Aconteceu neste sábado 12/09 na sede do PCdoB de Vitória da Conquista a convenção municipal do Partido Comunista do Brasil. A convenção confirmou o nome nome da jornalista Luciana Oliveira para vice na chapa do candidato a prefeito José Raimundo do PT. Vários líderes estiveram presente na movimentada convenção, Deputado José Raimundo do PT, Deputado Fabrício Falcão do PCdoB, o Presidente da Câmara de Vereadores Luciano Gomes, Vereadora Nildima, Vereador Danilo Kiribamba e demais lideranças. Vejam as fotos na lente do fotografo Sergio Novais.
Durante convenção eleitoral, realizada na tarde deste sábado (12 de setembro), o PSD, PCdoB e PODEMOS, confirmaram os nomes do prefeito Gazzo como pré-candidato a reeleição e o vereador Flávio Meira como pré-candidato a vice na chapa. Dezenas de pré-candidatos a vereadores que vão concorrer as 9 vagas da Câmara Municipal de Vereadores também participaram da convenção. Devido a pandemia, o evento contou apenas com a presença dos pré-candidatos e filiados dos partidos, e contou com transmissão pelas redes sociais. A mesa foi composta pelo atual prefeito e pré-candidato a reeleição Gazzo, o pré-candidato a vice Flávio, o atual vice-prefeito Edicarlos, ex-prefeito Welton, ex-vice prefeito Ney, além dos ex-candidatos a vice-prefeito pela oposição, Zequinha e Nei de Água Bela
Respeitando todos os protocolos de proteção à saúde, a coligação “Com a Força do Povo” realizou ontem (13.09) a convenção na Câmara de Vereadores oficializando a chapa com os pré-candidatos Orlando do Banco (PSB) candidato a prefeito e Walmir Dias como vice, que será registrada hoje. Também foram lançados 35 pré-candidatos ao cargo de vereador, dos partidos que formam a coligação: PSB, PDT, PT e PSC.
Apesar de a população não ter sido convidada por conta dos cuidados com a pandemia, o clima foi de festa, com todos destacando a vontade do povo da cidade em reconduzir Orlando do Banco à prefeitura, onde ele já foi o titular de 2013 a 2016. Em muitos discursos foi lembrada a administração passada do candidato, quando ele priorizou a educação e o social, valorizando o servidor público municipal e buscando o progresso para a cidade. “Peço a todos que nos deem seu apoio, pois teremos 60 dias de campanha e muita determinação. Brevemente anunciarei o meu plano de governo, vamos administrar para todos. Precisamos fazer também maioria na Câmara, para que possamos colocar nosso projeto em prática”, declarou o pré-candidato, encerrando a convenção no início da tarde de ontem.
O indicado para pré-candidato a vice-prefeito, Walmir Dias, conhecido como WD, foi o escolhido entre alguns nomes que estavam sendo cogitados. Ele traz a experiência de empresário bem sucedido para somar na administração municipal: “Eu sou determinado, gosto de planejamento e só então partir para executar. É assim que vamos governar”. O ex-prefeito Dr. João, que também era cotado para vice, fez questão de comparecer e declarar o seu apoio à chapa: “Esta chapa e o nosso grupo representam os anseios da população mais humilde de Rio Real, com esperança de dias melhores para todos”.
O Par&do dos Trabalhadores (PT) de Vitória da Conquista anuncia o nome da jornalista Luciana Oliveira (PCdoB) como vice do pré-candidato a prefeito Zé Raimundo. A escolha de Luciana para a chapa majoritária se deu após debate interno do Partido dos
Trabalhadores e conversas com forças políticas da cidade.
Mulher, jovem, servidora pública e jornalista, Luciana Oliveira fortalece a pré-candidatura do deputado estadual e ex-prefeito Zé Raimundo com sua história de vida e seu ativismo na cena cultural. Filiada ao PCdoB, o nome de Luciana foi o escolhido
entre o de outras mulheres, dando o protagonismo a quem não está à frente da política, mas que sempre participou da vida pública e exerceu ativamente sua cidadania.
Por mais mulheres na política, o PT buscou garantir a representatividade feminina para a candidatura. Apesar das constantes ameaças em nosso país, a luta pelo direito da mulheres vem progredindo não só no Brasil, mas em todo o mundo. Alguns avanços já foram conquistados, porém, a representatividade das mulheres na política ainda se encontra muito distante do desejado.
O PT segue em diálogo com outros partidos para composição da chapa majoritária
O deputado estadual Zé Raimundo (PT) definiu quem será o nome que irá concorrer ao cargo de vice-prefeita em sua campanha à prefeitura de Vitória. A escolhida é Luciana Oliveira Pereira, do PCdoB.
Luciana é natural de Porto Seguro e trabalha como jornalista na Câmara Municipal de Vitória da Conquista desde 2014. Ele também atuou como assessora de imprensa no mandato do deputado estadual Jean Fabrício Falcão, presidente municipal do PCdoB de Vitória da Conquista.
Nascida em Porto Seguro, a pré-candidata se formou em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e fez mestrado em Cultura, Educação e Linguagens, também pela Uesb.
A indicação de Luciana para a pré-candidatura ao cargo de vice-prefeita ocorreu no dia 27 de agosto, durante reunião do Diretório Municipal do PCdoB de Vitória da Conquista. Segundo o partido, o PT informou que desejava a indicação de uma mulher para a consolidação de uma ideia programática de 50% de mulheres no seu secretariado, a partir de janeiro de 2021.
Segundo o Blog do Anderson, a definição da chapa ocorreu em uma reunião de portas fechadas no Comitê Municipal do Partido dos Trabalhadores, na manhã do último sábado (5). O lançamento oficial da dupla está previsto para acontecer nesta terça-feira (8), por meio de uma vídeo conferência.
Pelo menos 10 pré-candidatos anunciaram que pretendem concorrer à prefeitura de Vitória da Conquista nas próximas eleições. O confronto principal deve ocorrer entre Zé Raimundo e o atual prefeito Herzem Gusmão (MDB), candidato à releição. Em 2016, Gusmão levou a melhor e ficou com a vaga de prefeito ao conseguir 57,58% dos votos válidos, contra 42,42% do petista no segundo turno das eleições.
Gusmão (MDB) escolheu a presidente licenciada da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) de Vitória da Conquista Sheila Lemos (DEM) para compor sua chapa. Ela é filha da atual vice-prefeita Irma Lemos. A convenção que irá oficializar a chapa será realizada na próxima quarta-feira (9).
Um dos partidos que confirmou o nome do pré-candidato a prefeito foi o Psol. A Convenção Municipal confirmou o nome de Ferdinand Martins para a disputa.
Zé Raimundo
José Raimundo Fontes tem 70 anos e é natural de Pojuca. Professor da Uesb, conquistou seu primeiro cargo eletivo nas eleições de 2000, ao ser eleito vice-prefeito. Em 2002 ele assumiu o mandato e foi reeleito em 2004.
Atualmente, Zé Raimundo está em seu terceiro mandato como deputado estadual.
Eleições 2020
As eleições serão realizadas no dia 15 de novembro. O adiamento ocorre em função da pandemia do coronavírus e acarretou mudanças no calendário eleitoral. Os partidos terão até o próximo dia 16 para realizar as suas convenções. As candidaturas deverão ser registradas até o dia 26 e a campanha eleitoral será liberada a partir do dia 27.
Nas Eleições Municipais de 2020, pela primeira vez, candidatos ao cargo de vereador não poderão concorrer por meio de coligações. O fim das coligações na eleição proporcional foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio da reforma eleitoral de 2017. Com isso, o candidato a uma cadeira na câmara municipal somente poderá participar do pleito em chapa única dentro do partido ao qual é filiado.
Para o cargo de prefeito, continua sendo possível a união de diferentes partidos em apoio a um candidato.
Uma mulher de 26 anos foi morta a tiros, no início da noite de sábado (05/09), quando retornava do trabalho (em uma padaria) para casa na cidade de Lapão -BA. Segundo a Polícia Civil, Denise Costa Ferreira estava retornando do serviço de bicicleta para sua residência, quando foi surpreendida por uma motocicleta com dois ocupantes, sendo que o condutor da moto se aproximou lateralmente e o carona efetuou disparos de arma de fogo à queima-roupa contra a vítima, que ainda foi socorrida para uma unidade hospitalar local, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Segundo informações do site Central Notícia, os suspeitos fugiram logo após o crime e a Polícia Militar realizou buscas pela região, mas ambos continuam foragidos. Ainda conforme a Polícia Civil, nada foi roubado de Denise, sendo que o aparelho de telefone celular foi encontrado ao lado dela. Familiares afirmaram que desconhecem a motivação do crime. O corpo da mulher foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Irecê. A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar o caso. (fonte Vinny Publicidade