prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



Poções: Secretaria de Saúde e Educação lança 5° Campanha de combate a esquistossomose, hanseníase e verminose

A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica, Centro de Endemias em parceria com a Secretaria de Educação, fez o lançamento da 5° Edição de combate a esquistossomose, hanseníase e verminose.

O encontro aconteceu no auditório Colégio Municipal Bem Me Quer, onde teve a participação do secretário de saúde Jorge Luís. Na oportunidade, o mesmo falou da importância dessa campanha e parabenizou o trabalho dos Agentes de Endemias que luta arduamente para combater a esquistossomose.

O Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Wesley Freitas, falou sobre os perigos da hanseníase, como identificar e realizar o tratamento. Ele ainda disse sobre a importância dos Pais fazer o alto exame nos filhos, identificando manchas suspeitas devem procura a unidade de saúde no bairro onde reside.

O Agente de Endemias, Walter Marques, responsável pelo educação e saúde, palestrou sobre esquistossomose, a origem, como infecta uma pessoa e sobre as árias de risco, que são elas: região do
Arame, Morrinhos, Cachoerinha, bairros Lagoa grande e Açude.

A campanha será realizada com palestra nas Escolas do município, atingindo o público alvo de 5 a 14 anos, distribuição de coletores, realização de exames e distribuição de emendazol e praziquantel a ministração dos medicamentos será feito pelo enfermeiro da unidade. A meta é atingir 85% da população, o que equivale cerca de 8 mil crianças e adolescentes.
Período de execução, 01 de Abril a 30 de Junho, participaram da reunião, enfermeiros e diretores de Escolas.

* Van Nascimento

Compartilhe:

Poções: Secretaria de Saúde realiza palestra nas Escolas com a dentista Juliana Finco

No último dia 06 de Abril, foi realizado na Escola Arnulfo Ramos, Bairro Bela Vista, a primeira reunião de pais, para tratar de assuntos referente ao PSE.  Na mesma, a Equipe de Saúde da Unidade Amedeo Sangiovanni, o Enfermeiro Laurindo , a Dentista Dra. Juliana Finco e agentes de Saúde, e o Centro de Endemias, representado por Walter Marques e suas colegas de trabalho.

O programa de saúde nas escolas, já vem sendo desenvolvido no município há alguns anos , onde a Odontologia trabalha semanalmente com bochechos fluorados, semestralmente com aplicação tópica de flúor, escovação supervisionada e palestras para os alunos, onde no decorrer destes anos conseguimos diminuir o índice de cárie naquela localidade.

O Enfermeiro, falou sobre a campanha de Hanseníase, verminoses, e acuidade visual que irá acontecer ao longo desse ano, além de palestras que serão feitas. O Centro de Endemias, falou sobre a Esquitossomose em crianças de 05 a 14 anos e fez a entrega de coletores para iniciar o programa, fazendo exames parasitológicos .  Desde já agradecemos a diretora Hilda e sua equipe, pela parceria saúde e escola, e aos pais que nos ouviram, tiraram suas dúvidas a respeito do PSE.

Compartilhe:

Fundação José Silveira presta contas do IBR e Pestalozzi e comemora resultado do Dia do Bem

[Fundação José Silveira presta contas do IBR e Pestalozzi e comemora resultado do Dia do Bem]Mais assistência e mais acesso. Este é um dos lemas da Fundação José Silveira quando o assunto é melhoria aos seus pacientes, sejam eles os que possuem transtorno do espectro autista ou mesmo os que têm alguma deficiência física ou intelectual.

Nesta quarta-feira (11), a Fundação apresentou a prestação de contas da campanha Dia do Bem e anunciou melhorias em suas instalações. Entre as ações e campanhas realizadas pela Fundação em 2017 estão o Chá Beneficente e o Almoço Solidário. Ambos arrecadaram R$ 20.320,01 e R$ 29.152, respectivamente. Já o Dia do Bem arrecadou R$ 118.797,50.

“É sempre bom a gente contar com os parceiros e sociedade, fortalecendo o nosso trabalho de assistência à saúde e serviço complementar à saúde”, afirmou a superintendente da Fundação José Silveira, Leila Brito. Segundo ela, o objetivo das campanhas é sensibilizar a sociedade e manter o trabalho ativo e ajudando quanto mais crianças for possível. “Não iremos desistir jamais “, reforçou.

Atualmente, a Fundação José Silveira atende cerca de 1.832 pacientes com deficiência física e intelectual no Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR) e 1.202 estão na fila de espera. Cerca de 153.826 procedimentos são feitos por ano no IBR.

Já no Instituto Pestalozzi, 65 pacientes com transtorno de espectro autista são atendidos e 142 estão na fila de espera.

De um total arrecadado em R$ 171.642,30, cerca de R$ 142 mil foram aplicados na reforma do espaço de convivência do centro de reabilitação Pestalozzi e R$ 25 mil na reforma da sala de psicologia Pestalozzi e na climatização da fonoaudiologia do IBR.

Para que toda esta causa fique ainda mais forte, a Fundação conta com o apoio de amigos e padrinhos como os artistas Gilmelandia, Reinaldo ex-Terra Samba, Levi Lima, Tatau, Jau, Ed City, Adelmo Casé, além de Tio Paulinho e do apresentador José Eduardo, que sempre esteve à frente da causa e é um dos padrinhos da AMA – Associação de Amigos de Autistas da Bahia.

Compartilhe:

Na sede do Detran-BA, prefeito Leandro busca melhorias para facilitar acesso de serviços em Poções

O prefeito de Poções, Leandro Mascarenhas, e o diretor geral do Detran na Bahia, Lúcio Gomes, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (10/04) na sede do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Salvador, onde discutiram melhorias a serem implantas na 3ª Retran de Poções.

O diretor geral do Detran disse ter interesse total em contribuir no que for possível para a melhoria do órgão na cidade e principalmente no que tange ao trânsito.

“Fui muito bem recebido pelo diretor geral do Detran. Na oportunidade solicitei soluções e alternativas que facilitem o acesso de serviços em Poções, uma vez que a 3ª Retran é um órgão muito importante para a nossa região”, comentou o prefeito Leandro.

Na oportunidade participaram da reunião o prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre (Quinho), e o membro do Detran-BA, o senhor Edgar.

DECOM-PMP

Compartilhe:

Secretaria de Educação de Poções realiza reforma geral na Escola Municipal Wolnea Macedo


A Secretaria de Educação de Poções, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, está realizando a reforma geral da Escola Municipal Wolnea Macedo, localizada no bairro Urbis. A reforma está em andamento e as benfeitorias são pintura, troca de janelas, forro e cobogó nas salas de aulas, reforma da secretaria da escola e também a construção de um refeitório, dentre outras melhorias.

 


A previsão é de que nos próximos dias a reforma seja concluída, melhorando assim o ambiente de ensino dos alunos.

 

 

“O nosso objetivo é melhorar o ambiente escolar e oferecer mais comodidade aos nossos estudantes e docentes. Oferecer uma educação de qualidade em espaços físicos de conforto e segurança é um compromisso da nossa administração. Essas diversas melhorias que estão sendo feitas comprovam a determinação e o comprometimento da atual gestão em garantir condições dignas para o aprendizado”, comentou o secretário de educação, Yuri Meira.

 


Na manhã desta quarta-feira (11/04) o secretário de infraestrutura, Adilson Viana, e o diretor geral de obras, Luciano Máximo, estiveram acompanhando de perto os trabalhos que estão sendo realizados na escola.
DECOM-PMP

Compartilhe:

VÍDEO – PAI DE FAMÍLIA REAGE A ASSALTO E SENTA O AÇO EM VAGABUNDO

Dois elementos tentaram assaltar uma família e bateram de cara com o azar  

Dois elementos (no mínimo, azarados) tentaram assaltar uma família que desembarcava na frente da sua residência. Eles chegaram numa moto, anunciaram o assalto, mas não contaram com a presença de um senhor, devidamente armado, que saíra do nada e “sentou o dedo” nos vagabundos.

Enquanto membros da família se deitavam no chão para se protegerem dos tiros, o herói da vez trocou tiros com o facínoras e um deles, atingido nas costas, foi direto pro inferno, bater um papo no colo do capeta.

Câmeras de monitoramento registraram a ação e o vídeo foi parar no youtube e já conta com mais de 300 mil visualizações.

Compartilhe:

Homem é preso acusado de estuprar enteada de 12 anos durante seis meses

[Homem é preso acusado de estuprar enteada de 12 anos durante seis meses]Um homem foi preso acusado de violentar a enteada de apenas 12 anos, na manhã desta terça-feira (10), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, Mateus Santos Gonçalves, de 31 anos, estuprou a menina durante seis meses. A prisão preventiva foi cumprida por investigadores do Núcleo da Criança e do Adolescente, da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

De acordo com a delegada Rosilene Correia, da 10ª Coorpin/Conquista, o caso foi denunciado pela companheira de Mateus e mãe da criança, quando percebeu um comportamento estranho no marido. Em depoimento, ele confessou o crime e disse que pretendia casar-se com a menina quando ela alcançasse a maior idade.

Ele foi indiciado por estupro de vulnerável e encaminhado para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista. Segundo a PC, Mateus já possuía passagem anterior pela polícia por roubo.

Compartilhe:

Desastre na Rio Bahia matou conquistense

Luiz Carlos Silveira Santos, 61 anos, da cidade de Vitória da Conquista morreu em trágico acidente envolvendo uma carreta que fazia o transporte álcool combustível e um Corolla/Toyota de placa OZV-8895, na BR-116, que pegou fogo.  No desastre o conquistense morreu carbonizado.    O acidente ocorrido no Km 703 trecho conhecido como “Reta do Corujão”, aconteceu por volta das 8 horas da manhã de hoje terça-feira (11).  Viatura bomba-tanque do 8º Grupamento de Bombeiros Militares foi acionada pelo Polícia Rodoviária Federal-PRF, para debelar as chamas e fazer o desencarceramento da vítima.[fonte blog conquista news ]

Compartilhe:

Continuidade do processo contra Lúcio Vieira Lima é aprovado

Depois de muitas discussões, o deputado Hiran Gonçalves (PP/RR), relator do processo no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado baiano Lúcio Vieira Lima (MDB), aceitou a sugestão dos pares e acrescentou ao parecer dele todo o teor da denúncia protocolada pelo PSOL e pela Rede Sustentabilidade. Os partidos acusam Lúcio de lavagem de dinheiro, associação criminosa, peculato e corrupção passiva e pedem a cassação do mandato.

Antes, Hiran Gonçalves havia sugerido a aceitação de apenas parte da denúncia, a que trata do quanto ao desconto indevido de rendimentos dos servidores Job Ribeiro Brandão e Roberto Ruzarte, lotados no gabinete de Lúcio, também quanto ao desvio de servidores para trabalho em negócios particulares do deputado e seus familiares.

Porém, depois da leitura, na reunião desta terça-feira, 10, de um voto em separado do deputado federal Marcos Rogério (DEM-RO), que pediu a inclusão da denúncia da Procuradoria-Geral da República que trata da apreensão dos R$ 51 milhões em um apartamento em Salvador e, atendendo a demandas de integrantes do colegiado, Hiran Gonçalves entendeu que perderia, caso colocasse em votação o documento sem o teor integral das denúncias.

“Acatei porque aqui é uma democracia e a opinião da maioria é a que prevalece. Acatei a sugestão do deputado Marcos Rogério e só pedi aos membros do Conselho de Ética que se garantam a ampla defesa, o contraditório, a apresentação de provas, de defesa, enfim, que se respeite o amplo processo legal”, explicou o relator.

De toda forma, Hiran entende que os deputados estão fazendo um juízo prévio de valor. “Eu fico muito preocupado quando vejo deputado falando que o MDB todo é uma organização criminosa”, lamentou.

Sem omissão

Entre os que assinam a denúncia, o deputado Ivan Valente (SP), do PSOL, ponderou que a “representação não é perseguição, mas um entendimento de que o parlamento brasileiro não pode se omitir”.

Lúcio não compareceu ao Conselho e foi representado pelo advogado Renato Oliveira Ramos, que afirmou que há no processo fatos descritos que são anteriores ao mandato de Vieira Lima e que, portanto, não poderiam ser tratados. O advogado pediu “prudência, razoabilidade e proporcionalidade” no julgamento.

Agora, o deputado Lúcio Vieira Lima será notificado da continuidade do processo e terá 10 dias para apresentar uma defesa no Colegiado.

R$ 51 milhões

Enquanto o relator no Conselho de Ética tentou desconsiderar denúncias que envolvem os R$ 51 milhões, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, endereçou, na segunda-feira (9), ao ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin uma réplica à manifestação das defesas dos acusados em ação penal que envolve o deputado federal Lúcio Vieira Lima, seu irmão, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, a mãe dos políticos, Marluce Vieira Lima, o empresário Luiz Fernando Machado da Costa Filho e os ex-secretários parlamentares Job Ribeiro Brandão e Gustavo Pedreira do Couto Ferraz.

O documento da PGR rebate os argumentos dos advogados e sustenta que, além de esconder dinheiro, os irmãos Vieira Lima, com o auxílio da mãe, faziam aplicações de quantias também com a intenção de ocultar os valores obtidos irregularmente. Raquel Dodge destaca que o dinheiro era aplicado em investimentos no mercado imobiliário de alto luxo na capital baiana.

Compartilhe:

Governo anuncia que aumento do Bolsa Família será maior que inflação, confira

O novo ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, disse que o reajuste do programa Bolsa Família pode ser anunciado em maio ou ainda este mês: “as propostas estão colocadas, há uma discussão ainda dentro do governo para definição dos percentuais, da forma de fazer esse reajuste do Bolsa Família e acredito que ainda em abril ou maio teremos essa definição e o anúncio do reajuste do Bolsa”.
Beltrame acrescentou que o governo pensa em um reajuste do Bolsa Família maior que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “Estamos trabalhando com percentuais acima do IPCA, que é 2,95%, não temos ainda uma definição.
Reajuste do Bolsa Família
“Provavelmente [o reajuste do Bolsa Família] vai ser anunciado ainda este mês e deve vigorar provavelmente no final de maio. A ideia é dar um reajuste acima da inflação.
E estamos estudando uma forma de compensar o aumento do preço do gás, mas ainda não está acertado [como isso será feito]”, disse o ministro.
Perguntado por jornalistas se o reajuste será de 5%, ele chegou a dizer que poderia ser esse valor “ou mais”, mas reiterou que a questão ainda estava sendo definida.
Compartilhe: