a solicitação de uma nova vaga só poderá ser feita em janeiro de 2023, de acordo com calendário a ser divulgado pela SEC.

Estado sanciona lei que amplia oferta de cursos do Ensino Superior para educadores e trabalhadores da Educação

O governador do Estado, Rui Costa, sancionou, nesta quinta-feira (1º), a Lei n° 14.491, de 30 de novembro de 2022, sobre a criação e manutenção de Polos de Apoio Presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil, no âmbito do Estado da Bahia. Denominado de Polos UAB/Bahia, o projeto foi aprovado recentemente pela Assembleia Legislativa do EStado (ALBA).  As unidades educacionais são voltadas para o desenvolvimento da modalidade de Educação à Distância, através do Sistema Universidade Aberta do Brasil, denominado Sistema UAB, vinculado à Secretaria da Educação (SEC).

O principal objetivo é oferecer a infraestrutura para a realização de cursos superiores nas diferentes áreas de conhecimento, com prioridade para a realização de cursos de Licenciatura e de Formação Inicial e Continuada a professores da Educação Básica, além de cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em Educação Básica. A Bahia já conta com 22 polos, instalados em 21 municípios: Alagoinhas, Barreiras, Campo Alegre de Lourdes,  Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Ilhéus, Ipiaú, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Juazeiro, Macaúbas, Paulo Afonso, Pintadas, Salvador (com dois polos, um no Instituto Anísio Teixeira – IAT e outro no Subúrbio), Santa Maria da Vitória, Seabra, Serrinha, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

O coordenador de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou que a lei possibilitará a criação de uma rede de Educação à Distância na Bahia, fortalecendo os Territórios de Identidade, a partir do regime de colaboração com os municípios, visando garantir a oferta ao Ensino Superior com novos polos UAB. “Os Polos UAB deverão também contribuir para fortalecer o processo de formação de professores, garantindo o desenvolvimento de temas que atendam às necessidades locais a partir das experiências de nossas Instituições públicas de Ensino Superior e isso também terá reflexos na qualidade da Educação Básica”, afirmou.

Os cursos à distância serão oferecidos, exclusivamente, por Instituições de Ensino Superior (IES) federais, estaduais e municipais e terão seus momentos presenciais realizados nos Polos UAB/Bahia, devendo atender às demandas definidas por critérios, a exemplo dos definidos no Plano Estadual de Educação. Toda a infraestrutura física e a logística de funcionamento dos Polos UAB/Bahia serão de responsabilidade da SEC que poderá, para tanto, firmar convênios ou parcerias necessárias para a operacionalização, implementação e manutenção e deverão funcionar, preferencialmente, em espaço físico autônomo ou, excepcionalmente, em espaço compartilhado com uma escola pública, universidade ou órgão integrante da estrutura da SEC.