prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

SESAB REÚNE PREFEITOS DE 43 MUNICÍPIOS PARA INCENTIVAR VACINAÇÃO

Sesab reúne prefeitos de 43 municípios para incentivar vacinaçãoParte da estratégia envolve contratação de 86 técnicos de enfermagem para atuar nas cidades com menos de 100 mil habitantes que tenham menores

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vai reunir nesta terca-feira, 4, prefeitos e secretários municipais de Saúde de 43 municípios para incentivarem a vacinação. Parte da estratégia envolve a contratação de 86 técnicos de enfermagem para atuar em cidades com menos de 100 mil habitantes que  tenham as menores coberturas vacinais

O evento vai ser realizado no auditório da Sesab, a partir das 14h, e vai ter as presenças do governador em exercício, Geraldo Júnior; da Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana; do diretor geral da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), Ricardo Mendonça, além dos prefeitos e secretários de saúde dos 43 municípios contemplados nessa etapa do programa Vacina Bahia. Vão ser distribuídos ainda os 43 computadores doados para as secretarias municipais de saúde ampliarem o lançamento de dados nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde.

A coordenadora de Imunizações da Sesab, Vânia Rebouças, vai fazer uma apresentação sobre as estratégias que devem ser utilizadas para que se atinja o aumento da cobertura e também sobre a importância do lançamento correto dos dados para uma leitura fidedigna da realidade vacinal de cada município.

Correios reajustam em 5,49% o preço para envios de cartas

Uma nova portaria do Ministério das Comunicações autorizou os Correios a aplicar reajuste de 5,49% no preço para o envio de cartas e telegramas, nacionais e internacionais, entre outros serviços postais prestadas pela estatal de logística. A autorização entra em vigor nesta segunda-feira (3), com a publicação da portaria no Diário Oficial da União (DOU).

O aumento corresponde à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre janeiro e dezembro de 2022, conforme medido pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), descontado o Fator de Produtividade (percentual de tempo que um funcionário passa fazendo alguma atividade para qual ele foi contratado).

Com os novos preços, o envio de carta e aerograma nacional passa a custar de R$ 2,45 a R$ 13,45, a depender do peso, que pode ir a até 500 gramas. No caso dos telegramas nacionais, os preços variam de R$ 10,29 a R$ 14,90, dependendo do meio utilizado – internet, telefone ou agência.

A portaria também publicou um novo agrupamento de países para a precificação do envio de correspondências internacionais.

O último reajuste dos Correios foi em maio de 2022.

ESAÚ MATOS ANUNCIA SUPERLOTAÇÃO E DIZ QUE ‘REGULAÇÃO DO ESTADO’ NÃO DISPONIBLIZA VAGAS DE UTI PEDIÁTRICA

A direção do Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação de Saúde Pública de Vitória da Conquista, emitiu um comunicado à imprensa informando que desde a última quarta-feira, 29, duas crianças encontram-se no  pronto socorro pediátrico da unidade, sob ventilação mecânica, enquanto esperam que a Central da Regulação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia providencie as vagas. “Enquanto aguardam a transferência, as crianças recebem cuidados intensivos pela equipe de assistência do Hospital Esaú Matos durante 24 horas, ininterruptamente”, diz a nota.

Além desses pacientes, há outras crianças internadas no pronto socorro sob uso de oxigênio suplementar por falta de vaga na enfermaria, situação provocada pelo aumento expressivo de procura por atendimento no Hospital, configurando superlotação. A direção do Hospital Esaú Matos informa ainda que todas as macas, inclusive aquelas usadas para examinar os pacientes, encontram-se ocupadas. No momento, todos os pontos de oxigênio disponíveis também estão sendo utilizados.

De acordo com o comunicado, “a administração do Hospital está buscando, incansavelmente, resolver tal situação. Entretanto, o Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia ainda não disponibilizou as vagas de UTI pediátrica, bem como as de Enfermaria”.

Diante dessa situação, o Hospital Esaú Matos está atendendo apenas pacientes cujos quadros configuram emergência ou urgência médicas. Assim, a unidade hospitalar orienta que os demais casos deverão ser encaminhados para outros dispositivos da rede de assistência.

Já em relação aos casos nos quais os pacientes apresentam sintomas leves ou necessitam de avaliações de rotina, a orientação é que eles busquem atendimentos por via ambulatorial. Essa medida é necessária para garantir que esses pacientes não sejam expostos a riscos desnecessários, agravando ainda mais o quadro de superlotação.

Após colapso no atendimento da pediatria do Hospital São Vicente em Vitória da Conquista, a Prefeitura anunciou que a partir desta segunda-feira (3), o Hospital Unimec será mais uma porta de entrada para o atendimento pediátrico de crianças com síndromes gripais leves, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

A Prefeitura de Poções, através da Secretaria Municipal de Educação, vem revolucionando a qualidade do ensino nas escolas do município.

A Prefeitura de Poções, através da Secretaria Municipal de Educação, vem revolucionando a qualidade do ensino nas escolas do município.
Na tarde deste sábado (01), a administração municipal entregou mais uma escola totalmente reformada e ampliada, o Instituto Escolar Affonso Manta Alves Dias, no bairro Tigre.
Além da entrega da reforma, foi formalizado a entrega do imóvel. O antigo Colégio Estadual Luiz Viana, que antes pertencia ao estado, e agora denominado Instituto Educacional Affonso Manta Alves Dias, passa pertencer ao município. Mais uma conquista do Governo Nossa Terra, Nosso Orgulho.
O prédio recebeu benfeitorias como pintura em geral; readequação do telhado; substituição do forro, do piso, de portas e de janelas; instalação de grades de proteção e portões; construção de banheiros; entre outras.
No ato de entrega, a prefeita Nilda Magalhães esteve ao lado do vice João Bonfim; da secretária de educação, Dirani Porto Fagundes; dos familiares do poeta, Affonso Manta; da direção e funcionários da unidade e de representantes do legislativo municipal

Poções: Prefeitura reinaugurou neste Sabadado (01) a Unidade de Saúde da Família Paulina Maria de Jesus, em Morrinhos

Na manhã deste sabado (01), aconteceu a reinauguração da Unidade de Saúde da Família Paulina Maria de Jesus, em Morrinhos, que foi transformada num ambiente muito mais organizado e com a infraestrutura necessária e prestativa para garantir um melhor acolhimento e atendimento à população.
Esse foi mais um compromisso assumido e cumprido pela atual gestão. Na Unidade, são oferecidas consultas médicas especializadas, exames, e outros.
Durante a reinauguração, a secretária de saúde Luciana Vasconcelos, anunciou que tão logo também serão realizadas melhorias em outras unidades, e citou a construção do novo posto de saúde do Bairro Lagoa Grande.
“Vamos avançar ainda mais com as melhorias das unidades de saúde do nosso município”, afirmou a prefeita Nilda Magalhães.
Dona Nilda esteve ao lado do vice João Bonfim, de todo o secretariado municipal, de demais funcionários da prefeitura e de representantes do poder legislativo.
O evento, que reuniu um enorme público, que por sua vez também está participando de uma Feira de Saúde que esta acontecendo durante todo o dia de hoje (01), em Morrinhos.
Pode ser uma imagem de 8 pessoas, pessoas em pé e área interna
Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas em pé e área interna

Domingo (02) foi de muito competição no Campeonato da 2ª Divisão Municipal de Futebol, realizado pela Prefeitura de Poções, através da Coordenadoria de Esportes.

As partidas da 3ª rodada aconteceram simultaneamente nos campos do Alto da Vitória, Quirinão e Bela Vista e tornou o domingo mais atrativo para dezenas de torcedores que acompanharam os jogos.

foram classificados os 6 times que terão o acesso ao Campeonato Municipal edição 2023. As equipes classificadas foram: Vitorinha, Vila Divina, Real Divinense, Alabama, Juventude e Crisma.

A próxima fase da competição as equipes disputaram em 2 grupos de 3 equipes cada, onde o melhor de cada equipe se enfrentam na grande final da segundona.

Jequié: Jovem foi assassinado a tiros dentro de loja

Fim de semana bastante violento com registro de homicídios e acidentes.

Um jovem identificado como Lucas perdeu a vida após ter sido vítima de disparos de arma de fogo dentro de uma loja.

Familiares e amigos estão em choque com a frieza dos assassinos.

O fato aconteceu na vizinha cidade de Jequié

De acordo com informações de internautas do Blog do Rodrigo Ferraz, ele era inocente e o alvo era outro homem, que também foi assassinado.

“Tiraram a vida de um jovem que não tinha nada a ver com a ação dos assassinos. Estamos estarrecidos com essa situação”, disse uma amiga.

Nossos sinceros sentimentos.

Conquista: Casa pega fogo e homem morre no bairro Sumaré, nesta noite.

Noite de domingo (2) trágica em Vitória da Conquista. No Loteamento Sumaré, que fica no Centro da Cidade, uma casa pegou fogo e de acordo com o 7º Grupamento de Bombeiro Militar um homem morreu. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a 77ª Companhia Independente de Polícia Militar registraram a ocorrência. O corpo será removido ao Instituto Médico Legal pelo Departamento de Polícia Técnica.

Foi identificado o que homem perdeu a vida após uma casa pegar fogo no Bairro Sumaré. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima morreu carbonizada. A causa do incêndio ainda não foi divulgada oficialmente a imprensa. A vítima foi identificada como Felisberto Santos, figura bastante conhecida na localidade. O corpo foi levado ao Departamento de Polícia Técnica.

Violência : Dono de loja de Açaí reage a assalto e cliente morre atingida pelos tiros

Uma mulher de 37 anos identificada como Silvana Silva foi morta, na noite deste domingo (02/04), no bairro do Cabula, em Salvador. A ocorrência foi por volta das 18h, na loja Açaí Favorito. Populares disseram que dois homens em uma moto deram voz de assalto e o dono do estabelecimento reagiu. O homem teria disparado tiros contra os ladrões e houve confronto. A vítima fatal estava com uma amiga. Elas chegaram a pegar os celulares para entregar aos bandidos quando Silvana acabou ferida. Socorrida ao Hospital Geral Roberto Santos por populares, ela não resistiu. Os criminosos fugiram do local e o caso será investigado pela Polícia Civil.

Jovem morre eletrocutado ao tentar invadir residência pelo telhado

Na noite deste domingo (2), segundo informações apuradas pela reportagem, o jovem identificado como Bruno Gabriel morreu eletrocutado, após tentativa de invasão de uma residência no bairro Pernambuco em Monte Azul MG, região da divisa com a Bahia.

De acordo testemunha, os fios de energia da residência estavam desencapados e teria acabado de chover no município, o que causou choque no suspeito e de acordo o Samu, o óbito no local. Polícia Militar acionou a Perícia Civil de Janaúba para serviços de praxe.

// Site Boneka Jaíba