Conta a história que foi o poeta Ovidio que estabeleceu a ligação entre o Deus CAOS e a desordem e o desequilíbrio. Daí em diante, quando queremos nos referir a algo, ou a uma situação que se encontra em total desequilíbrio e tem muitos e variados problemas, e todos de difícil solução, dizemos que aquilo está um CAOS.

CAOS é hoje a situação na qual se encontra os serviços de coleta, transporte e disposição final do lixo na cidade de Ilhéus. Se a situação já não era muito boa no governo anterior, o Governo Marão, que prometeu resolvê-la, conseguiu agravá-la ainda mais.

A coleta é irregular, e quando é realizada isto acontece em horários inconvenientes. E o pior é que o povo de Ilhéus dá também a sua contribuição para agravar ainda mais o problema, pois não observa os horários e termina descartando seus resíduos domésticos em qualquer lugar, em qualquer hora e acondicionados de qualquer forma.

Às vésperas do Dia da Cidade no próximo dia 28, num época em que muitos visitantes são esperados, a cidade está suja, imunda, fedendo, desorganizada e com um triste aspecto.

Vale ressaltar que além destes problemas operacionais, temos também um grave problema nas relações institucionais, já que a Prefeitura que deveria coordenar todo processo não cumpre a sua missão, a CONDER, responsável pelo Aterro de Itariri não resolve os problemas que por lá ocorrem há muito tempo, e a Solar Ambiental, que apesar de ser regiamente paga também não cumpre o seu papel.

Para que tenhamos ideia da caótica situação, a cidade de Ilhéus chegou a ficar três dias sem coleta de lixo, por conta desta falta de entrosamento entre Prefeitura, CONDER e Solar Ambiental.

As fotos dão uma pequena amostra do problema e aproveitamos para chamar a atenção para a inadmissível situação encontrada na Central de Abastecimento da cidade, ressaltando que como é lá que o povo de Ilhéus adquire seus gêneros alimentícios, existe a possibilidade da Central tornar-se um vetor de proliferação de doenças, o que poderá agravar ainda mais uma outra área problemática do Governo do Médico Marão, que é a área de saúde.

Coleta de Lixo é atividade básica e que tem que funcionar. Quando um governo não consegue fazer isto é sinal de que, breve, será a cidade toda que se tornará um CAOS.

Ao povo de Ilhéus, só resta pedir que Santo Antonio, São João e Sâo Pedro os ajude.