prefeitura de pocoes


setembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: 29/set/2025 . 16:12

São Paulo confirma terceira morte suspeita por intoxicação por metanol

O estado de São Paulo confirmou a terceira morte por intoxicação após ingerir bebida alcóolica batizada com metanol, um homem de 54 anos, morador de São Bernardo do Campo, na região metropolitana da capital, nesta segunda-feira (29).De acordo com o g1, a Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo confirmou que a morte do homem é o terceiro caso fatal do município. O primeiro caso foi um homem de 38 anos, em 24 de setembro e o segundo caso foi de um outro homem, de 45 anos, em 28 de setembro.Os dois casos anteriores seguem sendo investigados pelo Instituto Médico Legal (IML), para que a contaminação por metanol possa ser confirmada ou negada. Outros dez casos relacionados à intoxicação por consumo de bebida contaminada, em São Paulo (SP), estão sendo investigados e ainda não se sabe como ocorreram.

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de São Bernardo relatou que está investigando as mortes e alertou, em nota, que estabelecimentos aumentem a vigilância sobre a procedência das bebidas alcóolicas, além de aconselhar os consumidores sobre o consumo de produtos com procedência duvidosa.

“O Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado de São Paulo informa que, desde junho deste ano, foram confirmados seis casos de intoxicação por metanol, dos quais dois resultaram em óbito – um em São Bernardo do Campo e outro na capital. Atualmente, há dez casos sob investigação com suspeita de intoxicação por consumo de bebida contaminada, na capital. O CVS está apoiando e monitorando o trabalho dos Municípios na fiscalização dos estabelecimentos de comércio de bebidas (distribuidoras, bares etc.) envolvidos na comercialização e distribuição dos produtos contaminados. O CVS reforça que o consumo de bebidas alcoólicas de origem clandestina ou sem procedência confiável representa risco à saúde, já que podem conter substâncias tóxicas. A recomendação é que bares, empresas e demais estabelecimentos redobrem a atenção quanto à procedência dos produtos oferecidos, e que a população adquira apenas bebidas de fabricantes legalizados, com rótulo, lacre de segurança e selo fiscal, evitando opções de origem duvidosa e prevenindo casos de intoxicação que podem colocar a vida em risco”.

Um atropelamento ontem Domingo tirou a vida de um homem no km 740 da BR-116, na altura do município de Boa Nova

domingo (28). A vítima foi atingida por um veículo enquanto tentava atravessar a pista. Ele morreu ainda no local sem que tivesse chance de ser socorrido.  O corpo foi removido para o IML de Vitória da Conquista. O grande número de atropelamentos na BR-116 em toda a região tem chamado a atenção. Muito disso se deve à falta de passarelas que permitam que os pedestres atravessem a pista em segurança.

Família é internada com suspeita de envenenamento após consumir iogurtes em Vitória da Conquista

Um casal e dois filhos foram internados com sinais de intoxicação em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, após consumirem iogurtes no sábado, 27 de setembro. O caso é investigado pela Polícia Civil como possível envenenamento.

Segundo a corporação, os produtos foram adquiridos pelo pai da família, que permanece internado em estado grave em um hospital do município.

As crianças também seguem hospitalizadas, mas não correm risco de morte. Já a mãe recebeu alta médica ainda no fim de semana. As identidades das vítimas não foram divulgadas.

Peritos estiveram na residência e recolheram os iogurtes consumidos pela família. De acordo com a Polícia Civil, os recipientes apresentavam resíduos de substâncias desconhecidas, que foram encaminhadas ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para análise.

A delegacia de Vitória da Conquista aguarda o resultado dos laudos periciais para aprofundar as investigações. Além disso, os integrantes da família deverão ser ouvidos a fim de colaborar com o esclarecimento do caso.