prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Mulher e crianças são feitas reféns no subúrbio de Salvador; suspeitos foram presos

Dois homens armados invadiram uma casa e fizeram quatro pessoas da mesma família reféns na tarde desta sexta-feira (7), no bairro do Rio Sena, no subúrbio de Salvador. As vítimas, uma mulher e três crianças, foram liberadas à noite, após negociação da polícia, e passam bem.

Conforme apuração da reportagem da TV Bahia, as crianças tinham entre 2 e 6 anos.

Os criminosos fugiam da polícia quando invadiram o imóvel da família, localizado na Travessa Nossa Senhora de Lourdes.

Mulher e crianças são feitas reféns no subúrbio de Salvador — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Mulher e crianças são feitas reféns no subúrbio de Salvador — Foto: Reprodução/Redes Sociais

A região foi cercada pelos militares, no entanto, a dupla só se entregou e liberou os reféns após um advogado chegar no local para ajudar na negociação.

Enquanto os policiais tentavam tirar as vítimas de dentro da casa, moradores se aglomeraram na frente do imóvel e registraram a situação através de câmeras de celular.

Os homens foram encaminhados para a Central de Flagrantes.

G1 Ba

Vitória da Conquista: Dois morrem em acidente após batida entre carro e carreta; veículo perdeu portas e ficou destruído

Um acidente entre um carro e uma carreta deixou duas pessoas mortas nesta sexta-feira (7), na BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

Os veículos bateram de frente e as duas pessoas que estavam no carro morreram no local. Já o motorista da carreta, não teve ferimentos.

Conforme apuração da TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia, pessoas que passavam pelo local saquearam a carga de macarrão que era transportada pela carreta.

Veículo perdeu portas e ficou destruído — Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Veículo perdeu portas e ficou destruído — Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Morre a Sra. Angélica Simões, mãe do ex-prefeito de Itabuna, Geraldo Simões

É com profundo pesar que cumprimos o dever de noticiar para parentes e amigos o falecimento daquela que em vida se chamou Angélica Simões, fato ocorrido na noite quinta feira, dia 06 de abril.

Sempre feliz com um belo sorriso, a Sra. Angélica cativava as pessoas com seu carisma, muitas mensagens estão sendo postadas no Facebook, WhatsApp e Instagram.
Aos familiares, fica registrado os nossos mais sinceros pêsames, e a amiga falecida, o desejo que descanse em paz ao lado do senhor nosso Deus.

Esquadrão Falcão prende “pastores” distribuindo drogas em Conquista

No fim da tarde de quinta-feira, 06, dois pastores foram presos por tráfico de drogas em Vitória da Conquista.

Segundo a PM, eles estavam dirigindo sinuosamente e portando celular no bairro Brasil quando foram abordados pelo Esquadrão Falcão.

Ao serem abordados, os homens, de 37 e 30 anos, se identificaram como pastores de uma igreja evangélica e que não estavam acostumados a fazer aquilo.

Durante a abordagem, eles também informaram que havia drogas no veículo e que eles estavam fazendo o transporte e a distribuição pela cidade.

Os pastores foram conduzidos até as suas residências e lá o Esquadrão Falcão recolheu mais drogas.

Os indivíduos foram presos e encaminhados ao DISEP juntos com os materiais apreendidos:

✅ 30 Petecas, 01 porção a granel e um tablete de substância análoga a cocaína totalizando, aproximadamente, 01 KG;

✅04 tabletes grandes, 05 tabletes médios e 14 trouxinhas de substância análoga a maconha totalizando, aproximadamente, 6,3 Kg;

✅ 02 balanças digitais;

✅ 03 Smartphones;

✅ 1.075 reais em espécie;

✅ 01 Fiat Argo de cor prata.

PRF intercepta remessa de cocaína avaliada em R$500 mil


Na tarde desta quinta-feira (06), em frente ao posto da PRF de Vitória da Conquista (Km 830 da BR 116), policias rodoviários federais prenderam um traficante transportando cocaína em um ônibus de viagem.

Durante operação de combate ao crime, foi abordado o veículo de transporte de passageiros que fazia a linha São Paulo/Ceará.

Foi feita a checagem e consultas de praxe dos ocupantes do ônibus e dentro da bagagem de um dos passageiros foram localizados tabletes de cocaína, que posteriormente somaram 2,750 Kg (Dois quilos e setecentas e cinquenta gramas) da droga.

A droga poderia render quase R$ 500 mil para os criminosos.

O homem, que possui 40 anos de idade, admitiu que levaria a droga para Juazeiro do Norte (CE). Disse também que ‘pegou’ a cocaína em São Paulo e ganharia 5 mil reais pelo serviço.

O traficante e a droga apreendida foram encaminhados à polícia judiciária para registro do flagrante. A pena prevista para este tipo de crime é de até 15 anos de prisão.

Poções: Homem é Morto a Facadas Nessa Madrugada (07)

79ª CIPM prende autor de homicídio e roubo na cidade de Poções.

Na madrugada desta sexta-feira (07), a 79ª CIPM prendeu homem apontado como autor de homicídio e roubo ocorridos na cidade de Poções. Um smartphone roubado foi encontrado em sua posse.

Os militares realizavam rondas quando foram acionados para atender uma ocorrência de roubo e logo em seguida uma briga generalizada que ocorria em um bar localizado às margens da BR 116, no bairro Pituba. Ao chegar no local, os militares constataram que havia um homem caído ao solo sem sinais vitais com indícios de esfaqueamento.

Segundo relatos de testemunhas, o autor teria iniciado uma discussão com o proprietário do estabelecimento comercial, e durante a confusão, tentado lhe golpear com faca, bem como outras pessoas que estavam no local. Um homem foi atingido vindo à óbito no local, e outro se encontra na UPA.

Após diligências os militares localizaram e prenderam o autor do homicídio que portava consigo o aparelho celular que havia sido roubado momentos antes da ocorrência do homicídio.

A Vítima do homicídio foi identificada pelo vulgo de Gugu (33 anos). O Departamento de Polícia Técnica foi acionado e o local preservado para fins de perícia técnica. O homem preso foi apresentado no DISEP para medidas judiciais cabíveis.

*Fonte: 79ªCIPM, ASCOM*

*DISQUE DENÚNCIA*
(77) 98124-7004

Poções: Informamos que amanhã, 07 de Abril, devido ao feriado, não haverá coleta de lixo.

Comunicado importante!
Informamos que amanhã, 07 de Abril, devido ao feriado, não haverá coleta de lixo.

ITAPETINGA: PREFEITURA DISTRIBUI PEIXE DURANTE A SEMANA SANTA A FAMÍLIAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL

Pensando em proporcionar uma Semana Santa mais farta, a prefeitura de Itapetinga distribuiu peixe entre as pessoas cadastradas pelos Cras da cidade.  Além daqueles atendidos pelos Centros de Referência da Nova Itapetinga, Vila Isabel, Vila Riachão, Américo Nogueira e Bandeira do Colônia, o Cras Volante distribuiu nos bairros onde não há sede instalada, nas lavanderias da cidade e no povoado de Palmares.

Foram mais de 4 mil famílias beneficiadas. Mas de 4 mil lares terão mesa mais farta, parentes e amigos reunidos para a celebração da principal data do calendário cristão.

“O peixe é símbolo de vida, prosperidade e abundância. Ao distribuímos o alimento a gente quer desejar vida em abundância para a população e, principalmente, fazer deste momento, um símbolo de esperança, de renascimento e de vida nova”, disse a secretária de desenvolvimento social, Andrea Carolina.

A secretaria de desenvolvimento desempenha, durante todo o ano, um trabalho de assistência, acolhimento e garantia de direitos para a população em vulnerabilidade social. “Em datas comemorativas como esta, mais do que garantir o básico, a gente quer que a nossa gente tenha, também, um momento especial. Assim, permitir que tantas famílias possam viver a Semana Santa, com comida na mesa, de forma mais tranquila e harmoniosa é garantir-lhes uma vida digna, plena e com mais esperança em dias melhores”, afirmou o prefeito Rodrigo Hagge.

SUDOESTE | PM promove mudanças de comando em municípios da região; confira

SUDOESTE DIGITAL (Da redação) – A Polícia Militar realizou, nesta quarta-feira, 5, solenidade de Passagem de Comando das 8ª, 79ª, 80ª e 93ª Companhia Independente de Polícia Militar, todas na região Sudoeste. De acordo com o0 comando, a mudança é necessária pois abre novos horizontes e permite trilhar caminhos diferentes.

Em nota nas redes sociais, a PM destaca que pensando nisso a corporação renova regularmente seu quadro de comandantes das unidades, valorizando o passado, e seu grande protagonismo, orquestrando novos sentimentos futuros.

Assim, na manhã de hoje, no auditório do 9⁰ Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), em Vitória da Conquista, o coronel PM Ivanildo da Silva, comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia (CPRSO), presidiu a solenidade de Passagem de Comando de unidade.

A 8ª CIPM/Itapetinga que estava sob o comando do major PM Vandilson, passará a ser comandada pelo major PM Alécio. A 93ª CIPM/Maracás que estava sob o comando do major PM Alécio, passará a ser comandada pelo major PM Vandilson.

A 79ª CIPM/Poções que estava sob o comando do major PM Heroney, passará a ser comandada pelo major PM Lima Júnior. A 80ª CIPM/Cândido Sales que estava sob o comando do major PM Lima Júnior, passará a ser comandada pelo major PM Heroney. ”
Agradecemos aos comandantes substituídos pelos serviços brilhantes desenvolvidos à frente das unidades e desejamos sucesso aos novos comandantes”, conclui a nota.

 

Bahia tem três cidades entre as mais violentas do mundo

Feira de Santana é destaque no estado da Bahia que tem o maior número de municípios brasileiros em ranking internacional.

📷 Foto: Reprodução

A Bahia é o único estado brasileiros com três municípios na lista das 50 cidades mais violentas do mundo. Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista aparecem no ranking da ONG Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal do México, especializada em estudos da violência, divulgado este mês. Rio Grande do Norte, com duas cidades, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoa e Piauí, cada um com um município, também aparecem listados.

As três cidades baianas elencadas na pesquisa desse ano, referente ao ano de 2022, também apareceram na edição do ano passado, que considera dados da violência de 2021. O levantamento é realizado há 15 anos.

Segundo o estudo da ONG mexicana, nove das dez cidades mais violentas em 2022 ficam no México. No Brasil, o primeiro município a aparecer no ranking é Mossoró, no Rio Grande Norte, que ocupa a 11ª posição. Em seguida aparece Salvador, no 19º lugar. Todas as cidades apontadas são do Nordeste ou do Norte do país, no caso de Manaus (AM), na 21ª posição.

Em Salvador, no último domingo (26), moradores de Ondina ficaram assustados com um tiroteio intenso na Avenida Oceânica. Um homem apontando como líder do tráfico nos bairros da Gamboa, Garcia e Narandiba foi morto em uma operação policial. No mesmo dia, uma criança de 2 anos foi baleada durante outra operação no bairro de Fazenda Grande do Retiro. Houve troca de tiros entre PMs e bandidos. Já em Pernambués, os tiroteios frequentes obrigaram escolas a suspenderem as aulas na semana passada.

Já quem mora no interior do estado afirma que a violência não é menor. Uma professora que vive em Feira de Santana, cidade apontada como a 22ª mais violenta em 2022, contou que já teve dois celulares roubados em um período de um ano. Ela teve medo de se identificar para a reportagem. “A primeira situação foi no final de 2021. Estava no ônibus quando eles [bandidos] chegaram e anunciaram o assalto. A outra foi quase na porta de casa, no ano passado. Dois homens em uma moto levaram o meu aparelho e de duas vizinhas que tinham saído para colocar o lixo para fora. Nos dois casos, eu ainda estava pagando o celular”, contou.

Em janeiro, o CORREIO mostrou a escalada da violência na Princesa do Sertão. Em cerca de 15 dias, 26 mortes violentas foram registradas no município. O número representa 76% das mortes em todo o mês de dezembro do ano passado, quando 34 aconteceram. Os dados são da Polícia Civil baiana.

Centros urbanos mais distantes da capital também estão sentindo a insegurança. Vitória da Conquista, no Sudeste da Bahia, ocupou a 26ª posição entre as 50 cidades mais violentas de 2022. Por lá, a população ainda comenta sobre o assassinato do enfermeiro André Chagas Leite, 26 anos, no mês passado. Ele foi morto a tiros durante um assalto. Dois suspeitos foram presos cerca de 10 dias depois.

A pesquisa da ONG mexicana analisou cidades com mais de 300 mil habitantes, usou dados oficiais e estimados de homicídios e populacionais para traçar uma taxa média de mortes, e descartou municípios que vivem conflitos de guerra. “O objetivo é chamar a atenção para a violência nas cidades, particularmente na América Latina”, diz o estudo.

Autoridades

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou, em nota, que desconhece a metodologia usada pela ONG, contestou a pesquisa e apresentou dados de redução da violência nas três cidades citadas. Confira o posicionamento na íntegra:

A Secretaria da Segurança Pública desconhece a metodologia usada pela ONG e contesta a pesquisa que estipula um ranking, sem coletar os dados dos municípios de todos os continentes. Com relação às quatro cidades baianas citadas, Salvador apresentou redução de 12%, Feira de Santana teve diminuição de 13,1% e, em Vitória da Conquista, as mortes violentas recuaram 49,5%. A SSP ressalta ainda que as reduções refletem o empenho das polícias Militar, Civil e Técnica, além do investimento de R$ 1 bilhão, nos últimos quatro anos, em tecnologia e renovação dos efetivos.

A prefeitura de Salvador informou que tem realizado investimentos para auxiliar no reforço da segurança pública, “cujo dever constitucional não é da gestão municipal”. O texto destaca a modernização da iluminação pública, 100% em LED, e a valorização dos 1,3 mil guardas municipais que atuam na prevenção da violência.

A Prefeitura ressalta que mantém parceria com as polícias em algumas ações, a exemplo dos grandes eventos, como Carnaval e Réveillon, e operações (como a Sílere, de combate à poluição sonora). A Prefeitura reforça que seguirá trabalhando para auxiliar o trabalho da segurança pública e promover a proteção das pessoas”, conclui a nota.

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), acredita que a geografia da cidade favorece a ação de traficantes, afirmou que facções do Rio de Janeiro estão atuando também em Feira e cobrou ações mais efetivas.

Entendo que o governo do estado precisa fazer uma ação mais específica e diferenciada em Feira de Santana, porque ao contrário de Salvador, que é um destino final, Feira é um local de passagem. O tráfico passa pela cidade, e esse aumento da violência nos preocupa. Esse ano já registramos 67 homicídios, em dois meses”, explicou.

Uma das preocupações do gestor é com a Micareta, carnaval fora de época marcado para acontecer entre 20 e 23 de abril. “Temos mais de 300 câmeras, um centro de operação onde atuamos de forma integrada com as polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e com outras instâncias. Construímos unidades para as polícias e temos a Guarda Municipal, fazemos tudo o que é possível dentro dos limites do Município”, afirmou.

A prefeitura de Vitória da Conquista foi procurada, mas não se manifestou.

Nova política

Para a antropóloga e pesquisadora na Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, Belle Damasceno, o estudo internacional apenas traduziu em dados o que a população sente no dia a dia, e frisou que essa não é uma questão somente de polícia.

Temos um modelo de segurança pública que é pensado apartado de políticas públicas de direito humanos indispensáveis a não violência, como cultura, educação, saúde e segurança alimentar. A conjuntura econômica também é fundamental para esse cenário. São questões que não podem ser dissociadas, porque estão relacionadas”, explicou.

A pesquisadora afirmou que existe também questões raciais atreladas a esse debate. “Uma pesquisa mostrou que a quantidade de entorpecentes apreendidos na Pituba era maior que no Nordeste de Amaralina, mas foi no Nordeste onde houve a maior quantidade de conflitos, porque existe um processo de estigma que naturaliza a violência nesses espaços, por isso, dizemos que não são bairros violentos, são bairros violentados”, disse.

Ela explicou que é preciso uma política de segurança que preserve a vida. “Com o objetivo de impedir a circulação de entorpecentes, matam-se pessoas. E isso é visto como natural. Uma operação que termina em chacina não é uma operação de sucesso”, afirmou.

O historiador Dudu Ribeiro integra a Rede de Observatórios da Segurança e explicou que o ranking não surpreende os pesquisadores, porque corrobora com estudos feitos nessa área. Ele citou a reorganização e migração de organizações criminosas e os confrontos policiais como determinantes para o aumento da violência, e também acredita que esse não é um problema apenas de polícia.

Existe uma lógica de produção de segurança a partir da atuação da polícia de forma violenta e da ocupação de territórios negros. É preciso pensar a segurança pública para além da atuação das polícias, como parte do direito fundamental de cada cidadão e cidadã, e ampliar o acesso a direitos aliado a uma reforma do modelo de segurança pública”, afirmou.

Confira a posição das cidades brasileiras no ranking:11ª Mossoró (RN)

  • 19ª Salvador (BA)
  • 21ª Manaus (AM)
  • 22ª Feira de Santana (BA)
  • 26ª Vitória da Conquista (BA)
  • 28ª Natal (RN)
  • 31ª Fortaleza (CE)
  • 35ª Recife (PE)
  • 36ª Maceió (AL)
  • 40ª Teresina (PI)