Poções: Secretaria de Saúde e Educação lança 5° Campanha de combate a esquistossomose, hanseníase e verminose
A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica, Centro de Endemias em parceria com a Secretaria de Educação, fez o lançamento da 5° Edição de combate a esquistossomose, hanseníase e verminose.
O encontro aconteceu no auditório Colégio Municipal Bem Me Quer, onde teve a participação do secretário de saúde Jorge Luís. Na oportunidade, o mesmo falou da importância dessa campanha e parabenizou o trabalho dos Agentes de Endemias que luta arduamente para combater a esquistossomose.
O Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Wesley Freitas, falou sobre os perigos da hanseníase, como identificar e realizar o tratamento. Ele ainda disse sobre a importância dos Pais fazer o alto exame nos filhos, identificando manchas suspeitas devem procura a unidade de saúde no bairro onde reside.
O Agente de Endemias, Walter Marques, responsável pelo educação e saúde, palestrou sobre esquistossomose, a origem, como infecta uma pessoa e sobre as árias de risco, que são elas: região do
Arame, Morrinhos, Cachoerinha, bairros Lagoa grande e Açude.
A campanha será realizada com palestra nas Escolas do município, atingindo o público alvo de 5 a 14 anos, distribuição de coletores, realização de exames e distribuição de emendazol e praziquantel a ministração dos medicamentos será feito pelo enfermeiro da unidade. A meta é atingir 85% da população, o que equivale cerca de 8 mil crianças e adolescentes.
Período de execução, 01 de Abril a 30 de Junho, participaram da reunião, enfermeiros e diretores de Escolas.
* Van Nascimento
Poções: Secretaria de Saúde realiza palestra nas Escolas com a dentista Juliana Finco
No último dia 06 de Abril, foi realizado na Escola Arnulfo Ramos, Bairro Bela Vista, a primeira reunião de pais, para tratar de assuntos referente ao PSE. Na mesma, a Equipe de Saúde da Unidade Amedeo Sangiovanni, o Enfermeiro Laurindo , a Dentista Dra. Juliana Finco e agentes de Saúde, e o Centro de Endemias, representado por Walter Marques e suas colegas de trabalho.
O programa de saúde nas escolas, já vem sendo desenvolvido no município há alguns anos , onde a Odontologia trabalha semanalmente com bochechos fluorados, semestralmente com aplicação tópica de flúor, escovação supervisionada e palestras para os alunos, onde no decorrer destes anos conseguimos diminuir o índice de cárie naquela localidade.
O Enfermeiro, falou sobre a campanha de Hanseníase, verminoses, e acuidade visual que irá acontecer ao longo desse ano, além de palestras que serão feitas. O Centro de Endemias, falou sobre a Esquitossomose em crianças de 05 a 14 anos e fez a entrega de coletores para iniciar o programa, fazendo exames parasitológicos . Desde já agradecemos a diretora Hilda e sua equipe, pela parceria saúde e escola, e aos pais que nos ouviram, tiraram suas dúvidas a respeito do PSE.
Fundação José Silveira presta contas do IBR e Pestalozzi e comemora resultado do Dia do Bem
Mais assistência e mais acesso. Este é um dos lemas da Fundação José Silveira quando o assunto é melhoria aos seus pacientes, sejam eles os que possuem transtorno do espectro autista ou mesmo os que têm alguma deficiência física ou intelectual.
Nesta quarta-feira (11), a Fundação apresentou a prestação de contas da campanha Dia do Bem e anunciou melhorias em suas instalações. Entre as ações e campanhas realizadas pela Fundação em 2017 estão o Chá Beneficente e o Almoço Solidário. Ambos arrecadaram R$ 20.320,01 e R$ 29.152, respectivamente. Já o Dia do Bem arrecadou R$ 118.797,50.
..jpg)
“É sempre bom a gente contar com os parceiros e sociedade, fortalecendo o nosso trabalho de assistência à saúde e serviço complementar à saúde”, afirmou a superintendente da Fundação José Silveira, Leila Brito. Segundo ela, o objetivo das campanhas é sensibilizar a sociedade e manter o trabalho ativo e ajudando quanto mais crianças for possível. “Não iremos desistir jamais “, reforçou.

Atualmente, a Fundação José Silveira atende cerca de 1.832 pacientes com deficiência física e intelectual no Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR) e 1.202 estão na fila de espera. Cerca de 153.826 procedimentos são feitos por ano no IBR.
Já no Instituto Pestalozzi, 65 pacientes com transtorno de espectro autista são atendidos e 142 estão na fila de espera.
De um total arrecadado em R$ 171.642,30, cerca de R$ 142 mil foram aplicados na reforma do espaço de convivência do centro de reabilitação Pestalozzi e R$ 25 mil na reforma da sala de psicologia Pestalozzi e na climatização da fonoaudiologia do IBR.
..jpg)
Para que toda esta causa fique ainda mais forte, a Fundação conta com o apoio de amigos e padrinhos como os artistas Gilmelandia, Reinaldo ex-Terra Samba, Levi Lima, Tatau, Jau, Ed City, Adelmo Casé, além de Tio Paulinho e do apresentador José Eduardo, que sempre esteve à frente da causa e é um dos padrinhos da AMA – Associação de Amigos de Autistas da Bahia.
Na sede do Detran-BA, prefeito Leandro busca melhorias para facilitar acesso de serviços em Poções

O prefeito de Poções, Leandro Mascarenhas, e o diretor geral do Detran na Bahia, Lúcio Gomes, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (10/04) na sede do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Salvador, onde discutiram melhorias a serem implantas na 3ª Retran de Poções.
O diretor geral do Detran disse ter interesse total em contribuir no que for possível para a melhoria do órgão na cidade e principalmente no que tange ao trânsito.
“Fui muito bem recebido pelo diretor geral do Detran. Na oportunidade solicitei soluções e alternativas que facilitem o acesso de serviços em Poções, uma vez que a 3ª Retran é um órgão muito importante para a nossa região”, comentou o prefeito Leandro.
Na oportunidade participaram da reunião o prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre (Quinho), e o membro do Detran-BA, o senhor Edgar.
DECOM-PMP
Secretaria de Educação de Poções realiza reforma geral na Escola Municipal Wolnea Macedo

A Secretaria de Educação de Poções, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, está realizando a reforma geral da Escola Municipal Wolnea Macedo, localizada no bairro Urbis. A reforma está em andamento e as benfeitorias são pintura, troca de janelas, forro e cobogó nas salas de aulas, reforma da secretaria da escola e também a construção de um refeitório, dentre outras melhorias.

A previsão é de que nos próximos dias a reforma seja concluída, melhorando assim o ambiente de ensino dos alunos.

“O nosso objetivo é melhorar o ambiente escolar e oferecer mais comodidade aos nossos estudantes e docentes. Oferecer uma educação de qualidade em espaços físicos de conforto e segurança é um compromisso da nossa administração. Essas diversas melhorias que estão sendo feitas comprovam a determinação e o comprometimento da atual gestão em garantir condições dignas para o aprendizado”, comentou o secretário de educação, Yuri Meira.

Na manhã desta quarta-feira (11/04) o secretário de infraestrutura, Adilson Viana, e o diretor geral de obras, Luciano Máximo, estiveram acompanhando de perto os trabalhos que estão sendo realizados na escola.
DECOM-PMP
VÍDEO – PAI DE FAMÍLIA REAGE A ASSALTO E SENTA O AÇO EM VAGABUNDO
Dois elementos tentaram assaltar uma família e bateram de cara com o azar
Dois elementos (no mínimo, azarados) tentaram assaltar uma família que desembarcava na frente da sua residência. Eles chegaram numa moto, anunciaram o assalto, mas não contaram com a presença de um senhor, devidamente armado, que saíra do nada e “sentou o dedo” nos vagabundos.
Enquanto membros da família se deitavam no chão para se protegerem dos tiros, o herói da vez trocou tiros com o facínoras e um deles, atingido nas costas, foi direto pro inferno, bater um papo no colo do capeta.
Câmeras de monitoramento registraram a ação e o vídeo foi parar no youtube e já conta com mais de 300 mil visualizações.
Homem é preso acusado de estuprar enteada de 12 anos durante seis meses
Um homem foi preso acusado de violentar a enteada de apenas 12 anos, na manhã desta terça-feira (10), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, Mateus Santos Gonçalves, de 31 anos, estuprou a menina durante seis meses. A prisão preventiva foi cumprida por investigadores do Núcleo da Criança e do Adolescente, da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).
De acordo com a delegada Rosilene Correia, da 10ª Coorpin/Conquista, o caso foi denunciado pela companheira de Mateus e mãe da criança, quando percebeu um comportamento estranho no marido. Em depoimento, ele confessou o crime e disse que pretendia casar-se com a menina quando ela alcançasse a maior idade.
Ele foi indiciado por estupro de vulnerável e encaminhado para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista. Segundo a PC, Mateus já possuía passagem anterior pela polícia por roubo.
Desastre na Rio Bahia matou conquistense
Luiz Carlos Silveira Santos, 61 anos, da cidade de Vitória da Conquista morreu em trágico acidente envolvendo uma carreta que fazia o transporte álcool combustível e um Corolla/Toyota de placa OZV-8895, na BR-116, que pegou fogo. No desastre o conquistense morreu carbonizado. O acidente ocorrido no Km 703 trecho conhecido como “Reta do Corujão”, aconteceu por volta das 8 horas da manhã de hoje terça-feira (11). Viatura bomba-tanque do 8º Grupamento de Bombeiros Militares foi acionada pelo Polícia Rodoviária Federal-PRF, para debelar as chamas e fazer o desencarceramento da vítima.[fonte blog conquista news ]
Continuidade do processo contra Lúcio Vieira Lima é aprovado
Depois de muitas discussões, o deputado Hiran Gonçalves (PP/RR), relator do processo no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado baiano Lúcio Vieira Lima (MDB), aceitou a sugestão dos pares e acrescentou ao parecer dele todo o teor da denúncia protocolada pelo PSOL e pela Rede Sustentabilidade. Os partidos acusam Lúcio de lavagem de dinheiro, associação criminosa, peculato e corrupção passiva e pedem a cassação do mandato.
Antes, Hiran Gonçalves havia sugerido a aceitação de apenas parte da denúncia, a que trata do quanto ao desconto indevido de rendimentos dos servidores Job Ribeiro Brandão e Roberto Ruzarte, lotados no gabinete de Lúcio, também quanto ao desvio de servidores para trabalho em negócios particulares do deputado e seus familiares.
Porém, depois da leitura, na reunião desta terça-feira, 10, de um voto em separado do deputado federal Marcos Rogério (DEM-RO), que pediu a inclusão da denúncia da Procuradoria-Geral da República que trata da apreensão dos R$ 51 milhões em um apartamento em Salvador e, atendendo a demandas de integrantes do colegiado, Hiran Gonçalves entendeu que perderia, caso colocasse em votação o documento sem o teor integral das denúncias.
“Acatei porque aqui é uma democracia e a opinião da maioria é a que prevalece. Acatei a sugestão do deputado Marcos Rogério e só pedi aos membros do Conselho de Ética que se garantam a ampla defesa, o contraditório, a apresentação de provas, de defesa, enfim, que se respeite o amplo processo legal”, explicou o relator.
De toda forma, Hiran entende que os deputados estão fazendo um juízo prévio de valor. “Eu fico muito preocupado quando vejo deputado falando que o MDB todo é uma organização criminosa”, lamentou.
Sem omissão
Entre os que assinam a denúncia, o deputado Ivan Valente (SP), do PSOL, ponderou que a “representação não é perseguição, mas um entendimento de que o parlamento brasileiro não pode se omitir”.
Lúcio não compareceu ao Conselho e foi representado pelo advogado Renato Oliveira Ramos, que afirmou que há no processo fatos descritos que são anteriores ao mandato de Vieira Lima e que, portanto, não poderiam ser tratados. O advogado pediu “prudência, razoabilidade e proporcionalidade” no julgamento.
Agora, o deputado Lúcio Vieira Lima será notificado da continuidade do processo e terá 10 dias para apresentar uma defesa no Colegiado.
R$ 51 milhões
Enquanto o relator no Conselho de Ética tentou desconsiderar denúncias que envolvem os R$ 51 milhões, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, endereçou, na segunda-feira (9), ao ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin uma réplica à manifestação das defesas dos acusados em ação penal que envolve o deputado federal Lúcio Vieira Lima, seu irmão, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, a mãe dos políticos, Marluce Vieira Lima, o empresário Luiz Fernando Machado da Costa Filho e os ex-secretários parlamentares Job Ribeiro Brandão e Gustavo Pedreira do Couto Ferraz.
O documento da PGR rebate os argumentos dos advogados e sustenta que, além de esconder dinheiro, os irmãos Vieira Lima, com o auxílio da mãe, faziam aplicações de quantias também com a intenção de ocultar os valores obtidos irregularmente. Raquel Dodge destaca que o dinheiro era aplicado em investimentos no mercado imobiliário de alto luxo na capital baiana.










