prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

POÇÕES: Justiça decreta prisão de homem flagrado transportando 130 aves silvestres sem autorização

Foto: Divulgação

A juíza Janine Soares decretou a prisão preventiva de um homem que foi flagrado transportando 130 pássaros silvestres sem autorização, na cidade de Poções, no sudoeste do estado. A decisão se deu após denúncia do Ministério Público da Bahia, por meio do promotor de Justiça Ruano da Silva Leite.

Conforme a denúncia do Ministério Público, em 27 de janeiro de 2021, o denunciado foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal, no km 760, do município de Poções, enquanto conduzia seu carro e, ao ser revistado o porta-malas, os policiais encontraram sete gaiolas, contendo cerca de 130 pássaros silvestres, da espécie cardiais de topete vermelho, que foram transportados por longa distância, em um curto espaço fechado, em condições degradantes, sem água e comida, e expostos a intenso sofrimento.

O promotor de Justiça ainda ressalta que o denunciado possui registros criminais espalhados em diversos estados do país. “Vale destacar que, mesmo após ter sido preso por mais de uma vez, inclusive pelos fatos denunciados, no último dia 20 de outubro deste ano, ele foi novamente flagrado no município de Paulista, no Piauí, pelo mesmo motivo”.

Ele foi denunciado pelos crimes previstos nos artigos 29 e 32 da Lei no 9.605/1998, por transportar espécies da fauna silvestre sem a devida licença ou autorização da autoridade competente e por praticar maus-tratos contra os animais.

Em sua decisão, a juíza Janine Soares destacou a submissão dos animais a condições de maus tratos severos, além da grande quantidade de animais traficados.

Com informações do MPBA

Reunião de lideranças mostra força do PDT em Vitória da Conquista.

O presidente municipal do PDT, Manoel Gusmão da Silveira reuniu demais dirigentes para avaliar o ano de 2022, elaborar trabalhos futuros, planejar a campanha eleitoral para 2024. “Vamos manter o que está bom e melhorar as bases e os trabalhos”

O presidente do PDT/VCA Manoel Gusmão da Silveira, reuniu na noite desta segunda-feira (12) demais dirigentes do partido municipal para planejar as ações do partido ao longo dos próximos anos e ressaltar o engajamento de todos no apoio à presidência estadual do partido e aos seus respectivos deputados eleitos pela legenda.

Segundo o presidente municipal, a adesão dos dirigentes foi unânime ao projeto político. Na ocasião, todos os membros falaram e apresentaram sugestões para o plano de trabalho e parcerias ao município com a implementação de políticas públicas comuns para as comunidades rurais e urbanas do município, além do presidente municipal estavam presentes, Girlei Almeida, Daí do esporte, Dr. Ildeval Gomes e Kenia Duarte.

Manoel Gusmão, afirmou que o PDT municipal terá o desafio de construir diálogos políticos e sociais para ajudar a construção de um plano de gestão colaborativa ao municipio e a gestão atual, permitindo que as metas administrativas sejam elaboradas com a contribuição de todos os segmentos da sociedade.

Manoel Gusmão (PDT), depois de ouvir todos os dirigentes presentes, agradeceu a lealdade e o nível de fidelização do PDT que, sob a sua liderança municipal, orientado pelo presidente estadual e Deputado Federal Félix Mendonça júnior e do amigo e membro do diretório estadual Silva Neto, são uma força fundamental para a continuação dos trabalhos comunitários esperando um resultado vitórioso para o pleito nas eleições proporcionais para 2024. ”Vamos manter o que está bom, precisamos defender o que vem dando certo, rever o que está errado e fazer o que nunca foi feito pela cidade, vale salientar que o PDT já destinou R$ 1 milhão de reais, para ser aplicado nas unidades básicas de saude do município”. Vamos a Luta pois juntos somos mais fortes, PDT forte e unido.

Recém-nascido é encontrado em matagal no interior da BA; bebê estava com placenta e cordão umbilical

Bebê quando foi resgatado nesta segunda-feira (12) — Foto: Arquivo pessoal

Bebê quando foi resgatado nesta segunda-feira (12) — Foto: Arquivo pessoal

Um recém-nascido foi encontrado em um matagal nesta segunda-feira (12), na cidade de Milagres, a cerca de 245 km de Salvador. De acordo com o delegado da cidade, Thiago Costa, a criança estava enrolada em um saco plástico, com a placenta e o cordão umbilical. Até a tarde desta segunda, a mãe da criança não havia sido localizada.

“Nós já falamos com a pessoa que encontrou o bebê. Ele ouviu o choro forte no matagal, chamou outros moradores e levou a criança para o hospital com vida. O nome da cidade é sugestivo, Milagres”, disse o delegado.

 

Ainda segundo Thiago Costa, o bebê é do sexo masculino, estava sujo de fezes e tinha queimaduras no corpo devido a exposição ao sol. Na noite desta segunda, ele segue internado no Hospital Municipal de Milagres. Não há previsão de alta médica, mas o estado de saúde do bebê não é grave.

Bebê está internado em hospital em Milagres — Foto: Arquivo pessoal

Bebê está internado em hospital em Milagres — Foto: Arquivo pessoal

Um relatório médico apontou que o recém-nascido estava desidratado, com queimaduras de primeiro grau no rosto e um hematoma na cabeça, que pode ter sido decorrente da queda do nascimento, caso a mãe tenha dado à luz em pé.

O delegado informou que inquérito policial foi instaurado para apurar o crime e algumas testemunhas já foram ouvidas nesta segunda. De acordo com ele, o caso pode ser enquadrado como abandono de recém-nascido.

Doações

Hospital recebeu diversas doações para o recém-nascido — Foto: Arquivo pessoal

Hospital recebeu diversas doações para o recém-nascido — Foto: Arquivo pessoal

Desde que o bebê chegou na unidade de saúde, os funcionários do Hospital Municipal de Milagres não param de receber donativos. São roupas e alimentos que chegam de diversas cidades da Bahia.

Ainda segundo o delegado, algumas pessoas já demonstraram interesse em adotar a criança. Apesar disso, o Conselho Tutelar aguarda a manifestação do Ministério Público Estadual em Amargosa – cidade vizinha a Milagres -, que já foi comunicado sobre o caso.

Diplomação de Jerônimo Rodrigues vai acontecer na próxima sexta no TCA

Imagem sobre Diplomação de Jerônimo Rodrigues vai acontecer na próxima sexta no TCAFoto: Reprodução / Bahiatursa

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE-BA) realizará a solenidade dos eleitos no pleito deste ano na próxima sexta-feira (16), Teatro Castro Alves (TCA), às 16h. O evento celebra, inclusive, o primeiro passo para a posse do futuro governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

 

Entre cargos no executivo e no legislativo, serão, ao todo, 107 eleitos que serão diplomados pelo TRE da Bahia. Além da entrega dos diplomas ao governador e vice-governador eleito, o evento prevê a diplomação de 63 deputados estaduais, de 39 deputados federais e ainda do senador e seus dois suplentes.

Para a posse no dia 1 de janeiro, a expedição da documentação é necessária para a formalização dos eleitos, condicionando o respectivo eleito a assumir o cargo. Todos os vencedores no pleito deste ano deverão ser diplomados em seus cargos até 19 de dezembro, conforme prazo previsto nas normas eleitorais. 

No caso de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), a diplomação dos presidente e vice-presidente da República é de responsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dois, inclusives, receberam a documentação nesta segunda-feira (12), em cerimônia realizada no plenário da Casa

Governo do Estado atualiza dados em municípios afetados pelas chuvas

Imagem sobre Governo do Estado atualiza dados em municípios afetados pelas chuvas
Fotos: Reprodução/g1/SSP

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta segunda-feira (12), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorreram em várias regiões do estado. Até a presente situação, são 525 desabrigados, 16.477 desalojados e 102.601 outros afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Também foram registrados sete feridos e um óbito. O número total de atingidos chega a 119.611 pessoas.

 

Os números correspondem às ocorrências registradas em 69 municípios afetados. Desse total, 49 estão com decreto de Situação de Emergência, são eles: Aiquara, Alcobaça, Arataca, Baixa Grande, Barro Preto, Buerarema, Cachoeira, Canavieiras, Caravelas, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Coaraci, Dário Meira, Eunápolis, Fátima, Ibicaraí, Ibicuí, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Itabuna, Itajuipe, Itambé, Itapé, Itapebi, Itapicuru, Itaquara, Itarantim, Itororó, Jussari, Lafaiete Coutinho, Medeiros Neto, Nova Itarana,Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, São Félix, Teodoro Sampaio, Ubaitaba, Vereda e Wenceslau Guimarães.

Os municípios afetados são: Aiquara, Alcobaça, Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Baixa Grande, Barro Preto, Belo Campo, Buerarema, Cachoeira, Canavieiras, Caravelas, Cardeal da Silva, Catu, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Dário Meira, Eunápolis, Fátima, Floresta Azul, Gandú, Guaratinga, Ibicaraí, Ibicuí, Ibotirama, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Itabuna, Itajuipe, Itamaraju, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itaquara, Itarantim, Itororó, Jitaúna, Juazeiro, Jucuruçu, Jussari, Lafaiete Coutinho, Maragojipe, Marcionílio Souza, Medeiros Neto, Nova Itarana, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santo Antônio de Jesus, São Félix, Sátiro Dias, Teixeira de Freitas, Teodoro Sampaio, Ubaitaba, Vereda e Wenceslau Guimarães.

 

 

Rodovias afetadas pelas chuvas

Nos últimos dias não houve atualização nos números das intervenções realizadas pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). A execução de serviços emergenciais, de acordo com Seinfra, permitiu o restabelecimento do tráfego de veículos em 24 pontos de rodovias baianas afetados pelas chuvas das últimas semanas. As intervenções também contam com o apoio dos Consórcios Intermunicipais de Infraestrutura.
Trechos com tráfego liberado: BA-262: Poções – Nova Canaã; BA-026: Santo Antônio de Jesus – Amargosa; BA-220: Euclides da Cunha – Monte Santo; BA-233: Sátiro Dias – Inhambupe; BR-349: Olindina – Itapicuru; BA-001: Prado – Cumuruxatiba; BA-690: Vereda; BA-699: Jucuruçu – Itanhém; BA-126: Vereda – ItaBrasil – Bisogue – Buqueirão – Nova Alegria; BA-690: Medeiros Neto – Vereda; BA-284: Distrito de Nova Alegria; BA-290: Teixeira de Freitas – Alcobaça; BA-290: Itanhém – Divisa BA/MG; BA-144: Carnaíba de Baixo; BA-427: Entre os distritos de Campo Alegre e Lagoas; BA-463: São Desidério – Roda Velha; BA-130: Ibicuí – Ibitupã; BA-262: Poções – Nova Canaã; Semi Anel Viário de Itabuna: Liga as BR’s 101 e 415; BA-651: Itapitanga – Coaraci; BA-502: São Félix – Muritiba; e BA-084: Santo Amaro – Oliveira dos Campinhos.

Bolsonaristas quebram e queimam carros ao tentar invadir sede da PF

Reprodução/VídeoPoliciais reagiram com tiros de balas de borracha e bombas de efeito de moral para tentar dispersar o grupo de bolsonaristas

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) tentaram invadir na noite desta segunda-feira (12) a sede da Polícia Federal em Brasília. Um grupo de manifestantes danificou vários carros que estavam estacionados no entorno do edifício da corporação.

Alguns deles chegaram a ser incendiados. Policiais reagiram com tiros de balas de borracha e bombas de efeito de moral para tentar dispersar o grupo.

O ato foi justificado por alguns bolsonaristas sob a alegação de que agentes da Polícia Federal prenderam “injustamente um indígena”. De acordo com o site Metrópoles, trata-se de Cacique Tserere, líder indígena apoiador de Bolsonaro e conhecido por discursos contra o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e em defesa de intervenção militar.

Parabéns e um feliz aniversario e muita saúde meu grande amigo prefeito de Boa Nova a Adonias

Um grande gestor humilde uma pessoa que tem meu respeito pelo seu trabalho e principalmente um grade gestor saúde e felicidade pelo seu dia do seu amigo Adriano cruz e aproveita e parabenizar a primeira dama pelo grande trabalho na açao social da cidade de BOA NOVA tive o prazer de varias veses ver o trabalho lindo feito na cidade e a humildade que os dois tem com o povo

A incompetência da prefeita Sheila Lemos é o assunto mais comentado nos meios políticos, na imprensa e nas redes sociais

Não dá para achar normal o retrocesso político administrativo que o nosso município está imergido há quase seis anos! Tenho notado que muitas críticas estão partindo de pessoas que apoiaram Herzem e Sheila, inclusive pessoas que não são petistas, que não têm simpatia pelo PT e até se posicionam como antipetistas.
Sou membro de um fórum de debates sobre mobilidade, engenharia e arquitetura, que está presente em todo o mundo. Esse fórum é o Skyscrapercity, que tem muitas comunidades de discussões sobre Vitória da Conquista. Nos últimos meses muito se tem discutido sobre a inoperância da administração municipal, inclusive com foristas insinuando que a corrupção está levando os recursos que deveriam ser investidos em obras para melhorar a vida dos conquistenses. Como a maioria é composta por antipetistas, o medo é que o PT conquiste a prefeitura em 2024. Uns foristas acham que o fracasso administrativo de Sheila fará o PT vencer a eleição até com muita facilidade. As críticas são pelo abandono das nossas ruas; pela vagarosidade na execução das poucas obras; pelo descaso com o transporte coletivo; por falta de políticas públicas na área da mobilidade, enfim, por tudo na de ruim que está ocorrendo em nosso município.
Não existe um único setor da administração que esteja funcionando com eficiência, contudo, a prefeita age como se tudo estivesse às mil maravilhas!
Noutra contagem irei postar algumas críticas que os foristas conquistenses estão fazendo, até para mostrar que o povo está muito descontente com o malfadado “Governo para Pessoas”![autor carlos costa]

Chegando o Natal, a prefeita Cordélia exonera 76 funcionários da prefeitura


Prefeita Cordélia Torres ( Foto: Reprodução / Instagram)

Nesta sexta-feira (09/12), a prefeita de Eunápolis Cordélia Torres exonerou 76 funcionários da prefeitura.

Como já via anunciado nos bastidores, a prefeita finalizou a semana deixando vários pais de família desempregados, praticamente na véspera do natal.
Uma das exonerações chamou a atenção da população. Uma funcionária que faleceu no ano passado foi uma das exoneradas nesta sexta-feira.  A dúvida é quem estava recebendo o salário da falecida?

A população de Eunápolis merece uma resposta. Até o momento a prefeita municipal não esclareceu a situação que repercutiu bastante nas redes sociais, após a publicação no diário oficial do município.

ACIDENTE COM UMA VITIMA FATAL MUNICIPO JANIO QUADROS

Mais uma tragédia no trânsito.

E desta vez o fato aconteceu nesse sábado (10) em um município da região Sudoeste, próximo a Conquista.

Um acidente envolvendo moto e ambulância deixou um jovem morto na estrada que dá acesso ao município de Presidente Jânio Quadros.

A vítima morreu no local.

Segundo populares, o motociclista é da vizinha cidade de Maetinga.

O clima é de tristeza nos dois municípios.