Nel era morador de uma região próxima de onde aconteceu a tragédia.
Fonte: Blog Jeferson Almeida

O diretor-geral da Polícia Rodovária Federal (PRF), Silvinei Vasques foi exonerado pelo presidente Jair Bolsonaro. A exoneração foi publicada na edição desta terça-feira (20) do “Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.
O agora ex-diretor é réu por improbidade administrativa por pedir votos para Bolsonaro nas eleições. Vasques também comandou as operações da PRF durante os bloqueios nas estradas no segundo turno.
No mês passado, o Ministério Público Federal (MPF) pediu ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) o afastamento imediato do diretor-geral. O MPF também moveu uma ação civil contra Vasques por improbidade administrativa e pediu o afastamento do diretor-geral da corporação. Na época, o juiz federal José Arthur Diniz Borges negou seu afastamento, sob alegação de que estava de férias até o dia 6 de dezembro.
Ação do MPF
Na ação do MPF, o órgão disse entender que Vasques utilizou do cargo púbico para fazer campanha eleitoral para o então candidato à reeleição presidencial Jair Bolsonaro, entre agosto e outubro deste ano. No inquérito, o Ministério Público atesta que o diretor-geral da PRF, desde o começo das eleições, fez postagens em redes sociais com mensagens de cunho eleitoral. No dia 29 de outubro de 2022, véspera do segundo turno das eleições, na conta pessoal no Instagram, Vasques pediu explicitamente voto para Bolsonaro, segundo o MPF.
Para o MPF, a postura de Vasques está relacionada com a conduta da PRF no dia do segundo turno, quando vários ônibus, sobretudo no nordeste (onde o adversário de Bolsonaro tinha número superior de eleitores, segundo pesquisas), foram parados por agentes em operações policiais questionadas pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. A “inação [da PRF] durante os bloqueios” rodoviários promovidos por eleitores descontentes com o resultado das eleições, também foi lembrada na ação do MPF.
“Não é possível dissociar que as condutas do requerido, especialmente na véspera do pleito eleitoral, tenham contribuído sobremodo para o clima de instabilidade e confronto instaurado durante o deslocamento de eleitores no dia do segundo turno das eleições e após a divulgação oficial do resultado pelo TSE”.

Um grave acidente tirou a vida de um homem conhecido como Nel, na noite de ontem (18), na BA-262, entre Poções e o vizinho município de Nova Canaã. O acidente aconteceu na altura da Serra do Capa Bode.
Segundo apurou o Blog do Jeferson Almeida, Nel estava em uma moto quando colidiu com um carro. Uma mulher, de identidade não divulgada e que estava na garupa da moto, sofreu fratura nas pernas.

O SAMU de Poções foi acionado, mas as vítimas já haviam sido socorridas por uma ambulância do município de Nova Canaã, onde deram entrada no hospital. Nel deu entrada na emergência da unidade já sem vida. A mulher segue internada.
Nel era morador de uma região próxima de onde aconteceu a tragédia.
Fonte: Blog Jeferson Almeida

É com pesar que o Blog do Sena informa o falecimento de Ariane Gama, aos 22 anos de idade, após sofrer um grave acidente de carro envolvendo o filho do prefeito de Canudos, Alex Macedo.
O acidente ocorreu na madrugada do último domingo (18) no trecho entre os povoados Laje e Água Branca no município de Jeremoabo, na Rodovia BR 235.

Além de Ariane, três pessoas se feriram após um Fiat Sena, em que as vítimas estavam a bordo, capotar.
Alex Macedo, filho de Gilson Cardoso, prefeito de Canudos, participava de uma inauguração em Laje, em companhia de Paloma, Marília e Ariane Gama.
Ao retornar do evento, Alex perdeu a direção do carro e Ariane, de 22 anos, acabou morrendo na hora.
As vítimas feridas foram socorridas e levadas ao Hospital de Jeremoabo, de onde foram transferidas em seguida para Aracaju. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e registrou a ocorrência.
Nossos sentimentos aos amigos e familiares
fonte: Blog do sena

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana divulgou o registro de um caso ativo de meningite meningocócica na cidade. O paciente, 41 anos, está internado no Hospital Geral Cleriston Andrade desde o último sábado (17). De acordo com a coordenadora da Vigilância, Carlita Correia, os casos de meningite meningocócica (bacteriana) podem ter uma evolução muito rápida, levando à morte. “Nós já identificamos todos os contatos domiciliados, a quimioprofilaxia já está sendo disponibilizada, e essas pessoas permaneceram sob vigilância e monitoramento da equipe de referência da vigilância epidemiológica”, esclareceu.
Se para a meningite viral não existe vacina específica, no caso da forma bacteriana a vacina está disponível nos postos para os profissionais de saúde e pessoas de até 19 anos. Duas vacinas são oferecidas, a meningocócica tipo C (conjugada) e a ACWY. O público alvo foi expandido depois de um aumento de casos da forma bacteriana.
Em outubro, houve aumento de 160% nos casos do tipo bacteriano, mas segundo a Sesab, até julho, apenas 62,9% das crianças baianas tinham se imunizado. Até 24 de setembro, a Bahia tinha 273 pacientes com a doença. O aumento não é exclusivo daqui: em São Paulo houve crescimento de 77% nos casos entre maio e setembro.
Sintomas da meningite:
Febre
Rigidez na nuca
Dor de cabeça
Mal-estar
Náusea e vômito
Confusão mental
Sensibilidade à luz
Dores intensas ou dores nos músculos, articulações, peito ou barriga
Manchas vermelhas na pele, parecidas com picadas
Respiração rápida
Calafrios

O suspeito de liderar uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, homicídio, corrupção de menores e roubo a banco foi preso, na noite deste sábado (17), em Mata de São João. Segundo a polícia, ele costumava postar fotos exibindo armas nas redes sociais.
O homem foi preso por equipes da 53ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Mata de São João), na noite de sábado (17). Uma submetralhadora, munições e drogas foram apreendidas com o criminoso.
Segundo a PM, os militares faziam patrulhamento na localidade de Caboré, quando perceberam um homem armado, entrando no condomínio Alto das Mangueiras. As equipes se aproximaram e o criminoso, quando percebeu, atacou com disparos de arma de fogo.
Os PMs continuaram com a incursão e o traficante se escondeu no 4° andar de um dos edifícios do condomínio. Para evitar confronto e a possibilidade de colocar em risco os moradores, os militares iniciaram o processo de negociação. Com apoio de guarnições da 36ª CIPM e, após a chegada de familiares do criminoso, ocorreu a rendição.
O traficante, a arma, munições e 35 pinos de cocaína foram apresentados na 36ª Delegacia Territorial (DT), em Dias D’Ávila.
A Prefeitura Municipal de Poções, por meio da Secretaria Municipal de Educação manifesta profundo pesar pelo falecimento precoce da aluna Evelyn Pereira de Souza, ocorrido nesse domingo (18/12). Evelyn é aluna do Polo Educacional Abílio Ferreira Campos, localizado na região do Mulungu.
Neste momento de dor e consternação nos unimos aos funcionários do Abílio Ferreira Campos para prestamos nossas mais sinceras condolências aos pais, familiares e amigos, externando nossa solidariedade e votos de força para superar tão difícil perda.
Compadecemo-nos da dor da família e rogamos a Deus que conforte o coração de todos, e conceda a Evelyn o descanso eterno.
Secretaria Municipal de Educação.

Foi publicado nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial da Bahia a exoneração da delegada Gabriela de Diego Garrido, figura muito conhecida e respeitada em Vitória da Conquista pelo trabalho que vem desenvolvendo frente a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM.
A exoneração do cargo comissionado pegou de surpresa até mesmo a delegada, que afirmou à nossa reportagem que ficou sabendo através da imprensa local.
A delegada Gabriela Garrido, soteropolitana, recebeu da Mesa Direitora da Câmara de Vereadores no mês passado o título ‘Cidadão Conquistense’ como reconhecimento da sociedade conquistense e pelo ativismo em prol dos direitos da mulheres.

fonte: Blog Caique Santos

Um grave acidente de trânsito terminou com três jovens, com idade entre 21 e 26 anos, mortos na avenida Paralela, em Salvador. A batida aconteceu embaixo do viaduto do CAB, no sentido Iguatemi.
Imagens capturadas logo após o acidente, ocorrido por volta das 1h30 da manhã deste domingo (18), mostram que o carro ficou destruído. Destroços do Renault Clio ficaram espalhados pela pista, enquanto o que sobrou do veículo estava em cima do canteiro.
As vítima foram identificadas como Arthur Silva Batista, de 26 anos, Paulo Henrique Garcez dos Santos, de 21, e Henrique Maurino Cândido, de 23.
Não houve outro automóvel envolvido na batida.

Um motorista foi preso em flagrante neste sábado (17), após atropelar sete pessoas na Praça Ruy Barbosa, no município de Ubatã. Segundo a Polícia Civil, o condutor estava embriagado e perdeu o controle do veículo.
A prisão foi feita por uma guarnição da Polícia Militar, que o levou até a delegacia, onde segue preso.
As vítimas foram encaminhadas para o hospital. Não há informações oficiais sobre o estado de saúde delas.

O presidente eleito Lula (PT) se reuniu neste domingo (18) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em Brasília.
O encontro aconteceu no hotel onde Lula está hospedado na capital. Nenhum dos dois falou com a imprensa depois da reunião. O presidente eleito e o presidente da Câmara têm feito várias reuniões nas últimas semanas.
A reunião deste domingo acontece em meio à tentativa do governo eleito de aprovar na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição conhecida como PEC da Transição
A PEC da Transição foi aprovada pelo Senado no último dia 7. Agora, cabe à Câmara discutir a PEC. O texto será submetido a dois turnos de votação e precisará dos votos de ao menos três quintos dos parlamentares (308 dos 513 deputados).
A expectativa do governo eleito é que a proposta seja votada nesta semana. A votação está prevista para a próxima terça (20).