Em funcionamento há seis meses, as Policlínicas Regionais de Saúde localizadas em Teixeira de Freitas, Irecê, Jequié e Guanambi ultrapassaram a marca de 100 mil atendimentos, entre consultas com especialistas, exames diagnósticos e de imagem, além de pequenos procedimentos. Além destas unidades, o governo do estado inaugurou ainda, esta semana, a policlínica de Feira de Santana e, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), outras três estão previstas para abrir em junho deste ano. “Com esse modelo, conseguimos ofertar serviços que não existiam no interior do estado e evitar que as pessoas precisem se deslocar longas distâncias ou aguardar muito tempo para atendimento,” afirma o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. As policlínicas funcionam em um modelo de consórcio, no qual municípios de uma região se unem para dividir os custos da assistência à saúde, com o apoio do governo do estado, que constrói as unidades de atendimento, com um aporte de R$ 24 milhões cada, e arca com 40% dos custos mensais de funcionamento. Os demais 60% são divididos entre os municípios, de acordo com a população. Entre os exames ofertados endoscopia digestiva, ecocardiograma, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
:: ‘Bahia’
Planalto: Carros colidem e deixa dois feridos na BR-116, nesta manhã
Fotos: WhatsApp / Blog do Jeferson Almeida
Na manhã deste sábado (09) uma colisão envolvendo dois carros de passeio deixou duas pessoas feridas na BR-116, nas proximidades do Posto Novo Milênio, trecho de Planalto. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que registrou a ocorrência, o motorista de um dos veículos, identificado apenas como Welton, foi encaminhado para um hospital de Vitória da Conquista. O seu estado de saúde ainda é desconhecido. O outro condutor, de identidade não divulgada, também se feriu e foi atendido pela equipe de resgate da ViaBahia. Ainda não há informações sobre a causa do acidente.

Ônibus escolar cai em ribanceira no interior da Bahia
Após desviar de ciclista na BR-367, empresário bate carro em caminhão e tem corpo carbonizado no sul da Bahia
Homem tinha 38 anos e estava sozinho no veículo, que pegou fogo logo após a batida. Caminhoneiro não teve ferimentos e ciclista não foi localizado depois do acidente.
Por: G1-BA.
homem morreu durante um acidente no Km 55 da BR-367, na altura do distrito de Vera Cruz, em Porto Seguro, sul da Bahia. Paschoal Pedra Laviola, de 38 anos, era empresário e teve o corpo carbonizado na batida que envolveu o carro que dirigia e um caminhão.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima estava sozinha e seguia sentido Porto Seguro, na noite de terça-feira (5), quando desviou de um ciclista que estava no meio da pista. Por conta desse desvio, ele acabou entrando na contramão e bateu de frente com o caminhão, que seguia no sentido contrário.
O carro dele pegou fogo no momento da batida. O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar as chamas e retirar o corpo de Paschoal das ferragens.
O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Porto Seguro, que será responsável pela perícia. Os exames vão apontar se a vítima morreu antes ou depois de ser carbonizada.
O motorista do caminhão não teve ferimentos e o ciclista não foi localizado após o acidente. Paschoal era casado com a secretária de Assistência Social de Porto Seguro, Lívia Bittencourt. O velório e enterro do empresário ainda não foram divulgados.
Caçamba de lixo perde freio, atropela e mata gari no sul da Bahia; outros dois ficam feridos
Três garis foram atropelados e um deles morreu em um acidente envolvendo uma caçamba coletora de lixo, na manhã desta terça-feira (5), na cidade de Itanhém, extremo sul da Bahia.
Conforme a polícia, os freios do veículo pararam de funcionar e a caçamba desceu a rua de ré, atingindo os trabalhadores. Os outros dois garis, um homem e uma mulher, ficaram presos às ferragens e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O resgate contou com ajuda da população e de uma retroescavadeira. As vítimas foram levadas para o Hospital Maria Moreira Lisboa. O estado de saúde dos garis não foi revelado. No momento do acidente, o trio trabalhava fazendo a coleta junto à caçamba. Conforme a polícia, o veículo passava no cruzamento das ruas Rodoviária e Emiliano Fernandes, no Centro de Itanhém.
O motorista tentou parar a caçamba, mas o sistema de frenagem não funcionou. Por se tratar de um local elevado, o veículo desceu de ré atropelou os três trabalhadores. A caçamba só parou quando atingiu uma árvore. O corpo do gari foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). A polícia não soube informar se o motorista também ficou ferido. (G1)

Em 6 meses, policlínicas no interior da Bahia ultrapassam marca de 100 mil atendimentos
(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)Bahia registra 18 mortes por meningite no ano

A meningite já tirou a vida de 18 pessoas na Bahia este ano, de acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), contabilizados de 1º de janeiro até o dia 12 de maio. Do total, oito mortes ocorreram em Salvador. O número representa uma queda nos quadros da doença, comparados com mesmo o período de 2017. De janeiro a 12 de maio do ano passado, foram 21 vítimas fatais. A 19ª vítima fatal foi um homem de 75 anos que faleceu na manhã da última quinta-feira (31), em Itabuna, Sul do estado, e que não está no levantamento mais recente da Sesab.
A redução significativa, no entanto, veio no número de diagnósticos da doença em toda a Bahia. Neste ano são 116 casos, sendo 44 de meningite bacteriana, 43 viral e 29 não especificados ou por outra causa. No mesmo recorte de 2017 foram 185 casos no total: 58 apontaram quadro de meningite bacteriana, 72 viral e 55 não foram especificados ou foram causados por outros fatores.
Contágio
A doença é transmitida através do contato com pessoas infectadas, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.
Como a doença pode ser causada por mais de um tipo de bactéria, não existe uma única vacina capaz de prevenir todos os casos. O que se tem são vacinas individuais contra Haemophilus influenzae e o Streptococcus pneumoniae, que podem causar meningite.
A meningite merece atenção redobrada e rapidez no tratamento porque alguns casos podem deixar sequelas. Entre as mais graves estão paralisias, surdez, diminuição da capacidade intelectual e quadro de epilepsia, com convulsões. Os casos da meningite por vírus, normalmente, não deixam sequelas.
Saiba quais são os principais sintomas da doença:
Febre alta repentina
Dor de cabeça intensa
Pescoço rígido, que não permite encostar o queixo no tórax
Náuseas e vômitos, estes, geralmente, em jato
Confusão mental e dificuldade de concentração
Convulsões;
Fotofobia (incômodo com a luz)
Sonolência
Pequenas manchas vermelhas pelo corpo e recusa alimentar
Nos bebês a moleira pode ficar tensa e abaulada
Apresentam rigidez do corpo e ficam extremamente irritados, com choro intenso.
FAMÍLIA FAZ APELO POR PERLA … ELA CONTINUA DESAPARECIDA
Grande mistério envolve o desaparecimento de PERLA BENGOS SILVA, 21 anos, moradora do Bairro Ibirapuera, em Vitória da Conquista. A jovem é natural de Caatiba. O sumiço da jovem, há quase duas semanas, desespera familiares e amigos. Por enquanto, nenhuma pista. Qualquer informação sobre o paradeiro, entrar em contato pelo telefone (77)98838-9678. A família já prestou queixa junto ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).
Planalto: Carreta carregada com papel higiênico pega fogo na BR-116
Na tarde deste domingo (03), por volta das 15h, um acidente foi registrado na BR-116, perímetro urbano de Planalto, a 19 km de Poções. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carreta carregada de papel higiênico pegou fogo e populares que passavam pelo local saquearam parte da carga. Uma equipe da ViaBahia também foi acionada para o local. Felizmente, ninguém ficou ferido. Parte da via ficou complicada por algumas horas, mas, posteriormente, o trânsito fluiu normalmente.













