prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Bahia Sem Fome: Governo do Estado da Bahia Lança Nova Campanha com o objetivo de reduzir a insegurança alimentar dos quase dois milhões de baianos em situação de vulnerabilidade socioeconômica

O Governo do Estado da Bahia lançou a campanha “Bahia Sem Fome” com o objetivo de reduzir a insegurança alimentar dos quase dois milhões de baianos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) montou uma ação estratégica de arrecadação e distribuição de alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza por meio de 61 unidades do SineBahia e 23 lojas dos Centros Públicos da Economia Solidária (Cesol) em todo o estado.
A campanha Bahia Sem Fome surge da necessidade de amenizar , de forma imediata, a insegurança alimentar de 50 municípios baianos que se encontram em situação mais vulnerável. O Brasil retornou ao Mapa da Fome em 2022, quando a fome crônica atingiu 4,1% da população brasileira. A campanha Bahia sem Fome se soma a outras iniciativas do governo federal.
A população de Poções é convidada a colaborar com os municípios em vulnerabilidade com doações de alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza na unidade do SineBahia de Poções, na Pça Raimundo Pereira de Magalhães s/n, Centro. Com essa mobilização, é possível contribuir para a redução da insegurança alimentar dos baianos que precisam de ajuda neste momento de dificuldade.
Lembrando que nosso município não se encontra na lista de vulnerabilidade, estamos na corrente do bem para ajudar os municípios baianos!

Poções: A Prefeitura de Poções, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou, na quarta-feira (05), a entrega de ovos de páscoa para as crianças

A Páscoa ficou ainda mais divertida e saborosa para os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A Prefeitura de Poções, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou, na quarta-feira (05), a entrega de ovos de páscoa para as crianças do SCFV de Poções, Morrinhos, Bandeira Nova, Jabuti e Olho D’água.
As entregas contaram com a presença da prefeita Nilda Magalhães, e da secretária de Assistência Social, Orleide Pacheco. Além de distribuir os deliciosos chocolates, a equipe de orientadores e facilitadores do SCFV dos cinco núcleos realizou palestras e atividades lúdicas sobre o verdadeiro significado da Páscoa, visando fortalecer a união, o trabalho em equipe, a perseverança e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas e pessoas em pé

Prevenção da dengue: 4 medidas simples para evitar a doença

É recomendado também usar repelente e roupas mais compridas para evitar a picada, além de tomar a vacina contra a dengue, que está disponível para pessoas acima de 45 anos que já tiveram dengue mais de uma vez e/ ou moram em áreas com muitos casos de dengue.

A dengue é uma doença transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC e manchas vermelhas no corpo

 

Imagem ilustrativa número 1

Como evitar a dengue

Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

1. Eliminar os focos de água parada

O mosquito que transmite a dengue se prolifera em locais com água parada, por isso eliminar os focos de água é um cuidado essencial para evitar que o mosquito se reproduza:

  • Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;
  • Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
  • Limpar sempre as calhas dos canos;
  • Não jogar lixo em terrenos baldios;
  • Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
  • Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;
  • Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;
  • Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;
  • Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
  • Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

Caso uma pessoa identifique um terreno baldio com lixo acumulado e objetos com água parada é preciso avisar uma autoridade competente, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa no telefone 0800 642 9782 ou ligar para prefeitura da cidade.

2. Aplicar larvicidas

Em locais com bastantes focos de água parada como depósitos de sucata, ferros-velhos ou lixões, é realizada a aplicação de larvicidas, ou seja, produtos químicos que eliminam os ovos e as larvas do mosquito. Entretanto, essa aplicação deve ser sempre feita por profissionais treinados, sendo indicada pelas secretarias de saúde das prefeituras.

O tipo da aplicação depende da quantidade de larvas do mosquito encontradas e, geralmente, não causam nenhum dano à saúde das pessoas. Essas aplicações podem ser:

  • Focal: consiste na aplicação de pequenas quantidades de larvicidas diretamente nos objetos com água parada, tipo vaso de planta e pneus;
  • Perifocal: é parecida à dedetização e baseia-se em colocar larvicidas com aparelho que solta gotículas de produto químico, deve ser feito por pessoas treinadas e com equipamentos de proteção individual;
  • Ultrabaixo volume: também conhecido como fumacê, que é quando um carro emite uma fumaça que ajuda a eliminar as larvas do mosquito, sendo que é realizado em casos em que há surto de dengue.

Além disso, os agentes comunitários de saúde que trabalham nos postos de saúde, frequentemente, visitam as residências do bairro com objetivo de detectar e destruir reservatórios de água que estejam acumulando água, ajudando na redução dos focos de transmissão da dengue.

Poções: Boletim Epidemiológico das Arboviroses até a semana 13 (Dengue, Chikungunya e Zika).

A Secretaria Municipal de Saúde de Poções, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, publica o Boletim Epidemiológico das Arboviroses até a semana 13 (Dengue, Chikungunya e Zika).
De acordo com a Coordenação da Vigilância Epidemiológica, Keila Magalhães, essa semana o aumento do número de casos foi bastante significativo, isso porque foram registrados 40 casos a mais em comparação a semana anterior.
Neste ano de 2023, foram notificados 93 casos suspeitos, dos quais, 20 são positivos confirmados laboratorialmente, 09 negativos, 41 aguardando resultados e 23 aguardando coleta.
Em razão disso, solicita o apoio de toda a população para reforçar os cuidados em seus domicílios, em especial com a realização das limpezas dos quintais, vedação adequada das caixas d`aguas e piscinas, cuidado com águas paradas em ralos, calhas e vasos de plantas. Sendo assim a maneira mais eficaz no combate à Dengue é a PREVENÇÃO!
Em caso de febre, dores no corpo, articulação, ao redor dos olhos ou sangramento nasal, procure a Unidade de Saúde da Família do seu bairro para receber atendimento.
Caso necessite da visita dos Agentes de Endemias e realização de coleta, procure o setor da Vigilância Epidemiológica na Secretaria de Saúde.
Juntos conseguiremos vencer o Mosquito transmissor das Arboviroses.

BRUMADO: MP aciona Prefeitura na Justiça por falta de atendimento a crianças com TEA

Foto: Prefeitura de Brumado

Na segunda-feira, 03, o Ministério Público da Bahia acionou o município de Brumado na Justiça para que seja criado, em até 30 dias, um plano para regularizar o atendimento multiprofissional de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e outros transtornos.

A Ação Civil Pública, movida pela promotora de Justiça Daniela de Almeida, levou em conta uma investigação feita a partir de denúncias de pais e responsáveis. As investigações constataram que o Município tem sido omisso em disponibilizar o atendimento necessário para os pacientes.

Na acção, o MP pede a contratação de profissionais suficientes para suprir as necessidades prescritas para os pacientes, como neuropediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Ainda foi solicitado o desenvolvimento de um programa de atendimento a crianças e adolescentes diagnosticados com TEA, com o censo e cadastramento dos munícipes nestas condições.

O documento do MPBA ainda afirma que algumas reuniões foram realizadas com a Prefeitura para sanar as irregularidades nos atendimentos, inclusive, um Termo de Ajustamento de Conduta foi proposto, mas o Executivo Municipal recusou, alegando que já havia contratado os profissionais necessários.

As informações são do MPBA

O Governo Federal vai cortar o Bolsa Família para quem começou a receber no período eleitoral.

As famílias cadastradas no programa Bolsa Família devem ficar atentas às mudanças que serão aplicadas pelo governo federal a partir de abril.
Imagem:Google

As famílias cadastradas no programa Bolsa Família devem ficar atentas às mudanças que o governo federal implementará a partir de abril. O Ministério do Desenvolvimento Social decidiu disponibilizar um bloco de matrícula para famílias solteiras, que deveria começar apenas em maio.

Segundo as autoridades, a iniciativa visa combater fraudes e evitar pagamentos incorretos não só para o Bolsa Família, mas também para o Lucro Continuado (BPC) e Tarifas Sociais de Energia Elétrica (TSEE).

As famílias solteiras têm sido acompanhadas de perto desde o final do ano passado, quando o governo identificou um aumento atípico no número de registros, sugerindo possíveis casos de fraude quando o software ainda era o Auxílio Brasil.

O primeiro grupo que passou por um levantamento cadastral de uma pessoa são os beneficiários que participaram do programa entre agosto e dezembro de 2022.

O motivo é a suspeita de que durante o período eleitoral o governo de Jair Bolsonaro permitiu que mais famílias entrassem na ajuda brasileira para se beneficiar durante as eleições presidenciais. Ainda a partir de agosto, o governo federal aumentou os juros de R$ 400 para R$ 600 e emitiu empréstimos consignados para famílias de baixa renda.

Uma pessoa que mora sozinha perde o Bolsa Família?

O Governo confirmou que o público-alvo do inquérito cadastral foram os agregados familiares individuais em particular. No âmbito da Pesquisa Cadastral Individual (AVEUNI 23), foram incluídos 8,2 milhões de cadastros únicos, dos quais 4,9 milhões eram beneficiários do Bolsa Família.

De acordo com dados da MDS, em abril, mais de 459 mil domicílios solteiros que participaram do programa serão pesquisados entre agosto e dezembro de 2022.

Já em maio, será a vez da triagem de cadastro daqueles que participaram do auxílio brasileiro entre junho e julho de 2022. Em junho, o lockdown será aplicado às famílias que participaram do programa entre março e maio de 2022.

Veja as datas para a divisão dos grupos e blocos do Bolsa Família.

Público 1 – Registros pessoais dos beneficiários do PBF cujos dados tenham sido incluídos ou atualizados em um único registro entre agosto de 2022 e dezembro de 2022.
Público 2 – Registros pessoais dos beneficiários do PBF cujos dados tenham sido incluídos ou atualizados em um único registro entre junho de 2022 e julho de 2022.
Público 3 – Registros pessoais de beneficiários do PBF cujos dados tenham sido incluídos ou atualizados em um único registro entre março de 2022 e maio de 2022.
Público 4 – Registros pessoais dos beneficiários do Fundo de Consolidação da Paz cujos dados foram inseridos ou atualizados em um único cadastro entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022.

Público 5 – Registros pessoais dos beneficiários do PBF com dados incluídos ou atualizados no cadastro individual até outubro/2021.

Público 6 – Registros de uma única pessoa para beneficiários não PBF.

O calendário de revisão foi atualizado para famílias unipessoais.

Público 1 – Bolsa Família banido em abril de 2023.

Público 2 – Bolsa Família banido em maio de 2023.

Público 3 – Bolsa Família bloqueado em junho de 2023.

Como saber se o Bolsa Família está cortado?

A MDS anunciou que a família do beneficiário receberá a mensagem por meio do extrato de pagamento do benefício e do aplicativo Bolsa Família. Revise o tipo de notificação que será mostrada aos membros da família que foram solicitados a se inscrever.

 

Chamada – O Bolsa Família relembrou uma das mensagens da pesquisa que você precisa esclarecer nas informações emergenciais do seu aplicativo. Encontre um setor de registro em sua cidade e não deixe o Bolsa Família atrapalhar seus interesses. Informe todas as pessoas que moram com você corretamente em seu cadastro. Para mais informações, por favor contacte o 121Motivo – ave Unipessoal Cod. xx-xx

Proibição – A mensagem de benefícios do Bolsa Família está bloqueada por verificação, que deve ser esclarecida nas informações de cadastro emergencial. Procure setores de cadastro individual para sua cidade até xx xx e evite cancelar os benefícios do Bolsa Família. Informe devidamente todas as pessoas que vivem consigo na sua candidatura para mais informações ligue para 121 razões – bacalhau de uma pessoa. xx-xx

Cancelado – Carta de benefício do Bolsa Família cancelada por meio da investigação Ele foi chamado para esclarecer as informações cadastrais e não compareceu. Procure urgentemente por um setor de registro em sua cidade por xx de xx e evite a exclusão do registro. Informe todas as pessoas que moram com você corretamente em seu cadastro. Para mais informações, ligue para 121 Razões – Bacalhau de Aves. xx-xx

A consulta do Bolsa Família também pode ser realizada pelo CPF por meio do aplicativo CadÚnico ou pelo portal do cidadão do Fundo.

Como normalizar o Bolsa Família em bloqueio?

Se a família convocada para fornecer uma explicação ao governo é realmente uma e os interesses são indevidamente bloqueados, então duas ações podem ser tomadas.

Desbloqueio do Bolsa Família: Após a renovação do cadastro da Cadunico, o desbloqueio dos benefícios pode ser realizado pelo Senarc caso o funcionário municipal ou familiar ainda se enquadre no perfil que recebe o Bolsa Família.

Reversão do cancelamento: neste caso, a inscrição também deve ser renovada para que o funcionário municipal cancele o cancelamento do Bolsa Família no prazo de 180 dias a partir da data do cancelamento.

Jaguaquara: Fazendeiros da região criam movimento para enfrentar ”Abril Vermelho” do MST em fazendas

Fazendeiros se organizam em diferentes regiões da Bahia para uma reação contrária ao Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST) e à onda de invasões anunciadas para o chamado ”Abril Vermelho”. Em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, território marcado por recentes invasões a fazendas, fazendeiros e produtores rurais se reuniram neste sábado participando de um ato na Praça JJ – Seabra, classificado por eles como ”Invasão Zero”.

O grupo de fazendeiros integra a Associação Baiana de Fazendeiros. Um dos organizadores do evento deste sábado, Ciro Araújo, disse que o objetivo é evitar novas invasões no campo. “Estamos aqui numa vigília. Foi designado o mês de abril como o abril vermelho, o vermelho que já denota violência. Viemos aqui de branco para mostrar que nós queremos paz e não uma paz que é passiva, é de defesa. Estamos juntos para que, mostrando corpo, possamos tirar qualquer hipótese de invasão. A gente avisa, nós somos zero tolerância a invasão de terras”, afirmou.

Em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, território marcado por recentes invasões a fazendas, fazendeiros e produtores rurais se reuniram neste sábado participando de um ato na Praça JJ – Seabra, classificado por eles como ”Invasão Zero”. Centenas de fazendeiros estão listados e distribuídos em 130 dos 417 municípios baianos em sete núcleos de cidades como: Jaguaquara, Itabuna, Ipiaú, Itapetinga, Eunápolis, Santo Antonio de Jesus. Do Blog Marcos Fham.

Prazo é prorrogado e MEIs têm até 1º de setembro para aderir ao Portal Nacional de emissão de notas fiscais

Foi prorrogado para 1° de setembro o prazo para os microoempreendedores individuais (MEIs) soteropolitanos aderirem ao Portal Nacional de emissão da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e). A decisão do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) tem como base a resolução n° 172, publicada na última quinta-feira (30), no Diário Oficial da União (DOU).
Realizada na capital baiana pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), a função de emissão de nota fiscal para MEIs seria desabilitada do portal Nota Salvador (www.nota.salvador.ba.gov.br) nesta segunda-feira (3), porém seguirá disponível até 31 de agosto de 2023. A pasta estima que 262 mil contribuintes sejam diretamente impactados com a medida.
Após o período, os contribuintes deverão obrigatoriamente utilizar o Portal da NFS-e Nacional (www.gov.br/nfse/pt-br) para emitir o documento. Os CNPJs precisarão acessar previamente o Portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (www.nfse.gov.br/EmissorNacional) ou aplicativo “NFS-E Mobile” para realizar o cadastro e obter a senha de acesso. Desde janeiro, a emissão vem ocorrendo de maneira facultativa nos dois canais disponibilizados pela Receita Federal.
Caso deseje esclarecer dúvidas ou obter mais informações sobre a emissão de nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e), o contribuinte poderá acessar Portal da NFS-e Nacional ou a página do Sebrae (www.sebraeatende.com.br/artigo/nota-fiscal-de-servicos-eletronica-nfs-e).

Funcionários de hospital são assaltados em área anexa à unidade

Funcionários do Hospital São Rafael são vítimas de assalto em área anexa a unidade   — Foto: Divulgação

Funcionários do Hospital São Rafael são vítimas de assalto em área anexa a unidade — Foto: Divulgação

Funcionários do Hospital São Rafael, umas das principais unidades de saúde particulares de Salvador, foram vítimas de assalto, em uma área anexa do prédio, na tarde desta quarta-feira (5). Ninguém ficou ferido.

Segundo a Polícia Militar, equipes da 50ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram acionadas com a informação de roubo no hospital, que fica no bairro de São Marcos.

No local, os policiais conversaram com os funcionários que foram vítimas do assalto. Buscas foram realizadas no interior e no entorno do prédio, mas nenhum dos criminosos foi encontrado. As vítimas foram orientadas a registrar o fato na delegacia.

Em nota, o Hospital São Rafael lamentou o caso e se solidarizou com as empresas prestadoras de serviço, e com os funcionários roubados. Também se disponibilizou para colaborar com a investigação policial.

Prefeitura de Vitória da Conquista decreta situação de emergência por causa da estiagem

A Prefeitura de Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia, decretou, nesta quarta-feira (5), situação de emergência por causa da estiagem na zona rural. Segundo os especialistas, o município não deve ter grandes volumes de chuva pelos próximos meses.

De acordo com o decreto municipal, a situação de emergência foi decretada para os distritos de Bate-Pé, Dantelândia, Inhobim, São Sebastião, Cabeceira do Jiboia, São João da Vitória, Cercadinho, Iguá, Veredinha, Pradoso e José Gonçalves. O decreto é válido por 180 dias.

A estiagem se deve à escassez de chuva nessas regiões, desde 2015, apesar das chuvas torrenciais do final do ano de 2022 e primeiros dias deste ano. Por ter a maior parte de sua área no semiárido, mesmo com alguns períodos de chuvas intensas, a média histórica de chuvas dos últimos anos não tem sido suficiente para combater os efeitos da seca.

Prefeitura de Vitória da Conquista decreta situação de emergência por causa da estiagem — Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Prefeitura de Vitória da Conquista decreta situação de emergência por causa da estiagem — Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Conforme informou a prefeitura, a insuficiência de chuva prejudica o desenvolvimento das pastagens e a reposição dos mananciais, comprometendo a pecuária de leite e de corte e a ovinocaprinocultura da região.

As aguadas se encontram, em sua maioria, com nível baixo. Além disso, as reservas destinadas ao abastecimento humano também estão se esgotando – e, em vários locais do interior do município, há informações de reservatórios que já secaram.

Um dos principais objetivos do decreto é a manutenção da Operação Carro-Pipa, que tem como requisito a vigência do Reconhecimento Federal da Situação de Emergência.

Executada pelo Exército Brasileiro e fiscalizada pelo Município, por meio da Defesa Civil, a operação oferece, atualmente, 16 lotes de credenciamento, mas, devido ao desinteresse dos prestadores de serviço, somente 12 lotes estão ativos – o que corresponde a cerca de 9 mil pessoas que vivem na Zona Rural conquistense e necessitam do fornecimento de água potável.

O decreto dá respaldo jurídico para que o Governo Municipal faça a contratação de novos caminhões-pipa com recursos próprios, a fim de complementar a operação e beneficiar, prioritariamente, pessoas idosas e com necessidades especiais, além de comunidades quilombolas.

Segundo o climatologista do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Rosalve Lucas, no primeiro trimestre deste ano as temperaturas estiveram dentro da normalidade. Já as chuvas ficaram com volume menor.

No outono, dias frios e quentes vão se intercalando. A temperatura vai diminuindo até a chegada do inverno, no dia 21 de junho. Entre junho e agosto, Vitória da Conquista pode registrar temperaturas entre 8°C e 13°C.

Em alguns dias, segundo o climatologista, a temperatura pode ser ainda menor.

“Em geral, aqui, na nossa estação, a gente resiste a temperatura bem baixa é entre 5°C e 8°C no período mais baixo, que é julho, agosto e um pedacinho do mês de junho. E essas médias, sim, são esperados para este ano de 2023”, explicou.

Dos 316 povoados de Vitória da Conquista, apenas 34 recebem água encanada. Os outros precisam dos caminhões-pipas.