prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Bahia’

ITAPETINGA-O prefeito Rodrigo Hage participou, na manhã desta terça-feira, 19, do lançamento da pedra fundamental da sede da OAB/

O prefeito Rodrigo Hage participou, na manhã desta terça-feira, 19, do lançamento da pedra fundamental da sede da OAB/Subseção de Itapetinga. Na oportunidade, o prefeito falou da sua satisfação em, ao ceder o terreno municipal, realizar um sonho de mais de 30 anos. Rodrigo Hagge parabenizou o presidente da OAB/Itapetinga, Fabrício Moreira, por desenvolver à frente da classe, um trabalho competente e cheio de vontade. O prefeito ressaltou ainda a importância daquela obra: “Nós ganhamos com os equipamentos públicos, preenchendo espaços e mudando a cara da cidade”, falou Hagge. O presidente da OAB/Bahia, Luiz Viana, também falou sobre a importância da nova sede que será construída. “Vamos começar a erguer a casa das liberdades. A OAB é uma instituição muito grande, é a voz constitucional da população”, ressaltou Luiz Viana agradecendo e parabenizando o prefeito pela sensibilidade de perceber a importância daquela construção.
A sede da OAB em Itapetinga, como afirmou Fabrício Moreira, vai fazer reverberar o nome da cidade por toda a Bahia.
As obras já se iniciaram na tarde desta terça, na Av. Rivadávia Ferraz. A previsão de conclusão é para os próximos 6 meses.

Oeste: dois acidentes com vítimas fatais nesse domingo em rodovias da região

Foto: Blog Braga

Duas pessoas morreram em acidentes na BR 242, nos municípios de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, no Oeste da Bahia, durante a manhã deste domingo (17).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, uma idosa foi morta ao colidir sua motocicleta contra uma carreta, por volta das 10h30, no trecho urbano de Luís Eduardo Magalhães.
Equipes do SAMU já encontraram a mulher morta. Ela foi identificada como Maria Brito Maciel. A colisão fatal teria ocorrido contra a lateral da carreta, mas a PRF não soube informar as causas do acidente.
Em acidente, um motociclista não resistiu aos ferimentos adquiridos na colisão entre sua moto e outro pilotada por outra pessoa que também ficou ferida.
A PRF informou que a colisão ocorreu, também, por volta das 10h30, em Barreiras. Equipes do SAMU prestaram socorro e levaram as vítimas para o Hospital do Oeste. No entanto, uma das vítimas morreu no início da tarde, enquanto o outro condutor não corre risco de morte.

Jovem morre após colidir moto contra poste na zona rural de Conceição do Coité, BA

Acidente aconteceu por volta das 4h30 deste sábado quando o jovem colidiu abordo de uma moto em um poste de energia elétrica

 

Por redação SN Notícias

Um jovem de 21 anos morreu após perder o controle da motocicleta que conduzia e colidir o veículo contra um poste. O acidente aconteceu durante a madrugada deste sábado (16/06), na zona rural de Conceição do Coité (BA).
De acordo com a Polícia Militar (PM), o jovem seguia pela estrada vicinal que da acesso ao povoado de Aroeira ao município, quando acabou perdendo o controle do veículo e colidiu contra o poste.

Por volta das 04h30 deste sábado (16), deu entrada na unidade de emergência do Hospital Português em Conceição do Coité, o jovem Gustavo Luiz Gomes, 21 anos, o mesmo colidiu abordo de uma moto em um poste de energia elétrica, em estado grave Gustavo aguardava transferência para Feira de Santana ou Salvador, e por volta das 9h30 o jovem não resistiu os ferimentos e veio a óbito no hospital.

Na noite de quinta-feira um pedreiro se envolveu em um acidente na BA-120, numa localidade conhecida como Ladeira da Juliana, em estado grave o pedreiro Roberto foi transferido para Salvador, e no início da noite de ontem (15), ele não resistiu os ferimentos e veio a falecer. O sepultamento está marcado para este domingo o horário ainda não foi informado.

 

A super-merenda: Prefeito vai aumentar em R$ 18 milhões gasto com a merenda escolar

“O que me assusta são os valores”, disse o vereador Cori ao denunciar o fato.

Há um mês o BConquista publicou matéria informando que a Prefeitura de Vitória da Conquista havia publicado edital para terceirizar a merenda escolar do Município. O valor estimado para custear o serviço é de R$ 25 milhões.

Na manhã dessa sexta-feira (15), em sessão na Câmara, o vereador Professor Cori denunciou o superdimensionamento do custo da merenda. Segundo o edil, em 2017 a gestão de Herzem Gusmão Pereira gastou menos de R$ 7 milhões com a merenda. A diferença entre os recursos utilizados no ano anterior e a previsão após licitação supera R$ 18 milhões.

Cinco cidades mais violenta do pais estão na Bahia; Eunápolis fica n segundo lugar

Cinco das dez cidades brasileiras com as maiores taxas de mortes violentas, dentre aquelas que têm mais de 100 mil habitantes, estão na Bahia. É o que indica o Atlas da Violência 2018 sobre os municípios, com dados referentes a 2016, que foram divulgados nesta sexta-feira (15).

No ano do estudo, o país tinha 309 municípios com número de habitantes superior a 100 mil. Feita com dados do Ministério da Saúde (MS), a pesquisa é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Eunápolis, no extremo sul do estado, é a cidade baiana com o segundo pior dado do pais. Segundo o Atlas, o município teve uma taxa de 124,3 mortes violentas para cada grupo de 100 mil habitantes.

Os números só foram piores do que a registrados em Queimados, no Rio de Janeiro, onde a taxa de homicídios, no mesmo período, foi de 134,9.

Logo depois de Eunápolis, estão mais três cidades baianas. Segundo o Atlas, o terceiro município mais violento do país foi Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. Por lá, a taxa foi 107,7 mortes violentas para cada cada grupo de 100 mil habitantes.

Em seguida vêm Porto Seguro, no extremo sul, com 101,7 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes; e Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, com taxa de 99,2 mortes.

Mirante assina convênios para construção de praça e pavimentação de ruas

A assinatura de convênios que totalizam um investimento de R$ 1 milhão 200 mil do Governo do Estado em infraestrutura urbana, no município de Mirante, foi firmada hoje (13) e comemorada pelo prefeito Lúcio Meira e o deputado estadual Zé Raimundo, que apresentaram os pleitos em parceria com o deputado federal Waldenor Pereira.

Foram três convênios assinados com o governo, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder): o de número163/18, para construção da Praça Spínola Oliveira, no valor de R$ 350.500,84; o 154/18 para pavimentação da Avenida que liga o Bairro Bela Vista à BA 156 e a Rua 1º de Maio (Bairro Bela Vista), no valor de R$500,177,87; e a pavimentação das ruas A e B do Povoado de Vereda do Meio, no valor de R$ 349,993,69.

Buraco misterioso amedronta moradores de ilha da Bahia

Foto: imagem TV Bahia

 

Uma cratera gigante, com 46 metros de profundidade, 69 metros de comprimento e 29 metros de largura, se abriu misteriosamente perto de uma vila de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, na Bahia. Além de chamar a atenção pelo tamanho, o buraco tem preocupado os moradores, que ainda não sabem como ele se formou. Uma empresa multinacional que atua na região está investigando se a erosão tem relação com o trabalho que desenvolve no local.
A cratera fica no meio de uma mata nativa na Ilha de Matarandiba e está a cerca de 1 km do local onde vivem os moradores. O buraco se abriu na propriedade de uma multinacional americana, que utiliza a área para extração de salmora, uma mistura de água e sal usada na fabricação de produtos químicos. A salmora é retirada em seis poços a uma profundidade de 1,2 mil metros.
A erosão foi descoberta pela própria empresa há 15 dias, durante um trabalho de rotina. O acesso à area onde o buraco se formou é difícil por causa da mata fechada, mas ainda assim toda a área foi isolada e passou a ser vigiada para evitar a presença de curiosos. Como especialistas ainda não avaliaram as condições do solo em torno da cratera, a circulação de pessoas pode ser perigosa.
Foto: imagem TV Bahia

 

A empresa multinacional diz que já iniciou uma série de estudos para descobrir o que provocou o surgimento do buraco. Ainda não é possível afirmar se há alguma relação com o trabalho da empresa na região.
“Não sabemos o que está acontecendo. Eles dizem que é um fenômeno e não sabemos se é isso mesmo ou se foi por causa da perfuração deles. Então, a população toda está com medo”, disse um morador.
Os resultados dos estudos para descobrir as causas da erosão devem sair em até quatro meses. Até lá, a empresa quer tranquilizar os moradores. “Já tivemos reuniões frequentes com a comunidade e criamos um meio de comunicação exclusivo com eles, através de WhatsApp, que foi a escolha deles. Qualquer esclarecimento necessário queremos que seja feito à comunidade, de forma que ele fique mais tranquila possível”, disse um representante da multinacional.
Técnicos de órgãos federais, como a Agência Nacional de Mineração, já estão na vila conversando com os moradores. Eles vão notificar a empresa para que ela faça estudos nas proximidades da vila, para verificar se o povoado corre algum risco.

Constituição Cidadã de 1988: a análise de Edvaldo Brito em Congresso de Direito

O jurista e vereador Edvaldo Brito (PSD) fez ontem à noite (13.06) a palestra de abertura do 27º Encontro Nacional do Conpedi (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito), na Pupileira, em Nazaré, para uma plateia de mais de mil participantes de todo o país. Com o tema “Avanços e retrocessos da Constituição de 1988”, Brito analisou a Carta Magna do país e mostrou o que deve ser celebrado e o que a sociedade deve se esforçar para mudar. Inicialmente criticou os membros da Assembleia Constituinte de 1986, que, segundo ele, não poderiam ter sido de partidos políticos. “Deveriam ser exclusivos e se dissolver logo após a tarefa concluída. A Assembleia não era formada somente por pessoas eleitas pelo povo, havia inclusive senadores biônicos… Cada membro colocando seus interesses, num salve-se quem puder”, disse o palestrante.

“Surgiu, assim, uma Constituição praticamente provisória, que hoje tem 99 emendas e 162 leis complementares, e ela não poderia resistir, como não está resistindo, mas eu destaco os avanços, principalmente do caso da teoria jurídico penal da autoria, como aplicada no julgamento do Mensalão, da inconstitucionalidade das leis municipais, da questão das células-tronco, do racismo, da interrupção da gravidez do anencéfalo, da homo afetividade e do nepotismo, entre outros temas. Mas há retrocessos, na questão da modulação, o efeito vinculante e as decisões monocráticas dos ministros do Supremo”, esclareceu Brito. Concluindo, ele destacou que é preciso ser revista a função do STF e do STJ, e conclamou os brasileiros a lutarem sempre pela democracia, aperfeiçoando-a: “Pode não ser o regime de governo perfeito, mas é o melhor que nós temos e lutemos para que não haja retrocessos”. Foi aplaudido de pé.

Cinco cidades da Bahia têm mais eleitores do que habitantes

Situado no Centro-Sul da Bahia, o município Maetinga tem um movimento incomum de pessoas a cada dois anos. Contudo, o fenômeno não ocorre em função de períodos festivos, mas por causa das eleições. A explicação para esse fato vem de um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que coloca a cidade entre as 231 do Brasil com mais eleitores do que habitantes.
Na Bahia, são cinco casos.  Em Maetinga, um terço das pessoas aptas a votar não reside na cidade: são 6.736 votantes contra 4.456 moradores. O número coloca o município na quarta posição nacional e na terceira do Nordeste entre aqueles com maior diferença entre eleitorado e população. Serra Preta, segundo no estado, figura na 14ª posição nacional, com variação de 905 – são 16.941 eleitores contra 16.036 moradores.
Lajedão, Potiraguá e Ribeirão Do Largo completam a lista das cinco representantes baianos na pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (13). O líder do ranking nacional de maior eleitorado que população é Canaã Dos Carajás, que fica no estado do Pará e tem 3.857 mais votantes. No Nordeste, o primeiro colocado é Cumaru, em Pernambuco, com diferença de 3.396. *As informações são do CORREIO

Pastor sai para buscar a filha no colégio e desaparece em Ilhéus

O pastor da Igreja Batista, no bairro São José,  em Ilhéus, está desaparecido desde a manhã de quarta-feira (13). O último contato de Carlson Benjamin dos Santos com a família aconteceu por volta das 10 horas de ontem, quando ele ligou avisando que iria buscar a filha no colégio. No entanto, isso não ocorreu.
Segundo o site Rapazoi, o pastor estava dirigindo um veículo HB2DX Hyundai, de placas PJV-6545 e vestia essa mesma camiseta da foto. A família apela para quem tiver informações que levem ao paradeiro do pastor, entrem em contato com o número 190 da Polícia Militar.