prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Destaque1’

Acidente deixou duas pessoas mortas e uma ferida entre Vitória da Conquista e Cândido Sales

Duas pessoas morreram e uma ficou ferida em um acidente da na tarde desta quinta-feira (31), no km 857 da BR-116, no sentido Vitória da Conquista – Cândido Sales. Uma equipe de busca e salvamento do 1° Subgrupamento de Bombeiros Militar (1ºSGBM) foi deslocada até o local para para trabalhar no resgate das vítimas.

No local, os bombeiros constataram que um veículo Fiat/Doblo, placa de São Paulo(SP), havia capotado sobre a via, e uma carreta Scania/R450, placa de Goiânia/GO, estava tombada no acostamento.

As equipes médicas da Via Bahia constataram que duas vítimas, que estavam dentro do veículo automóvel, já estavam em óbito. As vítimas foram identificadas como a senhora I. R. S. G, de 67 anos, natural do Estado da Bahia, e o senhor U.B.G, de 69 anos, natural do Estado de São Paulo e condutor do veículo.

Após a liberação do Departamento de Polícia Técnica (DPT), os bombeiros iniciaram o desencarceramento dos corpos. A primeira vítima a ser retirada foi a mulher, que não estava presa às ferragens. Em seguida, com a utilização de técnicas de desencarceramento, o homem também foi retirado.

A terceira vítima do veículo de passeio foi conduzida ao Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) antes da chegada dos bombeiros. Já o condutor da carreta, permaneceu no local e aparentemente não sofreu nenhuma lesão.

No local do acidente, além dos Bombeiros e da equipe da Via Bahia, estavam presentes a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil. Com o uso do guincho da concessionária da rodovia, foi feito o descapotamento do veículo e as vítimas foram entregues aos cuidados do DPT.

A causa do acidente ainda está sendo investigada pelas autoridades competentes.

CONQUISTA: Justiça determina que Prefeitura e Embasa devem despoluir o Rio Verruga

Foto: Reprodução/Tv Sudoeste

O Tribunal de Justiça da Bahia determinou que a Prefeitura de Vitória da Conquista e a Embasa devem despoluir o Rio Verruga. Na mesma decisão, a Justiça determinou a adoção de medidas para proteger a reserva ambiental do Poço Escuro.

A decisão atende aos pedidos apresentados pelo Ministério Público da Bahia, por meio da Promotoria de Meio Ambiente de Vitória da Conquista, que há 13 anos registra a poluição causada no rio por conta da drenagem das águas pluviais e das ligações clandestinas de esgoto.

O TJBA julgou recurso impetrado na terça-feira, 28, pela Prefeitura e pela Embasa contra decisão proferida pela Vara da Fazenda Pública de Vitória da Conquista.

Os desembargadores do TJ confirmaram a sentença e obrigaram a Prefeitura e a Embasa a cercarem a Reserva do Poço Escuro e identificarem os esgotos clandestinos e redes pluviais lançadas no Rio Verruga.

Na decisão também ficou estabelecido prazo de dois anos para execução de Plano de Recuperação de Áreas Degradadas e determinado pagamento de indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 500 mil.

MAIQUINIQUE: TSE rejeita recurso e ex-prefeito está inelegível

Foto: Prefeitura de Maiquinique

Nesta sexta-feira, 31, o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou recurso e confirmou a inelegibilidade do ex-prefeito de Maiquinique, sudoeste da Bahia, Jesulino Porto, e da ex-vice prefeita, Marizete Gusmão. Os ex-gestores estão inelegíveis por oito anos.

Jesulino e Marizete foram eleitos nas eleições municipais de 2020. A chapa que foi derrotada ingressou com um pedido de cassação apontando abuso de poder econômico e captação ilícita de votos.

A juíza Giselle de Fátima Cunha Guimarães Ribeiro, da 91ª Zona Eleitoral de Macarani, acolheu o pedido, cassou os diplomas de Jesulino e Marizete e declarou a inelegibilidade dos dois por oito anos.

Tribunal Regional Eleitoral da Bahia confirmou a decisão. O TSE também manteve as decisões. O relator, ministro Alexandre de Moraes, destacou que houve “flagrante violação ao princípio da paridade de armas, afetando a normalidade e a legitimidade das eleições”.

Em novo recurso do TSE, Jesulino e Marizete tentaram derrubar a inelegibilidade, porém, o ministro relator negou o pedido. Moraes foi seguido, de forma unânime, pelos ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Sérgio Banhos e Carlos Horbach.

Nota de pesar: Morre o conquistense Caio Almeida, aos 21 anos

É com grande tristeza que que comunicamos o falecimento de Caio Almeida, um jovem de apenas 21 anos que estava realizando um tratamento de saúde em São Paulo. Infelizmente, Caio não resistiu e veio a óbito, deixando familiares e amigos enlutados e com uma enorme dor no coração.

Caio era uma pessoa muito querida em Vitória da Conquista, na Bahia. Sua partida precoce deixou uma lacuna na vida de todos que o conheciam e conviviam com ele. Nas redes sociais, muitos amigos e familiares lamentaram a perda e prestaram homenagens emocionantes ao jovem.

Nesse momento de profunda tristeza, deixamos nossa solidariza com todos aqueles que conviveram com Caio e que estão sofrendo com a sua partida. Que a família encontre conforto e que os amigos possam guardar as boas lembranças e o amor que compartilharam com ele.

A morte de um jovem tão cheio de vida e sonhos nos lembra da fragilidade da existência humana e da importância de valorizarmos cada momento ao lado daqueles que amamos. Que a partida de Caio seja um alerta para que todos possamos valorizar a vida e os laços que nos unem uns aos outros.

Nossos sinceros sentimentos a todos que estão sofrendo com essa perda. Descanse em paz, Caio Almeida.

Paulo Kaíque morreu em grave acidente

Um jovem de 18 anos morreu após um grave acidente na noite de ontem (31), na BR-122, trecho entre Pindaí e o distrito de Pilões, em Candiba.

De acordo com o portal Alô Pilões, o acidente aconteceu nas imediações da fazenda Cobra.

Paulo Kaíque Santos estava dirigindo um carro com placa de Guanambi, quando o veículo saiu da pista, bateu em árvores e capotou.

O Samu 192 foi acionado e constatou a morte do jovem.

Por falta de pediatras, UPA da Avenida Esperança vai parar de atender crianças e adolescentes; secretário nega suspensão

 

Após as eleições de outubro do ano passado (2022), a saúde pública de retornou ao caminho da involução.

O Hospital Vida Memorial parou os atendimentos pediátricos pelo SUS. O pronto-socorro do Hospital São José está de portas fechadas para quem não tem plano de saúde e também não pode pagar uma consulta.

Para piorar ainda mais o quadro que beira ao caos, a UPA localizada na Avenida Esperança vai suspender, a partir do início de abril, os atendimentos às crianças e aos adolescentes por falta de médicos pediatras.

A Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) já foi informada. Há expectativa de que o novo Hospital Materno Infantil fique sobrecarregado, e que muitos pais recorram ao Hospital Manoel Novaes, em Itabuna.

Outro lado.

Em contato com o BG, o secretário municipal de saúde, André Cezário, negou a suspensão.

“Alguns médicos saíram desde o início do ano , pois passaram em residência médica, e foram substituídos por outros”, disse o gestor.

Apesar da negativa de André Cezário, o BG mantém a informação uma vez que temos certeza do comunicado feito à SESAB.

Acidente com morte na BR-116, próximo ao posto Tabuleiro da Baiana


Um trágico acidente foi registrado na BR-116, nas imediações do posto Tabuleiro da Baiana, em Vitória da Conquista, na tarde desta sexta-feira (31).

Um veículo capotou. As informações que chegaram ao Blog do Sena é de que há vítimas fatais na ocorrência.

A Polícia Rodoviária Federal e a VIABAHIA estão se deslocando para o local. Ainda não há maiores informações sobre feridos.

Van capotou na BA-263 entre Itambé e Vitória da Conquista, deixando vários feridos

Um grave acidente foi registrado nesta sexta-feira (31). Dessa vez, a ocorrência envolveu trabalhadores que vinham para a fábrica de calçados. A van que levava os trabalhadores capotou na BA-263, entre Vitória da Conquista e Itambé. Nas imagens é possível ver que o veículo saiu da pista. Várias pessoas ficaram feridas. Algumas foram removidas da van e outras ficaram presas no interior do veículo. Ainda não é possível dizer qual o estado das vítimas e as circunstâncias do acidente. A Polícia Rodoviária Estadual e equipes de resgate estão atuando no socorro às vítimas.

Faleceu aos 15 anos o jovem Frede Martins, vítima de uma fatalidade

Um garoto identificado como Frede Martins dos Santos, 15 anos, morreu em um grave acidente de moto, ocorrido na tarde desta sexta-feira (31), na zona rural de Sebastião Laranjeiras (BA). Conforme o radialista José Geraldo da Rádio Tropical FM, Frede Conduzia uma motocicleta Honda CG 150 Titan KS, cor preta, ano 2008, licença de Sebastião Laranjeiras (BA), quando perdeu o controle da direção e caiu com o veículo em uma estrada vicinal da comunidade de Periperi, na divisa com o município de Espinosa (MG). Frede foi socorrido, mas já chegou sem vida no hospital. Ele residia no povoado de Piranhas, município de Sebastião Laranjeiras.

Conquista: Câmara recebe Projeto que cria Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) recebeu na tarde desta sexta-feira, 31, o Projeto de Lei do Executivo que cria a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, em cerimônia realizada no Centro Integrados dos Direitos Humanos.  A criação da secretaria foi anunciada por Sheila Lemos no dia 8 de março, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher e o projeto era aguardado pela Casa desde então.

O presidente da Câmara, vereador Hermínio Oliveira (PODE) destacou que a criação da secretaria é um avanço significativo. “Avanço importante para a nossa cidade, para as políticas públicas para as mulheres”, avaliou. Oliveira projetou ainda que o projeto deve ser aprovado na Casa. “A gente fica muito feliz em receber o projeto. Com certeza será votado e aprovado”, disse ele.

Imagem  Câmara recebe Projeto que cria Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres

A expectativa é de que a nova secretaria seja um espaço voltado para a representatividade, defesa e promoção social das mulheres, justamente no atual contexto em que a violência doméstica, o feminicídio, o sexismo, a misoginia e outras formas de preconceito exigem o estabelecimento de estratégias e políticas públicas que fortaleçam e apoiem as mulheres na sua luta por respeito, espaço, dignidade e igualdade de direitos.

A prefeita Sheila Lemos (UB) lamentou que ainda seja necessária a criação de instrumento para garantir a equidade de gênero. “Infelizmente ainda precisamos ter esse apoio para que a gente possa ter a tão sonhada equidade entre homens e mulheres”, disse a gestora. “A secretaria vai ser criada para abraçar as mulheres, acolher essas mulheres, é essa a nossa maior missão”, complementou. Lemos detalhou que o trabalho vai além do atendimento às vítimas de violência. “Vamos atender mulheres que precisam usar a Sala da Mulher Empreendedora, o Cras, a Casa Rosa. Já acontecem no município essas ações, mas com uma secretaria própria vamos ter orçamento para isso, vamos intensificar ainda mais as ações para as mulheres”, garantiu a prefeita. Além do presidente da Câmara, também estiveram presentes na cerimônia que marcou a entrega do Projeto de Lei os vereadores Adinilson Pereira (MDB), Bibia (MDB), Chico Estrella (Agir) e Nildo Freitas (PSC).

// Ascom-CMVC.