Em razão das fortes chuvas dos últimas em Vitória da Conquista, a Prefeitura montou abrigos em escolas municipais com o objetivo de acolher as famílias que tiveram que sair de suas casas. Até esta segunda-feira (26), quatro abrigos estão em funcionamento, onde são atendidas 61 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Três dos abrigos são na área rural um no bairro Lagoa da Flores, na Escola Municipal José Gomes Novais, na Fazenda Paixão, onde seis famílias estão atendidas, totalizando 21 pessoas. No Centro Educacional Moisés Meira, em José Gonçalves, são três famílias, que correspondem a nove pessoas. Já na Escola Municipal Robert Kennedy, no povoado da Choça, são sete famílias, num total de 20 pessoas. Em uma unidade escolar desativada no Chácaras Guarani, estão sendo abrigadas quatro famílias compostas por 11 pessoas.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Michael Farias, nos abrigos é executado o serviço de proteção em situação de calamidade pública e emergência a pessoas e famílias que se encontram em situação de risco ou desabrigo. “As equipes da Assistência Social estão integradas em garantir o atendimento individual de cada família levantando suas necessidades imediatas, como também interagindo com as demais políticas públicas, a exemplo da saúde e educação, visando estruturar o funcionamento desses quatro abrigos provisórios, que vão garantir a acolhida às famílias que estão desabrigadas”, disse Michael.
Moradora da Fazenda Paixão há 13 anos, a lavradora Maria Aparecida de Jesus viu a casa em que mora alagar novamente este ano em razão das chuvas intensas registradas no local e necessitou do apoio prestado pela Prefeitura. Desde a última quinta-feira (22), ao lado do marido e dos três filhos, ela está no abrigo montado na Escola Municipal José Gomes Novais.
“A Defesa Civil nos orientou a vir pra cá e de novo deu apoio pra gente. É muito importante contarmos com o apoio da Prefeitura nesse momento porque não sabíamos pra onde iríamos. Aqui, estamos seguros, as pessoas zelam por nós. Agora, é esperar a situação melhorar para voltar pra casa”, disse dona Maria.
Doações
Empresas, entidades e moradores do município interessados em doar itens de higiene, alimentos, cobertores, entre outros artigos para auxiliar as famílias desabrigadas, podem entrar em contato com a Defesa Civil, por meio do 199 ou do whatsapp (77) 98856-5070. Os donativos também podem ser entregues na antiga sede da Defesa Civil, localizada na Rua General Mascarenhas de Morais, s/n (Junta Militar).