prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Bahia’

Vera Cruz, Itaparica, Pojuca, Mata de São João e região de Guanambi podem reabrir comércio; veja restrições válidas para a Bahia Decreto do governo da Bahia prorroga restrições até 22 de março em Salvador e algumas cidades da região metropolitana; saiba detalhes.


Decreto do governo da Bahia prorroga restrições até 22 de março em Salvador e algumas cidades da região metropolitana — Foto: Alberto Maraux / SSP-BA

Decreto do governo da Bahia prorroga restrições até 22 de março em Salvador e algumas cidades da região metropolitana — Foto: Alberto Maraux / SSP-BA

As cidades de Vera Cruz, Itaparica, Pojuca e Mata de São João, na região metropolitana de Salvador, assim como municípios da região de Guanambi estão fora da prorrogação do decreto que restringe o funcionamento das atividades não essenciais para evitar a disseminação da Covid-19. As informações foram divulgadas pelo governo da Bahia na noite deste domingo (14). [Veja medidas válidas para toda a Bahia e lista de cidades de Guanambi no final da matéria]

O decreto está publicado na versão online do Diário Oficial do Estado (DOE). Com a medida, apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais continua permitido ate as 5h de 22 de março em Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho.

Apenas Itaparica, Vera Cruz, Pojuca e Mata de São João não vão aderir à prorrogação do decreto e terão serviços não essenciais funcionando a partir de segunda-feira (15), até as 17h.

Atividades essenciais são aquelas relacionadas à saúde e ao enfrentamento da pandemia, à comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres, à segurança e a atividades de urgência e emergência poderão ser realizadas.

Os estabelecimentos comerciais que funcionam como bares e restaurantes poderão operar apenas de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio, até 0h.

Ferry, lanchinhas e SAC

A circulação de meios de transporte metropolitanos aquaviários, como ferry boat e lanchinhas, deverá ser suspensa das 20h30 às 5h de 15 de março a 19 de março. O funcionamento no fim de semana, dias 20 e 21 de março, segue proibido.

Também continuam suspensos, até as 5h do dia 22 de março, os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho.

Veja medidas válidas para toda a Bahia:

  • Com exceção de deslocamentos por motivos de saúde ou em situações em que fique comprovada a urgência, segue proibida a circulação de pessoas entre 20h e 5h, até o dia 1º de abril, em todos os 417 municípios baianos;
  • O funcionamento dos serviços não essenciais está proibido em toda a Bahia das 18h de 19 de março ate as 5h de 22 de março;
  • A restrição da venda de bebidas alcoólicas seguirá valendo, em todo o estado, a partir das 18h de 19 de março até 5h de 22 de março, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery);
  • Também segue vedada em todo o estado a prática de atividades esportivas coletivas amadoras até 1º de abril, sendo permitida as práticas individuais, desde que não gerem aglomeração;
  • O funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a prática de atividades físicas está proibido até 22 de março;
  • Os atos religiosos litúrgicos podem ocorrer na Bahia, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%;
  • Ficam vedados, até 22 de março, os procedimentos cirúrgicos eletivos não urgentes ou emergenciais nas unidades hospitalares públicas e privadas;
  • Segue proibida ainda, até 1º de abril, a realização de eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas, independente do número de participantes, como cerimônias de casamento, solenidades de formatura, feiras, circos, passeatas, eventos desportivos, científicos e religiosos, bem como aulas em academias de dança e ginástica;
  • Estão fora do decreto as atividades ligadas ao funcionamento dos terminais rodoviários, metroviários, aquaviários e aeroviários, bem como o deslocamento de funcionários e colaboradores que atuem na operacionalização destes;
  • Também estão fora do decreto os serviços de limpeza pública e manutenção urbana e os serviços de entrega em domicílio (delivery) de farmácia e medicamentos, além das atividades profissionais de transporte privado de passageiros.

Região de Guanambi

O funcionamento dos serviços não essenciais pode ser retomado a partir desta segunda-feira em Guanambi e outros 21 municípios da região que estavam com medidas mais restritivas até este domingo. A determinação é válida para as seguintes cidades:[fonte g1]

  • Caculé
  • Caetité
  • Candiba
  • Carinhanha
  • Feira da Mata
  • Guanambi
  • Ibiassucê
  • Igaporã
  • Iuiu
  • Jacaraci
  • Lagoa Real
  • Licínio de Almeida
  • Malhada
  • Matina
  • Mortugaba
  • Palmas de Monte Alto
  • Pindaí
  • Riacho de Santana
  • Rio do Antônio
  • Sebastião Laranjeiras
  • Tanque Novo e Urandi

URGENTE’Brasil não pode entrar numa lógica de salve-se quem puder’, diz governador da BA ao defender plano nacional de imunização com chegada da Sputnik V

Covid-19: Rui Costa fala sobre o risco da variante da doença para os jovens na Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa, afirmou em entrevista ao Bahia Meio Dia deste sábado (13) que vai seguir o plano nacional de imunização do governo federal para aplicação da vacina Sputnik V. Após uma reunião entre governadores e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi garantido que será adotada equidade na distribuição das vacinas para cidades e estados do país.

“A reunião foi positiva. Nós, governadores do Brasil e do Nordeste, a unanimidade, defendemos o plano nacional de imunização. O Brasil é um dos países há muitas décadas conhecido como o país que tem um plano de imunizar a população para várias doenças, inclusive as crianças. E isso nós defendemos que seja preservado”, disse.

“E esse plano sempre garantiu, independentemente de qual era o governo, que houvesse uma equidade no tratamento de cidades pobres com cidades ricas, de estados pobres com estados ricos, para que toda a população, independentemente do nível de renda da pessoa, tivesse acesso às vacinas”, completou Rui Costa.

“Nós vamos seguir o plano nacional de imunização porque nós defendemos que esse plano seja respeitado. O Brasil não pode entrar numa lógica de salve-se quem puder. Ou seja, quem é rico compra a vacina, quem é pobre fica sem vacina. Então, eu sou defensor de um plano nacional que garanta critérios nacionais de vacinação e por isso nós vamos seguir o plano nacional”, afirmou.

Rui ainda falou sobre grupos que devem ser incluídos como prioritários no plano de imunização nacional. “Nós defendemos que grupos de trabalhadores da educação, que grupos de segurança pública sejam incluídos na prioridade, mas isso vai depender de ser nacionalmente aprovado para que entre como critério. Hoje, na reunião com o ministro, nós voltamos a reiterar que esses grupos sejam analisados a inclusão deles na lista de prioridade”, disse.

Chegada da Sputnik V

Rui Costa fala sobre a compra direta da vacina contra a Covid-19 para a Bahia

De acordo com o governador, as primeiras doses da vacina chegam no mês de abril. A logística de distribuição para os estados e também as formalidades jurídicas ainda não foram definidas.

“Essas vacinas vão compor o plano nacional de imunização e nós tivemos uma reunião com o ministro [Pazuello] para ver como se dará essa formalidade jurídica. Isso os assessores vão conversar hoje ou amanhã [domingo, 14], segunda-feira (15), para que a gente possa encontrar um formato jurídico, mas o fato é que finalizamos a compra, duas milhões de doses serão entregues agora, em abril, cinco milhões no mês de maio, 10 milhões no mês de junho, e 20 milhões no mês de julho”, afirmou.

Rui ainda destacou que o governo federal irá reembolsar os estados pelos gastos com a vacina, mas ainda não detalhou de que forma.

“Esse detalhe jurídico e logístico é que nós estamos ajustando porque todos os meses nós estamos recebendo vacina da Coronavac, da Oxford, e esperamos o mais rápido possível receber de outros laboratórios. Então, esses ajustes, como se dará a logística, nós vamos ajustar. O mais importante é que está mantido o plano nacional de vacinação e o ministério reembolsará os estados pela despesa, pelo custo dessas vacinas e só vai ajustar o formato”, disse.

Aplicação imediata da Sputnik V

Vacina Sputnik V teve eficácia de 91,6% contra a Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Globo

Vacina Sputnik V teve eficácia de 91,6% contra a Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Globo

Rui ainda disse na entrevista que pretende imunizar a população baiana assim que as vacinas cheguem ao Brasil, no mês de abril. “Imediatamente. A gente tem conseguido aqui garantir que toda vacina que chega, em menos de 24 horas está em todas as microrregiões da Bahia. Então, nós vamos seguir trabalhando. Eu não vou descansar, nem um minuto sequer, até conseguir imunizar todo o povo baiano o mais rápido possível”, disse.

“Então, esse é apenas o primeiro contrato e eu espero que a gente consiga, em breve, poder contribuir com outras vacinas, de outros laboratórios, para acelerar a vacinação no Brasil, para que a gente volte a gerar emprego, gerar renda, as pessoas trabalharem com dignidade, a economia voltar a funcionar normal, e a gente não ter esse sofrimento de tantas e tantas famílias que choram a dor de um parente que está internado em estado grave, ou mesmo de um parente que foi a óbito e não conseguiu resistir a essa doença terrível que aplacou a humanidade inteira”, completou Rui.

Regulamentação da compra da vacina

O governador ainda falou sobre a regulamentação para estados, municípios e empresas privadas comprarem imunizantes. “Eu diria que o momento é de alegria, eu estou muito feliz porque a gente, depois de meses lutando, trabalhando, e pedindo ao governo federal, Anvisa, ao Congresso Nacional, que criasse um formato legal que possibilitasse os estados que contribuíssem com a vacinação e, graças a Deus, o congresso aprovou a lei e com base nessa lei é que nós estamos efetivando essa compra”.

O governador explicou que não irá seguir esse passo a passou, pois a compra se baseia na lei que permite que vacinas aprovadas internacionalmente possam ser adquiridas pelos estados sem precisar da aprovação da Anvisa.

“Para tranquilizar a população, porque nesse momento as coisas vão mudando, são dois processos diferentes: um é o processo de regularização da vacina por algum laboratório que queira comercializar o produto no Brasil, aí ele tem que solicitar o registro provisório ou definitivo da vacina no Brasil, e seguir aquele passo a passo de aprovação da Anvisa”, disse Rui Costa.

“A compra que nós estamos fazendo não vai seguir esse passo a passo, a compra se baseia na lei sancionada e aprovada no Congresso Nacional essa semana, que permite os estados comprarem vacinas que já tenham sido aprovadas por laboratórios internacionais, constantes na lei. Portanto, o laboratório russo, laboratório chinês, laboratório americano, laboratório europeu, consta na relação, e, portanto, nós podemos comprar e aplicar a vacina sem necessariamente passar por esse passo a passo da Anvisa”, explica.

“Nós só temos que formalizar a compra e apresentar toda a documentação na Anvisa, mas é um procedimento muito rápido e a Anvisa não analisará a vacina porque ela já foi analisada internacionalmente por outras instituições. Essa vacina [Sputnik V], hoje, é comercializada e aplicada em 49 países já pelo mundo. Então, aqui no Brasil, será o número 50 por conta dessa lista extensa de países que estão utilizando esta vacina”, destacou.

Toque de recolher na Bahia

Toque de recolher e medidas restritivas na Bahia foram prorrogadas até 22 de março — Foto: Alberto Maraux / SSP-BA

Toque de recolher e medidas restritivas na Bahia foram prorrogadas até 22 de março — Foto: Alberto Maraux / SSP-BA

O governador ainda fez um apelo à população para que compreenda e respeite o toque de recolher e as medidas restritivas na Bahia, que foram prorrogadas até 22 de março.

“Eu quero, mais uma vez, pedir a compreensão da população porque essa restrição é temporária, mas o benefício dela é permanente, nós estamos trabalhando. Porque é melhor adiar uma festa, um jogo de futebol, um encontro de amigos para o mês que vem, e você estar vivo para realizar esse encontro no mês que vem, ou, infelizmente, você não está vivo para realizar nem o encontro agora, e nem mês que vem. Digo isso porque, infelizmente, as novas cepas têm levado a óbito inclusive pessoas jovens”, disse.

Rui Costa reforçou que não há mais idade para contrair a doença e destacou a incidência em pessoas jovens. “Eu vi a fotografia essa semana de uma jovem com um neném pequeno no braço, seu marido do lado, muito jovem, que veio a óbito aqui na cidade de Camaçari. Uma outra jovem de 24 anos foi a óbito lá em Jequié. Então, aquela história de que só estão morrendo pessoas idosas, isso não é verdadeiro”.

“As novas cepas têm alcançado pessoas mais jovens, então é importante que todos saibam que a humanidade, países com alto desenvolvimento tecnológico, como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, China, Rússia, só encontraram duas formas de conter o vírus: uma é a vacina, que nós estamos ajudando a comprar; a segunda forma é garantir o distanciamento social, porque essa é uma doença coletiva, não é uma doença individual”, defendeu.

“É uma doença que passa facilmente de uma pessoa para outra. E para evitar isso, nós temos que estar distantes uma pessoa da outra para evitar essa transmissão. Daí a necessidade de conter. E o toque de recolher visa conter esses encontros, geralmente acompanhados de bebidas alcoólicas, que levam essas pessoas a baixarem a guarda, a baixarem a proteção, e que são altamente transmissores da doença”, concluiu Rui Costa.fonteg1]

Bahia tem 4.482 novos casos de Covid-19 em 24h e 97 mortes; nº de óbitos passa de 13,1 mil De acordo com a Sesab, ocupação dos leitos de UTI adulto subiu para 88%.

Confira os dados atualizados da Covid-19 em Salvador e municípios da Bahia

Confira os dados atualizados da Covid-19 em Salvador e municípios da Bahia

Foram registrados 4.482 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h na Bahia, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), deste sábado (13). De acordo com a Sesab, foram contabilizadas 97 mortes, que aconteceram em diversas datas.

A Sesab informou ainda que na Bahia, até as 15h deste sábado, 497 solicitações de internação em leitos de UTI adulto constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Além disso, haviam também 206 pedidos de regulação para leitos clínicos adulto.

De acordo com boletim, dos 2.606 leitos ativos na Bahia, 2.002 estão com pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação geral de 77%.

Desses leitos, 1.085 são para atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e estão com ocupação de 88% (1.085 leitos ocupados). A taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátrica é de 72%, com 26 das 36 unidades em utilização.

Já as unidades de enfermaria adulto na Bahia estão com 67% da ocupação, e a pediátrica tem ocupação de 73%

Em Salvador, dos 1.408 leitos ativos, 1.128 estão com pacientes internados. A taxa de ocupação geral é de 80%. A taxa de ocupação da UTI adulto é de 87% e a pediátrica de 78%.

Os leitos clínicos para adultos estão com ocupação de 74%. Já nos leitos pediátricos, a taxa é de 78%

Outros dados

De acordo com a Sesab, ocupação dos leitos de UTI adulto subiu para 88% — Foto: Divulgação/Sesab

De acordo com a Sesab, ocupação dos leitos de UTI adulto subiu para 88% — Foto: Divulgação/Sesab

De acordo com o boletim, 740.148 casos de Covid-19 foram registrados desde o início da pandemia no estado. Na Bahia, 44.284 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

O boletim informa também o número de vacinados na Bahia. Segundo a Sesab, 667.336 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19, dos quais 257.039 receberam também a segunda dose até as 15h deste sábado.

Os dados representam notificações oficiais compiladas pelo Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h deste sábado.

O boletim completo pode ser acessado no site da Sesab e por uma plataforma disponibilizada pela secretaria.

Primeiro lote da vacina Sputnik chega na Bahia em abril/governador Rui Costa, comprou 9,7 milhões de doses.

Está confirmado. Um contrato foi fechado entre o Governo da Bahia e o Fundo Soberano Russo, na tarde desta sexta-feira (12), e sacramentou a compra da vacina Sputnik V para o estado. Segundo o governador Rui Costa, foram compradas 9,7 milhões de doses.

O governador deu a notícia durante reunião com prefeitos da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS).

O primeiro lote chegará em abril, e as vacinas poderão ser aplicadas na população imediatamente. Um ato oficial de assinatura do contrato entre o governador e autoridades russas está previsto para a próxima semana.

Secom GOVBA

JOVEM MORADOR DE BOA NOVA MORRE ELETROCUTADO NA REGIÃO DO XAVIER NA SANTA LUZIA ZONA RURAL DE BOA NOVA

JOVEM POR NOME ANDRE MORREU ELETROCUTADO NESSA TARDE DE SEXTA FEIRA NA ZONA RURAL DE BOA NOVA , SEGUNDO INFORMAÇÕES ELES ESTAVAM MECHENDO COM UMA BOMBA DE AGUA E PEGOU ACIDENTALMENTE NUM FIO DESCASCADO ONDE MORREU ELE ESTAVA COM OS PES NA AGUA E FICOU GRUDADO NO FIO FICA NOTA DE PESAR DO POÇOES24HS PARA TODA FAMILIA E AMIGOS

Bahia tem 4.975 novos casos de Covid-19 em 24h; boletim registra 115 óbitos

Bahia tem 4.975 novos casos de Covid-19 em 24h; boletim registra 115 óbitos. — Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Bahia tem 4.975 novos casos de Covid-19 em 24h; boletim registra 115 óbitos. — Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A Bahia registrou nas últimas 24h, 4.975 novos casos de Covid-19 de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), nesta quinta-feira (11). Segundo a Sesab, 115 óbitos foram registrados, mas que aconteceram em diversas datas. [Veja mais detalhes abaixo]

Com os novos dados, a Bahia se aproxima das 13 mil mortes. Desde o inicio da pandemia, foram registrados 12.961 óbitos, o que representa letalidade de 1,79%. Segundo o boletim, o dia com o maior número de mortes em março foi quarta-feira (10), com 19 óbitos contabilizados.

No estado, 20.391 casos de Covid-19 estão ativos.

A Sesab informou ainda que na Bahia, até às 15h desta quinta, 418 solicitações de internação em leitos de UTI adulto constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Além disso, haviam também 237 pedidos de regulação para leitos clínicos adulto.

Bahia tem 4.975 novos casos de Covid-19 em 24h; boletim registra 115 óbitos — Foto: Max Haack/ SMS

Bahia tem 4.975 novos casos de Covid-19 em 24h; boletim registra 115 óbitos — Foto: Max Haack/ SMS

De acordo com boletim, dos 2.507 leitos ativos na Bahia, 1.964 estão com pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação geral de 78%.

Desses leitos, 1.221 são para atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e estão com ocupação de 88% (1.080 leitos ocupados). A taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátrica é de 64%, com 23 das 36 unidades em utilização.

Já as unidades de enfermaria adulto na Bahia estão com 69% da ocupação, e a pediátrica tem ocupação de 63%

Em Salvador, dos 1.318 leitos ativos, 1.102 estão com pacientes internados. A taxa de ocupação geral é de 84%. A taxa de ocupação da UTI adulto é de 86% e a pediátrica de 63%.

Os leitos clínicos para adultos estão com ocupação de 82%. Já nos leitos pediátricos, a taxa é de 76%

Outros dados

 

De acordo com o boletim, 730.542 casos de Covid-19 foram registrados desde o início da pandemia no estado. Na Bahia, 44.066 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

O boletim informa também o número de vacinados na Bahia. Segundo a Sesab, 624.690 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19, dos quais 234.651 receberam também a segunda dose até as 15h desta quinta.

Os dados representam notificações oficiais compiladas pelo Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quinta.

O boletim completo pode ser acessado no site da Sesab e por uma plataforma disponibilizada pela secretaria.

Contrato para Bahia comprar 6 milhões de doses da vacina russa contra Covid-19 será assinado na sexta, diz Rui Costa

Governador Rui Costa anuncia compra de 6 milhões de doses da vacina Sputinik V

Governador Rui Costa anuncia compra de 6 milhões de doses da vacina Sputinik V

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou na noite desta quinta-feira (11), através das redes sociais, que vai assinar o contrato para que o estado possa fazer a compra de seis milhões de doses da vacina russa contra Covid-19 na sexta-feira (12)

“Amanhã, finalmente, tudo pronto para assinar o contrato com o Fundo SoberanoRusso da vacina Sputnik V”, disse.

 

De acordo com o governador, o contrato foi detalhado nos últimos dias com a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA).

“Assinado o contrato, nós teremos ainda em março, se Deus quiser, abril, maio, junho, lotes adicionais de vacina para imunizar o nosso povo e salvar vidas”, comentou.

Rui Costa ainda falou que a aquisição da vacina irá acelerar a imunização da população baiana.

“Já vamos nos livrar desse sofrimento e desse sufoco que estamos passando”, falou.

 

“Que possamos logo voltar às atividades normais, gerar emprego e fazer a melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, completou.

O governador da Bahia já tinha informado na manhã desta quinta-feira que havia acionado a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria da Saúde (Sesab) e assim, determinar que os órgãos tomassem medidas urgentes para a celebração do contrato com o Fundo Soberano Russo com o objetivo de comprar doses da vacina Sputnik V.

A determinação do governador da Bahia ocorreu após a Anvisa aprovar resolução que oficializa as regras para que estados, o Distrito Federal, municípios e o setor privado possam importar medicamentos e vacinas contra a Covid-19, mesmo aqueles que não tenham aprovação para uso no Brasil.

URGENTE-RUI ANUNCIA QUE VAI COMPRA VACINA EMEDIATAMENTE VACINAS DO FUNDO SOBERANO RUSSO

Com a sanção da lei que permite a compra de vacinas contra a Covid-19, determinei imediatamente à Procuradoria Geral do Estado e à Secretaria Estadual da Saúde que tomem todas as providências necessárias para agilizar, com absoluta prioridade e urgência, a celebração do contrato com o Fundo Soberano Russo para aquisição da vacina Sputnik V. Também faremos com máxima brevidade a formalização junto à Anvisa do pedido de autorização para importação e aplicação da vacina na Bahia.”

Rui Costa, governador da Bahia

Bahia registra 3.105 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h; 82 óbitos são contabilizados De acordo com boletim da Sesab deste domingo (7), número de casos ativos no estado passa de 20,9 mil.

Bahia registra 3.105 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h; 82 óbitos são contabilizados — Foto: Prefeitura de Salvador/Divulgação

Bahia registra 3.105 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h; 82 óbitos são contabilizados — Foto: Prefeitura de Salvador/Divulgação

A Bahia registrou 3.105 novos casos de Covid-19, nas últimas 24h, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), neste domingo (7). De acordo com o boletim, foram contabilizados 82 óbitos, que aconteceram em datas diversas.

Desde o início da pandemia, 12.530 pessoas morreram por causa doença na Bahia, o que representa uma letalidade de 1,75%.

Segundo o boletim, a Bahia registrou 714.005 casos confirmado de Covid-19 até o momento. O número de casos ativos no estado é de 20.943.

Na Bahia, 43.691 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

O boletim informa também o número de vacinados na Bahia. Segundo a Sesab, 543.545 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19, dos quais 164.554 receberam também a segunda dose até as 15h deste domingo.

Os dados representam notificações oficiais compiladas pelo Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h deste domingo.

O boletim completo está disponível no site da Sesab e em uma plataforma disponibilizada pela secretaria de saúde estadual.

Leitos Covid-19

Bahia registra 4.525 novos casos de Covid-19, nas últimas 24h — Foto: Divulgação / Sesab

Bahia registra 4.525 novos casos de Covid-19, nas últimas 24h — Foto: Divulgação / Sesab

Segundo boletim, dos 2.375 leitos ativos na Bahia, 1.790 estão com pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação geral de 75%.

Desses leitos, 1.175 são para atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e estão com ocupação de 86% (1.015 leitos ocupados). A taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátrica é de 69%, com 25 das 36 unidades em utilização.

Já as unidades de enfermaria adulto na Bahia estão com 64% da ocupação, e a pediátrica com 76%.

Em Salvador, dos 1.179 leitos ativos, 978 estão com pacientes internados. A taxa de ocupação geral é de 83%. A taxa de ocupação da UTI adulto é de 85% e a pediátrica de 70%. Nos leitos clínicos adultos, a taxa de ocupação é de 81%, e nos leitos pediátricos, a ocupação é de 84%.

Bahia registra 4.525 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h; em 1 ano de pandemia, estado soma 710.900 infectados

Bahia registra 4.525 novos casos de Covid-19, nas últimas 24h — Foto: Divulgação / Sesab

Bahia registra 4.525 novos casos de Covid-19, nas últimas 24h — Foto: Divulgação / Sesab

A Bahia registrou 4.525 novos casos de Covid-19, nas últimas 24h, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), neste sábado (6), um ano após o aparecimento do primeiro caso da doença no estado. Com isso, o estado soma, desde o início da pandemia, 710.900 pessoas infectadas.

A pasta contabilizou ainda 95 mortes neste sábado, elevando o número total de óbitos por Covid-19 para 12.448 na Bahia. O número representa uma taxa de letalidade de 1,75%.

Dentre os óbitos, 56,31% ocorreram no sexo masculino e 43,69% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,89% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,80%, preta com 14,88%, amarela com 0,55%, indígena com 0,15% e não há informação em 8,73% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,14%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,23%).

Ainda segundo o boletim, são 21.916 casos da doença estão ativos e 4.747 recuperados no estado.

O documento contabiliza ainda 1.050.942 casos descartados e 168.471em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (6)

Cerca de 43.603 profissionais da saúde tiveram diagnóstico positivo para Covid-19.

O boletim informa também o número de vacinados na Bahia. Segundo a Sesab, 540.532 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19, dos quais 162.561 receberam também a segunda dose, até as 15h deste sábado.

Leitos Covid-19

Segundo boletim desta sexta, dos 2.355 leitos ativos na Bahia, 1.732 estão com pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação geral de 74%.

Desses leitos, 1.165 são para atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e estão com ocupação de 85% (996 leitos ocupados). A taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátrica é de 67%, com 24 das 36 unidades em utilização.

Já as unidades de enfermaria adulto na Bahia estão com 61% da ocupação, e a pediátrica com 67%.

Em Salvador, dos 1.159 leitos ativos, 929 estão com pacientes internados. A taxa de ocupação geral é de 80%.