o governo municipal alugou oito ônibus e dois micro-ônibus da Viação Rosa
Há algumas semanas, a prefeitura municipal de Vitória da Conquista anunciou a contratação da Viação Rosa para assumir as cinco linhas do transporte coletivo operadas atualmente, de forma emergencial, pela Novo Horizonte. A justificativa usada é o valor 36% mais barato. No entanto, vídeos sobre problemas da Viação Rosa em Feira de Santana vieram à tona e começam gerar preocupação: o transporte público de Conquista terá mais um problema?
Uma reportagem da TV Bahia mostra que, há algum tempo atrás, 51 ônibus de Feira de Santana simplesmente sumiram. A Secretaria de Mobilidade Urbana de Feira de Santana cogitou que os veículos foram recolhidos pela própria Viação Rosa; mas a empresa negou. No período, a falta de ônibus gerou grandes problemas no transporte coletivo da cidade.
A preocupação de críticos e estudiosos do transporte público conquistense é de que o município receba mais uma empresa que não tem condições se manter. Em agosto de 2018, a Viação Vitória declarou falência e deixou centenas de funcionários desempregados.
Segundo informações do Blog do Giorlando Lima, pelo contrato de dois meses, começando em 1º de junho, a Viação Rosa receberá R$ 505.480,25 por mês, totalizando R$ 1.010.960,50. Com a Novo Horizonte foram dois contratos, de R$ 810 mil e R$ 781.709,10, perfazendo R$ 1.591.709,10.
Além do questionamento se a economia valerá a pena, há outro ponto mais crítico sobre as medidas da prefeitura: elas são apenas paliativas. Este já é o terceiro contrato emergencial para operar o lote 1 (deixado pela Viação Vitória): Primeiro o acordo tácito com a Cidade Verde, depois o contrato de valores absurdos com a Novo Horizonte, e agora com a Viação Rosa.
Mesmo com quase um ano da saída da Viação Vitória, a prefeitura ainda não avançou na realização de um processo licitatório definitivo para o lote 1. Enquanto isso, a crise do transporte público gera enormes gastos aos cofres públicos e prefeito e seu secretariado continuam usando como justificativa para a falta de celeridade um estudo encomendado. Eles dizem que o estudo indicará o que fazer.
A União dos Municípios da Bahia (UPB) realiza nesta segunda (03) a edição da Marcha Pró-Município, em Salvador. O movimento de prefeitos chama a atenção para as demandas dos governos locais. Neste momento, participo da caminhada que será precedida por uma reunião com o governador Rui Costa e a bancada de deputados e senadores baianos, na sede do órgão. Em seguida, prefeitos, secretários, agentes políticos locais e munícipes seguem até a Assembleia Legislativa.
Com o intuito de levar mais atendimento à população, a Secretaria de Saúde coloca à disposição dos profissionais do Instituto Federal Baiano toda sua estrutura física de atendimentos.
Com essa parceria, os odontólogos do instituto farão atendimentos nos consultórios do município, aumentando o número de pessoas assistidas e as ofertas do serviço. Segundo o secretário de Saúde, Danylo Patês, “com isso, tanto a população, quanto os próprios alunos do IF serão melhor assistidos”, afirma o secretário ao falar da sua pretensão de estender essa parceria para outras especialidades.
Atuante na realização desse acordo, o vereador Anderson da Nova se diz ciente da importância dessa ação que traz maiores benefícios aos itapetinguenses.
O interno do presidio Nilton Gonçalves em Vitória da Conquista identificado como Walace Rodrigues foi encontrado morto em sua cela, no módulo II. O Samu 192 foi acionado e ao chegar a unidade prisional constatou o óbito do presidiário.
Ainda não foi confirmada a causa da morte. Peritos do Departamento de Policia Técnica – DPT fizeram o levantamento cadavérico, e em seguida o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal – IML.
Um jovem de 23 anos morreu atropelado na BR-365, a 55 quilômetros de Buritizeiro, na madrugada desta sexta-feira (31). Segundo as informações do Corpo de Bombeiros, ele dirigia um caminhão, estacionou na rodovia para ajeitar a carga e acabou sendo atropelado por outro caminhão, que vinha logo atrás.
Ainda de acordo com os bombeiros, o rapaz era amigo do outro caminhoneiro e os dois viajavam juntos para Vitória da Conquista. O caminhão transportava trigo.
O caminhoneiro disse aos militares que tinha um ônibus na frente dele, por isso não conseguiu ver a vítima. Ele permaneceu no local do acidente durante todo o atendimento da ocorrência, que foi registrada pela Polícia Rodoviária Federal. A perícia da Polícia Civil de Pirapora foi acionada. O trânsito no local não precisou ser interditado.
Vejam esta reportagem: Trata-se das estudantes Poçoenses, que desenvolveram um excelente projeto de revitalização das nascentes da nossa barragem de Morrinhos, principalmente a nascente do Rio das Mulheres que é a principal fonte. Elas ja representaram Poções e a Bahia em quatro feiras… ganhando notoriedade por participarem da maior aqui no Nordeste. Agora elas foram convidadas a apresentar este projeto nos Emirados Árabes e precisam de ajuda no custeio. Vamos divulgar, para que essa reportagem chegue até as autoridades municipais que podem se manifestar, custeando as meninas e o mais importante: Ajundando no desenvolvimento do município que já sofreu perdas severas por conta da falta d’água e racionamento.
Na tarde da última quinta-feira (30), policiais militares da 79ª CIPM prenderam Moacir Freire dos Santos por tráfico de drogas na cidade de Planalto.
Enquanto empreendia rondas ostensivas pelas imediações da Avenida John Kennedy, no Centro da cidade, a guarnição avistou uma pessoa próxima a um veículo estacionado, em atitude suspeita.
Foi realizada abordagem, e apreendidos os seguintes materiais:
▪13 (treze) trouxas de maconha;
▪09 (nove) pedras pequenas de crack;
▪01 (uma) uma pedra maior de crack;
▪02 (dois) aparelhos celulares;
▪01 (um) veículo Gol, placa GOV 6952.
O indivíduo e todo o material apreendido foram encaminhados às autoridades competentes para a adoção das medidas cabíveis.
Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (30/5) a Operação Pedra Afiada, que visa combater crimes de desvio de recursos públicos do Ministério da Integração Nacional, na cidade de Itambé/BA.
Cerca de vinte e cinco policiais federais e quatro auditores da Controladoria Geral da União cumprem onze mandados de busca e apreensão, dez mandados de medidas cautelares diversas da prisão e doze mandados de intimação, nos municípios baianos de Itambé e Vitória da Conquista.
A operação decorre de uma investigação iniciada em 2017 sobre as atividades de uma empresa da região que, em conluio com o Poder Público munícipe, venceu obras de calçamento da cidade. De acordo com o que foi investigado, esses recursos públicos foram desviados e não houve conclusão das obras contratadas e, em alguns casos, foram executadas parcialmente.
Ao longo das investigações, foi apurado que essa empresa servia apenas de “fachada” e que, na verdade, não havia concorrência nenhuma na licitação. Entre os anos de 2014 e 2015, a organização criminosa obteve contratos públicos, dos quais R$ 1,2 milhão teria sido desviado ou utilizado de forma indevida.
Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, desvio de recursos públicos e fraude à licitação.
Dois homens e uma mulher foram presos, na madrugada desta quarta-feira (29), por uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE /Sudoeste), acusados de tráfico de drogas, na fazenda Morro do Carro, na zona rural de Guanambi (BA).
De acordo com informações repassadas ao Portal Vilson Nunes, por volta de 0h30, a Companhia recebeu uma denúncia via WhatsApp informando que no referido local havia um comércio de drogas . Em diligência, os policiais localizaram a residência onde o trio se encontrava. Eles foram identificados como V. C. N., Vulgo LALINHA, 24 anos, natural de Guanambi; L. R. S. vulgo TEQUINHA, 27 anos, natural de Guanambi e a mulher, I. G. V. S., 21 anos natural de Guanambi. No imóvel, a polícia apreendeu 12 (doze) trouxinhas de substância análoga à maconha, pesando aproximadamente 19 gramas, R$ 20,00 (vinte reais) em espécie, 3 (três) aparelhos de celular, marcas: LG, Samsung e Motorola e 2(dois) pacotes maiores de substância análoga à maconha, pensando 55 gramas.
Diante da recusa em dizer quem seria o proprietário do material apreendido, o trio recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia Territorial de Guanambi, onde foi lavrado o flagrante com base no Art. 33 da Lei 11.343/06.