prefeitura de pocoes


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



:: ‘Bahia’

Segunda, 12 de Abril de 2021 – 18:01 Internados com casos graves da Covid-19 superam 1,3 mil e batem novo recorde na Bahia

Foto: Paula Fróes / GOVBA

O número de internados com casos graves da Covid-19 voltou a crescer na Bahia, nesta segunda-feira (12), e atingiu um novo recorde. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), neste momento, são 1.316 pacientes com o novo coronavírus ocupando leitos de terapia intensiva no estado, o maior número de toda a pandemia.

 

A taxa de ocupação das UTIs reservadas exclusivamente para adultos com Covid-19 subiu a 84%, o maior percentual alcançado desde o dia 31 de março. No caso dos leitos pediátricos de terapia intensiva, 61% deles se encontram ocupados.

 

Nas últimas 24 horas, a Sesab registrou 1.581 novas contaminações pelo novo coronavírus e 95 novos óbitos. Com isso, a Bahia acumula agora, desde o início da pandemia, 840.976 casos confirmados da Covid-19 e 16.611 mortes em decorrência da doença.

 

Por outro lado, a quantidade de casos ativos do novo coronavírus caiu nesta segunda-feira, de 15.118 para 14.594. Os 10 municípios baianos com mais contaminados são Salvador (2.579), Feira de Santana (558), Itabuna (384), Vitória da Conquista (364), Ilhéus (280), Guanambi (276), Lauro de Freitas (273), Simões Filho (222), Eunápolis (210) e Juazeiro (209).

Censo 2021: Suspensão das provas para ACM, ACS e Recenseador

Conforme divulgado no dia 26 de março, a votação do Orçamento no Congresso Nacional para o exercício 2021 reduziu em cerca de 96% o total de recursos destinados à realização do Censo Demográfico.

Diante desse cenário, o IBGE comunica que as provas objetivas referentes aos Processos Seletivos Simplificados (PSS) para os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) (edital 01/2021) e Recenseador (edital 02/2021) não serão realizadas nas datas previstas de 18/04/2021 e 25/04/2021, respectivamente.

O IBGE informa, ainda, que avaliará com o Cebraspe um novo planejamento para aplicação das provas, a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico.

Fabrício comemora inclusão de policiais e professores em vacinação prioritária

A vacinação prioritária contra a Covid-19 para policiais já foi iniciada na Bahia, fato que está sendo comemorado pelo deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), defensor da inclusão da categoria na lista dos primeiros imunizados. Para o deputado, os profissionais merecem a prioridade, pela exposição causada pela atividade, diariamente.

“Acompanhei e fiz parte desta luta pela vacinação dos profissionais da segurança pública. Eles estão na linha de frente dessa guerra contra o coronavírus, estão diariamente nas ruas, precisam da imunização para continuar o seu trabalho. Parabenizo o Governo e a Secretaria de Saúde do Estado pela sensibilidade e por reconhecer a dedicação dos nossos policiais durante a pandemia”, completou.

O parlamentar comemorou também a inclusão dos professores na lista de prioridade para a vacinação da Sputnik V, na Bahia. “A nossa comemoração foi em dose dupla: o início da imunização dos policiais e a notícia que os professores serão prioridade quando chegar a Sputnik V. O Governo da Bahia não tem medido esforços para conseguir mais doses da vacina”, finalizou.

Pelo calendário da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), a vacinação da Sputinik V deve ser iniciada já neste mês de abril.

 

Com Ascom/Fabrício

ATENÇÃO – Bahia inicia vacinação das polícias contra o coronavírus a partir desta quinta-feira

[Bahia inicia vacinação das polícias contra o coronavírus a partir desta quinta-feira]
Os policiais federais, militares, civis, bombeiros e guardas municipais com mais de 50 anos de idade serão vacinados contra o coronavírus a partir desta quinta-feira (1º). Segundo o governo, a medida foi aprovada nesta terça-feira (30) em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa do Sistema Único de Saúde (SUS) e reúne os 417 municípios e o estado.

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse que a imunização contemplará todos que estão na ativa e iniciará de modo escalonado, com pessoas acima de 50 anos.

As forças de segurança e salvamento estão previstas no Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, e são um dos grupos que mais se expõem aos riscos de contágio.

O secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, destaca que “essa é uma decisão correta, pois durante a pandemia, cerca de 6.400 policiais e bombeiros da ativa foram afastados do trabalho por suspeita de infecção e 34 morreram”, afirma.

Atualmente, a Bahia é o terceiro estado com o maior percentual da população vacinada e deve acelerar mais, com a aquisição de 9,7 milhões de doses da Sputnik V feita pelo governador Rui Costa.

Confirmada morte de policial que surtou em Salvador

O policial militar, identificado como soldado Wesley, da 72ª CIPM, morreu após protagonizar um “surto” no Farol da Barra, neste domingo (28). O soldado foi baleado após atirar contra policiais que participavam da operação. A informação foi confirmada junto a fontes do BNews da secretaria de Segurança Pública da Bahia.

O policial foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE), chegou a ser intubado, mas não resistiu aos ferimentos.

O soldado que invadiu a barreira de proteção pintou o rosto de verde e amarelo – cores da bandeira do Brasil – antes de realizar os disparos para cima no início da tarde.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) afirmou que o policial sofreu um “descontrole emocional”. Informações apuradas pela reportagem apontam que se trata do soldado Wesley, que seria lotado na 72ª CIPM.

Após o soldado ser baleado, outros policais que participavam da operação atiraram contra a imprensa, numa tentativa de afastar os jornalistas do local.

SINDICATOS SE MANIFESTAM SOBRE NEUTRALIZAÇÃO DE PM NO FAROL DA BARRA

O Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc) e o Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia (Sinjorba) emitiram notas relacionadas a neutralização do Soldado Policial Militar Wesley, ocorrida na tarde deste domingo (28) no Farol da Barra, em Salvador

As entidades sindicais repudiaram a ação de neutralização adotada pela Polícia Militar e lamentaram o episódio ocorrido. Para o SINDPOC, o PM estava em visível surto psicótico e não oferecia riscos a terceiros, cabendo ao BOPE o isolamento do local e aguardar o esgotamento físico do PM.

Na nota, assinada pelo presidente Eustácio Lopes, denunciou também as péssimas condições de trabalho impostas aos policiais na Bahia. “Esse episódio do surto do PM denúncia as péssimas condições de trabalho imposta aos trabalhadores, falta de valorização salarial, excesso de cobranças por produtividade e operações, além de uma exposição a pandemia da Covid-19”, relatou Eustácio na nota.

Já o SINJORBA condenou veementemente o comportamento dos policiais envolvidos na ação, o que colocou em risco a vida de jornalistas que faziam a cobertura da ação no local. “Não havia qualquer necessidade de integrantes da PM agirem de forma agressiva e ameaçadora contra repórteres, cinegrafistas e fotógrafos, que estavam na cena do atentado trabalhando, por pura obrigação profissional”, arfirmou a entidade em nota.

Após truculência de soldado da PM, corporação reitera respeito à imprensa e promete apuração

Por: Redação BNews

A Polícia Militar da Bahia divulgou nota afirmando que vai apurar a conduta de um soldado, que atirou contra jornalistas neste domingo (28), que cobriam o “surto” de um policial no Farol da Barra.

“A instituição ressalta o respeito à liberdade de expressão e ao trabalho dos jornalistas. O fato será devidamente apurado”, diz a corporação, em um trecho do comunicado, assinado pelo comandante geral da PM, coronel Paulo Coutinho.

Os policiais empurraram, gritaram e atiraram para cima numa tentativa de afastar os jornalistas do local.

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) emitiu uma nota repudiando e pedindo explicações à Polícia Militar da Bahia após o ocorrido.

“Espero que o Coronel Coutinho, comandante da Polícia Militar que há pouco assumiu, inaugure um novo tempo, onde a PM não enxergue os jornalistas como inimigos. Vamos procurá-lo para conversar sobre o ocorrido e pedir providências para que este tipo de intimidação e violência não se repita”, diz trecho do texto, assinado pelo presidente do sindicato, Moacyr Neves.

Sindicato dos jornalistas pede explicações à PM-BA após policial atirar contra imprensa neste domingo

[Sindicato dos jornalistas pede explicações à PM-BA após policial atirar contra imprensa neste domingo]
   Por: Redação BNews

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) emitiu uma nota repudiando e pedindo explicações à Polícia Militar da Bahia após policiais ameaçarem com tiros repórteres que cobriam o “surto” de um soldado neste domingo (28), no Farol da Barra.

“Espero que o Coronel Coutinho, comandante da Polícia Militar que há pouco assumiu, inaugure um novo tempo, onde a PM não enxergue os jornalistas como inimigos. Vamos procurá-lo para conversar sobre o ocorrido e pedir providências para que este tipo de intimidação e violência não se repita”, diz trecho do texto, assinado pelo presidente do sindicato, Moacyr Neves.

Os policiais empurraram, gritaram e atiraram para cima numa tentativa de afastar os jornalistas do local.

“O Sinjorba condena veementemente o comportamento dos policiais envolvidos neste lamentável episódio. Não havia qualquer necessidade de agir daquela maneira pois os jornalistas estavam trabalhando e não representavam qualquer ameaça aos PMs ou à operação. O fato apenas demonstra que os agentes de seguranca padecem de preparo para lidar com o trabalho da imprensa em um ambiente democrático”, diz o Sinjorba, em outro trecho da nota.

Bahia está entre os 14 estados brasileiros com recorde de mortes por Covid-19 em março

[Bahia está entre os 14 estados brasileiros com recorde de mortes por Covid-19 em março]
  Por: Redação BNews

A Bahia está entre os 14 estados brasileiros que já registraram recorde mensal de mortes por Covid-19 no mês de março. Entre os dias 1º e 27 de março, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou a morte de 3.067 baianos, maior número registrado em um único mês desde o início da pandemia. O levantamento foi feito pelo G1.

Os outros 13 estados com recorde são Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, Goiás, Tocantins, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Acre.

Só este mês, já foram contabilizados 56.012 óbitos pela doença no Brasil, de longe. Antes, o maior número de mortes em um mês por Covid havia sido visto em julho de 2020, quando 32.912 pessoas perderam a vida para a doença em todo o território nacional.

No último dia 26, o Brasil registrou o número de mortes diárias mais alto desde o início da pandemia, quando 3,6 mil pessoas morreram.

Ao todo, o Brasil já registrou mais de 310 mil mortes pela Covid, segundo dados do Ministério da Saúde.

Governo do Estado e prefeituras da capital e RMS prorrogam restrições até 5 de abril

O decreto que determina a prorrogação de medidas mais restritivas para a capital baiana e alguns municípios inseridos na Região Metropolitana de Salvador (RMS) está publicado na edição online do Diário Oficial do Estado (DOE) na noite deste domingo (28). Com a medida, apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais continuará permitido até as 5h de 05 de abril.

Itaparica, Vera Cruz, Madre de Deus, Pojuca e Mata de São João não aderiram à prorrogação do decreto e os serviços não-essenciais poderão funcionar até as 17h durante a semana. Entre os dias 29 de março a 1º de abril, após as 17h, será permitido somente o funcionamento dos serviços essenciais nesses municípios.

Em Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho, somente as atividades relacionadas à saúde e ao enfrentamento da pandemia, à comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres, à segurança e a atividades de urgência e emergência poderão ser realizadas.

Supermercados, hipermercados e atacadões poderão comercializar apenas gêneros alimentícios e produtos de limpeza e higiene. Já as farmácias somente poderão comercializar medicamentos e produtos voltados à saúde. A medida vale até as 5h do dia 05 de abril para os seguintes municípios: Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Itaparica, Vera Cruz, Madre de Deus, Pojuca e Mata de São João.

Os estabelecimentos que funcionem como supermercados, hipermercados e atacadões deverão isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostos os produtos não enquadrados como gêneros alimentícios ou produtos de limpeza e higiene. A medida tem validade até as 05h do dia 05 de abril.

Os estabelecimentos comerciais que funcionam como bares e restaurantes poderão operar apenas de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio, até as 24h. A medida vale para Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho

Em Itaparica, Vera Cruz, Madre de Deus, Pojuca e Mata de São João, os bares e restaurantes deverão encerrar o atendimento presencial até as 17h.

A circulação dos meios de transporte metropolitanos será suspensa das 20h as 5h até o dia 05 de abril.

Medidas válidas para toda a Bahia

Com exceção de deslocamentos por motivos de saúde ou em situações em que fique comprovada a urgência, segue proibida a circulação de pessoas entre 18h e 5h, até o dia 5 de abril, em todos os 417 municípios baianos.

O funcionamento dos serviços não essenciais está proibido em toda a Bahia entre as 18h de 29 de março até 5h do dia 5 de abril.

A restrição da venda de bebidas alcoólicas seguirá valendo, em todo o estado, a partir das 18h de 1º de abril até 5h de 5 de abril, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery).

Também segue vedada em todo o estado a prática de atividades esportivas coletivas amadoras até 5 de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomeração. O funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a prática de atividades físicas está proibido até 5 de abril.

Os atos religiosos litúrgicos podem ocorrer na Bahia, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%, desde que o espaço seja amplo e tenha ventilação cruzada.

Ficam vedados, até 5 de abril, também em todo o estado, os procedimentos cirúrgicos eletivos não urgentes ou emergenciais nas unidades hospitalares públicas e privadas.

Segue proibida ainda, até 5 de abril, a realização de eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas, independentemente do número de participantes, como cerimônias de casamento, solenidades de formatura, feiras, circos, passeatas, eventos desportivos, científicos e religiosos, bem como aulas em academias de dança e ginástica.